domingo, 9 de julho de 2017

Mesmo impopular, Temer ganha força para resistir


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Lamentamos contrariar o desejo da esmagadora maioria, porém o Presidente Michel Temer tem, ainda, todas as chances de resistir e não cair. Os interesses nos negócios bilionários com o Brasil falam mais alto que a disposição de tirar mais uma marionete do Palácio do Planalto. Quando Henrique Meirelles vem a público anunciar que Michel, ele e a equipe econômica “continuarão”, o recado é que o marido da bela Marcela voltou a ficar protegido pelos deuses do mercado que pareciam abandoná-lo, depois da gravação clandestina do Joesley Batista e da denúncia do Procurador-Geral Rodrigo Janot – que tem mais munição contra Temer até sair do cargo, em 17 de setembro.

Não deve ter sido à toa que Donald Trump elogiou a economia brasileira na reunião do G-20. Só não chegou ao exagero de repetir Obama com Lula, chamando Michel Temer de “o cara”. A mensagem apenas confirma que, apesar do desgaste gigante de imagem, Michel segue apoiado pelos financistas daqui e de fora. Na verdade, os líderes econômicos obram e andam para ele. O interesse é nos negócios bilionários em andamento. Estes não podem – e nem devem – ser afetados por uma crise político-jurídica sem data para terminar (e que pode ficar ainda mais grave, com novas delações premiadas que vêm por aí).

As “colaborações” de Eduardo Cunha, do doleiro Lúcio Funaro e de Antônio Palocci Filho causam mais frisson que um míssil lançado pelo gordinho maluco da Korea do Norte. Cunha e Funaro atingem Temer e seus fiéis escudeiros Eliseu Padilha e Moreira Franco (que é apenas casado com a sogra do eventual sucessor de Temer, o Rodrigo Maia). Justamente, ambos são os maiores articuladores dos negócios da turma do PMDB, que tem seu presidente Romero Jucá como grande gênio orçamentário e articulador com o resto dos parlamentares beneficiados.

Já a inconfidência de Palocci tem capacidade de atingir os grandes bancos pelas operações que fizeram com a zelite de corruptos da Lava Jato. Sempre permanece uma dúvida no ar se Palocci realmente vai trazer algo novo que compromete o sistema financeiro, ou se ele está apenas fazendo um jogo para deixar alguns poderosos acuados, em troca de uma futura proteção, quando precisar recorrer às instâncias superiores do Judiciário. Afinal, quem foi ministro da Fazenda nunca deixa de ter mais poder que outros reles mortais. Em princípio, Paloccí é “usado” para ferir, mortalmente, Guido Mantega. O efeito seguinte seria Mantega ferrando com a alta cúpula do PT, principalmente a cereja do bolo: Luiz Inácio Lula da Silva.

Voltando a Michel Temer, a tendência é que a Constituição e Justiça da Câmara, por menos votos que o esperado pelos “inimigos”, admita que a denúncia de Janot prossiga para apreciação pelo plenário da Casa. O deputado “independente” e influente maçom Sérgio Zveiter cumprirá essa missão. Em seguida, a aposta do Palácio do Planalto, desde o começo, é que uma grande maioria de deputados rejeite a denúncia contra Temer. Além das vantagens que muitos receberam ou receberão, os parlamentares não querem confusão. Desejam apenas terminar o mandato, para tentar uma complicada reeleição, deixando Temer onde está.

A situação brasileira é esquisita demais para uma análise correta feita pelo mais esperto e malandro dos marcianos. A dúvida persiste sobre o tempo que vai demorar a recuperação econômica, com a máquina estatal falida sabotando as forças de um mercado nada livre – aliás, libertino nas suas relações corruptas com o poder público. A maioria da população, conforme diferentes enquetes de opinião, também rejeitam Temer e gostariam que ele saísse. No entanto, a famosa “pressão popular” ainda parece muito pouco intensa para forçar uma derrubada imediata de um Temer sempre blindado pelos banqueiros daqui e de fora. A mídia segue na gangorra: “fica, Temer” ou “fora, Temer” – dependendo das pressões econômicas e outros interesses próximos disto.

Mesmo impopular e desgastado ao limite máximo, Michel Temer ainda tem plenas condições para resistir até o fim do mandato que herdou via golpe na companheira Dilma, até janeiro de 2019. A rotina brasileira é política e juridicamente macabra. Denúncias de corrupção vão e vêm. A precariedade de algumas provas, baseadas no “disse-me-disse” de delatores inconfiáveis, nem sempre com provas materiais objetivas, beneficiam os infratores nos julgamentos em instâncias superiores de um judiciário lento e muito influenciável politicamente. Não foi à toa que o próprio Temer já teria deixado assessores vazarem o comentário de que, se perder agora na Câmara, depois vence no Supremo Tribunal Federal...

O fator imponderável ainda é a pressão popular. A sobrevivência política de Temer depende muito de uma eleição no meio do caminho. A campanha espontânea “#reelejaninguém” em 2018 promete fazer um grande estrago na politicagem. A dúvida persiste: será que ainda é alto o volume de recursos ilícitos para bancar uma caríssima campanha eleitoral, na base da descarada compra de votos.

Muitos políticos apostam nos negócios bilionários, em via de fechamento, para salvar a reeleição. Falta combinar com um eleitorado cada dia mais pt da vida. Infelizmente, o que favorece a bandidagem é a massa gigantesca de eleitores estúpidos ou que aceitam negociar o voto.

A bela Marcela tem grandes chances de continuar primeira-dama. Mas, se houver um problema e o plano temerário falhar, Patrícia Vasconcelos Maia está pronta para ocupar o lugar. Com o “sogro” postiço Moreira (prejudicado pela Lava Jato) ou com outro sogro, o César Maia, prontinho para operar nos bastidores políticos e econômicos, se o Rodrigão herdar a cadeirinha temerária do Palácio do Planalto.

Resumindo: Meirelles tem a força e Janot pensa que tem a forca. Quem vencerá no final? Os corruptos do Congresso responderão, brevemente...

Silêncio comprado

Releia o artigo de sábado: A culpa da crise é da sogra ou da mídia?


Fidelidade


Sangue ruim


Phodemos...


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 9 de Julho de 2017.

2 comentários:

Anônimo disse...

VAMOS CONTINUAR COM O PARDIEIRO A CEU ABERTO SEM TERMOS CONDIÇOES DE NOS LIVRAR DO QG DE HIPOCRITAS, SEM VERGONHAS, MENTIROSOS, FALASTROES, PORQUE O POVO BRASILEIRO E MEDIOCRE. MEDIOCRE COMO? SIMPLESMENTE O QUE VEMOS AQUI. TRES PODERES DE MERDA FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS QUE FALIRAM O PAIS POR CASA DOS SUPREMOS BESTEIROL. NOSSA NAÇAO ESTAO TOTALMENTE FATIADA COM INTERESSES QUE NAO SAO O DE FAZER O BRASIL EVOLUIR E TOMAR O LUGAR QUE LHE PERTENCE. NOSSO PAIS E UMA PIADA. UMA PIADA MUNDIAL. TEMOS DOIS MIL SINDICATOS DE MERDA QUE MAMAM NA TETA DA VACA. TEMOS TRINTA MINISTERIOS DE MERDA QUE SAO OS ELEMENTOS INTERESSADOS POR INTERESSES EXCUSOS E PARTICULARES DE TOMAR A PASTA, FINGIR QUE NAO VEEM NADA, NAO FISCALIZAM NADA. NEM SAO DEPUTADOS OU SENADORES E MUITO MENOS MINISTROS DE ALGUMA COISA. TEMOS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA E UMA MAQUINA FAJUTA DE COMPUTALIZAR VOTOS. O QUE MAIS PRECISAMOS PARA DECRETAR NOSSA FALENCIA. VAMOS CONTINUAR A BEATTING AROUND THE BUSH.ESCAMOS SENDO ROUBADOS, ESCAMOTEADOS E DESMANTELADOS ATE AS ULTIMAS CONSEQUENCIAS E O POVO INERTE CONTINUA SE IMAGINANDO COM PAIS DESENVOLVIDO, PAIS QUE TEM PERSPECTIVAS FUTURAS E PAIS QUE VAI SAIR DO BURACO. COM ESTES INQUILINOS DOS TRES PODERES VAMOS CONTINUAR A EXERCITAR NOSSA MARCHA FUNEBRE. ELES TEM A CANETA, ELES TEM TODAS AS MORDOMIAS DO PLANETAS, ELES TEM INIMPUTABILIDADE, ELES TEM TODAS AS CARTAS FAVORAVEIS DO BARALHO DO LADO DELES E NOS TEMOS O QUE? O DESTINO NOSSO DE DE NOSSAS FAMILIAS E INCERTO ELES NUNCA VAO DEIXAR O NOSSO PAIS SE DESENVOLVER. TODO O JOGO DE DE CARTAS MARCADAS. ELES NAO TEM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DO PAIS. ELES NAO TEM CACIFE PARA MODIFICAR NADA, ELES VAO CONTINUAR A MEXER COM NOSSA ESTABILIDADE FINCANDO OS PES IMUNDOS NO NOSSO DESTINO, NO DESTINO DE NOSSO PAIS, NO DESTINO DAS FUTURAS GERAÇOES. NUNCA SE VIU NO MAPA MUNDIAL UM PAIS TAO SAQUEADO E CEU ABERTO E OS SUPREMOS ELEITORAL E FEDERAL INERTES SEM FAZER SEUS DEVERES DE CASA. PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR. PARA QUE PRECISAMOS DESSES HIPOCRITAS DO ANDAR DE CIMA? QUEM ELES PUNIRAM? O QUE FIZERAM PARA ACABAR COM ESTE FRACASSO FRAGOROSO BRASILEIRO. O SUPREMO ELEITORAL E FEDERAL FEDE. GENTICULAS, HOMUNCUOS E MULHERES SEM NAÇAO, SEM VERGONHA, SEM CARATER, SEM INTERESSE EM MODIFICAR NADA. SAO MEROS PROCRATINADORES DE JUSTIÇA. A JUSTIÇA PARA ELES SOMENTE NUM FUTURO. FUTURO ESTE QUE JAMAIS IREMOS ALCANÇAR A DEPENDER DA HIPOCRISIA DOS SUPREMOS ELEITORA E FEDERAL. NOSSA VIDA E NOSSA FALENCIA JA ESTAO DECRETADAS COM CINQUENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA E JUSTIÇA MEIA BOCA FEITA NO ANDAR DE CIMA E QUE DEIXA MUITO A DESEJAR IGUALZINHA AOS ULTIMOS PAISES DO MUNDO EM EVOLUÇAO MENTAL. ESTAMOS NOS ULTIMOS SUSPIROS DE NOSSA RESISTENCIA E DE NOSSA CAPACIDADE DE ENTENDER TANTA MESQUINHARIA, TANTA BAIXEZA, TANTA VAGABUNDAGEM DE UM QG HIPOCRITA, DE GENTE HIPOCRITA, MENTIROSA E SEM VERGONHA QUE ENVERGONHA A CLASSE MAIS BAIXA HUMANA MUNDIAL. NOSSO PAIS E UM ESGOTO. ESGOTO QUE SUAS EXCRESCENCIAS CHEIAS DE PRIVILEGIOS ESTAO NOS ESFREGANDO NA CARA DIA A DIA E NOS JA MORREMOS E ESQUECEMOS DE DEITAR PARA SERMOS ENTERRADOS PORQUE NAO ESTAMOS REAGINDO MAIS.O FUTURO VAI NOS COBRAR A INERCIA DE HOJE. ELES ESTAO NOS SACANEANDO E RINDO DE NOSSA CARA E NOS JA MORREMOS.

Estéfani JOSÉ Agoston disse...

Senhor Jorge Serrão, é doloroso constatar que o senhor pode ter sido nitroglicerina pura em tempos idos, mas hoje, não sei se seguindo algum grupo, algum propósito de algum grupo (Fabianos?), só consegue ser pó de traque; incito-o a voltar a utilizar a antiga caneta corajosa e lúcida, deixando as mesmices nas latas de lixo da história.