quarta-feira, 20 de julho de 2016

Uma questão de amor ao próximo


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Gilberto Pimentel

A campanha denominada “Dez Medidas Contra a Corrupção” já tramita na Câmara dos Deputados como um projeto de lei de iniciativa popular. Elaboradas pelo Ministério Público brasileiro, as dez medidas foram assinadas por 2,2 milhões de pessoas e contaram com a participação de mais de mil instituições, dentre elas o nosso Clube Militar.

Sobre o tema, assim se pronunciou com extrema felicidade o procurador Deltan Dallagnol em recente palestra: “O combate à corrupção no Brasil é questão de amor ao próximo, de serviço à sociedade”. Pura verdade. O procurador chefia a força-tarefa da Lava Jato que se transformou num símbolo da sociedade na luta contra o crime do colarinho branco.

Dallagnol faz parte de uma jovem geração de profissionais do Direito no Brasil. Ele e seus companheiros são filhos de novas correntes que aproximam o Direito dos anseios da sociedade. Trata-se de um Direito mais objetivo e aberto aos tempos atuais.

A velha tradição vem sendo posta de lado. Agora é o Direito baseado mais na jurisprudência e nas decisões dos tribunais do que apenas no texto frio, e às vezes ultrapassado, da lei.

As dificuldades a enfrentar são e serão imensas. Desde a reação da tradição positivista de velhos magistrados e, pior, ao envolvimento criminoso de políticos no exercício do poder, incluindo governantes.

O papel da sociedade será crucial nessa luta por um Brasil melhor. Se é para avançar, mais do que com palavras é preciso que a coletividade pressione dirigentes e Congresso na luta por uma ampla reforma da Justiça criminal, aí incluídos o apoio irrestrito a Lava Jato, às Dez Medidas Contra a Corrupção, além de uma ampla reforma do nosso sistema político.


Gilberto Pimentel, General, é Presidente do Clube Militar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cleonice I Ferreira disse:
Excelentíssimo General Gilberto Pimentel, eu não assinei esta petição e não conheço uma única pessoa que acredita que uma ou dez mil medidas no papel servirá ao povo.
Quanto a Lava Jato o povo comenta que a exemplo do mensalão é tudo a mesma coisa.
O povo está descrente de tudo.
Os últimos acontecimentos na TURQUIA,parece que está modificando o mundo todo. E impressionante o silêncio a respeito de assunto tão importante. Hoje pesquisei no Turquia-euronews para obter noticias. Lendo as noticias do que está ocorrendo na Turquia. O impressionante é o apoio do povo,sem ele o presidente pouco poderia fazer. "Medidas são medidas." O que o povo brasileiro vê é um Brasil se despedaçando.
Se cada juiz aplica a lei como bem quer, eu pergunto para que serve a Constituição? Não é da vontade do povo viver em um estado sem Lei, com o crime dominando.