quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Moderação do Estadista


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Renato Sant´Ana

Há uma canção do excêntrico Belchior que diz: "Não cante vitória muito cedo, não /Nem leve flores para a cova do inimigo". Embora não escute Belchior há muitos anos, lembrei seus versos no histórico 14 de setembro, vendo certo tom triunfalista com que o procurador Deltan Dallagnol (em quem reconheço competência e seriedade), ao lado de seus colegas, anunciou o que parecia ser a aniquilação do maior esquema de corrupção da história do Brasil e, também, o começo do fim de Lula, que já foi o político mais popular do país e virava réu em Curitiba: "Hoje, o Ministério Público Federal acusa o senhor Luiz Inácio Lula da Silva como o comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava-Jato", disse ele.

À parte da objetiva investigação conduzida pela Força-Tarefa, foi uma exibição que enfureceu apoiadores de Lula e causou desconforto a muitos que acham óbvio o teor da denúncia. (O assunto seria "requentado", não fosse atualizado diariamente pelos cães de fila do petismo.)

Para rebater as críticas a alegados "excessos" da Lava-Jato, caberia requerer dos advogados que defendem os réus - e demais oponentes da força-tarefa - que se ativessem ao CONTEÚDO das manifestações do Ministério Público: que eles falassem dos autos. Mas é perda de tempo! Resta conclamar os Doutores de Curitiba a que sejam humildes, que evitem o espetáculo e o mínimo laivo de exaltação.

Ora, quem tem familiaridade com o assunto sabe que, quando o réu não tem saída, o advogado de defesa fala até do mau gosto da gravata do seu oponente, jamais capitulando sem um esperneio. Logo, por mais bem alicerçadas que estejam as denúncias do MP, e mais bem fundamentadas as decisões do juiz, um eventual tom "triunfalista" dos doutores cairá mal, dando azo não só ao esperneio da defesa, mas também ao barulho de "blogs sujos", sindicalistas sem escrúpulos, jornalistas militantes, juristas complexados e políticos truculentos. Querem ver?

O nada honesto panfleto que ataca a reputação de Sergio Moro, publicado recentemente pelo físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite na Folha de S. Paulo (de cujo Conselho Editorial ele faz parte), é facilitado pelo clima que se cria com as críticas reiteradas aos exageros (reais uns, inventados outros) dos procuradores de Curitiba. O tal físico mirou em Sergio Moro, lógica futebolística: o craque do time é o alvo preferencial para os pontapés dos adversários. Evidente, a população mais simples não percebe que Moro apenas acolhe ou rejeita os requerimentos do MP. O físico sabe. Só que ele escreve para a militância lobotomizada e para os ingênuos. Aí está, pois, um efeito indesejável daquele tom talvez mais eufórico que exaltado: favorece sequazes do lulo-petismo (como o nosso físico), que tentam colar na Lava-Jato o estigma do descrédito.

Ora, é corrente que o Ministério Público se mostre indignado, eloqüente e incisivo. Em geral, tal atitude é aplaudida, sobretudo na esfera penal, em que sua energia é dirigida contra criminosos. Ou, ao menos, contra quem está sendo acusado de um crime. O que os fatos estão demonstrando, porém, é que o MP, além de não julgar (tarefa do juiz), precisa deixar iniludível que não o faz. Frise-se, o MP não tem a prerrogativa de tripudiar sobre o réu, independentemente do crime a ele imputado.

Aliás, talvez só a maturidade permita compreender e aceitar este princípio: ninguém, em circunstância alguma, tem o direito de desrespeitar a quem quer que seja. Nem mesmo a um criminoso. É primitivo o raciocínio segundo o qual "temos o direito de ser maus contra os maus". A vingança anda na contramão do processo civilizatório.

Volto à euforia dos doutores. Existe o efeito concreto que se quer evitar. A exemplo do que fez o tal físico, os "blogs sujos", os sindicalistas sem escrúpulos, jornalistas militantes, juristas complexados e políticos truculentos, na falta de argumentos para defender os réus da Lava-Jato, vêm se agarrando a detalhes da postura dos procuradores, esquecendo o conteúdo jurídico do processo (que não é imune a críticas).

Igualmente desastroso é ser o clima favorável - oxalá nem tanto! – para iniciativas maliciosas como a engendrada por Renan Calheiros e seus comparsas (investigados em vários crimes, alguns já sendo processados), que nos querem impingir a sua "lei de abuso de autoridade"* - hora errada, pessoas erradas, propósitos inconfessáveis; artimanha para inibir delegados, juízes e membros do MP.

O que se pede é, pois, moderação. De homens públicos (inclui os procuradores) espera-se uma postura de estadista: ter a consciência de que não são, eles mesmos, O ESTADO, mas simples agentes do Estado com o dever de agir sob a regência do interesse público, respeitar a lei acima de tudo, transcender o autointeresse e dialogar com a realidade. Pode parecer superexigência. Mas é sobretudo um paradigma para o aprimoramento de alguém sobre cujos ombros, dada a sua exposição e publicidade, pesa a obrigação de dar bom exemplo.

Leia no Alerta Total "Uma ameaça no Senado":

http://www.alertatotal.net/2016/07/uma-ameaca-no-senado.html


Renato Sant'Ana é Psicólogo e Bacharel em Direito.

3 comentários:

Anônimo disse...

terça-feira, 25 de outubro de 2016
TRUMP ESTAVA CERTO: SMARTMATIC É DE GEORGE SOROS E IRÁ FRAUDAR AS ELEIÇÕES AMERICANAS, ASSIM COMO É NO BRASIL E NA VENEZUELA
TRUMP ESTAVA CERTO: SMARTMATIC É DE GEORGE SOROS E IRÁ FRAUDAR AS ELEIÇÕES AMERICANAS, ASSIM COMO É NO BRASIL E NA VENEZUELA
By IVAN VAN DER ELSTCH ALPHOLYTHE 14:53:00

Donald Trump estava certo... as eleições americanas serão fraudadas pelo socialismo globalista através da Smartmatic, a mesma empresa que manipula as eleições brasileiras e venezuelanas. E quem está por trás disso é um homem forte de George Soros.

O grupo Smartmatic, que desenvolve os programas de computadores usados nas urnas eletrônicas das eleições de vários estados americanos e nas eleições brasileiras, já foi alvo de questionamento tanto na justiça americana como na brasileira. Outras acusações menos conhecidas são as relacionadas a fraudes no sistema eleitoral venezuelano. Segundo o The Wall Street Journal as máquinas e programas da Smartmatic garantiram o poder ao tirano Hugo Chavez fraudando a contagem dos votos no país.

Mas quem é o homem a frente do comando da empresa Smartmatic?
O Lorde [senador no Reino Unido] George Mark Malloch Brown é um típico globalista. No seu currículo vemos o seguinte: ocupou o cargo de vice secretário-geral da ONU, sua principal obra escrita é o The Unfinished Global Revolution (A Revolução Global Inacabada), livro em que ele critica a impotência dos governos nacionais de resolverem seus problemas e defende a criação de um poder mundial capaz de solucionar todas as crises do planeta. Mas o melhor vem agora.

Malloch Brown é presidente dos fundos de investimento do Soros Fund Management e o Open Society Institute, ou seja, é nada menos do que o homem a frente da fortuna do magnata George Soros.

E por que trazer toda essa informação à tona em plena campanha da eleição presidencial americana? Porque, como já denunciado pelo candidato americano Donald Trump e vários jornalistas em todo o mundo, George Soros é o principal financiador da campanha eleitoral dos Clinton e de sua Clinton Foundation.

Vamos à página do grupo Smartmatic, as informações estão lá.

http://www.smartmatic.com/pt/sobre-nos/nossa-equipe/detalhe/lord-mark-malloch-brown/

Abaixo, também retirado do site da Smartmatic, a relação dos estados americanos em que a empresa atua nas eleições. Destacamos em amarelo os que são considerados estados decisivos para eleger o presidente americano.

http://www.smartmatic.com/pt/experiencia/artigo/eleicoes-estados-unidos/

Sobre a ligação da Fundação Clinton com bilionários globalistas como George Soros assista ao documentário

Anônimo disse...

GRAÇAS AOS PSICOLOGOS, SOCIOLOGOS E OUTROS MENOS VOTADOS COMO ONGS, PARTIDINHOS MEIA BOCA VERMELHOS, MERDIA FABRICADA, VAGABUNDAGEM VERMELHA, SEM RELIGIAO, SEM BONS COSTUMES, SEM CIDADANIA. PESSOAS DESCOMPROMISSADAS COM A VIDA. PESSOAS QUE VIVEM ATE BURROS VELHOS DENTRO DA CASA DOS PAIS, FUMANDO SEUS BASEADOS TOTALMENTE ALHEIOS AO QUE SE PASSA NO MUNDO TEMOS A PAIS LATRINA EM QUE VIVEMOS HOJE. CUIDADOS DOS VAGABUNDOS VERMELHOS, PISARAM NA NOSSA CIDADANIA, PISARAM NO QUE NOS CONSTRUIMOS, NOS JOGARAM NO CHAO. USAM NOSSO DINHEIRO NAO EM BENEFICIO A NAÇAO MAS SIM EM BENEFICIO DE SEUS PARTIDOS. HIPOCRITAS SENTADOS EM SEUS MAUS SERVIÇOS, SEM CACIFE PARA IR BATALHAR PELO SEU PROPRIO SUSTENTO. ESTAO CHATEADINHOS PORQUE ESTAO SENDO APONTADOS POR UM JUIZ DE CARREIRA UMA PESSOA QUE TEM MERITOS, QUE NUNCA FALOU FORA DOS AUTOS, QUE E CIRCUNSPECTO E NAO DA MATERIAS PARA OS GLOBAIS SE REFASTELAREM PARA PODER PROPORCIONAR BOA VIDA SEUS MERDA REPORTERES. ESTAMOS VIVENDO TEMPOS DE GUERRA. E PERMITIDO AO VAGABUNDO HIPOCRITA PORQUE NOS ROUBOU PAGAR EXCELENTES ADVOGADOS MERCENARIOS QUE SE VENDEM E VENDEM SUAS ALMAS COBRANDO HONORARIOS ESTRATOSFERICOS PARA CONTINUAR NA MALANDRAGEM EM QUE SE ACOSTUMARAM A VIVER COMO NABABOS. PORQUE UM JUIZ DE CARREIRA POR SEUS MERITOS E QUE ESTA DANDO SEU ESFORÇO SOBRE HUMANO PARA PASSAR O PAIS A LIMPO COM SEUS VALENTES SOLDADOS NAO PODEM DIZER O QUE ESTA ACONTECENDO. QUE DIREITOS HUMANOS SAO ESSES EM QUE O PAIS PODE TER CIDADAOS SEM VERGONHA, SEM CARATER, SEM CACIFE ALGUM ENFIADOS DENTRO DO PODER QUE ROUBARAM A NOS DAR CARTEIRADAS, TRAZENDO MEDIDOS ESCRAVOS DE CUBA, BENEFICIANDO O MERDA SUL EM DETRIMENTO DE SEU PAIS. PORQUE OS VALENTES SOLDADOS DO JUIZ MORO TEM QUE SE CALAR E NAO PODE DIZER O QUE ESTA ACONTECENDO. ELE E A UNICA PESSOA QUE NAO ESCONDE NADA DE QUEM PAGA A CONTA. O RESTO OS TRES PODERES DE MERDA VIVE TUDO EM SEGREDO DE JUSTIÇA. COMO FAZER SEGREDO DE JUSTIÇA SE ESTA PROVADO E COMPROVADO QUE O CIDADAO DELINGUIU. ELES SABOTARAM O PAIS. DEFECARAM NA CONSTITUIÇAO PERNETA. DEFECARAM NA CARA DOS JUIZES DO SUPREMO PORQUE? DE DENTRO DO PLANALTO COLOCARAM STABILI E A GANG DO PT PARA NOS DAR CARTEIRADA. PORQUE? PORQUE UM AGENTE PUBLICO PODE TRIPUDIAR DO SUPREMO, TRATANDO OS DE VAGABUNDOS QUANDO O MESMO E O MAIOR VAGABUNDO DA PAROQUIA. PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR COMO O LULA LADRAO PODE PAGAR TANTOS ADVOGADOS SENDO ANALFABETO E TENDO FICADO COMO PRESIDENTE SOMENTE DOIS MANTADOS? CHOVEU NA HORTA DELE? ELE ENRIQUECEU INSTANTANEAMENTE ELE E OS FILHOS DELE FICARAM RICOS IMEDIATAMENTE COM DOIS MANDATOS DELE E MAIS QUASE DOIS DA DILMA FALATRONA E CANGACEIRA QUE NEM O VAGABUNDO BEBADO. PORQUE TRATAR A VELAS DE LIBRA QUEM NOS ROUBOU. OS AGENTES DO LADO BOM DA POLICIA FEDERAL TEM MESMO QUE MOSTRAR A ZE POVAO QUE E QUEM PAGA A CONTA O QUE ESTAO FAZENDO PORQUE SE DEPENDEM DOS SUPREMOS VESTAIS DO PAIS NADA SE DIZ E TUDO SE GUARDA SE POSSIVEL BOTANDO AS BUNDAS EM CIMA DOS PROCESSOS PORQUE DEVEM SEUS EMPREGOS A ELITE FALIDA DOS VERMELHOS PELEGOS. ATENCAO PRESIDENTE EM EXERCICIO TRATE DE CORTAR QUASE DUZENTOS MIL EMPREGOS QUE A DILMA BEBADA E O VAGABUNDO BEBADO DERAM AOS MALANDROS DA ELITE VERMELHA PARA CONTINUAR A NOS SABOTAR. ACORDA SUPREMA VIGARICE VCS JA FORAM DESMASCARADOS POR QUEM OS COLOCOU AI EM AM E FM PARA TODO O MUNDO. O MUNDO ESTA SABENDO COMO AGE A SUPREMA VIGARICE. AS MAQUININHAS FAJUTAS TAMBEM.

Loumari disse...

Anônimo de 7:03 AM

Queira por favor assistir isto aqui link abaixo

USA VOTER FRAUD ALERT

https://youtu.be/4AzzmIIWNBI