quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Morte súbita de Teori também vitimará a Lava Jato?


2a Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Não importa o que causou o acidente que derrubou o avião que matou o ministro Teori Zavascki, em acidente ocorrido em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Teori montara uma força tarefa de juízes auxiliares e, semana que vem ou no começo de fevereiro, deveria homologar a delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht. Agora tudo vai atrasar... No mínimo...

A grande dúvida agora é se a súbita perda de Teori vai também vitimar a Lava Jato e os processos que atingem aquela turma com o absurdo foro privilegiado. Teori andava com segurança reforçada, porém tranquilo. A teoria da conspiração vai correr solta... O fato real e lamentável da vida é que Teori faleceu. Gloria transit sig mundi...

O presidente Michel Temer, que havia advertido que não seria atingido pela Lava Jato, agora tem a chance inesperada de indicar um ministro para o Supremo Tribunal Federal. Quem ele vai indicar? Tudo indica que será um nome de algum jurista “crítico” dos procedimentos de Sérgio Moro e da Força Tarefa do Ministério Público Federal. Outro pepino é quem vai ficar com os casos sob responsabilidade de Teori. Pode ocorrer um sorteio entre os ministros para escolher um novo relator. De todo modo, no andar de cima, a Lava Jato dará uma “paradinha”.

As homologações de delações premiadas vão atrasar, inevitavelmente. Qualquer um que herde a “rabuda” de Teori terá de, no mínimo, pedir um tempo maior para analisar um caso jurídico de tanta repercussão. Os documentos da Lava Jato ocupam uma sala inteira do prédio do STF. Teori vinha conduzindo os trabalhos com equilíbrio, mas certamente sofrendo grande pressão política nos bastidores. O sucessor dele, com enorme chance, será um “inimigo” (não-ostensivo) da Lava Jato.

Sobrarão especulações sobre o acidente com o avião bi-motor King Air C90 GT, ocorrido por volta de 13h 30min. A aeronave era totalmente nova e moderna tecnologicamente para navegação segura. A documentação estava regular, segundo informa a Agência Nacional de Aviação Civil. Moradores de Paraty informam que chovia torrencialmente, além do normal, no momento da queda. A região é perigosa para vôos, sobretudo em momentos de entrada brusca de frente fria. A zona de baixa pressão atmosférica, quando encontra aquelas nuvens pesadas vindas da Amazônia, costuma “desabar o céu”, com estragos em cima e embaixo.

O acidente fatal com Teori é um banho de água fria no célere combate à corrupção. O mercado financeiro já especula que a Lava Jato deve se arrastar por mais tempo que o desejável. Rentistas temem que, depois dos empreiteiros e alguns políticos, os banqueiros também se tornem alvo de investigações e processos. Até agora, a operação abafa tem funcionado direitinho, e a turma do mercado financeiro segue “poupada”. Milagres acontecem...

O Juiz Sérgio Moro, que volta a trabalhar nesta sexta-feira, se declarou “perplexo” com a morte de Teori, ponderando que sem ele não haveria operação Lava Jato. Todo mundo se lembra que Teori chegou a proibir Moro de investigar Lula... No entanto, a tragédia supera a má lembrança. A Associação dos Juízes Federais já soltou uma nota pedindo todo rigor nas investigações sobre o acidente aéreo. Teremos a repetição das costumeiras investigações em tragédias áreas recentes de Eduardo Campos (2014) e Roger Agnelli (2016) ou até daquela distante no tempo: a queda do helicóptero com Ulysses Guimarães, em 12 de outubro de 1992, naquela mesma região de Angra dos Reis e Paraty.

A morte inesperada de Teori deve alterar, radicalmente, a pauta do noticiário – que estava monopolizada pela “crise” penitenciária. As facções devem dar uma acalmada, porque tudo vai se concentrar na “novela Teori”. Agora vem luto, velório e um recesso do judiciário até 1º de fevereiro. Embora seja urgente, a Lava Jato sofrerá uma atrasada...

A morte inesperada de Teori deve alterar, radicalmente, a pauta do noticiário – que estava monopolizada pela “crise” penitenciária. As facções devem dar uma acalmada, porque tudo vai se concentrar na “novela Teori”.

Quem tem foro privilegiado ganha um tempinho... Quem não tem imunidade, como Luiz Inácio Lula da Silva, deve ficar esperto... Sérgio Moro volta ao trabalho amanhã...

Humor negro

Em piadinha de humor nigérrimo que roda nas redes sociais, o senador Renan Calheiros já teria dito para a própria consciência que o nome dele seria o melhor indicado para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal pela morte de Teori Zavascki...

Certamente, Michel Temer não levará a piada tão a sério...

Mas é altíssima a aposta de que ele brindará o STF com o nome de um inimigo da Lava Jato.

A suprema surpresa seria se Temer viesse a público indicar o juiz Sérgio Fernando Moro para o STF...

Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Janeiro de 2017.

5 comentários:

Sérgio Alves de Oliveira disse...

"Benza Deus",J.Serrão. Até dá para suspeitar que Vossa Excelência tenha poderes premonitórios,de enxergar antes o que vai acontecer depois. Esse indício está na edição de 5ª feira,18.1.17,do Alerta Total,com a matéria que contém a figura do Temer e o título ""Dá para empurrar a Lava Jato com a barriga?",e como subtítulos "Para Temer,TSE não julgará pedido de cassação da chapa em 2017",e mais "Minha bagagem de jurista me diz que um processos desses pode se empurrar com a barriga por mais de 10 anos". Fechou direitinho,não?
Resumindo acabou acontecendo um fato para matar definitivamente a Lava Jato.O Ministro que substituirá Teori na relatoria da Lava Jato certamente será o carrasco dela,seja um dos atuais Ministros,seja o novo a ser nomeado. è o fim da Lava Jato no STF. Todo o trabalho foi perdido.Quanto às causas do acidente,minha intuição de piloto por muitos anos está batendo o martelinho na minha cabeça para dizer que foi sabotagem. Mas também creio que jamais saberemos o que aconteceu ao certo, porque também as investigações serão sabotados. Os poderes envolvidos são muito grandes.

Anônimo disse...

Muito estranho o acidente (?) que vitimou o Ministro Teori.
Nas esquinas se fala em queima de arquivo, como já ocorreu antes, quando alguém poderia se prejudicar (pessoas ou grupos, políticos ou não).

Anônimo disse...

Em entrevista há anos atrás, um técnico desses aparelhos definiu aeronaves de pequeno porte como "caixões voadores".

Anônimo disse...

A aviação é segura. Se você não dá manutenção no seu carro, ele vai dar pane em algum momento, geralmente a noite e final de semana. Na aviação não é diferente. Acidentes acontecem por uma soma de vários eventos. Querem economizar com manutenção e acabam sofrendo panes. Avião não dá para encostar na beira da "estrada". O avião do time da "Chape", se tivesse cumprido apenas um reabastecimento.. ou declarado emergência... ou dito que já vinha com problemas de combustível ou, etc, etc, não teria caído. Quantos helicópteros caíram porque os pilotos teimaram em enfrentar o mau tempo e achando que tinham experiência na rota voada, desceram além do teto de segurança? E a coisa fica pior, quando a pressão aumenta com a presença do patrão a bordo querendo ir de qualquer jeito para o destino. Talvez não seja o caso do acidente com o ministro e só as investigações vão dizer o que contribuiu para o acidente.

Anônimo disse...

"De duas uma",

Quem matou (ou melhor, mandou matar),
ou foi o Lula,
ou foi o Michel...

Façam suas apostas !