sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Campo de Marte x Campo de Morte


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Henrique Abrão e Laércio Laurelli

Reacende a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki a inadiável necessidade de serem discutidas as condições de voo e segurança do desadaptado Campo de Marte. Não é novidade que muitos voos que partem daquela localidade tiveram trágico destino, a começar do famoso empresário e sua familia Roger Agnelli, ex presidente da Vale, além de helicopteros e até um caso inédito de um sujeito vestido de papai noel sequestrar um helicóptero para ser usado pelo crime organizado.

Poucos bons exemplos já demonstram que o Campo de Marte deve ser fechado ou passado a limpo para uma revisão e completo monitoramento de entradas e saídas, mediante câmeras e policiamento em todos os pontos considerados estratégicos. Ademais, um local situado no coração da cidade poderia funcionar como rota de aeronaves de pequeno porte ou mesmo helicópteros?

Decisiva e definitivamente não. Eis que o risco de acidente é elevado e a população no entorno deveria ser retirada. Mas não é o que acontece. O governo federal em sintonia com o governo estadual, e também em parceria com o município, todos deveriam remover o Campo de Marte e mudá-lo para nova localidade bem mais segura e que não colocasse minimamente obstáculos perto da cabeceira da pista ou que levassem à probabilidade, mínima que fosse, de acidentes de graves consequências.

Além disso, as nossas autoridades responsáveis demorarm e quando fornecem as informações relativas aos acidentes aéreos ficam no campo da probabilidade. A diferença é acachapante, quando houve o acidente na Colômbia com o avião da Lamia, em pouquissimo tempo tínhamos os corpos resgatados, os sobreviventes transferidos e a causa principal esclarecida: pane seca.

Um Ministro do porte do saudoso Zavascki jamais poderia arriscar a própria vida e da sociedade que tão bem representava embarcando numa aeronave
de pequeno porte e sem condições seguras durante intempéries. A Polícia Federal deveria manter permanente escolta e o deslocamento a ser feito por aviões da FAB. Obviamente, se tudo isso fosse feito, não teríamos mais uma calamidade no País das tragédias.

A um passo de serem homologadas importantes delações, eis que o Ministro vem a óbito em circunstâncias pouco convincentes ao menos da sociedade e daqueles que, ao longo dos anos, tinham a expectativa da exposição a nu da podridrão da corrupção que carcome o Brasil. Uma alternativa seria uma remoção a pedido doutro Ministro, mas os acontecimentos consternam e não nos dão muitas luzes num País revestido de trevas e circunstâncias nebulosas.

Basta lembrar o acidente com o então candidato à presidência que despontava com grandes chances de ótimo resultado Eduardo Campos. E por não oferecer condições de tráfego aéreo seguro, e para além disso ter uma localização muito inóspito o campo de marte não pode ser transformado num campo de morte, cujos voos que decolam ou que para lá cheguem sobre eles pairem alguma suspeita de irregularidade.

A facilidade de se entrar no campo de marte é tamanha que um cidadão vestido de Papai Noel, repitamos, sequestrou um helicóptero para entregar em mãos do crime organizado. A cidade de São Paulo já tem um aeroporto
bastante complicado que é de Congonhas, a par de ser tradicional, movimenta milhões de passageiros ao longo do ano e as constantes subidas e descidas incomodam, e muito, a população que mora no entorno, considerando os ruídos e o tempo de chuvas quando a pista se torna de elevado risco.

Deveras, as autoridades das três esferas de poder já deveriam ter em mente o desmonte do  Campo de Marte e um local bem melhor, repleto de segurança e sem habitação alguma no entorno, ou que desapropriem para mostrar que temos as condições básicas já que pequenas aeronaves ou helicópteros não têm os mesmos instrumentos daquelas maiores e uma mínima queda é fatal.

Essa idéia em relação ao campo de marte vem sendo adiada sem razão e a própria insegurança se incorpora à facilidade de entradas e saídas de estranhos pelo local o que torna impossível dar credibilidade aquela posição enfiada no coração da cidade e repleta de grandes prédios e enormes construções.

A sociedade brasileira lamenta profundamente o passamento de um dos seus mais brilhantes Ministros e que se dedicou, de corpo e alma, à carreira da magistratura. Os fatos não podem passar em branco e merecem uma profunda investigação e se for o caso com o concurso de agentes estrangeiros para efeito de uma colaboração e rápida apuração de tudo que se passou.

Soma-se a tudo que a aeronove, segundo consta, caiu há menos de 2 km da cabeceira da pista ,apesar das condições climáticas adversas algo de muito grave deve ter assaltado ao piloto que tinha suficiente experiência para realizar o voo. Enquanto não soubermos as causas divagaremos sobre sabotagem, possível enterro da Lava Jato, forças ocultas, interesses estranhos ao campo da investigação numa conjugação de forças políticas do retrocesso as quais não querem e muito menos desejam ver o Brasil liberto da sua maior chaga dos últimos 500 anos: a abominável corrupção.

Que a investigação não demore mais de trinta dias e no mesmo prazo já tenhamos outro nome de peso para coordenar o campo minado dessa operação. Finalmente,e de há muito, sustentamos que tanto em primeiro como em segundo graus a Relatoria deveria ser compartilhada e não exclusiva de único magistrado.

Com isso as chances de se minar a força do bem pelas trevas seriam diminutas ou inexistentes. Que o Judiciário se conscientize dessa modalidade fundamental para sua própria sobrevivência existencial.

Carlos Henrique Abrão (ativa) e Laércio Laurelli (aposentado) são Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já dizia o sábio: de assunto que não entendo, é melhor calar-me. Creio que que se me metesse a falar de justiça sairiam tantas disparates quanto esses proferidos pelos desembargadores, que entendem, pelo visto, tanto de aviação quanto eu de justiça.

Anônimo disse...

O RETRATO NO TOPO DA MATERIA JA DIZ TUDO. O TRIANGULO DE BERMUDA DO NOSSO DINHEIRO QUE FAZ O PROCESSO INCRIVEL DE DESAPARECER DO DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E CONTINUA A DISTRIBUIR PRIVILEGIOS COM FALACIAS, FALACIAS, FALACIAS. DE FALACIAS NOSSO PAIS ESTA CHEIO E POR CAUSA DELAS, DE PROJETOS MIRABOLANTES FEITOS A MEIA BOCA NO INTERIOR DO DESERTO DE BRASILIA COM LEADERS DOS PARTIDOS PRINCIPAIS E QUE SAO OS UNICOS QUE TEM VOZ E DETERMINAM NOSSO FUTURO, NOSSAS LEIS E PRINCIPALMENTE NOSSO EXTERMINIO. A PATRIA EDUCADORA DO LULA LADRAO DA PUTA PORCA E DO VICE QUE FOI CONTAMINADO COM OS MESMOS GENS QUE TROUXE DE 88 PARA CA, OU SEJA IMPUNIDADE, IMPUNIDADE, IMPUNIDADE. PODEM ROUBAR, ESCANCARAR, TRAFICAR INFLUENCIAS, PEDIR BRIGE E PREVARICAR A CEU ABERTO PORQUE ISSO NOS DIZERES MODERNINHO DELES E UMA MARAVILHA, E O CERTO, E O JUSTO E O MARAVILHOSO DESEMBERQUE DE NOSSA MERITOCRACIA, E O MARAVILHOS DESEMBARQUE DE NOSSA VERGONHA, DE NOSSA CIDADANIA E PRINCIPALMENTE DE NOSSO RESPEITO QUE DEVERIAMOS TER POR NOS MESMOS, NOSSAS PALAVRAS E NOSSA FAMILIA. A PATRIA EDUCADORA DA PUTA PORCA FOI CRIADA NO BAIXO MUNDO DOS VIGARISTAS, DAS PUTAS, DOS ANALFABETOS, DOS VIADOS, DOS PRETOS, DOS POBRES E DOS SEM VERGONHAS PORQUE NOSSO PAIS NAO PODE SER CLASSIFICADO POR MINORIAS MAS SIM POR MAIORIAS E GRAÇAS A DEUS NOS NAO SOMOS ELES. NOS SOMOS BRASILEIROS, VERDE E AMARELO, AMAMOS NOSSA FAMILIA E NOSSO SEXO ESTAMOS SATISFEITOS COM O SEXO QUE DEUS NOS DEUS E NAO TEMOS NADA A VER COM A SEXUALIDADE DAS PESSOAS DESDE QUE ELAS GUARDEM DENTRO DE SUAS CALÇAS E CUECAS. MAS ACONTECE QUE HOJE E MODERNINHO DIZER QUE NAO ESTA SAFISFEITO COM SEU SEXO COMO SE ISSO FOSSE ATRIBUTO QUE ENOBRECE. ESTA FALTA DE VERGONHA ESTA FALTA DE IDENTIDADE, ESTA FALTA DE HONESTIDADE E PRINCIPALMENTE ESTA FALTA DE RESPEITO AO DIREITO DAS OUTRAS PESSOAS E ESSE ROUBO ESCANCARADO A PLENA LUZ DO DIA PATROCINADO PELOS TRES PODERES E QUE ESTA FORA DA REALIDADE BRASILEIRA. ABAIXO TRES PODERES DE MERDOCRACIA. O PÁIS PRECISA SER PASSADO A LIMPO. A LEI E UMA SO PARA TODOS. QUEM DELINQUIR TEM QUE SER PUNIDO SEJA QUEM FOR, DE QUE PARTIDO FOR E QUE AUTORIDADE TIVER. A LEI E PARA TODOS E NAO SOMENTE PARA QUEM TRABALHA E CARREGA A CANGA. ENTAO VAMOS PASSAR A LIMPO BANINDO OS TRES PODERES E OS CINQUENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE NAO RAZEM NADA, NAO RESOLVEM NADA E SO DIZEM AMEM AMEM.

Anônimo disse...

TODO INDICA QUE 2 VELHOS PODRES DE RICOS E SAFADADOS ESTAVAM SE PREPARANDO PARA UMA FARRA COM 2 PROSTITUTAS... ATÉ QUE PROVEM AO CONTRARIO NÃO QUEIMO VELA COM DEFUNTO RUIM... TEORI ERA DE CARNE E OSSO E COMO TODO MENBRO DO JUDICIARIO SE ACHAVA UM DEUS E SE ESQUECEU QUE VOLTA E MEIA A MAÇONARIA PROMOVE UMA QUEIMA DE ARQUIVO, O PSDB ERA A BOLA DA VEZ E TEORI AMEAÇAVA POR A BOCA NO TROMBONE...