quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Moro vai convocar Lula e Temer na defesa de Cunha?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Mtnos Calil

Convocar como testemunhas um presidente e um ex-presidente da República configura mesmo uma estratégia criativa da defesa de Eduardo Cunha.  Mas será que o juiz Sérgio Moro vai obrigar Temer e Lula a depor? Essa intimação não seria vista como mais “um abuso de autoridade”?

Para ajudar Moro a sair desta sinuca de bico, consultamos Maquiavel a respeito. Eis que ele encontrou uma saída honrosa para Sérgio Moro, baseada no novo CPC- Código de Processo Civil, que em seu artigo 477 proíbe que pessoas suspeitas como Temer e Lula sejam testemunhas em uma ação judicial. O CPC considera suspeitos para efeito de testemunho:

I – O inimigo da parte ou seu amigo íntimo

II – O que tiver interesse no litigio 

Temer é amigo intimo de Cunha enquanto Lula é inimigo, sendo que ambos têm interesse no litígio. Simples assim. 

E se Temer tiver que ser afastado do Governo, a melhor maneira de se efetivar tal medida, segundo Maquiavel, seria através da  cassação, pelo TSE, da chapa que ele compôs   com sua colega Dilma. Temer já declarou em entrevista na Globo News que aceitaria a cassação sem se rebelar. A decisão do TSE é aguardada para janeiro, quando Temer seria substituído por alguém eleito pelo Congresso e não pelo povo. 

OS - A delação premiada é também estrategicamente orientada de modo a atender à expectativa dos operadores da Lava Jato. Na verdade são eles e os advogados que pautam a delação. Já existem até advogados especializados em delação!  Cunha terá portanto que delatar apenas aquilo que interessa aos procuradores e não botar a boca no trombone atirando para todos os lados. A convocação de Temer e Lula como testemunhas de defesa não estaria convergindo para  esse espirito de prudência?

E prudência foi um tema bem destacado por Maquiavel em seus ensinamentos. Entretanto,  a prudência não interessa à mídia cuja receita depende muito de estardalhaços.   Como o combate à corrupção precisa de muito barulho, neste caso a mídia está atendendo às boas aspirações da sociedade. A mídia atende às más aspirações quando promove todas as formas de violência, escândalos e aberrações que alimentam nossos instintos primitivos. 


Mtnos Calil, Psicanalista, é Coordenador do Grupo Mãos Limpas Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho melhor o Lula ir, para ir se acostumando.