quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Semana do Soldado


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Gilberto Pimentel

“BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA” – qual será o verdadeiro significado dessa assertiva?

A cada dia esse valor parece decrescer e, paradoxalmente, sua necessidade aumentar. Até quando? Muitos se perguntam com inquietante razão. Ainda assistimos governantes não darem a verdadeira importância à “guarda do Rei”. Ainda vemos dirigentes nacionais desconhecerem a capital necessidade de um Poder Militar verdadeiramente potente e consoante à grandeza do Brasil, um país continental. Ainda percebemos, talvez em virtude da boca entortada pelo hábito, uma elite política irresponsável bater às portas dos quartéis na certeza de encontrar soluções, muita vez equivocadamente, para problemas por ela criados.

Até quando?

Como disse, há pouco, o Comandante do Exército, General Eduardo Villas Boas: “Conduzo seguidas reuniões sobre a gestão dos cortes orçamentários impostos ao Exército. Fazemos nosso dever de casa, mas há limites”. De fato, ao longo da história recente, nota-se uma sucessão de cortes impostos à Força Terrestre, independente do matiz do governo que se estabelece. Todos, invariavelmente, adotam a postura de ignorar os prejuizos à operacionalidade da Instituição que tem que estar, permanentemente, adestrada e pronta para ser empregada em defesa da nossa soberania e integridade. De modo oposto, esses mesmos governantes não se pejam de buscar no Exército Brasileiro, constantemente, soluções para os mais diversos problemas com que se veem a braço. A coisa se passa como se o nosso orgulho de “cumprir sempre a missão” pudesse ser usado inesgotavelmente e sem ônus para os cofres públicos.

Desta vez, a própria Força afirma, os cortes hão de impactar as ações de vigilância nas fronteiras terrestres, o apoio em missões especiais de segurança pública e as atividades em parceria com a defesa civil, obviamente, isto além das medidas administrativas rotineiras e de adestramento dos quadros.

E o que vemos senão as tropas das FFAA enveredando pelas perigosas ruas do Rio de Janeiro na busca da cura para a violência perpetrada aos seus cidadãos?

Olvidando, momentaneamente, a questão da inquietante falta de reciprocidade administrativo-financeira nos empregos já costumeiros das Forças Militares em missões outras que as suas tradicionais, ocorre o totalmente indesejável desgaste da Instituição imiscuída na vida diária da população, fazendo papel de polícia e sofrendo os percalços inerentes, muitas vezes submetendo seus homens aos riscos de serem tratados como agressores dos direitos humanos por setores, comprovadamente, à espreita de oportunidades para atacarem, por viés doutrinário, aqueles que saíram de seus quartéis a procura de ajudar seus concidadãos.

Realmente, os limites estão sendo ultrapassados! Como percebeu, até mesmo, o atual Ministro da Defesa, assim como seus antecessores, autoridade não conhecedora dos meandros da arte militar: “há uma “banalização” do uso das Forças Armadas para ações de segurança pública por meio de decretos de garantia da lei e da ordem”. Será que também essa banalização não tem um preço? Será que a crise da segurança pública que a está gerando é compensatória?

Que o Dia do Soldado, nos inspire nos exemplos dignificantes de nosso heroico patrono, o Duque de Caxias, também político exemplar, a pensar e repensar as verdadeiras e dignas missões do Exército Brasileiro.


Gilberto Pimentel, General, é Presidente do Clube Militar.

5 comentários:

Anônimo disse...

E quem disse, caríssimo Gen. que eles estão interessados em modernizar as forças Armadas e em especialo Exército?

Já passou da hora, deveis abrir os olhos.

Paulo Robson Ferreira disse...

E preciso lembrar aos comandantes militares que quem muito se agacha até o rabo aparece! Os comandantes militares estão colhendo os frutos da covardia à qual se permitiram. Caso, senhor Gilberto, o senhor encontre algum desses comandantes, diga-lhes que " as instituições estão funcionando perfeitamente", a favor dos bandidos, e eles as estão aperfeiçoando ainda mais, aproveitando a total omissão da classe que que deveria reagir e não compactuar com a bandidagem.

Anônimo disse...

ONTEM, HOJE, SEMPRE, GERANDO DESPESAS, BURLANDO AS LEIS, SABOTANDO E A SERVIÇO DA MAFIA FUDENDO COM TUDO, UM PODER QUE SE FOSSE BANIDO OU TERCEIRIZADO ACERTARIA A SITUAÇÃO DO PAIS, UM BANDO DE CHUPINS PARASITAS CUJO OS COMBATES FOI CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO, O POVO QUE PAGAVA PARA SER, TORTURADO, ESCRAVIZADO, ASSASSINADO E ATÉ HOJE PAGA ESSA CONTA, CONTA DE QUEM ATÉ HOJE SÓ FIZERAM MÉRDA... JÁ POSSUIMOS E PAGAMOS TODO TIPO DE POLICIA CORRUPTA E INCOMPETENTE, SABOTADORA, PREVARICADORA OU SEJA CUSPIDA E ESCARRADA OS DAS FFAA, UM SOLDO DO TAMANHO DO DESSES DESGRAÇADOS JOGADO F´RA POIS SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM...

Anônimo disse...

No Brasil, as coisas só funcionam no tranco, com greves, com ameaças de paralisações e muita briga na Justiça. Eu penso da seguinte forma: se não tem dinheiro para combustível, que parem o transporte de parlamentares nos aviões oficiais; se não tem dinheiro para manter dois expedientes, que passem a meio e depois para alguns dias da semana; se a falta do dinheiro afeta a vigilância das fronteiras, então parem e fechem as fronteiras e não deixem passar ninguém. Parem as obras que são responsabilidades de outros órgãos; cancelem festas, coquetéis, demonstrações, etc. E podem ter certeza que o mais decisões do governo virão para prejudicar os militares.

Anônimo disse...

A BURRICE GENERALIZADA DOS PREVARICADORES DA NAÇAO, BURRICE ESTA QUE VEM DEFENESTRANDO NOSSO PAIS E FAZENDO DE NOSSO SOLO ESTA ESTRABARIA DE BURROS PENSANTES QUE NAO PESQUISAM NADA, NAO SABEM DE NADA E AINDA PENSAM QUE ESTAO DENTRO DE UM PAIS CIVILIZADO, PAIS ESTE QUE DEIXOU A MUITO TEMPO DE SER VERDE AMARELO PARA SER O CELEIRO UNIVERSAL DE TRAFICO DE DROGAS. OS VAGABUNDOS DE 64 COM SUAS DIARREIAS MENTAIS REDUZIRAM NOSSO PAIS AO TAMANHO DELES OU SEJA MICROSCOPICO. NAO TEMOS MAIS CIDADANIA, NOSSAS FFAA VIRARAM PIADA, GRAÇAS AOS VAGABUNDOS DEFENSORES DOS TRAFICANTES QUE BOTAM MULHERES, FILHAS E CRIANÇAS PARA IMPEDIR A ENTRADA DA POLICIA EM SEUS DOMINIOS PARA EXTIRPAR TODO O MAL QUE A VAGABUNDAGEM VERMELHA DE 64 TROUXE AO NOSSO PAIS. ALIADOS A UMA TURMA DE CINQUENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE SAO IGUAIS A ONU OU SEJA PAISES DE MERDA DEFENDENDO DIREITOS E DEVERES DE PESSOAS VAGABUNDAS, SEM VERGONHA QUE SO FAZEM FILHOS E NAO PENSAM EM FUTURO. SAO VERDADEIROS ANIMAIS E COMO TAL AGEM NA SURDINA DA NOITE, AGEM NO CREPUSCULO DO CINEMA FAZENDO MODIFICAÇOES MAIS MODIFICAÇOES PARA NOS TRAZER ESTA PETILENCIA CHAMADA SUBDESENVOLVIMENTO OU SEJA O BRASILEIRO SENDO SUBMETIDO A SER O ULTIMO PE DE CHINELO DOS ULTIMOS EM DESENVOLVIMENTO DA NAÇAO. QUANDO UM INDIVIDUO INESCRUPULOSO PENSA QUE AS FFAA E A POLICIA SAO O ENTRAVE DA NAÇAO ELES ESTAO DANDO FORÇA SOMENTE A PARTE INESCRUPULOSA DO PAIS OU SEJA CINCO MERDIAS QUE NAO ACRESCENTAM NADA NO PAIS SOMENTE DEFECAM NELE E FAZEM DELE UM PANO DE CHAO PARA SEUS PLANOS INESCRUPULOSOS. VEMOS UM MONTE DE ONGS, UM MONTE DE VIADOS, UM MONTE DE SAPATONAS, UM MONTE DE PSEUDO INTELECTUAIS DE MERDA QUE NAO TEM EXPRESSAO MUNDIAL E NUNCA SERAO REFERENCIA EM NADA QUERENDO BOTAR SEUS COCOS EM CIMA DO POVO BRASILEIRO QUE TRABALHA. QUEM PRODUZ DENTRO DESTA MAFIA NAO TEM DIREITOS AGORAS OS SEGREGADOS QUEREM FAZER DE SEUS DIREITOS O QUE E CERTO PARA QUE UMA NAÇAO INTEIRA SE HUMILHE PERANTE ELES. O QUE E ISTO? ESTAMOS SENDO GUIADOS POR DESCOBRIDORES DOS ILICITOS QUE NOS CRITICAM, NOS DIMINUEM, TIRAM NOSSA CIDADANIA, NOS PRENDERAM DENTRO DE NOSSAS CASAS EM TROCO FAZEM O PAPEL DE PROBOS. PROBOS EM QUE? O QUE REALMENTE FIZERAM PELO PAIS? ESTE PAIS ESTA UMA DESGRAÇA A CEU ABERTO E OS IMBECIS AINDA ACHAM QUE SAO ENTENDIDOS EM ALGUMA COISA. A UNICA COISA QUE ENTENDEM E DAR O RABO E FURUNFAR A LUZ DO DIA. OS NACITURNOS DE HOJE JA SERAO CRIADOS NO COMUNISMO DE COALISAO DO ABRAÇO DOS INFELIZES. FAZER CIRURGIA PLASTICA NAO ADIANTA. MUDAR DE SIGLA NAO ADIANTA. A DIARREIA MENTAL E SEMPRE A MESMO. ESTA PROCURANDO PELO EM OVO. AS FFAA E A POLICIA NAO TEM CULPA DA FALTA DE VERGONHA E ESCRUPULOS DE TODOS OS POLITICOS BRASILEIRO. PRECISAMOS FAZER UM INVENTARIO E ABOLIR OS CINQUENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA, OS EMPRESARIOS FURRECA E AS ONGS DE MERDA. NOSSO PÁIS PRECISA DE SOLUÇOES E NAO SOLUÇOES FEITAS NO CUSPE E NO ESCONDINHO DO CINEMA. PRECISAMOS DE MENOS LEIS E MENOS POLITICOS DE MERDA A SOLDO ESTA E A VERDADE.