terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Caiado pede para Temer sair: Presidente descarta renúncia e crises saem de controle no Brasil


2a Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Mesmo sem usar a famosa expressão do Capitão Nascimento (“pede para sair”), o senador Ronaldo Caiado (DEM) praticamente recomendou que o Presidente Michel Temer renuncie, depois de deixar pronto o caminho para eleições gerais. Discretamente, Caiado se apresenta como candidato a substituir Temer que já deixou claro que não pretende largar o osso, apesar das apocalípticas delações premiadas da Odebrecht na Lava Jato. Temer preferiu usar a palavra “coragem” em seus discursos, deixando claro que não cogita renunciar:

“Há conflitos, há problemas no país? Há, e não podemos mantê-los indefinidamente. Não podemos deixar que isso paralise o país. Não deixaremos que isso aconteça. Pedi ainda ontem que essas coisas todas, muitas vezes acusatórias, que venham logo à luz. E que, vindo à luz, quem for acusado, possa se defender, porque estamos na primeira fase da acusação. Há um longo processo onde há defesa, e isso e aquilo”.

Temer não foi eficiente na defesa do ataque indireto de Caiado. O Presidente sabe muito bem que deve crescer a pressão para tirá-lo do cargo, a exemplo do que ocorreu com Dilma. Temer é abertamente apontado por procuradores da Força Tarefa do MPF como o principal inimigo da Lava Jato. Temer ainda confia que a equipe econômica irá produzir aquele “milagre” (que Henrique Meirelles nega) para se manter no poder até o fim do mandato, em 2018. A missão é quase impossível...

Ronaldo Caiado, que soltou várias indiretas na direção do titular do Palácio do Planalto: “Podemos chegar ao último fato, que é, para preservar a democracia, ter um gesto maior de poder e mostrar que ninguém governa sem apoio popular. E nessa hora não podemos ter medo de uma antecipação do processo eleitoral. Ele saberá balizar esse momento. Mas ele deve ter a sensibilidade que não teve a presidente Dilma. Não é provocar as ruas, insistir numa tese que não vai sobreviver. Ele precisa ter noção daquilo que está sendo feito pelo governo e como está sendo aceito pela população”.

Caiado pegou mais pesado: “A situação que herdamos do PT não tem tratamento que não seja amargo e doloroso. Mas, para isso, a pessoa tem que ter condição de dizer isso à sociedade. Não é renúncia de ordem pessoal, é um gesto maior, essa situação já vimos no governo anterior. Essa gravidade nos impõe gestos de coragem e de humildade. Primeiro, porque todo cidadão tem que entender que mandato político não é direito de propriedade. E você deve estar sempre disposto a abrir mão da condição do seu mandato para poder ser auferido pela sociedade brasileira se quer reconduzi-lo. Existem momentos onde você é obrigado a ter gestos maiores para não colocar em risco a democracia brasileira e nem a ordem”.

Caiado também fez cobrança direta ao Supremo Tribunal Federal para que acelere o trâmite das delações da Lava Jato: “Precisamos dar mais celeridade a essa situação. O Brasil não pode ficar vivendo essa situação de soluço. Temos que ver se o Congresso tem condições de legislar, ver se o governo tem condições de governar, e, a partir daí, chegar a uma conclusão. Agora, viver nessa crise espasmódica, de soluço, precisamos ter uma fase mais propositiva. Temos que tomar uma decisão que preserve a democracia. Essa situação de soluço vai enfraquecendo o governo. O risco é caminhar para um processo de desobediência civil. O risco é parecer que as pessoas que legislam e governam não têm credibilidade junto à população. Isso é o mais grave”.

Quem também fez declarações institucionalmente graves foi o supremo ministro Gilmar Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Gilmar Mendes chegou pregar mudanças na Lei da “Colaboração Premiada”, cogitando que sejam eventualmente anuladas aquelas delações que vazarem. Gilmar Mendes botou fogo na permanente disputa entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal pelo primado de investigações, porém alfinetando mais a PGR: “A Procuradoria montou uma força-tarefa de cem procuradores, são cem possibilidades de vazamento a mais. Nós estamos falando de crime. Essa coisa de vazar algo que não correspondeu ao sigilo funcional é crime”.

Intrigas à parte, para alegria dos rentistas e banqueiros, e sobrevida de Temer, 53 a 16, passou facilmente no Senado a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece limite de gastos por 20 anos. Michel Temer vai promulgar a PEC até quinta-feira. Aí começa o drama real: será que a perdulária classe política e suas corporações estatais vão mesmo permitir que ocorram cortes nas gastanças? O objetivo primordial da PEC aprovada é gerar economia de recursos públicos (mesmo despesas essenciais) para sobrar para pagamento da rolagem de juros ou do principal da dívida pública.

A equipe econômica sinaliza com uma malandragem para reduzir o endividamento público, gerando recursos para o mercado – mesmo que às custas do bolso da população, como costumeiramente acontece. O plano é bem previsível. O primeiro passo, já em andamento, é transformar tudo que puder em “dívida ativa”. Os governos cobram tudo que puder do cidadão ou empresário, com a ameaça de penhora de bens. Se colar, recebe... Se não colar, a dívida fica prontinha para entrar na “promoção” de terceirização para bancos, seus escritórios de advocacia de cobrança e seus call centers especializados em coagir o devedor. A dívida ativa será “trocada” pela amortização da dívida pública em poder dos bancos. A banca vai faturar na hora da cobrança, com os juros e taxas extorsivas de sempre...

Econometricamente, o negócio pode parecer até legal... Quem deve protestar e reagir é a população, cada vez mais endividada e sem capacidade de gerar renda para quitar compromissos básicos. Junto com a reforma da previdência aprovada a toque de caixa, a cobrança truculenta de dívidas será um dos fatores de maior revolta para 2017 – o ano que uns cínicos insistem que será de “estagnação”, após dois anos de recessão, quando, na verdade, qualquer economista de bom senso sabe que caminhamos para uma perigosa “estagflação” – tudo estagnado com preços relativos enlouquecidamente altos, desalinhados em relação ao resto do mundo. Os deuses do mercado financeiro já projetam que 2017 será igual ou pior que 2016...

A confusão política e a bagunça econômica misturadas vão gerar as pré-condições para que mudanças estruturais de verdade aconteçam no Brasil. O regramento excessivo, o rigor seletivo e o descumprimento das leis, gerando impunidade, é um ingrediente explosivo. Tudo favorece a judicialização da politicagem na guerra entre os poderes. Os conflitos estão longe daquele habitual conchavo para conciliações.

O “Efeito Lava Jato” mudou a maneira de operar do Direito brasileiro. A velha tradição do Direito Romano, com a decisão judicial focada no respeito às leis, começa a ser superada pela tradição do Direito Anglo-Saxão, muito mais centrado na decisão baseada na interpretação do magistrado, e não apenas no aparato legal – que no caso brasileiro é excessivo, confuso e contraditório.

Por tudo isso, a Intervenção Cívica Constitucional será inevitável. Ou fazemos uma Repactuação Legal, após amplo e livre debate, ou vamos para o vinagre, em ritmo de anomia e conflitos institucionais, sob desgovernança do Crime Institucionalizado e sua Corrupção Sistêmica. Um País com mais da metade do Congresso Nacional comprovadamente enrolada na Lava Jato não tem condições de operar um regime democrático. Simples assim...

As teses da Intervenção Constitucional e das Eleições Gerais vão prosperar junto com a vontade de combater a corrupção. É a Revolução Brasileira em andamento – que só precisa contar com a ajuda de um povo menos idiota e reacionário (contaminado por extremos ideológicos)... Os recessos do legislativo e do judiciário prometem ser cansativos e desgastantes como nunca antes...

Senhor “Justiça”


Réunan Calheiros, em discussão com Lindbergh Farias no Senado, soltou mais uma pérola do seu pensamento “jurídico”:

“Nenhuma decisão ilegal é para ser cumprida, mesmo com ordem judicial”.

Com uma frase dessas alguém tem dúvida que Renan mereça aparecer na listinha negra dos delatores da Odebrecht com o justo apelido de “Justiça”?

Mais cedo, Renan havia criticado que “o Ministério Público passou a fazer política e deixou de ser o fiscal da lei”, com “denúncias feitas nas coxas” e feitas como vindictas, vinganças”...

Renan fará de tudo para passar a Lei sobre Abuso de Autoridade...

Releia a primeira edição desta terça-feira: Desgoverno bandido pode dar calote; você, não!


Intervenção para ontem

Reflexão oportuna do escritor Félix Maier:

“Uma intervenção cívico-militar já deveria ter ocorrido há anos, quando a sociedade brasileira tomou conhecimento que o governo Lula da Silva estava subordinado às ordens do Foro de São Paulo, uma organização neocomunista criada em 1990 por Lula e Fidel Castro, para transformar toda a América Latina em países socialistas, vale dizer, comunistas. Se àquela data não houve reação das instituições brasileiras contra a alta traição à Pátria - incluindo aí as Forças Armadas e, principalmente, o Exército - por que agora o Exército iria fazer uma intervenção, especialmente depois do afastamento do governo do PT do comando central da República? Em tempo: o que o Exército Brasileiro está fazendo no Haiti, se o Haiti é aqui, com o desespero da sociedade brasileira frente à mais alta falta de Segurança de todos os tempos?”.

República Velhaca 


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Dezembro de 2016.

5 comentários:

Anônimo disse...


ATENÇÃO: VÃO ATROPELAR!
Brasil 13.12.16 20:37
O discurso de Jader Barbalho pavimenta a votação da Lei de Abuso de Autoridade. Fiquem atentos!
O ANTAGONISTA
PS = ATE O MUNDO MINERAL SABE QUE ESSE FP DO JADER BARBALHO JA SAIU DO SENADO PELA PORTA DOS FUNDOS ELE E UM VAGABUNDO LADRAO. O CONGRESSO E O SENADO ESTA CHEIO DE VAGABUNDOS VERMELHOS QU8E ESTAO MARCADOS PARA MORRER POLITICAMENTE. SO QUE O SUPREMO BESTEIROL FEDERAL E O SUPREMO BESTEIROL ELEITORAL ESTAO COLTIVANDO AS ERVAS DANINHAS NO ERARIO PUBLICO. O CHAVASKA NAO DA RESPOSTA PARA OS PROCESOS QUE ESTAO DEBAIXO DO BUNDAO DELE CHEIO DE PRIVILEGIOS. TUDO QUE CHEGA NA MAO DELE E FATIADO, MANDADOS PARA OUTROS LUGARES, E O QUE SOBRA NA MAO DELE ELE PROCURA NO ESCANINHO COISAS QUE SAO IRRELEVANTES PARA O PAIS E PASSA AS COISAS QUE SAO RELEVANTES PARA ULTIMO LUGAR NAS PENCAS ASSUNTOS QUE O TEMPO RESOLVERA. TRATADO EM MIUDOS FICA LA ATE CADUCAR. ESSAS EXCRESCENCIAS DO SUPREMO BESTEIROL EM SUAS BURROCRACIAS SAO OS CARIMBADORES DOS MAL FEITOS. ELES ATRAVANCAM O PAIS NAO RESOLVEM NADA. VOLTANDO A VACA FRIA E A PRIMEIRA VEZ NA VIDA MUNDIAL QUE OS LADROES QUEREM FAZER LEIS PARA PRENDER A JUSTIÇA. SO MESMO NESSE PAIS DE MERDA COM O COMUNISMO DE COALISAO NEGO FINGE QUE TRABALHA, FINGE QUE ESTA ESTUDANDO ESTE OU AQUELE ASSUNTO. E O COLEGIO DE LEADERS DE CINCO PARTIDOS QUE TEM O MAIOR NUMERO DE DEPUTADOS E SENADORES E FAZEM A POLITICA A SEU BEL PRAZER SO O LEADERS TEM VOZ. PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR. PARA QUE QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA, SE NA REALIDADE QUEM DECIDE TUDO SAO OS CINCO PARTIDOS E OS OUTROS TEM QUE DIZER AMEM AMEM. ESSES 600 NAO NOS REPRESENTAM ASSIM COMO SENADORES TAMBEM NAO NOS REPRESENTAM. ESTA CONSTITUIÇAO E MODIFICADA TODOS OS DIAS E AGORA O VAGABUNDO DO RENAN CALHORDA MAIS OUTRO TANTO DE SEU PARTIDO E PARTIDOS VERMELHOS QUEREM MODIFICAR A SITUAÇAO DOS JUIZES DE CARREIRA QUE ENTRARAM NA JUSTIÇA POR MERITOCRACIA E NAO POR MERDOCRACIA. NOSSO PAIS E UMA FRAUDE. NINGUEM QUER APLICAR NADA NO PAIS PORQUE E O COVIL DE LADROES E DE PESSOAS QUE NAO TEM RESPONSABILIDADE, NAO TEM DIGNIDADE E NAO CUMPREM SUAS PALAVRAS E UM BANDO E BANDIDOS SEM CACIFE, SEM MORAL, SEM CIDADANIA QUE SE AMOTINARAM NOS TRES PODERES PARA NOS AFUNDAR. TEMOS QUE TER UMA INTERVENÇAO CIVILIZATORIA. TODOS DOS TRES PODERES DESPOJADOS DE TODOS OS SEUS DIREITOS E QUE SEJAM TODOS FISCALIZADOS, VIGIADOS E VERIFICADOS QUEM FEZ E QUEM DEIXOU FAZER. QUEM FEZ TEM QUE PAGAR O QUE FEZ E QUEM DEIXOU FAZER TAMBEM. NAO E POSSIVEL UMA RAÇA DE SEISCENTAS PESSOAS CONGRESSO FEDERAL, 60 MAIS OU MENOS SENADO. OS MINISTROS DO SUPREMO E DO ELEITORAL FAZENDO O MONTE DE MERDA A CEU ABERTO EXPLICITAMENTE E O RESTO DO PAIS COM TANTO JUIZ DE CARREIRA, TANTO MINISTRO APOSENTADO, TANTOS GENERAIS, ALMIRANTES E BRIGADEIROS APOSENTADOS VENDO ESTE ESTADO DE COISAS DEIXAR O NOSSO PAIS ALCANÇAR O FUNDO DO POÇO E NAO MOVER UMA PALHA SIQUER PARA SALVAR NOSSA PATRIA. PAIS FALIDO EM TODOS OS SENTIDOS E QUANDO O POVO PERDE A VERGONHA, A DECENCIA E A INTEGRIDADE ISTO TUDO A CEU ABERTO PARA O MUNDO VER QUE MERDA NOS VIRAMOS DO DIA PARA A NOITE E OS VAGABUNDOS NOGENTOS ASQUEIROSOS QUE NOS COLOCARAM NO FUNDO DO POÇO AINDA TENDO GENTE QUE OS PROTEJA E CONTINUE COM A FARSA SEM CORTAR OS LAÇOS COM ESTA RAÇA MALDITA. A MERDIA E A REPONSAVEL POR TODA A VAGABUNDAGEM VERMELHA DO PAIS PORQUE SAO ADORADORES DA VIADAGEM, DA SAPATAGEM, DOS TOXICOS MUITOS DELES RECEBEM O TOXICO EM CASA PARA QUE SUA CRIATIVIDADE AFLORE. QUE PAIS DE MERDA COM GENTE DE MERDA E UMA VERDADEIRA RATOLANDIA A CEU ABERTO. O FEDOR JA ESTA EM OUTROS PLANETAS DE TANTO QUE FEDEM.

Anônimo disse...

Feliz Natal, Cunha!
Brasil 13.12.16 20:57
Após alegar que a pauta da segunda turma estava cheia, Teori Zavascki resolveu levar a plenário o pedido de liberdade de Eduardo Cunha. Cármen Lúcia pode colocar o tema na pauta da última sessão do ano, na segunda-feira 19.
O ANTAGONISTA
PS - COITADOS ELES NEM SABEM O QUE VAO SABOTAR E POR ISSO QUE E DIFICIL FAZER A PAUTA PORQUE TODOS ESTAO PRECISANDO ENTRAR NO ESCANINHO DE CAUSAS SEM SOLUÇAO QUE JAMAIS SERAO PAUTADAS. PRINCIPALMENTE O CHAVASKA.NO ALTO DE SUA IMPORTANCIA O CHAVASKA SE ACHA ACIMA DA LEI.

Anônimo disse...

Costa diz que Temer foi usado
Brasil 13.12.16 20:48
Humberto Costa agora diz que os "golpistas" que tiraram Dilma Rousseff tentam tirar Michel Temer. Ele acusa a grande mídia e diz que "tentaram usar o vice-presidente Temer e gente de boa-fé do povo".

É piada?
O ANTAGONISTA
PS - AGORA ELE QUER SALVAR O TEMER PORQUE O VASELINA SEGURA ELE, DILMA A LOUCA, O ZE BOCA DE ESGOTO BEBADO SEM MEMORIA LULA E OS MELIANTES DO PARTIDO DELE INCLUSIVE ELE PROPRIO. ESTE E O PAIS. AQUI NAO TEM SOLUÇAO CARTAO VERMELHO PARA TODOS CAMARA, SENADO, SUPREMO FEDERAL E ELEITORAL E INTERVENCAO CIVILIZATORIA AQUI AGORA JA. NENHUM DESTES VIGARISTAS DOS TRES PODERES PODEM PATRICIPAR DO PACTO ENTRE A JUSTIÇA JUIZ MORO E AS FFAA. QUEM VIVER VERA. COM A INCLUSAO DE MAIS REFUGIADOS EM NOSSO SOLO GRAÇAS AOS VIGARISTAS DO COMUNISMO DE COALISAO VCS VAO VER O QUE VAI SOBRAR DO BRASIL DESARMADO NA MAO DESSES ASSASSINOS DO PODER CHEIOS DE PRIVILEGIOS. AS LEIS QUE ELES FAZEM SO BENEFICIAM ELES MESMOS E AINDA QUEREM CORTAR O PEQUENO RAIO DE LUZ QUE APARECEU NO NOSSO CAMINHO. FFAA EM CIMA DOS VAGABUNDOS VERMELHOS. VERMELHO SO SAI NA BASE DA PORRADA ELES JA ESTAO AMEAÇANDO O POVO COM O GENERAL STABILI E BOULOS AMIGOS INTIMOS DE TEMER QUE JA ESTA ANDANDO COM ELES E COM OS MALANDROS DE SEU PARTIDO QUE TEM QUE PRESTAR CONTAS COM A JUSTIÇA E GRAÇAS AO CHAVASKA ESTAO TODOS EM COMPAÇO DE ESPERA ESPERANDO QUE O COISA SE ACALME. VAO SAIR DE FERIAS FAZENDO O QUE SEMPRE FAZEM CAGANDO E ANDANDO PARA O POVO.

Anônimo disse...

"Está em marcha um processo para derrubar Temer"
Brasil 13.12.16 20:39
Jader Barbalho agora mistura a Lava Jato com um possível impeachment de Michel Temer. "Está em marcha um processo para derrubar Michel Temer. A grande mídia aliada a determinados setores."

Humberto Costa sucede Jader na tribuna e diz que poderia ter feito o mesmo discurso na época de Dilma.

O Antagonista
ps - quem vai derrubar o mequetrefe vaselina sem palavra e o pessoal do proprio partido dele que sao fora da lei e nao querem pagar pelo que fizeram. nao adianta mi,mi,mi. intervençao civilizatoria aqui agora hoje o resto e firula de subdesenvolvido querendo ganhar tempo para o processo caducar e para isso contam com supremo federal e eleitoral que estao escondendo as pelas debaixo de seus rabos cheios de privilegios.

seopapese disse...

http://lesbica.blog.br/seopapese/seopapese/