terça-feira, 9 de maio de 2017

Até onde e quando vai o inferno de Gilmar?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A autofágica guerra de todos contra todos, finalmente, chegou ao Supremo Tribunal Federal. Institucionalmente falando, pode existir algo mais grave que um Procurador-Geral da República questionando um supremo ministro para que fique impedido de apreciar casos judiciais que envolvam um réu que trabalha com o escritório de advocacia em que a esposa do magistrado é sócia? Pode existir, sim... Basta que algum senador, provocado por algum cidadão ou jurista de renome, entre com um pedido de impeachment do servidor que ostenta o mais alto cargo do Poder Judiciário brasileiro.

Imagina se os demais colegas do STF vão permitir que Gilmar Mendes preste depoimento – conforme pedido do Procurador-Geral Rodrigo Janot, para impedir que ele fique impedido de julgar processos que envolvam Eike Batista, porque a esposa Guiomar Mendes é sócia da banca de advocacia Sérgio Bermudes? É a primeira vez em quatro anos que Janot apresenta uma “argüição de impedimento” contra um ministro do STF. Janot canetou ao Supremo: “A situação evidencia o comprometimento da parcialidade do relator (Gilmar)”. Agora, a bomba está no colo da ministra-presidente Cármen Lúcia – a quem cabe definir quando manda o polêmico caso para julgamento de 10 ministros do STF (sendo forçada a excluir Gilmar, o que representa um inédito constrangimento institucional).

Janot embasou legalmente o pedido de suspeição contra Gilmar Mendes no Caso Eike: “Incide no caso a hipótese de impedimento prevista no art. 144, inciso VIII, do Código de Processo Civil, cumulado com o art. 3º, do Código de Processo Penal, a qual estabelece que o juiz não poderá exercer jurisdição no processo 'em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório'”.

Gilmar Mendes discorda... Em entrevista à jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, Gilmar criticou Rodrigo Janot por pedir a anulação da liberdade dada a Eike Batista pelo fato de sua mulher trabalhar num escritório que o representa. Gilmar bateu: “O ambiente, como se percebe, está confuso. Ao que estou informado, o escritório em que ela trabalha representa Eike Batista em processos cíveis, o que não tem nada a ver com o tema colocado. Nem cogitei de impedimento até porque não havia. Eu já tinha negado habeas corpus do Eike. E ninguém lembrou que eu poderia estar impedido. Isso mostra a leviandade e o oportunismo da crítica”.

Gilmar aproveitou a entrevista para voltar suas baterias contra os membros da Força Tarefa da Lava Jato, sobretudo condenando que o MPF tente conquistar apoio permanente para a Lava Jato aparecendo nas redes sociais e fazendo “reféns” com as prisões preventivas prolongadas. Gilmar detonou: “A tentativa de jogar a opinião pública contra juízes parece legítima no jogo democrático. Mas ela não é legítima quando é feita por agentes públicos. O que se quer no final? Cometer toda a sorte de abusos e não sofrer reparos. Há uma frase de Rui Barbosa que ilustra tudo isso: o bom ladrão salvou-se mas não há salvação para o juiz covarde”.

Por falar em covardia, a defesa de Luiz Inácio Lula da Silva tenta adiar o depoimento que ele fará ao juiz Sérgio Moro, nesta quarta-feira, em Curitiba. Os advogados alegam que precisam de pelo menos três meses para analisar mais de 100 mil páginas de documentos da Petrobras anexados ao processo contra Lula. O assunto do adiamento será decidido ainda hoje pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Outro surto de medo vem do Palácio do Planalto. O Presidente Michel Temer teria ordenado a ministros que façam silêncio total em público sobre o depoimento de Lula. Temer quer passar a mensagem de que o governo “não interfere na Lava Jato” e que não tem interesse nos desdobramentos de um eventual embate de Lula com o juiz Sérgio Moro. Temer só vai se mexer e escalar algum porta-voz para esbravejar se o petista fizer acusações contra Temer durante seu depoimento.

A guerra de todos contra todos ainda vai se agravar... Muito... Sobre o caso Gilmar, o inferno deve durar pouco... Ele é um dos mais poderosos, influentes e ofensivos membros do STF. Além disso, ainda mais no Brasil, ministro do STF é praticamente intocável. Já Lula... Ele é apenas um réu se borrando de medo de acabar preso – embora já saiba até como usar a eventual cadeia a seu favor...

O supremo perigo para o Brasil: STF se desmoralizando - vide o desgaste de Gilmar nas redes sociais... 

Luta do Chapolim


Releia a segunda edição de segunda-feira: Moro impede que Lula avacalhe Lava Jato


Zoneando Curitiba


Anormalidade


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 9 de Maio de 2017.

8 comentários:

Jorge disse...

Havia negado solicitação de advogados de Eike,para mostrar isenção e correção mas,já havia combinado que na próxima iria soltar o Eike.
Gilmar Mendes,não engana mas ninguém

Anônimo disse...

Havia negado solicitação de advogados de Eike,para mostrar isenção e correção mas,já havia combinado que na próxima iria soltar o Eike.
Gilmar Mendes,não engana mas ninguém

Anônimo disse...

GILMAR É APENAS UMA FAÍSCA,SE O JUDICIARIO FOSSE INVESTIGADO A FUNDO NÃO RESTARIA PEDRA SOBRE PEDRA POIS DO MENOR MUNICIPIO ATÉ AS GRANDES CAPITAIS E EM TODOS OS GOVERNOS DO SÉCULO PASSADO E NESTE O JUDICIARIO FOI O CUMPLICE E MUITAS VEZES O CULPADO DAS DERROTAS DE UM POVO... SEMPRE CAMINHOU E ARTICULOU AS SOMBRAS OCULTAS DA IMPUNIDADE E POR ISTO SEMPRE FOI LIVRE, POIS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITAS FEZ COM QUE ATÉ O SANTO VIRASE MARGINAL, TODAS AS INJUSTIÇAS, CRIMES E SABOTAGENS DESSE PAIS SÃO ORIGINARIAS DESSA MAFIA MALDITA...SEM UMA POLICIA ESPECIALIZADA E SEM A MODIFICAÇÃO NA LEI DA MAGISTRATURA CONTINUARÃO COM SUA MISSÃO DE SEMPRE FUDEREM COM TUDO E COM TODOS...

Anônimo disse...

Afinal o que existe de tão importante, um cidadão brasileiro prestar um depoimento perante um juiz?
Levando em consideração tratar-se do "ome mais onesto" da face da terra, mesmo assim não há nada de anormal.Ou quem tem ku tem medo?

Anônimo disse...

Os petistas parecem que ainda não se tocaram que o "império" lulista já desabou.Estão se comportando como adolescentes delinquentes, tentando fazer "graça" sem graça com qualquer ato da Justiça de Curitiba. Chega a ser ridículo. Estão achando que mandam no país e podem fazer e acontecer. Como não são inocentes, são idiotas, mesmo. E o pior, vai aparecer um bando de esfomeados e sem cérebros para provocar brigas e levar porrada.Viagem perdida.

Anônimo disse...

Os petistas parecem que ainda não se tocaram que o "império" lulista já desabou.Estão se comportando como adolescentes delinquentes, tentando fazer "graça" sem graça com qualquer ato da Justiça de Curitiba. Chega a ser ridículo. Estão achando que mandam no país e podem fazer e acontecer. Como não são inocentes, são idiotas, mesmo. E o pior, vai aparecer um bando de esfomeados e sem cérebros para provocar brigas e levar porrada.Viagem perdida.

Anônimo disse...

E agora, José? Descobriram que a filha do Procurador Geral,Rodrigo Janot, efetivamente advoga para a OAS e ODEBRECHT, o que não acontece com a mulher do ministro Gilmar Mendes, que só trabalha no escritório na área cívil. Sendo assim, levando-se em conta o que o procurador disse, todos os atos dele referentes as duas empresas seriam nulos?
Só resta a ministra Carmen Lúcia manter a decisão sobre o Eike Batista ou determinar a nulidade dos atos e, por tabela, anular as do Procurador.

Anônimo disse...

E um absurdo o que o nosso país ja vem passando com estes políticos assaltantes criminosos que fazem todo tipo maracutaia com o nosso país. Se for citar vai faltar hd. Para memorizar. Se nos não tivéssemos tantos problemas. Temos agora o . S. T . F. Com estes trio de juizes desmoralizados se vendendo a troco de bananas. Desmoralizando seus companheiros. Pensando que a nação e habitada por burros e éguas que não estao acompanhado as suas malignas manobras. Toffoli levandoski gilmar mendes. Honren suas togas. Voces podem ter muitas coisas materiais mas são ocos . Espiritualmente. Vao aproveitar no inferno. Sejam patriotas. O campeao de. Caruaru.