quinta-feira, 18 de maio de 2017

O Dinheiro do Futuro


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Como já dissemos, dinheiro é qualquer coisa, fato ou circunstância que faz alguém trabalhar para outrem. Moeda é um dinheiro garantido. O garantidor pode ser um poder público ou agente privado.

A quase totalidade dos economistas não sabe qual é a função principal do dinheiro: é tecnologia de troca. Preferem criar artificialmente um conjunto hermético de “regras” para iludir os trouxas e manipular o poder.

No futuro, o dinheiro será a capacidade das pessoas de gerar sensações benéficas aos seus semelhantes.

Os profissionais melhor pagos serão os agricultores, os médicos e os filósofos. Os primeiros cuidarão de nossa saúde; os outros, de nossa alma.

A função principal do médico é conhecer seu paciente, sua história de vida pessoal e familiar e, se possível, antecipar-se aos problemas.

Não há assessoria de imprensa ou apadrinhamento político que consiga transformar, uma anta ou um vagabundo sem árduos estudos, num grande médico.

Já o verdadeiro filósofo ama verdade. Não se dobra diante dos poderosos do dia. Prefere tomar cicuta.

Serão também apreciadíssimos os artistas que nos gerem emoções benfazejas.

O professor, o cantor, a gente de teatro (na comédia ou na tragédia) o escritor, o poeta, o escultor, o pintor e assim por diante.

Como mal necessário teremos sempre os coveiros e os advogados. Mais nobres são os que defendem nossa honra. Também úteis os que protegem nosso patrimônio.

Os políticos sem escrúpulos não passam de prestidigitadores; saltimbancos de estrada.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Morte Civil - https://homemculto.com/2017/05/17/29212