quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Urgente ou não urgente, eis a questão da Educação



2ª Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Dói no cérebro constatar que as notas médias dos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) caíram em matemática, linguagens e ciências da natureza. Trata-se da constatação de nossa estupidez estratégica em relação ao processo de Educação (Família + Escola de Qualidade).

A catastrófica situação do Ensino no País levou o Governo Michel Temer  a apresentar uma medida provisória propondo a reforma do ensino médio. Muita polêmica tem sido causada por diversos aspectos contidos em tal MP, como, por exemplo, a escola em tempo integral, a flexibilização da grade escolar, a aceitação do professor com notório saber, etc.

Apesar da relevância dos temas, nesta oportunidade, não serão analisadas as várias questões que têm sido acaloradamente discutidas. Não serão aqui analisadas porque existe uma questão que transcende todas as outras: o fato de referida reforma ter sido proposta através de uma MP, e não por um projeto de lei, o que pode matar a iniciativa no nascedouro.

Acontece que uma exigência para um tema ser encaminhado por meio de medida provisória é o seu caráter de urgência. Tal exigência originou um dilema shakespeariano: afinal, é ou não é urgente, a reforma do ensino médio?

Nem toda a zelite tupiniquim pensa assim, estrategicamente. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o assunto não deveria ser tratado por meio de uma MP. Lewandowski reclamou: "Grandes temas como, o estatuto do desarmamento, tiveram um plebiscito para consultar a população. Agora a reforma do ensino médio é proposta por medida provisória? São alguns iluminados que se fecharam dentro de um gabinete e resolveram tirar educação física, artes? Poxa, nem um projeto de lei não foi, não se consultou a população".

Na mesma linha lewandowskiana, agiu aguerrido Partido Socialismo e Liberdade, formado por dissidentes do PT, o mesmo partido que sabotou as escolas de horário integral propostas por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro (os Cieps). O PSOL entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para suspender imediatamente a medida provisória em do Ensino Médio pelo fato de a mesma não cumprir o requisito constitucional de urgência.
Na referida ação dos fabianos-trotskistas do PSOL, lê-se: “Dispor por medida provisória sobre tema tão complexo, que claramente não reclama urgência, é temerário e pouco democrático, por impor prazo extremamente exíguo para debate que já está ocorrendo nos meios educacionais e, sobretudo, no Congresso Nacional. O abuso na edição de medidas provisórias, especialmente quando ausente o pressuposto constitucional da urgência, usurpa a competência do Poder Legislativo para produzir normas gerais e abstratas”.

Divergindo radicalmente de Lewandowski e do PSOL, o político que mais insistentemente trata dos problemas do Ensino no país, senador Cristóvam Buarque, defende o encaminhamento das discussões sobre a reforma do ensino médio através da MP, justamente por considerar o assunto urgentíssimo. Para que seja apreciada a posição do senador Cristóvam, é da maior importância que seja visto o vídeo abaixo, no qual o ex- ministro da Educação do primeiro governo Lula faz uma emocionante defesa da urgente necessidade de reformas no ensino médio.


O Senador Cristóvam tem razão. Não dá mais para embromar na solução urgente, urgentíssima, para o ensino brasileiro. O futuro nos cobra a conta no presente, por um passado desastroso. O Brasil caminha para uma perigosa desagragação. Temos de impedir agora. Depois, é tarde demais... Crianças e jovens não podem esperar...

A Educação do brasileiro vem sendo destruída pelo Marxismo Cultural e sua variante Gramscista. O Brasileiro não merece ser feito de estúpido, ignorante e imbecil por uma escola desqualificada ou por proletarizados professores transformados em engrenagens da burrice e da canalhice ideológica. Mudar é urgente, urgentíssimo.

Leia, também, o artigo de João Vinhosa: A reforma do Ensino Médio e o trauma psicológico causado pela Matemática


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Outubro de 2016.

4 comentários:

Martim Berto Fuchs disse...

O que o Ricardo Lewandowsky e o Roberto Requião falam, entra por um ouvido e sai pelo outro.

Anônimo disse...

O Brasil está cansado de ser doutrinado nas novelas da Globo e similares politicamente corretos das esquerdas!
TÁTICA COMUNISTA QUE TEM FUNCIONADO:
DIVIDIR PARA DISPERSAR - LÂMINAS DA MESMA TESOURA...
E DEPOIS DOMINAR!
PT/PCO/PPS/PDT/PMN/PPL/PSOL/PSTU/PRB/PV/REDE MARINA MELANCIA/PC do B/PCB/PSB/PPL...
Até o PRB avermelhou, o partido invanjélikku de Çanto Edir!
Mas não confiemos tanto no PSDB, pois por ter se amarelado ao PT, estamos nessa até hoje, graças a FHC e outros seus!
A quantidade de partidecos de viés esquerdistas fabricados de propósito no Brasil - os nanicos e em geral social-comunistas é cair na rede de Marx: dividir para conquistar.
A estratégia marxista funciona bem: dividir para conquistar, o que ocorreu por meio da grande quantidade de partidos e de candidatos, com isso, os votos conservadores ficaram dispersados!
O pior: num povo sem formação política, pouco distingue as diferenças e sem pastores para o orientar, a não ser para as esquerdas, caso da Teologia da Libertação, a esquerdista TL-PT-CNBB + muitas grandes seitas protestantes que gostam de passarem por evangélicas e honestas, apesar de discordarem entre si, mas que se venderam aos comunistas ao verem os cofres abertos: queremos nosso deu$ - lançaram a biblia janela abaixo!
Enquanto isso, não temos senão poucas candidaturas cristãs, pois aqueles para tomarem a frente para praticarem o mal são muito mais espertos e dedicados, também são impulsionados por forças que os controlam e recordamos a S Escritura:
....porque os filhos deste mundo são mais prudentes com sua geração do que os filhos da luz. Lc 16,8.

Anônimo disse...

ATE O MUNDO VEGETAL SABE O QUE ESTA ACONTECENDO NO PAIS. VAMOS PARAR DE ENDEUSAR BRIZO, GETULIO VARGAS E TODOS OS EX. A RATARIA COMUNISTA CONTINUA A SANGRAR O PAIS NA AÇAO 470 VIMOS ISSO COM DOIS AGENTES DO MAL SENTADOS NO SUPREMO O LEVANDO WISK FATIADOR MOR E O TOFFOLI QUE SAO EGRESSOS E CRIAÇAO DO PT OU SEJA PARTIDO QUASE EXTINTO COMUNISTA GRAÇAS A ZE POVAO. ONTEM O MESMO RITUAL SE REPETIU COM OS MESMOS AGENTES ACRESCIDO DE MAIS TRES AGENTES QUE JA SABEMOS QUEM SAO. ESSAS PESSOAS SAO AGENTES DO MAL CARIMBADORES DE MAUS FEITOS EM NOSSA CONSTITUIÇAO PERNETA. QUALQUER LEI, PROCESSO, COISA QUE ESSES VAGABUNDOS VERMELHOS, MAIS TODOS OS SATELITES DO PT QUE SAO OS PARTIDINHOS MEIA BOCA. MAIS OS VAGABUNDOS QUE SE INSTALARAM COMO DEFENSORES DOS DIREITOS DOS VAGABUNDOS VAO NOS DAR COMO RESULTADO FINAL O QUE ACONTECEU ONTEM. TUDO ESTA DESEMBOCANDO NA SUPREMA NOS SABEMOS O QUE. GRAÇAS A DEUS TEMOS SEIS QUE SE DESVINCULARAM DOS MAUS FEITOS E COMEÇARAM A TRABALHAR PELO PAIS. O QUE VEMOS AI. E UMA SUPREMA HIPOCRISIA, APOIADA EM UMA POLITICA FRACASSADA QUE NAO ESTA DANDO CONTA DO RECADO PORQUE BOTOU NO PODER TODA A MALANDRAGEM VERMELHA. NOSSA SAIDA E UMA ATITUDE CIVILISATORIA. O MUNDO NAO PODE VIVER SEM REGRAS DE CONVIVENCIA E SEM LEIS. O QUE ELES MAIS TEMEM SAO AS REGRAS E AS LEIS. NOS EEUU OU SEJA NOSSOS IRMAOS DO NORTE JA CONDENAM EM PRIMEIRA INSTANCIA E OS VAGABUNDOS QUE SAO CONDENADOS EM PRIMEIRA INSTANCIA NAO PODEM ENTRAR COM PEDIDO NENHUM PARA A SUPREMA CORTE. ISSO FOI DITO ONTEM COM TODOS OS FFS E RRS POR UM REPORTER DA GLOBO QUE TRABALHA NOS ESTADOS UNIDOS E NO JORNAL ESPECIAL DA NET. PORTANTO ESSE LERO LERO DE AGENTES VAGABUNDOS DA ONU QUE SAO OS PAISES MEQUETREFES QUE NAO DERAM CERTO E QUEREM TRAZER E FAZER A VAGABUNDAGEM SAIR DO LAÇO DA JUSTIÇA. ISSO PROVA QUE UNCLE SAM EM SEU TERRITORIO ADOTA AS ORDENS QUE O POVO AMERICANO QUE E O POVO QUE TEM MAIS LIBERDADE EM TODOS OS SENTIDOS LEVA A LEI A SERIO E JAMAIS SE TORNARIA UM PALACIO DE MAMBEMBES QUE NEM NO PAIS. COMO VEEM. PARA NOSSA SAIDA SO UMA COMISSAO FORMADA PELAS FORÇAS ARMADAS E JUIZES DE PRIMEIRA LINHA DE CARREIRA E COM EXTREMO CONHECIMENTO DA MATERIA PARA TIRAR O PAIS DESTE CIRCO MAMBEMBE QUE E UMA CONSTITUIÇAO PERNETA E A VAGABUNDAGEM DO QUEM INDICA QUE ESTA COLOCANDO CADA VEZ MAIS O PAIS NA MERDA COM OS EMBARGOS, EMBARGOS INFRINGENTES E OUTRAS COISINHAS MAIS ELABORADOS PELOS ARTISTAS MELODRAMATICOS DOS DIREITOS HUMANOS. DIREITOS DE QUE DE TERMINAR COM AS FAMILIAS, DE ROUBAR DE FAZER O DIABO INFRINGINDO AS LEIS DEBAIXO DOS DO NARIZ DE QUEM DEVERIA DEFENDE LA FAZENDO ATOS EXPLICITOS CONTRA O BRASIL E CONTRA SEU POVO? ME POPEM A DEPENDER DOS BOZOS DO PODER NUNCA SAIREMOS DA MERDA ELES SAO DEFENSORES DO CAOS. FALEI

Anônimo disse...

POR POUCO A BANDIDAGEM SE SAFARIA, MAS...
A sra. Ministra Cármen Lucia do STF começou otimamente - parabéns - frustrando os planos dos maus políticos, quer os maus elementos do PT, quer os outros que se associaram a eles que se aproveitaram da situação, os oportunistas beneficiando-se, porém prejudicando seriamente o Brasil.
A situação chegou a esse patamar de caos porque os comunistas prepararam nas faculdades seus jornalistas, FAZENDO NELES LAVAGEM CEREBRAL de como subverter o povo, infiltraram a Igreja e as seitas protestantes, ainda contando com mais partidos esquerdistas para levarem seu projeto adiante, como varios nanicos e do PSDB do traidor do Brasil FHC!!
Em seguida, enfiaram esses domesticados nas redações dos jornais para defenderem as ideias dessa infernal ideologia!
Tinha razão quando relinchou o carrasco Lênin: A IMPRENSA É NOSSA MAIOR ARMA DO PARTIDO!