quarta-feira, 1 de março de 2017

Os Guris


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Renato Sant’Ana

Por frequentar a casa dos pais de um deles, já os vi mais de uma vez. São primos e, aos 17 anos, acabam de fazer vestibular. Observei-os discutindo política - falando um tom acima do necessário, talvez para serem apreciados pelos circunstantes -, esgrimindo seus fracos argumentos sem se escutarem.

Um deles, notadamente antipetista, iniciando a polêmica, asseverou que Eduardo Cunha só foi para a cadeia por ser o algoz de Dilma Rousseff. Bem, ele não falou "algoz", palavra ignorada (e potencialmente desprezada) por seus "amigos" do Facebook. Mas em suma era o que dizia: "Eduardo Cunha pegava pesado com Dilma Rousseff, acabando com a ditadura do Planalto sobre a Câmara, e, só por isso, foi preso. Todas as ações do Sergio Moro, visam a favorecer o PT, único motivo por que Lula não está lá, quando já era para estar dividindo cela com Eduardo Cunha."

Já o outro, nascido em berço petista, divergindo completamente, sustentava que todos os atos de Sergio Moro destinam-se a prejudicar Lula e o PT. O juiz é, no entender do preclaro adolescente, um tucano "mancomunado" com a Rede Globo e todas as "forças conservadoras deste país". Se bem que... Ele não faz muita ideia do que sejam as tais "forças conservadoras". E é curioso que haja dito "mancomunado", palavra em desuso (e potencialmente desprezada) entre seus "amigos" do Facebook. Fato é que, para ele, a Lava Jato só se preocupa em derrotar o "belo" projeto do PT.

Estava na cara, havia muita convicção e nenhuma certeza. Pude confirmar: nunca leram uma só decisão do alfinetado Sergio Moro. E não é crível que pudessem compreender os fundamentos de uma sentença.

Quando ficou patente a inconsistência dos argumentos, cochichou ao meu lado um pessimista que levava tudo a sério: "Que futuro tem o Brasil?" Era uma pergunta retórica, como a dizer que, com tanto obscurantismo a turvar a percepção de nossa juventude, já não temos futuro. Bobagem! São só adolescentes, com uma vida inteira para reformularem suas opiniões estapafúrdias. Aliás, penso exatamente o contrário do pessimista: enquanto é sobre futilidades que fala a maioria dos moços dessa geração (quando fala, preferindo redes sociais a uma boa conversa), aqueles dois estavam discutindo política. Exigir-lhes maturidade e clareza seria uma exorbitância.

O erro de ambos consiste na prática do que chamo, na falta de expressão melhor, "teoria espontânea", que consiste em, para um fenômeno qualquer, dar uma explicação extraída do nada, ou seja, que não vem da experimentação nem da abstração filosófica, mas da criatividade do vivente.

Os nossos debatedores acusam uma intenção espúria na conduta do juiz, mas sem a organização de fundamentos lógicos. Quer dizer: à medida que a Lava Jato colide com suas crenças políticas, cada qual procura denunciar o que pretensamente há por trás da força-tarefa, mas sem explicitar os pressupostos da tese. As opiniões são divergentes, mas o procedimento é igual.

Seria aquela uma conduta própria de guris de colégio? Oh, não! A "teoria espontânea" é coisa corriqueira. Até gente com cabelo branco entra nessa. Certas fraquezas do espírito, como vaidade, egocentrismo, comodismo, necessidade de autoafirmação e falta de honestidade intelectual, nada têm a ver com faixa etária.

Talvez a raiz de um tal obscurantismo esteja no equívoco de confundir "crença" com "pensamento", eis no que consiste o insolúvel "senso comum". E é aí que, sim, ronda o pessimismo: ver gente adulta com uma qualidade de politização equivalente a de colegiais presunçosos.


Renato Sant'Ana é Psicólogo e Bacharel em Direito.

5 comentários:

Loumari disse...

Eu ouvi o escárnio de Moab (USA), e as injuriosas palavras dos filhos de Amon (brasileiros) com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo.
Portanto, tão certo como EU VIVO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DE ISRAEL, Moab (USA) será como Sodoma, e os filhos de Amon como Gomorra, campo de ortigas e poços de sal, e assolação perpétua; o resto do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.
Isto terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do SENHOR DOS EXÉRCITOS.
O SENHOR SERÁ TERRÍVEL PARA ELES, porque aniquilará todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar: todas as ilhas e nações.
Também vós, ó etíopes, sereis mortos com a minha espada.
Estenderá, também, a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma assolação, terra seca como o deserto. (Nínive uma cidade histórica, de base foi construída pelo rei Salomão, na Síria. Hoje só resta ruínas)
E no meio dela repousarão os rebanhos, todos os animais dos povos; e alojar-se-ão nos seus capitéis, tanto o pelicano como o ouriço: a voz do seu canto retinará nas janelas, a assolação estará no umbral, quando tiver descoberto a sua obra de cedro.
Esta é a cidade alegre e descuidada, que dizia no seu coração: Eu sou, e não há outra além de mim: como se tornou em assolação, em pousada de animais! qualquer que passar por ela assobiará, e meneará a sua mão.
(SOFONIAS 2:8)

Loumari disse...

Vão ver que no Brasil até os mesmos ditos católicos entraram também na dança do diabo. É do Brasil onde vêm os maiores ataques contra a igreja católica e tratam o Papa Francisco de anticristo, de satânico. Pois é o que foi gerado no Brasil! povo cujo deus é o que eles afectuosamente chamam de Momo e as festividades de carnaval é consagrado a este deus. Momo é Moloch. O deus que requer sacrifícios de sangue permanentemente. Por isso que no Brasil é derramado tanto sangue. Por dia se soma facilmente 300 seres humanos dados como oferenda aos demónios. Todas as suas telenovelas desde 1980 que promovem a prática da macumba. E promovem a homossexualidade que é ritual satânico e chamam aquilo de amor a vida. E o pior é que não se contentaram com perverter o seu povo, mas a besta saiu de seu território e foi perverter povos de outras nações pelo mundo arrebatando almas, obrando activamente para Satanás. Todas estas igrejas prostitutas declararam guerra a igreja católica por quê? Seus pastores pregam a intolerância, o ódio, semeiam divisões, profanam símbolos católicos, acusam os católicos de todos os horrores. Portanto, tendes vós escutado o católico pronunciar horrores sobre outras igrejas ou sobre outras religiões? Por quê? Por quê os católicos verdadeiro não respondem a todos estes ataques contra si? Lembrem-se de JESUS CRISTO. Ele não se defendeu face aos seus perseguidores, e morreu sendo Justo e limpo de toda maldade. Agora conheceis quem são realmente e verdadeiramente cristãos! Ser cristão é viver como Jesus viveu. Como bem disse o Nosso Mestre: eu conheço as minhas ovelhas e das minhas sou conhecido.

Loumari disse...

MATEUS 7:19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi, abertamente: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.


MATEUS 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon. (dinheiro, riquezas, ídolos)

Agora permitem-me apelar pelo vosso senso do juízo e discernimento: Quantos palácios e mansões tem o Papa Francisco? Quantas riquezas em dinheiro, helicópteros, Jactos, limusines são contabilizados no que constitui o seu patrimônio ou a sua fortuna?

MATEUS 10:9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.

Loumari disse...

Nota: Em 2013 quando o Papa Francisco foi para Brasil para congregar o povo brasileiro a se reconciliar com Deus, surgiu do povo brasileiro uma contra manifestação que baptizaram de: Marcha das vadias, e estas pessoas pegavam na Cruz de Cristo e se a enfiavam no ânus. E recentemente nas suas paradas Gays, tomaram a Cruz de Cristo como objecto de diversão, profanando assim o Sagrado e todo o Brasil consentiu com aquilo. Como também Brasil foi a primeira nação a banalizar a homossexualidade e promovê-lo, e através das suas telenovelas desde 1985 estes promoveram a prática da bruxaria. Promoveram o enriquecimento fácil e através da criminalidade, promoveram a prostituição, promoveram a sodomia e chamam essa abominação: amor a vida.
Me lembro nos princípios dos anos 90 actos mais abomináveis dos pastores da igreja universal numa gigante congregação de gentes, eles trouxeram a imagem da Virgem e aqueles pastores toca a dar pontapés a imagem e gritavam em transe e diziam: é virgem essa? feia assim? E todos brasileiros consentiram com aquilo e o bicho pegou. E as profanações ao Sagrado continuaram com consentimento de toda a sociedade brasileira.
E agora Brasil está a cair PODRE, é eles não sabem mesmo por quê? Brasil é uma nação mais podre do mundo. Equivalente a eles, os islamistas. São povos com as mesmas paixões, pela profanação do Sagrado, violações sexuais, o gosto de matar, 100 assassinatos por dia no mínimo, e antes dos islamistas serem reputados degoladores, no Brasil esta já eram prática corrente na população carcerária. Saíam das prisões brasileiras camionetas cheios de corpos decapitados e a coisa continua até hoje. Há algum brasileiro que contesta isso tudo? Brasil é uma nação sem alma. E hoje o país está sendo governado por demónios gerados por esta sociedade perversa e diabólica.
De todos povos que conheço que me vi relacionada, nunca estive confrontado a um povo que insultam a Deus como é de costume os brasileiros.
Nunca fui tão injuriada por causa da Bíblia como fui injuriada de parte dos brasileiros.
A este povo lhes fazes chegar a palavra da Salvação, e eles boçalmente como verdadeiras bestas irracionais te enviam insultos. O que vale é que Jesus Cristo toma sobre ele todos os insultos que recebo da gente do Brasil. E também dou as graças a Deus pelas excepções que há no Brasil. Que são pessoas que não se reconhecem no meio destas bestas ruins que dominam hoje o Brasil.
Graças a Deus que em Moçambique não temos isso. Eu tenho nos meus contactos gentes que me confessavam ser ateus mas não lhes excluí pelo tanto. Lhe fiz chegar a Bíblia Sagrada para que deles mesmos se fizessem uma opinião sobre a existência de Deus. A partir do momento que comecei a lhes fazer chegar a Bíblia, a recebem de bom ânimo. Talvez porque fomos educados nos princípios de tolerância, respeito e abertura de espírito. Oxalá que continuem a não blasfemar do que não conhecem e jamais profanar o Sagrado. Dar a Deus o que é de Deus e deixar ao Diabo o que é do Diabo.

Candy Rujo disse...

E fico aqui, cada vez mais, imaginando o que pensará e dirá meu neto que por agora só ensaia as palavras...