terça-feira, 4 de outubro de 2016

O Estado Laico bombardeado


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Hélio Duque

“Damos a vida pela pátria. Deixamos a pátria pela liberdade. Mas pátria e liberdade renunciamos pela verdade”. De maneira icástica, sem artifícios, Rui Barbosa definiu o que deve nortear o processo civilizatório: o amor à verdade. Um século depois da notável definição de Rui, o Brasil se defronta com o surgimento de fundamentalismos invadindo o seu cotidiano.

Nele o Estado laico vem sendo vítima. Ante uma realidade complexa, agredida pela injustiça social, patrimonialismo, ignorância emburrecedora e negação dos valores que devem orientar uma sociedade decente e solidária, os seus arautos propõem soluções simplistas. Na esfera pública se alimenta da indigência popular, terreno fértil para as suas propostas. A verdade é atropelada.
                  
O Estado laico no Brasil tem sua origem na Constituição republicana e se consolidou nos diferentes textos constitucionais. Nele, o livre pensar e a liberdade de culto, em todas as suas latitudes, é garantido institucionalmente.  Não se descrimina a fé, seja católica, protestantes, islâmicas, budistas, judaicas, hinduístas e as africanas nas suas várias manifestações. Infelizmente o respeito a diferentes credos vem sendo demonizados por seitas fundamentalistas. É um messianismo nefasto que usa o nome de Deus na mercantilização da fé, transformada para alguns em grande negócio com acumulação de fortunas incalculáveis. Chegam a criar partidos políticos, avançando na mídia eletrônica e empobrecendo a vida pública, com inegável êxito.
                  
O Estado laico, ao assegurar a pluralidade de pensamento e convicções pessoais, é o pleno exercício da liberdade. Na fé e na política ela deve ser exercida na sua plenitude. Os professadores de verdades acabadas tem horror às ideias democráticas. Não fica adstrita ao fundamentalismo religioso, estende-se pela política com as verdades ideológicas sendo transformadas em monopólio. Esse cenário entristecedor vem criando raízes profundas e se multiplicando, tendo o sectarismo como matriz das suas pregações.
                  
O laicismo estatal passa a ser ferido em duas frentes. De um lado pelos adulteradores da fé e do outro por formulações políticas intolerantes impróprias do viver democrático. Na educação, por exemplo, a laicidade estatal não pode ser violentada, objetivando traçar novas diretrizes para a educação pública. O professor Fernando Abrucio, coordenador do curso de administração da Fundação Getúlio Vargas, considera que temas como Escola sem Partido, carecem de sentido real. Afirmando: “O projeto Escola sem partido, em verdade baseia-se em equívocos conceituais. O primeiro deles é acreditar – ou dizer acreditar – que seja possível transmitir conhecimento de uma forma neutra. Isso não é possível em nenhum lugar ou época da história humana. Ao contrário, o ideal é construir uma escola plural, em que várias ideias diferentes possam ser apresentadas e discutidas”.
                  
É oportuno relembrar que, a partir de 1891, com o advento da República, Estado e Igreja foram separados. Por quatro séculos no Brasil a Igreja Católica era a religião oficial do Estado. Sendo estatal, padres, bispos e arcebispos eram remunerados como funcionários públicos. A liberdade de poder educar as gerações nos fundamentos da liberdade tem aí a sua origem. Nos últimos 170 anos nascia, para se perpetuar pelo tempo na vida brasileira, o laicismo. Defender princípios religiosos ou ideológicos que negue a pluralidade de consciência na formação de gerações é negar a liberdade ou consciência.
                  
O professor emérito da Universidade de São Paulo, José de Souza Martins, ante essa realidade adverte: “Essas iniciativas representam uma agressão ao bem comum e tentativa de grupos sociais restritos de instituírem mecanismos repressivos de controle ideológico ou religioso sobre a formação das novas gerações de todos os brasileiros.” Com a autoridade de ser um dos maiores sociólogos brasileiros, demonstra que o Estado laico não pode ser capturado por um Estado confessional ou ideológico. Resistir é missão dos brasileiros conscientes.


Helio Duque é doutor em Ciências, área econômica, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Deputado Federal (1978-1991). É autor de vários livros sobre a economia brasileira.

8 comentários:

Anônimo disse...

o antagonista

URGENTE: PF NA SEDE DO PT NA BAHIA
Brasil 04.10.16 07:49
A PF está na sede do PT da Bahia.

O esquema da OAS com Jaques Wagner, o "Compositor", está em seus acordes finais.

PS - ESSE E UM DOS COMUNISTAS INTEGRANDES DA MACUMBA FEDERAL QUE ESSES BAIANOS DE MERDA TROUXERAM PARA A PSEUDO IGREJA CATOLICA DOS VAGABUNDOS MARINHOS. ELES SAO VAGABUNDOS PENDURADOS NO ERARIO PUBLICO NO BNDS E OUTROS BICHOS. ESSES PSEUDO EMPRESARIOS QUE USAM BANDEIRAS VERMELHAS E TEEM UM EXERCITO DE VERMELHOS VAGABUNDOS COM OS SALARIOS LA EM CIMA VIVEM EM CIMA DE SEUS PRIVILEGIOS NO ESPORTE, FAZENDO NOVELAS EXPURIAS E SAO OS PROPAGANTISTAS DA MACONHA E DO PARTIDO VERDE. MORARAM ELES VIVEM NA TURMA DOS CHEIRA CHEIRA QUERENDO ACABAR COM TUDO QUANTO E FAMILIA BRASILEIRA DIVULGANDO ATRAVEZ DE SUAS NOVELAS DE ULTIMA CATEGORIA E QUE DEVERIAM ESTAR SENDO LEVADAS EM OUTROS PAISES DO MERDA SUL E AFRICA. ESTE E PLIM PLIM E OS OUTROS TAMBEM ESTAO NO MESMO RITMO. RECEBEM MILHOES DE OFERTAS PARA CALAREM A BOCA SO QUE AS OFERTAS SAEM DO COFRE DO BRASIL IL IL IL. ENTENDERAM? POR QUE PRIVILEGIOS NA ESCRAVATURA PLIM, PLIM. NAO PODEM DAR ENTREVISTAS, NAO PODEM DIVULGAR NADA, NAO PODEM DIZER O QUE PENSAM. SACARAM? QUANTO CADA UM GANHA? COMO ESSAS EMISSORAS SE MANTEM? QUANTAS HORAS POR DIA TRABALHAM? O QUE REALMENTE FAZEM PARA TER DIREITOS EXCEPCIONAIS EM DETRIMENTO DE DAR INFORMAÇOES A POPULAÇAO. SE ELES TEEM O DIREITO DE PROGRAMAR PORQUE NAO DIVULGAM SUAS ENTRANHAS. A MAIORIA DO STAFF DE PLIM PLIM SAO PSEUDO INTELECTUAI QUE SO FAZEM SUCESSO NAS NOVELAS QUE SAO PASSADAS NA AFRICA. MORARAM. NAO TEM NENHUM DE DESTAQUE REALMENTE NO CENARIO MUNDIAL. ESTA NA HORA DE CORTAR PRIVILEGIOS. A NAÇAO EDUCADORA SEGUNDO A CACHACEIRA POSTE COM O CACHACEIRO QUE AINDA ESTA SOLTO DEVERIAM PAGAR POR CRIME DE GUERRA E NAO NA PERFUMARIA DA PORNOCHANCHADA EM QUE SE TORNOU OS TRES PODERES. PRESIDENCIALISMO DE COALISAO ATE QUANDO. 23 MINISTERIOS PARA COBRAR PIXULECO AOS EMPRESARIOS QUE SE PRESTAM A ROUBAR O ERARIO PUHLICO. ATE QUANDO VAMOS FICAR NESTE SAMBA DE UMA NOTA SO. JA DEU ESTA NA HORA DE ENXOTAR TODOS OS PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE SO QUEREM SE DAR BEM. EM PAIS SERIO NAO EXISTE A POSSIBILIDADE DE TRINTA E TANTOS PARTIDOS E MAIS CINQUENTA QUERENDO ENTRAR NA BOQUINHA. CHEGA DE OTORIDADE DE MERDA DANDO CARTEIRADA EM QUEM PAGA A CONTA. ABAIXO A INIMPUTABILIDADE. ABAIXO PARTIDOS EGRESSOS DO PT E PRINCIPALMENTE ABAIXO GASTANÇA. PAIS EXIGE ISSO NADA DE ESCONDER TUDO QUE E PROCESSO NA JUSTIÇA E COLOCAR O RABO EM CIMA DOS PROCESSOS AGORA O JOGO E A VERA NADA DE ESCONDER O QUE TEM QUE SER DIVULGADO. ABAIXO AS NOVELAS DE MERDA E OS DIREITOS DE QUEM NAO TRABALHA. FALEI.

Anônimo disse...

O ANTAGONISTA
Propina com nota fiscal
Brasil 04.10.16 08:35
O esquema do PT com a OAS para bancar a campanha de Rui Costa, na Bahia, tem até nota fiscal.

Como disse a Veja alguns meses atrás, "uma nota fiscal apreendida revelou um repasse de 255 000 reais da OAS para a Pepper Comunicação. Os investigadores já sabem que houve uma simulação de prestação de serviço. O dinheiro, na verdade, teria sido remetido clandestinamente para saldar dívidas da campanha do PT na Bahia".




Anônimo disse...

O ANTAGONISTA

PF NA STREET BROWN
Brasil 04.10.16 07:58
A TV Bahia mostrou as imagens da batida policial na sede do PT da Bahia.

A Operação Hidra de Lerna investiga o esquema da OAS com os petistas baianos.

Léo Pinheiro negociou com Jaques Wagner o financiamento da campanha de Nelson Pellegrino. Vale a pena reproduzir novamente as mensagens apreendidas pela Lava Jato:

"Léo Pinheiro: O Compositor (Jaques Wagner) me ligou ontem, disse-­lhe que estava fora e que MR iria procurá-lo x MK (Mário Kertész, candidato do PMDB à prefeitura de Salvador em 2012) (saldo). Se resolveríamos parte como nosso apoio ao Andarilho (Nelson Pellegrino, candidato petista à prefeitura de Salvador em 2012) ou qual seria a solução?

Léo Pinheiro: O valor é muito alto. 3.600 Street Brown".

Anônimo disse...

O ANTAGONISTA

PF NO APARTAMENTO DE NEGROMONTE
Brasil 04.10.16 08:40
O G1 informa que a PF está no prédio onde mora Mário Negromonte, ministro das Cidades de Dilma Rousseff.




Anônimo disse...

O ANTAGONISTA

Mais ajustes na Previdência
O Financista 04.10.16 07:45
Outra mudança prevista na reforma da Previdência, acrescenta o Valor, será a desvinculação do salário mínimo dos Benefícios de Prestação Continuada (BCP), pagos a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não possuem meios de sustento.

A proposta é que o BPC passe a ser corrigido por um índice de preços.

PS - ESSA E A FORMA DO AMIGO DA ONÇA DO PMDB GOVERNAR. O CALADINHO QUE FEZ SUAS CONVERSAS QUE FORAM DIVULGADAS PARA INGLES VER COM A BEBADA MALUCA, SE PRONTIFICOU A ACABAR COM A POLICIA FEDERAL BOA E O JUIZ MORO. CUIDADO COM O JUDAS PELO ANDAR DA CARRUAGEM ELE SO QUER E MELAR O PROCESSO. NADA SAIDO DA CABEÇA VASIA DO VAGABUNDO VERMELHO VAI NOS INTERESSAR SE NAO FOR MEXER NA CONSTITUIÇAO PERNETA MODIFICADA POR VELHOS TODOS OS DIAS PARA DAR EMBARGOS INFRINGENTES PARA A MARGINALIDADE. SE O VAGABUNDO SEM CACIFE NAO LIMPAR O PROPRIO RABO OU SEJA COLOCAR NA RUA OS DELIQUENTES DE SEU PARTIDO E COMEÇAR A SE MEXER PARA LIMPAR O PROPRIO RABO E O RABO DE JOBIM DELINQUENTES DE 88 QUE NOS BOTARAM NA MERDA. TEMOS QUE TER UMA CONSTITUIÇAO IMEXIVEL SEM SINAIS SIQUER DE DIREITOS DE VIADOS, PUTAS, VERMELHOS, SEM VERGONHAS, SEM MORAL PARA MEXER NA CONSTITUIÇAO. TEMOS QUE TER UMA CONSTITUIÇAO CIDADA QUE NAO SEJA MEXIDA JAMAIS POR VAGABUNDOS DO PODER TRANSITORIOS. TEMOS QUE TER UMA CONSTITUIÇAO IGUAL A DOS ESTADOS UNIDOS COM MAIS DE DUZENTOS ANOS. AGORA MAOS A OBRA. NAO ME INTERESSA SE E PRETO, POBRE, VIADO, SAPATONA, VAGABUNDOS QUE GOSTAM DE MOSTRAR O QUE ELES GOSTAM DE FAZER DENTRO DE SUAS CASA PARA NOS. NAO SOMOS VOIERS E NAO QUEREMOS SABAR O QUE ELES GOSTAM DE FAZER EM SUAS INTIMIDADES. LUGAR DE LADRAO E NA CADEIA O POVO QUE PAGA O SALARIO DOS MALANDROS VERMELHOS EXIGE ISTO AQUI, AGORA JA. O NOSSO DIREITO ESTA CERCEADO QUEREMOS TER DIREITOS PORQUE PAGAMOS AS CONTAS. AGORA E JA. A ONU ESTA CHEIA DE RABOS SENTADOS QUE NAO FEDEM NEM CHEIRAM. OS PAISES FORTES SAO OS QUE DAO AS CARTAS E OS QUE TEM MATERIAL BELICO PARA SE DEFENDER. ABAIXO A MORDAÇA QUE OS VERMELHOS COLOCARAM EM ZE POVAO. ABAIXO A INIMPUTABILIDADE DOS COLARINHOS BRANCOS E OS BOLSOS CHEIOS DE PIXULECO. FALEI.

Loumari disse...

Porque o Senhor Deus de Israel diz que aborrece o repúdio, e aquele que encobre a violência com o seu vestido, diz o Senhor dos Exércitos: portanto, guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais. (MALAQUIAS 2:16)


Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo. (MALAQUIAS 4:4)

Martim Berto Fuchs disse...

E doutrinação ideológica escancarada, pode ? Escola Sem Partido é uma tentativa de defesa da sociedade, para que o Estado ideológico, claramente de esquerda, não doutrine, idiotize, sectarize os jovens ainda imaturos.
Por que você, Hélio Duque, não combate da mesma forma a doutrinação ideológica que se dá abertamente em nossas escolas ?
Prefiro acreditar que você não leu a proposta contida em Escola Sem Partido.
http://capitalismo-social.blogspot.com.br/2016/02/66-novo-sistema-eleitoral.html

Anônimo disse...

SE O AGUIA DE AIA SOUBESSE QUE O QUE ELE IDEALIZAVA SE TRANSFORMARIA EM UMA MAFIA MALDITA TENHO A CERTEZA QUE ELE TERIA REVELEDO O SEGREDO DO UNIVERSO... PORQUE O CRISTO NÃO DESCEU LÁ DO CÉU ??? ENTÃO NOS DIAS DE HOJE A VENDA DE TERRENOS NO CÉU NÃO PRECISA SER DELATADA POIS A FÉ MUDOU DE LADO E O QUE É PRECISO AGORA É TAXAR TODOS OS TEMPLOS E DE TODAS AS RELIGIÕES POIS AS FORTUNAS ACOMULADAS DURANTE OS SÉCULOS PARA LIVRAR OS POVOS DA IRA DE DEUS OU DO DEMONIO JÁ PASSOU DOS LIMITES E A UNICA COISA AGORA A FAZER SEM O RISCO DE SEREM COZIDOS EM AZEITE NOVAMENTE É ENSINAR O POVO O CAMINHO DA LIBERTAÇÃO NA TERRA... ASSIM QUE VOCÊS PARAREM DE FAZEREM O MAL A COISA VAI MELHORAR TAMBÉM PARA VOCÊS, JÁ FORAM TANTAS GUERRAS, NEOROSES E VICIOS QUE DESCONFIO QUE A MAÇONARIA VAI VIRAR HOSPICIO...