segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A Lava Jato não será enterrada, mas atenuada


2ª Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A indicação do tucano Alexandre Moraes para o Supremo Tribunal Federal é um sinal de que o Presidente Michel Temer quer mesmo neutralizar a Lava Jato. A escolha extremamente política para o STF terá, como conseqüência natural, uma aliviada no indiciamento e julgamento de políticos. Apesar do teor bombástico das “colaborações premiadas de empreiteiras (como a Odebrecht, e as aguardadas delações da Camargo Correa e Queiroz Galvão), o julgamento em instância judiciária superior da Lava Jato tende a “eleger” apenas alguns bode expiatórios, entre centenas de políticos envolvidos em corrupção.

Majoritariamente, a turma que desfruta do absurdo foro privilegiado de julgamento ficará, como de costume, em uma boa. Nunca se correu tanto o risco, como agora, de a Lava Jato ficar limitada a punir, na primeira instância, empresários, executivos e doleiros. A pressão política direta – e outras coações ocultas nos bastidores – podem dificultar que alguns poderosos sem direito a foro especial – como Luiz Inácio Lula da Silva – acabe, no máximo, sofrendo alguma punição bem leve. Se não houver protestos contundentes nas redes sociais e nas ruas, o rigor seletivo falará mais alto no fim das contas. Poucos serão punidos, muitos serão poupados.

Citado 43 vezes no depoimento de Cláudio Mello Filho (ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, o Presidente Michel Temer partiu para a ofensiva midiática.  Temer plantou estratégicas declarações em entrevista informal ao jornalista Ricardo Noblat, de O Globo: “Seria melhor para todos que as delações fossem logo divulgadas, e de uma vez. Quem for atingido pelas delações que se explique e que se defenda. Depois, avaliaremos o que fazer. Quanto a mim, minha preocupação com isso é igual a zero”.

Temer não faz bravata, nem ameaça. Ele confia não só no poder de sua caneta presidencial. Sua maior segurança vem do desempenho da equipe econômica. A segurança dele vem do poderio de Henrique Meirelles – amigo da mais alta confiança de outro poderoso: Luiz Inácio Lula da Silva. É Meirelles o “seguro de vida” de Temer. O mercado financeiro, mesmo não morrendo de amores por Temer, não deseja que ele seja derrubado por um escândalo na Lava Jato. Só por este motivo nada acontecerá com ele. Basta lembrar que nada ocorreu com Lula, desde o Mensalão, porque ele era Presidente, e não era incompetente e inábil como a Dilma Rousseff que foi golpeada.

Com Alexandre Morais emplacando no STF – com nome passando facilmente no Senado -, o Ministério da Justiça cairá no colo de Renan Calheiros. Hoje líder do PMDB na Casa, Renan pode até virar Ministro da Justiça e Segurança Pública – mantendo o foro privilegiado. Caso não ocupe o ministério, com certeza, o nome indicado será de sua inteira confiança. E assim segue o Brasil no ritmo de mais do mesmo...

Releia a primeira edição desta segunda-feira: Lula se enterrou, mas segue vivo


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 6 de Fevereiro de 2017.

4 comentários:

Anônimo disse...

O QUE QUE É O QUE QUE HÁ ??? NINGUÉM ENXERGA NADA E NINGUÉM FALA NADA ??? AS FAA OS POLITICOS E O JUDICIARIO DEBAIXO DAS ORDENS DA MAÇONARIA ESTÃO EXECUTANDO UM PLANO MACABRO DE FUDEREM COM TUDO... SÓ PENSAM NO LUCRO QUE AS ATIVIDADES CRIMINOSAS LHES PROPORCIONAM, EM TODOS OS MUNICIPIOS DOS ESTADOS, NARCOTRAFICO, CONTRABANDO E JOGOS ILEGAIS, E MAIS OUTROS CAMBALACHOS QUE ATÉ DEUS DUVIDA... CADÊ A OAB ??? CADÊ A CORREGEDORIA ???

Loumari disse...

O ÚLTIMO VIDEO DO CEGO A SER GRAVADO 2017 MUITOS IRÃO MORRER!

https://youtu.be/ex1TmBetyi8

Isaías 53 ►
King James Atualizada
1 Ora, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o Braço de Yahweh?

2Ele cresceu diante dele como um broto tenro e como uma raiz saída de uma terra árida e estéril. Ele não aparentava qualquer formosura ou majestade que pudesse atrair os seres humanos, nada havia em seu aspecto físico pelo que pudéssemos ser cativados.

3Pelo contrário, foi desprezado e rejeitado pelos homens, viveu como homem de dores, experienciou todo o sofrimento. Caminhou como alguém de quem os seus semelhantes escondem o rosto, foi menosprezado, e nós não demos à sua pessoa importância alguma.

4E no entanto, suas dores eram as nossas próprias enfermidades que ele carregava em seu ser. Sobre seu corpo levou todas as nossas doenças; contudo nós o julgamos culpado e castigado por Deus. Pela mão de Deus ferido e torturado.

5Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados.

6Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

7Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra.

8Por intermédio de julgamento tirano ele foi preso. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi ceifado da terra dos viventes; por causa dos erros do meu povo ele foi golpeado.

9Deram-lhe uma sepultura com os ímpios, e ficou com o rico na sua morte, embora jamais tivesse cometido injustiça, nem houvesse qualquer engano ou inverdade em sua boca.

10Contudo, foi do propósito de Yahweh, torturá-lo e fazê-lo passar por toda dor. E, embora o SENHOR o tenha feito como oferta pelo pecado da humanidade, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias para sempre, e a vontade de Yahweh prosperará em suas mãos.

11Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará satisfeito; mediante a sua sabedoria, o meu Servo, o Justo, justificará a muitos e tomará sobre si mesmo as más obras dos seres humanos.

12Por este motivo Eu lhe darei uma porção generosa entre os grandes, e ele dividirá os despojos entre as multidões, porquanto ele derramou a sua própria vida até a morte, e foi contado entre os criminosos. Portanto, ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Temos que ter presente que na Lava Jato ,salvo alguns poucos "bodes expiatórios", julgados e presos ainda em Primeira Instância,os demais não serão condenados,na palavra final da Justiça (STF)seja por responderem no Supremo como Instância Originária, em face dos seus "foros privilegiados",ou então em recursos que vão acabar no STF. Sinceramente,eu nunca poderia imaginar,após quase meio século de advocacia ,que a Justiça brasileira acabasse nessa vergonheira. Esses cretinos que estão protagonizando esses episódios,certamente têm consciência que o "tempo apaga tudo".

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Temos que ter presente que na Lava Jato ,salvo alguns poucos "bodes expiatórios", julgados e presos ainda em Primeira Instância,os demais não serão condenados,na palavra final da Justiça (STF)seja por responderem no Supremo como Instância Originária, em face dos seus "foros privilegiados",ou então em recursos que vão acabar no STF. Sinceramente,eu nunca poderia imaginar,após quase meio século de advocacia ,que a Justiça brasileira acabasse nessa vergonheira. Esses cretinos que estão protagonizando esses episódios,certamente têm consciência que o "tempo apaga tudo".