quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Mercado já precificou condenação de Lula, calculando que fato terá impacto positivo nos negócios


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Os “deuses” do mercado financeiro já “precificaram” a quase certa retirada de Luiz Inácio Lula da Silva da corrida eleitoreira de 2018. Em documento reservado, diretores de compliance dos grandes Bancos e 30 Gestoras de Investimentos já fizeram suas habituais “apostas” sobre o futuro imediato de Lula e seus efeitos econômicos, assim que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmar (por 3 a 0 ou 2 a 1) a condenação imposta por Sérgio Moro a Lula no famoso “Caso do Triplex” do Guarujá.

Vinte e dois gestores de fundos prevêem Lula condenado. Na avaliação geral, quase unânime, dois pontos de convergência: “O evento já está precificado pelo mercado”; “A condenação por unanimidade de Lula deve trazer impacto positivo para os negócios”. Alguns mais precavidos reduziram posições em fundos ou reduziram posições em câmbio, juro nominal e real. Mantiveram posição aplicada em juro real. Os gigantes estão comprados em bolsa, com hedge via opções para o evento, aplicados em juro real e vendidos em Dólar contra Real.

Os ultracautelosos, “dada à elevada incerteza”, mantêm suas carteiras multimercado com um menor risco de utilização de risco. Alguns gestores informaram que devem manter o risco no mercado internacional e diminuir o risco em Real e juros mais longos. Tem o caso extremo da Ibiúna – que tem posição zerada em fundos no Brasil.

O Alerta Total teve acesso ao resuminho do pensamento dos administradores de fortunas. A sondagem realizou uma compilação das tendências apontadas por 30 gestoras. Onze delas apostam na condenação por unanimidade: Bahia, Canvas, Claritas, Gávea, Kinea, Kondor, Mauácapital, Mirae Asset, Modal, Vintage Investimentos e XP Gestão de Recursos. Dez gestoras apostam na condenação, sem prognóstico de placar: Absolute, ARX, AZQuest, Credit Suisse, Flag, Kapitalo, Opportunity, Porto Seguro Investimentos, SulAmérica e Trust.

Apenas uma (a Iporanga) previu a derrota de Lula por 2 a 1. A gestora avalia que este resultado pode impactar negativamente a bolsa e o mercado de câmbio. Sete gestoras preferiram ficar “em cima do muro”, optando por não divulgar sua expectativa e posicionamento: BTGPactual, AdamCapital, Garde, Ibiúna, JGP, Paineiras, SPX Capital e Verde.

O melhor negócio agora é esperar a punição ao “onesto” Luiz Inácio. Já se sabe que ele terá de suportar a condenação, ficando inelegível. No entanto, não deve ser preso. Pelo menos por enquanto e se não cometer qualquer bobagem radicalóide que ameace o Judiciário e gere qualquer explosão de violência. Neste caso, até a calmaria dos militares pode ser afetada. Neste caso, todo o mercado também fica nervoso...

A petelândia tenta fingir que não está morta. Na verdade, ela está moribunda. Basta lembrar da fisionomia de Lula, ontem, durante um grande protesto a favor dele, na Praça do Povo, em Porto Alegre. Gleisi e Dilma (lembram dela?) também estavam lá. O PT e seus aliados ainda têm relativa força no Rio Grande do Sul, de tradição esquerdista-populista desde os tempos em que o falecido Leonel Brizola reinava por lá. Existe o risco concreto de confrontos pontuais entre os seguidores de Lula e seus opositores. Mas, se algo ocorrer, acontecerá bem longe do TRF-4, cujo quarteirão já está isolado pela Brigada Militar.

Aguardemos para que não tenha briga, nem embromação, para que o resultado saia hoje mesmo. Lula condenado e inelegível é a tendência e o desejo de muitos opositores dele. Lula já é um derrotado pela cara de bunda dele ontem. O abatimento dele destoa de seu discurso de falso vencedor. E ficar impedido de concorrer à Presidência da República, por crimes ligados à corrupção, é maior punição que Lula pode receber, a não ser que acabe preso, também...

Consolo moral é que a transmissão ao vivo do julgamento do companheiro $talinácio deve dar mais audiência que o BBB18...

Futuro de Lula

A professora de Direito Eleitoral da Fundação Getulio Vargas, Silvana Batini, avalia que os famosos recursos podem garantir Lula na disputa à Presidência em 2018:

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula poderá obter registro de candidatura à Presidência em 2018, se conseguir uma liminar do Superior Tribunal de Justiça. Mesmo sem conseguir a liminar, ainda assim poderá pleitear o registro perante o TSE e fazer campanha enquanto o tribunal não indeferir definitivamente o pedido. Isto porque a inelegibilidade não é reconhecida na condenação criminal, mas apenas na justiça eleitoral”.

A professora da FGV adverte que, se a decisão vier depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validar a candidatura, Lula pode ser eleito, toma posse, e ganha foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal...

Contra Notícia falsa


Avaliar a credibilidade e a fonte de uma notícia antes de repassá-la não é um hábito comum.

As chamadas fake news (notícias falsas) são compartilhadas diariamente em diferentes meios de comunicação e ganharam ainda mais espaço com a expansão das mídias sociais.

Com essa preocupação, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) lançou ontem, em Porto Alegre, a campanha nacional 'Revistas. Eu acredito!'.

Maria Célia Furtado, diretora executiva da ANER, explica a iniciativa:

"Nossa ideia é mostrar a importância de se informar por meio de uma mídia consagrada, que investiga e que vai até a fonte, com um jornalismo sério".







Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 24 de Janeiro de 2018.

Um comentário:

Q disse...

Fake News só a grande mídia.
O alerta total é True news