quarta-feira, 10 de maio de 2017

Marco Aurélio alimenta polêmica contra Gilmar


2a Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Enquanto o ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva sofria de pigalgia sentando na 13ª Vara Federal do juiz Sérgio Moro, o noticiário do judiciário traz polêmicas interessantíssimas para o destino da Lava Jato e outros casos de grande repercussão. As polêmicas envolvem diretamente o nome de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tem meio mundo pedindo que senadores aceitem a abertura de processo para tirá-lo da corte suprema...

Hoje se divulgou que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou, na segunda-feira, um parecer ao STF defendendo que seja definitivamente arquivada uma ação contra o impeachment de Gilmar Mendes. A intenção de abrir um processo contra Gilmar foi pedida há um tempão por juristas. O caso fora arquivado no Senado pelo então presidente Renan Calheiros, sem consultar a mesa diretora da Casa. A postura de Janot alivia a barra de Gilmar em futuras broncas...

Semana passada, o mesmo Janot havia pedido à presidente do STF, Cármen Lúcia, para considerar Gilmar Mendes impedido de atuar em processos que envolvam Eike Batista – que Gilmar mandou soltar. Janot justificou o pedido porque a mulher de Gilmar, Guiomar Mendes, trabalha no escritório de advocacia de Sérgio Bermudes – super-defensor de Eike. Agora, ficou claro que Janot não deseja uma degola completa de Gilmar. Indica também que ambos já devem ter “fumado o cachimbo da paz” – conforme sugeriu o ministro Marco Aurélio Mello.

Aliás, Marco Aurélio (sem querer, querendo) ferrou com Gilmar Mendes. O ministro declarou-se impedido para julgar qualquer processo em que atua o mesmo escritório do advogado Sérgio Bermudes. Motivo: sua sobrinha, Paula Mello, atua como advogada na banca. Marco Aurélio escreveu: “Para efeito de distribuição e tomada de voto, informo estar impedido de atuar em processos – subjetivos e objetivos – patrocinados pelo escritório Sérgio Bermudes Advogados e naqueles que, embora atue advogado que não o integre, envolvam cliente do referido escritório de advocacia, nas áreas civil e criminal”.

E agora, Gilmar? Marco Aurélio também se declarou impedido de julgar processos em que tenham atuado previamente a mulher dele, a desembargadora Sandra De Santis Mendes de Farias Mello, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF); a filha dele Letícia De Santis Mendes de Farias Mello, do tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região; e a filha Cristiana De Santis Mendes de Farias Mello, que é procuradora do Distrito Federal e advogada.

Marco Aurélio não quer confusão: “É algo indesejável. Estou há 38 anos no Judiciário e nunca enfrentei uma exceção de suspeição, de impedimento de colega. É constrangedor e ruim para o Judiciário como um todo. Eu fui o juiz que mais se deu por impedido. Por quê? Porque eu tenho uma mulher atuando aqui no TJ. Então em todos os processos dela eu me declaro impedido. Não que eu tenha suscetibilidades extras”.

Como diria o ex-juiz (de futebol) Arnaldo Cezar Coelho, “a regra é clara”. O Código de Processo Civil proíbe um juiz de atuar em um processo quando o advogado da causa for cônjuge ou parente até terceiro grau. Também fica proibido o juiz de atuar quando, no processo, uma das partes é defendida pelo escritório de advocacia onde trabalha o cônjuge ou parente até terceiro grau. Fim de papo...

Pressão popular


No último dia 8 de maio, manifestantes cercaram o carro de Gilmar Mendes e pediram o impeachment dele. Circulam na Internet vários abaixo-assinados pedindo o impedimento do ministro. E vários juristas vão insistir com pedidos ao Senado – cujos membros devem se fingir de mortos, para não botar mais lenha na fogueira na guerra institucional de todos contra todos...

Mais ridículo que isso é ver Lula chegando para depor ao juiz Moro como um “Erói Onesto”, cercado de puxa-sacos e fanáticos seguidores... Ainda bem que Lula ainda tem amigos fieis, como o ex-ministro Mares Guia, controlador da Kroton, que até lhe emprestou um jatinho para a duríssima viagem à "República de Curitiba"...

Por falar em impedimento...



Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 10 de Maio de 2017.

Um comentário:

Anônimo disse...

NESSES SEUS 14 ANOS ANOS NO PODER, COMO FICARAM AS REFORMAS POLÍTICAS, TRABALHISTA, PREVIDENCIARIA E AGRARIA, LULAMPIÃO?
DILMARIABUNITA NAO FEZ PORQUE OU A MARVADA DA OPOSIÇÃO TRAPAIÔ?
Fiquei impressionado com a multidão que foi prestigiar seu bandido preferido, o Lulampião, num país de quase 207 000 000 de pessoas 4 000 pessoas é uma muRtidão, mostrando que o pirata Lula tem de verdade 38% dos votos, desculpe, esqueci da vírgula, 3,8%!
Tempos atrás, numa manifestação dele na Av Paulista não havia uma outra imensa multidão de cerca de 30(trinta) pessoas, também?
Os donos das empresas de "pesquisas" dos IBOPES-DATAFOIA da vida (feitas entre amigos do Lula e nas curriolas dos campos do MST - se é que fazem, duvido...) aí sim, realmente olhe lá se daria os acima 3,8%!
Quem aceitaria esse bandidão de volta ao poder; nesse caso preferimos Elias Maluco, F Beiramar!...
SALVE O PODER, TUDO O MAIS É ILUSÃO!Lênin.
Os truculentos e conspiradores Lula e comunistas sofrem de obsessão por poder e prá malucos só lhes falta internação em hospitais psiquiátricos, uns desequibrados mentais e muito estúpidos!
COMUNISMO NÃO É AMOR, MAS O MARTELO PARA ESMAGAR OS ADVERSARIOS - Mao.