quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cunha pode derrubar o governo Temer?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Mtnos Calil

Cunha pode derrubar o Governo Temer? É o que ele já disse  para os amigos.

Que derrube logo, então! Mas para isso ele precisa ser preso e fazer a delação.  Alguns juristas estão dizendo que não se pode fazer da delação premiada uma simples moeda de troca e que a Operação Lava Jato exagerou no uso deste instrumento. Alguns deles  chegam ao cúmulo de declarar que a delação premiada pode enfraquecer outros meios probatórios, e até técnicas de investigação!!! Tem lógica essa campanha contra a delação?  Todos os recursos de investigação podem ser utilizados inclusive para comprovar a veracidade  das delações.

É verdade que este instrumento jurídico pode e deve ser aperfeiçoado. Mas quem se coloca contra a delação premiada está sendo conivente com a corrupção. O mau uso de qualquer instrumento não justifica obviamente o seu descarte. Que os nossos operadores do direito aprendam a fazer o melhor uso possível da delação premiada é algo justo e racional. Por outro lado colocar-se simplesmente contra a delação premiada é, obviamente, uma forma de defender os corrutos e agentes de outros crimes. É o que fez, por exemplo, o deputado do PT  Wadih Damous (PT-RJ),  ao elaborar o PL 4.372/2016, propondo que presos não possam fazer delação!

Eu tenho dito há bastante tempo que existem leis que protegem a criminalidade e até legitimam a corrupção Mas agora, finalmente este assunto espinhoso começa a ocupar espaço na mídia devido aos trambiques e mutretas aos quais  recorreu o Governo da Itália  depois de encerrada a Operação Mãos Limpas, quando foram feitas leis que dificultam o combate à corrupção. É claro que os parlamentares brasileiros vão seguir o mau exemplo italiano se a população e a mídia permitirem.

A queda de Temer seria um grande feito na marcha contra a corrupção no Brasil que já começa a passar um processo de “despetização”. É preciso que a nossa sociedade se conscientize o mais rapidamente possível de que a turma do PT representa uma pequena parcela do universo de corruptos no Brasil. O que os corruptos querem é que Lula e o PT continuem no centro das atenções da mídia, para assim continuarem blindados. Para isso a campanha “Fora Temer” precisa ser descaracterizada como bandeira petista.

As delações de Eduardo Cunha serão extremamente importantes para desideologizar o combate à corrupção no Brasil. Corrupção não tem ideologia. Todos os partidos são corruptos (ou coniventes com a corrupção). Manter o PT como foco do combate à corrupção significa proteger a corrupção dos outros partidos. Que os partidos, através da delação premiada, declarem a “guerra de todos contra todos”.

Essa estória de união dos partidos para salvar o Brasil é outra demagogia pura. O que os partidos precisam é de uma PROFUNDA REFORMA POLITICA que reduza ao máximo as inúmeras mutretas criadas pela legislação que ajudaram a fazer do nosso país um dos mais corruptos do Planeta.


Mtnos Calil, Psicanalista, é Coordenador do Grupo Mãos Limpas Brasil.

Nenhum comentário: