segunda-feira, 20 de março de 2017

MPF apresenta a White Martins na Gemini, e a Lava Jato pede mais passagem na Petrobras


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Lava Jato tem a chance de ouro de ir muito além de punições exemplares a dirigentes empresariais ou a políticos, avançando sobre fortes indícios de crimes societários (até agora impunes, porque não foram investigados corretamente). Um caminho seria aprofundar as investigações sobre as influências do sistema BNDES/BNDESpar nas decisões da Petrobras, durante a gestão de Luciano Coutinho (que foi conselheiro da petrolífera). Prova de que havia problemas é que a atual presidente do BNDES, Maria Sílvia Bastos Marques, decidiu que nenhum diretor do banco participa mais de conselhos das empresas da carteira do BNDESPar (subsidiária de participações societárias).

A outra linha de investigação para a Força Tarefa é mergulhar fundo sobre o acordo de cotistas de uma sociedade de propósito específico (a Gemini) que chama atenção de setores do Ministério Público Federal. Na matéria “MPF junto ao CADE recomenda que Força Tarefa da Lava Jato investigue White Martins na Gemini”, publicada em 15 de março de 2017, o Alerta Total tratou do Ofício nº 050/2015-LJP/PGR/MPF-CADE, por meio do qual o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sugeriu à Força Tarefa da Operação Lava Jato investigações sobre a Gemini – sociedade da Petrobras com a White Martins para produzir e comercializar Gás Natural Liquefeito.

Vale enfocar outros aspectos do referido Ofício, bem como diversos desdobramentos dos assuntos nele contidos. É fundamental lembrar a ordem cronológica dos fatos que possibilitaram a publicação de citada matéria pelo Alerta Total. Em 1º de setembro de 2015, o Procurador Regional da República Lafayete Josué Petter, na condição de representante do MPF junto ao CADE, encaminhou ao Procurador Regional da República Januário Paludo, da Força Tarefa do MPF em Curitiba, o Ofício nº 050/2015-LJP/PGR/MPF-CADE, sugerindo investigação sobre a Gemini;

Mais de um ano depois, em 22 de novembro de 2016, o Procurador Lafayete encaminhou Petição ao Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao CADE Victor Santos Rufino, requerendo que referido Ofício fosse juntado aos autos e que seu conteúdo fosse tornado público. Além disso, informou na Petição que o Ofício era “relacionado ao ‘Consórcio Gemini’, cujos fatos e documentos remetidos deram origem ao Procedimento Investigatório Criminal – PIC – nº 1.25.000.003368/2015-90 naquela seara ministerial”;

Por fim, em 14 de março de 2017, o CADE publicou o Ofício em questão na página do Processo Administrativo nº 08012.011881/2007-41, possibilitando a divulgação, no dia seguinte, da matéria “MPF junto ao CADE recomenda que Força Tarefa da Lava Jato investigue White Martins na Gemini”.

Revista a ordem cronológica dos acontecimentos, serão apresentados a seguir, em complemento à matéria divulgada pelo Alerta Total, novos fatos a serem considerados nas investigações em andamento.

Primeiramente, será analisado o envolvimento de Djalma Rodrigues de Souza no caso Gemini. Sobre ele, constam no Ofício encaminhado pelo CADE à Lava Jato os seguintes trechos: ”Importa destacar que a PETROBRAS fez-se representar na criação deste consórcio por DJALMA RODRIGUES DE SOUZA, então presidente da Gaspetro”.

O procurador Lafayete Josué Petter acrescentou: “Por fim, importante mencionar o fato de que o preposto da Petrobras, que assinou o ‘Instrumento Particular de Constituição de Sociedade Limitada, sob a Denominação de GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda.’, um dos contratos que formalizou a operação de constituição do Consórcio Gemini, teria sido afastado de sua gerência geral na Petrobrás, sendo alvo de investigações no âmbito da Operação Lava Jato. Trata-se do Sr. Djalma Rodrigues de Souza, à época Presidente da Petrobras Gás S.A. - Gaspetro (DOC. 04)”.

Lafayete Josué Petter pontuou: "As investigações sobre a existência de um suposto esquema de corrupção na Petrobras avançam sobre o segundo escalão da empresa. Ex-parceiro do delator da Operação Lava Jato Paulo Roberto Costa na área de Abastecimento da companhia, Djalma Rodrigues foi afastado na última sexta-feira, 20, da gerência geral de Participações Petroquímicas da empresa".

Extremamente mais grave que ter assinado o documento citado no Ofício (Instrumento de Constituição da Gemini) foi o fato de Djalma Rodrigues de Souza ter assinado o Acordo de Quotistas da Gemini. Tal Acordo originou o artigo “O fraudulento Acordo que ferrou com a Petrobras”, publicado pelo Alerta Total em 11 de junho de 2013.

Sobre o Acordo assinado por Djalma Rodrigues, torna-se importante transcrever as acusações feitas ao TCU pela Associação dos Investidores Minoritários – AIDMIN em 02 de setembro de 2016. A Força Tarefa da Lava deveria se aprofundar sobre ela:

“De referido Acordo, especial atenção merecem as cláusulas 3.2 e 3.3, que tratam da contratação pela Gemini da sua sócia majoritária White Martins para a prestação de todos os serviços necessários à produção, armazenamento e transporte do GNL aos consumidores. Importante destacar que, além da contratação inicial, a White Martins foi contemplada com o direito de preferência em todas futuras contratações.”

“Não se alegue que a White Martins não se valeu de citadas cláusulas para superfaturar contra a Gemini. Não se argumente que seriam necessárias minuciosas perícias para a comprovação do superfaturamento. Para esta fase inicial, tal discussão seria absolutamente inócua. Seria absolutamente inócua, pois o ato lesivo já está comprovado: o simples fato de ter sido assinado um Acordo contendo cláusulas que deixam brechas tão sugestivas para o sócio majoritário superfaturar contra a sociedade enseja severa punição para os responsáveis”.

“Sabendo que a sua sócia majoritária tinha o direito de preferência, como a Gemini obteria um preço justo ao ‘contratar a White Martins ou Afiliada desta para a execução dos serviços de logística do fornecimento de gás natural liquefeito aos clientes da Sociedade desde a planta de liquefação de propriedade da White Martins, na qual seria produzido o gás natural liquefeito a ser comercializado pela Sociedade, até o ponto de entrega aos clientes, incluindo o transporte, o controle dos estoques dos clientes, a definição e otimização das rotas de entrega, a manutenção das carretas e tanques criogênicos dos equipamentos utilizados na prestação dos serviços aqui contemplados.’?”

“Como, alguém, representando os interesses da Petrobras, teria condições de vetar eventuais preços extorsivos cobrados pela White Martins para a prestação de serviços à Gemini? Afinal, o fato de existir um Acordo tão flagrantemente lesivo à Gemini tem o condão de pulverizar o ânimo de qualquer negociador sério.”

O Alerta Total cansou de informar que, há anos, por denúncias de investidores, os mais diversos órgãos (TCU, Lava Jato, Procuradoria Geral da República e até mesmo a U.S. Securities and Exchange Commission – SEC) têm sido insistentemente alertados para um fato altamente lesivo à Petrobras: amparada nesse Acordo de Quotistas, a White Martins pode cobrar o preço que bem entender pelos serviços prestados à Gemini, e, por consequência, à Petrobras.

Acontece que, recentemente, a própria White Martins passou o recibo do inadmissível fato: o preço dos serviços por ela prestados à Gemini é de seu livre arbítrio. Isto ocorreu quando – em represália à Decisão do CADE que obrigou a Petrobras a ajustar o preço do Gás Natural fornecido à Gemini – a White Martins comunicou formalmente que “adequará o valor da liquefação por ela levada a efeito ao referido Consórcio ao valor de R$ 0,651m3 (sessenta e cinco centavos de real por metro cúbico) tão logo a Petrobras dê cumprimento à Decisão, ajustando o valor do gás natural aportado ao Consórcio”.

Depois desses breves comentários sobre Djalma Rodrigues de Souza e seu comprometedor Acordo de Quotistas, vale mergulhar sobre outro aspecto que não está sendo tratado à altura de sua gravidade: o fato de a Gemini se beneficiar do fornecimento da matéria-prima Gás Natural a preços favorecidos praticados pela sócia minoritária Petrobras.

É público e notório que, ao julgar o fato de a Braskem estar se beneficiando do fornecimento pela sócia minoritária Petrobras da matéria-prima Nafta a preços favorecidos, o Juiz Sérgio Moro aplicou forte penalidade na Odebrecht, a sócia majoritária da Braskem. A decisão aplicada pela 13ª Vara Federal em Curitiba contra a empreiteira também pode se repetir em situações análogas. Basta que a Força Tarefa investigue e o MPF ofereça a denúncia com o foco correto. 

 

A respeito desse assunto, recomenda-se a leitura do artigo “Rapinagem anunciada na Gemini: Petrobras não se livra das garras da White Martins no Pós-Cade”, publicado pelo Alerta Total em 13 de fevereiro de 2017. Em tal artigo, encontra-se transcrita a íntegra da enérgica denúncia feita pelo geólogo Ivo Marcelino à Ouvidoria da Petrobras. A seguir, algumas das afirmativas contidas na denúncia de Ivo Marcelino:

 

“Que ninguém se atreva a negar: a Gemini – sociedade da Petrobras com a White Martins – é um caso de polícia, assim como o foi a Braskem, sociedade da Petrobras com a notória corruptora Odebrecht. Em ambas as sociedades, a Petrobras é sócia minoritária e fornecedora da matéria-prima”.

“A ‘adequação’ do valor da liquefação acima referida – feita em represália ao ajuste do valor do Gás Natural que era subsidiado para a Gemini – demonstra formalmente que a Petrobras nunca se livrará das garras da White Martins. Naturalmente, esse aumento arbitrário de preços obriga que seja feita uma auditagem em todos os preços cobrados da Gemini pelos serviços prestados e pelo fornecimento de equipamentos por parte da sócia White Martins”.

Por fim, mais um assunto mencionado no Ofício do MPF no CADE à Força Tarefa da Lava Jato: o possível envolvimento do senador petista Humberto Costa com a White Martins. A melhor maneira de abordar o assunto é por meio da reprodução dos seguintes trechos de mensagem encaminhada por um estudioso do assunto ao Procurador Rodrigo Janot em 13 de março de 2017:
 
“Tomei conhecimento que, a pedido de V. Exª, a investigação sobre a suposta propina de R$ 1 milhão para o senador Humberto Costa foi prorrogada por mais noventa dias. Segundo matéria publicada na imprensa, a Polícia Federal havia pedido o arquivamento do inquérito (instaurado a partir de delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa), por não ter encontrado provas que indicassem a solicitação ou o recebimento de propina. Além disso, a matéria informou duas outras coisas: 1 – a propina teria sido paga pela empresa White Martins; 2 – consta, em documento elaborado por V. Exª, que ‘tal pedido teria ocorrido na própria Petrobras, de modo que a propina estaria relacionada à facilitação de contratos no Comperj’.”

“Devido às dificuldades de serem encontradas provas relacionadas à facilitação de contratos no Comperj, o que ocasionou o pedido de arquivamento pela Polícia Federal, sinto-me na obrigação de sugerir uma nova linha de investigação, que nada tem a ver com a Comperj, mas tudo tem a ver com interesses escusos da White Martins em prejuízo da Petrobras.”

“Sugiro, Excelência, uma rigorosa investigação sobre a sociedade da Petrobras com a White Martins para produzir e comercializar Gás Natural Liquefeito, chamada Gemini. Faço isso, por concordar inteiramente com aqueles que afirmam que nenhuma pista deve ser desprezada, pois pode ser ela a peça que faltava no quebra-cabeça”. 

Finalizando mais este capítulo do escândalo Gemini, com o objetivo de colaborar com as autoridades que estão investigando o caso, e procurando melhor informar os leitores, recomendamos a releitura atenta dos seguintes artigos e documentos:

“O fraudulento Acordo que ferrou com a Petrobras”


Acordo de Quotistas da Gemini assinado em 29 de janeiro de 2004 por Djalma Rodrigues de Souza




A Lava Jato representa um importante avanço no combate à corrupção e à impunidade no Brasil. Mas também precisa representar um avanço no aprimoramento institucional mergulhando sobre indícios de crimes societários fartamente denunciados por investidores, principalmente acionistas minoritários que foram lesados e tiverem prejuízos também impostos à sociedade brasileira.

Se corrupção sistêmica se apresenta, o Ministério Público e Judiciário não podem lhe dar passagem pela via da impunidade. Os brasileiros, nas redes sociais e nas ruas, não podem permitir que isto aconteça!

Gol legal...

Releia o artigo de domingo: A hora e a vez do Federalismo no Brasil


BNDES sob Maria Sílvia

Revelações importantes da economista Maria Sílvia Bastos Marques, presidente do BNDES, em entrevista ao Valor Econômico, falando de corrupção, acordos de leniência, compliance e regras de financiamento do banco estatal de fomento nestes tempos de Lava Jato:

O BNDES, desde o começo da Lava-Jato, começou gradativamente a interromper desembolsos para as construtoras. Em maio de 2016, antes portanto de entrarmos no banco, 100% dos desembolsos às exportações estavam suspensos. Não houve mais contratação de longo prazo e nenhum desembolso [para as empreiteiras]. A mensagem é clara: esta gestão não interrompeu pagamentos. Estes já estavam suspensos.

Em dezembro de 2014, o BNDES informou ao Banco Central os critérios de desembolso para as empresas envolvidas na Lava-Jato do ponto de vista de cadastro. O banco disse, que havendo denúncia na Lava-Jato contra uma empresa, reduziria em um nível a avaliação cadastral e que, se a empresa se tornasse ré, o cadastro sairia de regular para ruim, situação em que o banco suspende os pagamentos. E da mesma forma o BNDES informou como sairia desse processo: com a absolvição pela Justiça ou fechamento de acordo de leniência, o cadastro sairia de ruim para regular.

O cadastro é uma condição necessária. O banco não pode dar crédito a alguém que não tenha cadastro. O fato de ter cadastro não quer dizer que daremos crédito. Mas, para fazer a análise de crédito e talvez desembolsar alguma coisa, a empresa precisa ter cadastro positivo. O cadastro ruim é impeditivo para assumir risco de crédito e a empresa pode ter cadastro ruim por outras razões, como estar inadimplente com fornecedor, ter uma ação ambiental.

Não estamos preocupados somente com garantias de crédito. Estamos preocupados em primeiro lugar com os projetos. Isso é importante porque lemos cotidianamente que o banco não quer emprestar e descumpriu compromissos.

Não tem mais empréstimo-ponte, hoje os financiamentos do banco são de no máximo até 80% [de participação], com 20% de 'equity' [ações] do investidor. As condições de financiamento são definidas para os leilões específicos. No caso do leilão de aeroportos, a parcela em TJLP é até 40% e tem debêntures. Podemos entrar em até 100% das debêntures a custo de mercado.

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez uma auditoria profunda em 149 contratos e nos ajudou muito na retomada. O tribunal nos apontou aperfeiçoamentos nos processos que o banco estava usando. Era um dos assuntos mais delicados do banco e estamos conseguindo com transparência e critérios horizontais tratar do assunto, que não é simples e afetou muito a imagem do BNDES. Em outubro, divulgamos novos critérios para os novos projetos. Para os projetos suspensos, anunciamos as condições necessárias à retomada dos desembolsos.

É importante dizer que o banco está em estreita colaboração com o Ministério Público Federal. Temos troca permanente de informação e reuniões. Temos ido com frequência ao TCU para resolver o estoque grande de problemas. Nossa aproximação com os órgãos de controle é positiva. Assinamos [na quinta-feira] termo de cooperação com o Ministério da Transparência [ex-CGU]. No caso do MPF, começamos tratativas para possível assinatura de um acordo de cooperação institucional.

Big Boss


Picanhada de R$ 119 por pessoa


Papelão mágico


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Março de 2017.

10 comentários:

Anônimo disse...

BLOG DO ORLANDO TAMBOSI
Liberal e anti-ideológico, combatendo o lulopetismo desde 2005.
domingo, 19 de março de 2017
Como os canalhas fraudam a democracia
BLOG DO ORLANDO TAMBOSI
Voto em lista fechada é uma manobra descarada para burlar a democracia, substituindo o voto direto e pessoal em candidatos pelos nomeados (e escondidos) pelos partidos. Tudo por medo da Lava-Jato, que está chegando aos figurões da política. Texto de Percival Puggina:
A tentativa de instituir o voto em lista fechada é a manobra mais descarada desde o início das operações da Lava Jato. Supera, em despudor, a missão do "Bessias" levando a Lula o ato que o homiziaria no ministério de Dilma. É mais desavergonhada do que a "anistia do caixa 2". A democracia dos canalhas alcança seu apogeu com algo tão indecente na motivação, tão contra a democracia na concepção e tão escancaradamente desonesto que estará coberto de razão o cidadão que registrar, na polícia, um boletim de ocorrência.
A ideia e a intenção estão em todos os noticiários desta sexta-feira 17 de março. Seus promotores, grandes figurões da política nacional, estão preocupados com os prejuízos eleitorais que lhes advêm do conhecimento de seus crimes e de suas inclusões nas listas de Janot. O que conceberam pode ser descrito como um gigantesco iceberg político sem nada submerso. Da ponta à base, o mastodonte está inteiramente visível nas páginas dos jornais. Nosso país nunca adotou o voto em lista fechada exatamente pelo motivo que, agora, a organização criminosa atuante na política brasileira passou a vê-lo com bons olhos: ele esconde os candidatos e o voto deixa de ser direto e pessoal. CONTINUA...

Anônimo disse...


BLOG DO ORLANDO TAMBOSI CONTINUA II
Com efeito, nesse sistema:
1) cada partido elabora uma lista com os nomes em disputa;
2) no dia da eleição, o eleitor escolhe e vota na lista de sua preferência;
3) o percentual de votos dados a cada lista, em relação ao total de sufrágios da eleição, define quantas cadeiras cabem a cada partido;
4) são os partidos que estabelecem a ordem dos nomes nas respectivas listas;
5) é dentro dessa ordem que as cadeiras são preenchidas (se um partido tiver direito a dez cadeiras, por exemplo, os dez primeiros nomes de sua lista serão titulares).
Com medo da reação da sociedade ante os escândalos em que estão envolvidos, os piores elementos da vida pública brasileira, candidatos preferenciais a serem varridos das urnas em 2018, encontraram no voto em lista fechada um modo de se elegerem sem necessidade de encarar individualmente os eleitores. Pretendem, com essa manobra, caciques que são, retomar suas cadeiras e preservar o foro privilegiado escondidos na lista partidária, mais ou menos como se dá comprimido para cachorro, disfarçado dentro de um naco de carne. É assim, escondidos e sem votos pessoais, mascarados, que eles querem voltar aos negócios em 2018. Antes, desfiguravam a representação política comprando votos e abusando do poder econômico com dinheiro mal havido; agora, querem continuar abastardando a democracia com o voto em lista fechada.CONTINUA...

Anônimo disse...


BLOG DO ORLANDO TAMBOSI CONTINUA III E TERMINA

Com efeito, nesse sistema:
1) cada partido elabora uma lista com os nomes em disputa;
2) no dia da eleição, o eleitor escolhe e vota na lista de sua preferência;
3) o percentual de votos dados a cada lista, em relação ao total de sufrágios da eleição, define quantas cadeiras cabem a cada partido;
4) são os partidos que estabelecem a ordem dos nomes nas respectivas listas;
5) é dentro dessa ordem que as cadeiras são preenchidas (se um partido tiver direito a dez cadeiras, por exemplo, os dez primeiros nomes de sua lista serão titulares).
Com medo da reação da sociedade ante os escândalos em que estão envolvidos, os piores elementos da vida pública brasileira, candidatos preferenciais a serem varridos das urnas em 2018, encontraram no voto em lista fechada um modo de se elegerem sem necessidade de encarar individualmente os eleitores. Pretendem, com essa manobra, caciques que são, retomar suas cadeiras e preservar o foro privilegiado escondidos na lista partidária, mais ou menos como se dá comprimido para cachorro, disfarçado dentro de um naco de carne. É assim, escondidos e sem votos pessoais, mascarados, que eles querem voltar aos negócios em 2018. Antes, desfiguravam a representação política comprando votos e abusando do poder econômico com dinheiro mal havido; agora, querem continuar abastardando a democracia com o voto em lista fechada.
PS – O MINISTRO GILMAR PRESIDENTE DO SUPREMO BESTEIROL PREVARICADOR ELEITORAL APOIA A LISTA FECHADA, SO ASSIM ELE NAO PRECISA EXPURGAR MAUS POLITICOS E VAI VIVER SUA VIDA TRANQUILA CHEIAS DE PRIVILEGIOS DE BEM COM TODOS OS PARTIDOS TRAMBIQUEIROS VERMELHOS E CHEIOS DE PROCESSOS NAS COSTAS E PODERA PEDIR O QUE QUISER A ELES. ESTA E A FORMA DO SUPREMO ELEITORAL TRABALHAR. BANDIDOS CONTINUAM PREVARICANDO DENTRO DOS TRES PODERES E O SUPREMO BESTEIROL NAO FAZ NADA, SOMENTE SENTA EM CIMA DOS PROCESSOS E A FARSA CONTINUA. OLHA AS MAQUININHAS FAJUTAS IMPLANTADAS PELO TOFFOLI QUE NAO DEIXOU FAZER AS VERIFICAÇOES QUE DEVERIA, PORTANTO NAO SE ASSUSTEM SE ALGUM CANDIDATO PASSE PORQUE OS SUPREMOS BESTEIROL FEDERAL E ELEITORAL VAO SE INCUMBIR DE SENTAR EM CIMA DOS PROCESSOS E DEPOIS COLOCAR O MALANDRO VAGABUNDO VERMELHO NO PODER DE VOLTA COM A FICHA MAIS LIMPINHA DO QUE BUNDA DE CRIANÇA. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE?

Anônimo disse...

O VAGABUNDO VERMELHO BOCA DE ESGOTO NOVE DEDOS E A MALANDRA VIGARISTA DE 64 E TODOS QUE A AJUDARAM NO EMBROLIO EM QUE SE TRANSFORMOU O PAIS TEM QUE SER PUNIDOS PELO CONJUNTO DA OBRA. NOSSO PAIS ESTA NA MERDA. NA FOTOGRAFIA OS DOIS ESTAVAM CHEIOS DE OLEO DA PETROBRAS QUE NA REALIDADE SE TRANSFORMARAM EM MERDA DA FORMA QUE ADMINISTRARAM O PAIS. AGORA FRIBOI E OI QUE TRANSFORMARAM ESTA GOGO DE ESGOTO E A PUTA TRAMBIQUEIRA EM PERSONALIDADES PORQUE ESTAO QUERENDO SE CANDIDATAR OUTRAS VEZES E GRAÇAS AOS SUPREMOS BESTEIROL AINDA ESTAO SOLTAS. POR FALAR EM SUPREMOS BESTEIROL ONDE ANDAM OS PREVARICADORES LEVANDO WISK, TOFFOLI E ASSEMELHADOS. ESTAO TAO QUIETOS MALOCADOS EM SEGUNDA INSTANCIA PARA DEFENDER OS VAGABUNDOS DO PODER. ESTA NA HORA DE DISSOLVER A SUPREMA CORTE ELEITORAL E FEDERAL QUE SAO OS MAMELUCOS CONIVENTES COM A PUTARIA ASSASSINA DO PAIS. ESTA NA HORA DE ABRIR A CAIXA PRETA DO BNDS E DOS CARTOES CORPORATIVOS DE SUAS EXCRESCENCIAS. O PAIS NAO TEM MAIS PACIENCIA E MUITO MENOS RESPEITO POR AUTORIDADES PREVARICADORAS, CINICAS, INCOMPETENTES E VAGABUNDAS QUE SE MISTURARAM DENTRO DO PT FAZENDO DAS CASAS FEDERAIS UMA VERDADEIRA MAÇONARIA DE ELEITOS DE PRINCIPE NEGRO SATANAZ. BY DE WAY ONDE O VAGABUNDO SEM VERGONHA VELHO SENIL E DESGASTADO PRINCIPE NEGRO TEMER ESCONDEU NOSSA VERGONA, NOSSA CIDADANIA, NOSSAS FORÇAS ARMADAS QUE AGORA A BANDA MARCIAL BRASILEIRA SERVE PARA TOCAR NA ENTRADA DOS TIMES QUE ESTAO COMPETINDO NO FUTEBOL. ONDE ESTE CRETINO COLOCOU NOSSA BANDEIRA, NOSSO HINO DO BRASIL E A BANDEIRA. ONDE ESTE SEM VERGONHA COLOCOU SEUS CULHOES? GASTOU A ULTIMA BALA DA AGULHA AJUDANDO OS MALANDROS DO PARTIDO DELE. ACOBERTANDO ILICITOS E DANDO CARGOS PARA PASSAR AS MODIFICAÇOES NAS LEIS PARA SALVAR O PROSTIBULO EM QUE SE TRANSFORMOU OS TRES PODERES BRASILEIRO. ELES NAO TEM CACIFE PARA FAZER MODIFICAÇAO ALGUMA. PRINCIPALMENTE O MERDELES QUE FOI AJUDANTE DO NOVE DEDOS E AGORA ESTA AJUDANDO COM HIPOCRISIA CONTABIL O VAGABUNDO DO TEMER QUE FEZ ACORDAO COM A RAÇA PODRE DE BRASILIA. AGENTES DO MAL QUE A UNICA COISA QUE FAZEM E CORRER ATRAZ DE PRIVILEGIOS E DE CARGOS PARA FICAR PARA SEMPRE MAMANDO NA TETA DA VACA. OS CARGOS DELES E O QUE NOVENTA E NOVE POR CENTRO DO POPULAÇAO BRASILEIRA GOSTARIA DE TER E NAO TEM GRAÇAS AO CONTRATO DRACONIADO DESTA POLITICA CAFAGESTE E SEM VERGONHA QUE TOMOU O CEU DE BRASILIA. TEMOS QUE SO DEIXAR FAZER MODIFICAÇAO COM GENTE DE CACIFE E VERGONHA E NAO ELES MALABARISTAS DO ERARIO PUBLICO E PREVARICADORES DE TODOS OS PODERES DE BRASILIA. OLHA A MAQUININHA FAJUTA DO SEM VERGONHA DO TOFOLI E APOIADA PELO DRAGAO DA SUBSERVIENCIA A PODRIDAO POLITICA O MINISTRO GILMAR MENDER. ADVOGADO DE DEFESA DOS VERMELHOS MAMBEMBES.

Anônimo disse...

O ANTAGONISTA

Agamenon: "Que papelão!"
Brasil 20.03.17 11:40
Só agora o povo entendeu por que é que o William Bonner não queria mais comer a Fátima Bernardes! Nem o churrasquinho na laje de domingo o brasileiro pode fazer em paz! As carnes que comemos estão todas podres! E não é só a carne, não! O Brasil está podre e começou pela geladeira lá de casa: asa de frango, drumete, lombo, chuleta, picanha, alcatra, maminha, fraldinha, acém, lagarto redondo, patinho, linguiça calabresa, peito de peru, mortadela e presunto. Tá tudo bichado. Só não joguei as carnes fora porque a geladeira lá de casa há muito tempo não sabe o que é uma proteína animal.
BLA,BLA,BLA DO ARTIGO ....

Agamenon Mendes Pedreira acha que onde se ganha o pão não se deteriora a carne.

Agamenon é do tempo em que só se podia usar cabeça de porco para moradia popular.´

PS = ATE O MUNDO VEGETAL SEMPRE DESCONFIOU QUE OS ESPETINHOS COMPRADOS NA RUA DEBAIXO DO SOL ERAM DE CARNE DE CATO E DE CACHORRO. AGORA A MASCARA CAIU JA VIMOS QUE FRIBOI, OI QUE ENRIQUECERAM LULA E OS FILHOS DELE E TIVERAM NAO SO AVAL DELE QUANDO ERA PRESIDENTE COMO O AVAL DA PUTA PORCA E POSTERIOR MENTE DO TEMER E SEUS MALANDROS DO PODER COM SEU MINISTRO MAGGI QUE E CANDIDATO A VARIOS E VARIOS PROCESSOS NA JUSTIÇA PODEMOR DIZER EM ALTO E BOM SOM,COM ESTE GRUPELHO QUE VIVEM CORRENDO ATRAZ DE CARGOS E BENESSES O PAIS JAMAIS SAIRA DA MERDA A CEU ABERTO EM QUE FOI METIDO GRAÇAS AO COMUNISMO DE CALISAO DE SARNENTO PARA CA. OS CIVIS QUE ARQUITETARAM O PLANO. QUE SE INFILTRARAM NO ERARIO PUBLICO. QUE ESTAO VIVENDO AS CUSTAS DO SUOR E MORTE DO POVO BRASILEIRO SAO TODOS COMPROMETIDOS COM ESTA FARSA CHAMADA COMUNISMO DE COALISAO. SO QUEM FALA SAO OS LEADERS DOS PARTIDOS MAIORES QUE SAO CAPITANIAS HEREDITARIAS DO QUE E PIOR, MALCHEIROSO, MEDIOCRE, VAGABUNDO QUE VAGUEIA NOS CORREDORES DOS TRES PODERES. NOSSO PAIS ESTA INFESTADO DE MALANDROS QUE SE ENCOSTARAM NO PODER E PARA OBTER PRIVILEGIOS DE QUEM ESTA ADMINISTRANDO O COFRE SE SUBMETE ASSINANDO TUDO QUANTO E MERDA CONTRA ZE POVAO. ESTAO QUERENDO MEXER NA ESTRUTURA DO PAIS FALSIFICANDO LEIS, FALSIFIANDO PRESTAÇOES DE CONTAS, FALSIFICANDO PROJEÇOES PARA O FUTURO E PIOR AINDA NAO FISCALIZAM NADA, NAO SE INTERESSAM POR NADA PORQUE VIVEM NO MUNDINHO DE FAZ DE CONTAS. OU VAMOS PARA A LUTA E OBRIGAMOS A CORJA MALDITA A RENUNCIAR OU VAMOS CONTINUAR A OUVIR MENTIRAS, MENTIRA, MENTIRAS NAO SO DA POLITICAGEM CAFAGESTE COM OS RABOS SENTADOS NOS DINHEIROS DA NAÇAO COMO DOS EMPRESARIOS MEIA BOCA DAS EMISSORAS ABERTAS QUE FAZEM O TRABALHO DE IMPRENSA MARROM NAO DIVULGLANDO O QUE DEVERIA SER DIVULGADO. O LULA GOGO DE ESGOTO, MENTIROSO FICOU RICO COM FRIBOI, COM OI E COM A CHANCA METIDA DENTRO DO BNDS QUE ELE TRAFICOU INFLUENCIA QUANDO ERA PRESIDENTE E DEPOIS NUNCA SAIU DO PLANALTO NEM ,NO GOVERNO DILMA E MUITO MENOS NO GOVERNO DO SEM VERGONHA TEMER ACOITADOR DE BANDIDOS NAO SO DE SEU DESGOVERNO COMO DOS DESGOVERNOS ANTERIORES. ESSES MARQUETEIROS DE MERDA TEM QUE ACABAR DE AGIR CONTRA O POVO, IDEM TAMBEM OS FUNCIONARIOS PUBLICOS DE CARREIRA QUE FORAM E SAO PREJUDICADOS PELA INGERENCIA DESTES FILHOS DA PUTA DEVERIAM COMEÇAR A BOTAR A BOCA NO TROMBONE PARA AJUDAR O PAIS. NAO E POSSIVEL QUE SEJAMOS SOMENTE UM PAIS DE LESBICAS, PUTAS, PORCAS, SEM VERGONHA E SEM NAÇAO QUE NAO QUEREM QUE SEUS FILHOS SEJAM GENTE E QUE SEJAM PESSOAS QUE SOMEM POSITIVAMENTE COM O FUTURO DESTE PAIS.
CANCELAMENTO DOS CINQUENTA PARTIDINHOS POLITICOS MEIA BOCA. SOMENTE TRES DIREITA, ESQUERDA E CENTRO E ELES QUE SE FILIEM A ESSES TRES E QUE BRIGUEM ENTRE SI PARA APARECER E NAO O CONTRARIO FICAR DENTRO DO PAIS CRIANDO CONFUSAO E NAO RESOLVENDO NADA. ESTA E A META DOS TRAMBIQUEIROS DO AMEM, AMEM. PARA DIZER AMEM NAO PRECISA ESTUDAR E MUITO MENOS PESQUISAR. QUALQUER IDIOTA DIZ AMEM AMEM.

Anônimo disse...

O Antagonista
Agamenon: "Que papelão!"
Brasil 20.03.17 11:40
Só agora o povo entendeu por que é que o William Bonner não queria mais comer a Fátima Bernardes! Nem o churrasquinho na laje de domingo o brasileiro pode fazer em paz! As carnes que comemos estão todas podres! E não é só a carne, não! O Brasil está podre e começou pela geladeira lá de casa: asa de frango, drumete, lombo, chuleta, picanha, alcatra, maminha, fraldinha, acém, lagarto redondo, patinho, linguiça calabresa, peito de peru, mortadela e presunto. Tá tudo bichado. Só não joguei as carnes fora porque a geladeira lá de casa há muito tempo não sabe o que é uma proteína animal.

Pois então. Desta vez os federais bateram às 6 horas da matina na porta do açougue para levar a vaca, o boi, o frango e o porco na coercitiva para depor na delegacia e depois fazer exame de corpo de detrito no Instituto Médico Legal. Peritos da Vigilância Sanitária descobriram cabelo na linguiça do Tony Ramos e restos de carne deteriorada na perna de pau do Roberto Carlos.

Eu nunca comprei carne da Freeboi: sempre desconfiei do dono do frigorifico, o Joesley Safadão. As propagandas todas eram feitas pelo marqueteiro João Sacanna, que fazia questão de receber pelo serviço em carne. Na Argentina. Agora entendo por que trocaram o nome da Sabia para Brasil Fudis! O fudis somos nós!

Aliás, este escândalo carnívoro vai prejudicar o nosso comércio exterior. Como todo mundo sabe, depois da corrupção, a carne é o segundo produto mais exportado pelo Brasil. Agora, o brasileiro, em vez de ir no Mundial, nos Supermercados Guanabara ou no Pão de Açúcar, vai fazer fila na porta do IML para arrumar um pedaço de carne podre para botar na sopa.

Como é que vai ser agora? O brasileiro não passa sem um pedaço de carne no espeto! Vamos ter que virar antropófagos e passar a comer as mulheres por via oral. Ou pior: vamos ter que virar um povo de vegetarianos alimentado à base de capim e alfafa como os políticos da base aliada. Pois é: agora SOJA o que Deus quiser!

Agamenon Mendes Pedreira acha que onde se ganha o pão não se deteriora a carne.
ARTIGO INTEGRAL DE AGAMENON NO BLOG O ANTAGONISTA

Anônimo disse...

segunda-feira, março 20, 2017
http://o-mascate.blogspot.com.br/
Transposição do São Francisco.
Neste domingo vimos uma trupe de filhosdaputa se acotovelando feito zumbis para babar os ovos do que há de pior na vida pública Tupiniquim.
O EX presidente Seboso e uma cangalha de imorais e sujos políticos somados a retardada da mandioca foram RE inaugurar uma parte da infinita obra de transposição do rio São Francisco.
Culpa de quem? Claro, de Michel Temeroso, o atual presidente do Bananal sismou de ir inaugurar essa porra e com isso acabou em um debate sobre a paternidade da obra.
Temeroso disse que não é o pai da criança e que os pais são o povo Tupiniquim que ainda está sendo esfolado em impostos para pagar o superfaturamento dessa aberração.
Na verdade o pai da ideia é D. Pedro II que lá nos idos do império já pensava em transpor o rio e levar água para o árido sertão nordestino.
Vejam que o nordeste já preocupava o país desde os tempos do império, e com toda grana e as estatais criadas para acabar com a seca. Ela não acaba nunca. O interesse político é manter esse povo na merda ad eternum. Eles votam. CONTINUA...

Anônimo disse...


http://o-mascate.blogspot.com.br/ CONTINUA II

Em 1847, ou seja, há 170 ANOS já se falava em transpor o rio.
Agora começou uma picuinha "ELEITORAL" pela paternidade da obra, porém quando o Seboso se declara pai da obra automaticamente ele admite ser responsável pela corrupção e superfaturamento da mesma. Atenção Juiz Moro, o Seboso está admitindo a propina nessa obra.
Bem, o que chega a preocupar é ver que uma legião de debilóides ignorantes e teleguiados foram dar palanque para que o Seboso e a Retardada abrissem suas candidaturas fora de época ao senado e presidência da RÉpública.
É visível o enfrentamento do Seboso contra a justiça, ele está na iminência de bater na cadeia e com a ajuda da leniência da justiça e de seus comparsas de crime, está peitando o juiz Moro, e cercando-se de militontos prontos para encher o saco e levar porrada da polícia no Paraná no comecinho de Abril quando o Sebento irá enfrentar a República de Curitiba.
Outra aberração é ver a impixada Jumenta se preparando para concorrer a uma vaga no senado com a conivência de dois dos maiores filhosdaputa deste país. Renan Canalhairos e Ricasno Levandouisque.
Ambos manobraram a constituição e ao impixarem a Jumenta deixaram seus direitos políticos intactos. Ou seja, liberaram a mocréia para continuar assombrando o mundo político Tupiniquim.
Sem contar aquela cangalha de senadores bandidos do PT que certamente irão ter que acertar contas com a justiça cercando a parelha de safados, ainda vemos o governador da Paraíba fazendo "sala" para esse absurdo.
Mas no Brasil do vale tudo o que não se respeita em hipótese alguma são as leis.
O que precisa ser esclarecido é quem pagou toda essa festa. De onde veio a grana para juntar tantos mortos de fome em busca da "morandela"nossa de cada dia.CONTINUA...

Anônimo disse...


http://o-mascate.blogspot.com.br/ CONTINUA III E TERMINA

O Seboso continua viajando de jatinho, cada viajem dessas custa uns 30 paus só no avião.
Se o cara diante da justiça não sabe quanto ganha e precisa de doações dos filhos para viver, no mínimo, mesmo depois da Lava Jato, tem gente graúda apoiando e sustentando esse VERME vagabundo e filho da puta.
E o que espanta é perceber que nem a PF ou o MP investigam essa história de jatinhos.
Essa RE inauguração é campanha antecipada, cadê a justiça eleitoral para dar um basta nisso? Ahhhh, a justiça está nas mãos de outro pústula boquirroto, Gilmar Mendes. Nada vai acontecer.
Vendo as imagens do que aconteceu na Paraíba ontem, veio com mais força meus sentimentos separatistas. Podem me chamar de Xenofóbico, to cagando. O que não dá é para os estados ricos da nação, principalmente São Paulo enviarem TRILHÕES por ano para sustentar estados atrasados onde o coronelismo dá as ordens e o povão troca voto até por vaga em cemitério. Tamos phodidos.
A pobreza crônica, a ignorância imposta e a falta de um mínimo em educação transformam parcela do povo nordestino em massa de manobra de político filhodaputa.
Os caras dão bolsa migalha pra esse povo e os mantém debaixo de suas botas, e o resto do país se phode quando o nordeste decide uma eleição manipulada.
Agora, ao final de Março, SE o povo sair as ruas com camiseta da seleçinha canaralho e ficarem tirando selfies com os PMs nada vai mudar.
Ou o povo parte para o pau de uma vez, ou antes de 2020 estaremos na mesma situação da Merdezuela.
Escrevam aí.

E no mais...

PHOD@-SE
.....................

Anônimo disse...

o povo ja fuma, bebe..sabendo q faz mal
agora vai comer carne ruim pra saúde!!
só rir para não chorar..