sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A Escola de Frankfurt



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos I. S. Azambuja

A wikipédia, a enciclopédia livre, resume um assunto de extrema relevância, cujo aspecto ideológico é desconhecido da maioria, principalmente os jornalistas formados com base nos conceitos esquerdistas da famosa Escola de Frankfurt.

------------------

Escola de Frankfurt (em alemãoFrankfurter Schule) é uma escola de teoria social e filosofia particularmente associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt/Francoforte.[ A escola inicialmente consistia decientistas sociais marxistas dissidentes que acreditavam que alguns dos seguidores de Karl Marx tinham se tornado "papagaios" de uma limitada seleção de ideias de Marx, usualmente em defesa dos partidos comunistas ortodoxos.

Entretanto, muitos desses teóricos admitiam que a teoria marxista tradicional não poderia explicar adequadamente o turbulento e inesperado desenvolvimento de sociedadescapitalistas no século XX. Críticos tanto do capitalismo e do socialismo da União Soviética, os seus escritos apontaram para a possibilidade de um caminho alternativo para o desenvolvimento social.
     
Apesar de algumas vezes apenas espontaneamente afiliados, os teóricos da Escola de Frankfurt falaram com umparadigma comum em mente, compartilhando, portanto, os mesmos pressupostos e sendo preocupados com questões similares.
    
Para preencher as percebidas omissões do marxismo tradicional, eles solicitaram extrair de outras escolas de pensamento, por isso usaram ensaios de sociologia antipositivistapsicanálisefilosofia existencialista e outras disciplinas.
     
As principais figuras da escola foram solicitadas a aprender e sintetizar os trabalhos de variados pensadores, como KantHegelMarxFreudWeber e Lukács.
    
Seguindo Marx, eles estavam preocupados com as condições que permitiam mudanças sociais e o estabelecimento de instituições racionais. Sua ênfase no componente "crítico" da teoria foi derivada significativamente da sua tentativa de superar os limites do positivismomaterialismo e determinismo retornando à filosofia crítica de Kant e aos seus sucessores no idealismo alemão, principalmente a filosofia de Hegel, com sua ênfase na dialética e contradição como propriedades inerentes da realidade.
    
Desde a década de 1960, a teoria crítica da Escola de Frankfurt tem sido crescentemente guiada pelo trabalho de Jürgen Habermas na ação comunicativaintersubjetividade linguística e o que Habermas chama de "discurso filosófico damodernidade".
      
Mais recentemente, teóricos críticos como Nikolas Kompridis se sonorizaram como oposição a Habermas, afirmando que ele tinha minado as aspirações à mudança social que originalmente davam propósito a vários projetos de teóricos críticos – por exemplo, o problema de que razão deve denotar, a análise e a ampliação de "condições de possibilidade" para a emancipação social e a crítica ao capitalismo moderno.
Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

Um comentário:

Anônimo disse...

A ESCOLA DE FRANKFURT HOJE ESTÁ NAS PROPAGANDAS DOS PARTIDOS COMUNISTAS, COM SUAS FRAUDES HABITUAIS, FALANDO UMA, PSDB-PT E + PCs - MAS SÓ FAZENDO DIABRURAS, EMBORA HOJE EM DIA MUITO DESMASCARADAS PELAS REDES INDEPENDENTES!
EIS UM EXEMPLO: GANHOU, PORÉM, A GLOBALÓIDE MERKEL NÃO LEVÔÔÔÔÔ...
Isso mesmo, terá de engolir a seco os direitistas que se insurgiram contra a entrega da Alemanha aos MONSTROS globalistas!
Outro também que já está claudicante e com e insonia é o Soros, dessa vez de novo tomou mais uma rasteira e caiu de mau jeito, ajuntada às outras!
O grande problemas das esquerdas é que estão massacradas pelas redes independentes direto e reto e tudo delas concordam com a realidade: elitistas, burguesas, debeis mentais, esquizofrênicas, muita propangandas de serem do povo, caso Maduro, a melhor vitrine do que é um país onde esses zumbis vermelhos metem suas patas!
Governo Temer com 77% de reprovação, né, "pesquisas"?
Se fosse verdade, o desgoverno da doidona de mais Dilmaluca teria apenas 95% de reprovação, garantidamente!
NO CASO DO SOCIAL-COMUNISTA AECIO PERTENCER AO PSDBosta dispensam-se comentarios, parceiro e santo protetor do bando de predadores do PT, ou seja, votou nessa porra, votou na desgraça PT, pois o PSDBagulho é seu anjo de guarda, senão capacho!
Ambos são oportunistas,apoiadores de Maduro e da imigração desordenada do Islã, inclusive o Doria, que tempos atrás visitou os países do Golfo oferecendo privatizar grandes empreendimentos em S Paulo, como estadios, com futebol que ajudam alienar o povo à realidade!
Vá alguém querer ir prá lá e diga ser cristão, para ver se não virará sabão e ossos para adubo!