sexta-feira, 14 de abril de 2017

Recordando os Anos de Chumbo


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos I. S. Azambuja                    

O período de luta armada, dos anos 60 e 70, foi um tempo em que, em todo o mundo, se propalava que o capitalismo estava com os dias contados. Um tempo em que as revoluções eram consideradas iminentes. Um tempo de mudanças e contestações. Segundo as teses filosóficas então em moda, se propalava que era “proibido proibir”.
    
Um tempo em que um punhado de jovens militares e civis, sem dinheiro, sem doutrina e sem equipamento, mas com disposição e vontade, no início por conta própria, decidiu combater e, ao final, erradicaram o terrorismo, os seqüestros de diplomatas e de aviões e as guerrilhas urbana e rural.
    
A doutrina, o dinheiro, a organização e os equipamentos viriam depois, No início foram substituídos pela imaginação, pelo despreendimento e pelo forte sentimento anticomunista. Os procedimentos iam sendo inventados na medida das necessidades, faze à rapidez com que os acontecimentos se sucediam.

Recorde-se que somente a partir de janeiro de 1970, com a constituição dos Destacamentos de Operações e Informações, subordinados aos Centros de Operações de Defesa Interna, passou-se a atuar ordenadamente. Então, Marighela não mais existia, embora tenha deixado atrás de si um legado que anda iria causar uma montanha de mortos.
   
Tudo isso aconteceu não sem perda de vidas, não sem sangue, suor e lágrimas, e não sem que reputações fossem manchadas, carreiras abreviadas, e sem que erros e injustiças fossem cometidos.
    
Foi um tempo duro, difícil. Um tempo, entretanto, que orgulha aqueles que o viveram. Um tempo que jamais voltará.

Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

3 comentários:

Loumari disse...

A pessoa que imaginou e pintou esta caricatura deve ser um grande bandido mesmo! (no bom sentido do termo).
Onde ele ou ela foi esgotar tal imaginação? A BIBLIA EXPLICA:

1 Coríntios 4
…9 Porquanto a mim parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte; pois viemos a ser como um espectáculo para o mundo, tanto diante de anjos como dos seres humanos.
10 Nós somos loucos por causa de Cristo, todavia vós sois os sábios em Cristo! Nós somos os fracos por causa de Cristo, mas vós sois fortes! Vós sois respeitados, contudo, nós somos desprezados!
11 Até hoje, estamos passando fome, sede e necessidade de roupas; somos afrontados e esbofeteados, e não temos morada certa. …

Loumari disse...

Referência Cruzada
Actos 17:18
Então, alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a argumentar com ele. Alguns indagavam: “O que deseja comunicar esse tagarela?” Outros comentavam: “Parece ser um anunciador de deuses estranhos”, pois Paulo lhes pregava as Boas Novas de Jesus e a ressurreição.

Actos 26:24
Todavia, enquanto Paulo apresentava sua defesa, Festo interrompeu o discurso e exclamou irritado: “Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!”

1 Coríntios 1:18
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Coríntios 1:19
Porquanto está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos homens cultos”.

1 Coríntios 1:21
Considerando que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, foi do agrado de Deus salvar os que crêem por intermédio da loucura da proclamação da sua mensagem.

1 Coríntios 1:23
nós, entretanto, proclamamos a Cristo crucificado, que é motivo de escândalo para os judeus e loucura para os gentios.

1 Coríntios 1:25
Porquanto a insensatez de Deus é mais sábia que a sabedoria dos seres humanos, e a fraqueza de Deus é mais forte que todo o poder dos homens.

1 Coríntios 2:3
E foi sob fraqueza, temor e grande tremor que estive entre vós.

1 Coríntios 3:18
Ninguém se iluda: se qualquer pessoa entre vós se considera sábia de acordo com os padrões deste nosso tempo, então é melhor tornar-se insensata para alcançar a sabedoria.

2 Coríntios 6:8
por honra e por desonra, por difamação e por boa reputação; tidos por desonestos, mas sendo verdadeiros;

2 Coríntios 11:19
Assim, vós que sois tão lúcidos, certamente sabeis acolher os desequilibrados!

2 Coríntios 13:9
Pois nos alegramos quando somos enfraquecidos, e vós sois fortalecidos; rogamos por vosso aperfeiçoamento contínuo.

Anônimo disse...

EM 1972 PARTICIPEI DE UMA INCURSÃO NO VALE DA RIBEIRA PARA A CAPTURA DO LAMARCA, FOI TUDO BALÉLA, FORAM 2 MESES DE PIADAS POIS O MALA ESTAVA NO SERTÃO DA BAHIA, ENQUANTO CORRIAMOS ATRÁZ DE UM DEFUNTO O CRIME ORGANIZADO RECRUTOU OS DELEGADOS PARA A RECOLHA DOS ENVELOPES E A ORDEM FOI PARA QUE DEIXASSEMOS OS MACONHEIROS COM A QUADRILHA DOS BODE PRETO POIS A COCAINA ESTAVA ENTRANDO NO MERCADO E DEVERIA TER LIVRE ACESSO E A NOSSA PROTEÇÃO...