quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Nova Constituição: debate prioritário em 2018


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A agenda cidadã de 2018 tem uma prioridade muito mais relevante que o processo eleitoreiro obrigatório e inconfiável, sem direito a recontagem de votos. Temos de investir seriamente nos debates em torno de uma Nova Constituição para o Brasil. Este dever de casa faz parte do processo inevitável de Intervenção Institucional. Eis o trabalho de transformação, do alicerce ao telhado.

Detalhe fundamental: Essa nova CF tem de ser escrita por nós, brasileiros, sem o dedo dos atuais congressistas. A nova carta deve passar pelo *referendum* da população (sob grande mobilização popular). Seu ponto fundamental é a implantação de um Estado Liberal-Democrático. Seu texto deve servir de base para o Federalismo Pleno (sem “tapa-buracos de revisão do pacto federativo”), a antunomia administrativa, legal e política e a descentralização do poder político e de recursos financeiros a partir dos municípios, onde nós moramos.

Vale insistir: O gargalo do Brasil é o modelo estatal, Capimunista, Rentista e Corrupto. Romper com ele e mudá-lo é a prioridade das prioridades. Sem esta transformação estrutural não existe solução concreta. Não basta reformar. É urgente romper com o intervencionismo estatal consagrado pela Constituição-Vilã de 1988. O Brasil não tem outra saída – a não ser o porto ou o aeroporto. Com certeza, este é o caminho mais sofrido.

A lição já sabemos de cor, só nos resta fazer. Temos muitas forças (cérebros) dispersas. Aos poucos, acontece uma aglutinação. O momento é de um grande “CONCLAVE PELO BRASIL”. O momento exige união e alinhamento de propostas. Não se pode perder a janela de oportunidade aberta por um País hoje mobilizado no combate à corrupção – que não é causa, mas sim conseqüência do modelo estatal a ser mudado.

Até agora, os postulantes a uma candidatura presidencial não assumiram um compromisso concreto com a mudança institucional. Na verdade, é o segmento esclarecido e mobilizado do povo quem tem a missão de colocar o “bode na sala”. Temos de submeter a proposta da Nova Constituição ao amplo e livre debate, levando-a aos políticos que sonham com o Palácio do Planalto. Eles devem ser provocados, naturalmente, a definir de que lado estão: a favor das mudanças estruturais ou da mesmice institucional há muito dominada pelo Crime.

Não podemos nos iludir com a eleição sob regras viciadas. Não podemos desviar a atenção para a discurseira eleitoreira – que muito promete e pouco se compromete. A nova Constituição Federal é o foco prioritário. Não temos o direito de perder tempo com furos imediatos que não podem ser tapados sem uma profunda transformação estrutural.

Em resumo: temos de fazer a pressão na direção e sentido corretos. O fla-flu eleitoreiro é um engodo para entorpecer a galera. Por isso, os indivíduos esclarecidos, que desejam mudanças estruturais, não têm o direito de perder a fé e a esperança no trabalho a ser feito. A guerra cultural é intensa para deixar tudo do mesmo jeito. Temos de lutar muitas batalhas, perdendo algumas e vencendo a maioria delas, para garantir a hegemonia do processo de Intervenção Institucional já em andamento, porém ainda não amadurecido.

Vamos trabalhar corretamente para viabilizar as pré-condições históricas e culturais para a mudança do modelo estatal no Brasil.




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 3 de Janeiro de 2018.

7 comentários:

ronaldo fontes disse...

Serrão o neoliberalismo não surtiu o desejado efeito em nenhum lugar. Só concentrou mais renda e desemprego. Hoje o neoliberalismo empregado no país beneficia apenas empresa que trabalham para o governo ou as que deixaram de produzir, demitiram funcionários e maquiam produtos chineses.Na saúde, as ditas OS, salvadoras, são uma vergonha, com alguma exceção.Pissuem contratos para contratar 700 médico, recebem para isso é só contratam 350, e escravizam os contratados.Nos aeroportos privatizados os funcionários são escravizados. A solução não é privatizar e sim mudar a lei de de estabilidade e ter controle social nos serviços, como você comenta no artigo. Participação da sociedade.

Anônimo disse...

sábado, 10 de junho de 2017
alarico trombeta - vale a pena ler de novo

BRASIL ULTRAJADO!
https://youtu.be/MrtBDMxp8lg

Este velho clip de 2015 esta mais do que atual situação da podridão do desgoverno do Brasil das esquerdas comunistas. São 22 anos de FHC para cá de MEGA ROUBALHEIRAS de um estado SOCIALISTA CORRUPTO E BANDIDO QUE TRANSFORMARAM OS 3 PODERES EM ANTROS DE BANDALHEIRAS E COVIS DE LADRÕES. O TSE É A COMPROVAÇÃO EXATA DE QUE O ESTADO É UMA IMENSA QUADRILHA DE DELINQUENTES DESCARADOS.
HA MUITO TEMPO QUE O BRASIL NÃO TEM MAIS NENHUMA CREDIBILIDADE LÁ FORA NEM AQUI DENTRO.
O BRASIL ESTA SEM GOVERNO DESDE 1986, DESDE O MEGA CORRUPTO SARNEY.
SEM GOVERNO, SEM JUSTIÇA E PIOR DE TUDO, FALTA AUTORIDADES DE ESTADO COM
HOMBRIDADE E MORAL PARA IMPOR A
A FORÇA DA LEI.
HA MUITO QUE SE PERGUNTA:
AONDE ESTÃO OS GUARDIÃES ARMADOS DA PÁTRIA???
CADA DIA SE DESMORALIZAM MAIS PERANTE O POVO E A HISTORIA.
ESTÃO SENDO CONIVENTES COM A ROUBALHEIRA , A DESORDEM E O ESTRAÇALHAMENTO DA NAÇÃO!
PORTANTO ISSO SE CHAMA CONLUIO!
SÃO COMPARSAS DA VELHACARIA.
O BRASIL ESTA TOTALMENTE ABANDONADO TAL COMO A VENEZUELA, PARA FICAR IGUAL SÓ BASTA APARECER UM MADURO POR AQUI...
MAS ANTES DISSO O BRASIL VAI SE ESFACELAR TERRITORIALMENTE. JÁ NADA NOS UNE ,
NEM MESMO AS ffaa!

https://youtu.be/SiTCR48CSO0

P.S NO CLIP ABAIXO UMA ANALOGIA DESTA NARRATIVA COM OS NOSSOS
FARDADOS DE MERDA!

Postado por AlaricoTrombeta às 20:54:00

ronaldo fontes disse...

Mudar a constituição com os mesmos?
Como?

Anônimo disse...

Nada passa se tiver demissão de funcionário público ou diminuição de seus rendimentos e pensões nababescas...

jomabastos disse...

"A nova Constituição Federal é o foco prioritário. Não temos o direito de perder tempo com furos imediatos que não podem ser tapados sem uma profunda transformação estrutural."

Esta nova Constituição Federal tem de ser escrita por nós, brasileiros, sem o dedo e a interferência de quaisquer atuais ou antigos congressistas, políticos e Juízes profissionais, pois não devemos cometer o mesmo erro aquando da elaboração da Constituição de 1988. Esta nova Constituição terá que ser elaborada conjuntamente com um amplo e livre debate da sociedade brasileira em geral, de modo que ela seja construída passo a passo com total transparência e com conhecimento de todos.

Elaborar uma Nova Constituição, é uma missão para uma comissão especial de cidadãos liberais altamente qualificados, sem alinhamentos partidários, com excelente qualidade ética e moral e que dominem conceitos políticos, econômicos e sociais corretos. Necessitamos de uma nova Constituição, virada para o liberalismo político, social e econômico e para o desenvolvimento geral e acentuado desta Nação.
Também precisamos, sem falta, de um Tribunal Constitucional fora das garras e indicações políticas, que tenha como único objetivo fiscalizar a constitucionalidade das leis criadas pelo legislativo - Federal, Estadual e Municipal - , assim como a constitucionalidade das leis utilizadas nas sentenças proferidas pelo Judiciário.

Para que a atual situação caótica e suja da política do pais não se repita, temos que proibir a todos os indivíduos já criminalmente condenados de assumirem para sempre um cargo político ou de gestão pública. Há que definir escrupulosamente, que qualquer político ou gestor público na situação de arguido criminal, tem que ser suspenso imediatamente de seu cargo. Também há acabar com o Foro Privilegiado, para que criminosos políticos e do judiciário não se escondam atrás dele. E também há que estipular que todo o mundo deva ser julgado inicialmente em um tribunal de primeira instância.
Temos muita gente responsável neste país, com boas qualificações e com boa ética e moral para exercer com idoneidade qualquer cargo político ou de gestor público. Para cargos políticos ou públicos em geral, não necessitamos de arguidos criminais, nem de gente já criminalmente condenada. Necessitamos de gente criminalmente limpa, desde um Presidente da República até a um simples Vereador.

Intervenção Constitucional é um objetivo prioritário para a construção de uma Nova Constituição liberal e democrática.

Anônimo disse...

Uma nova constituição apresentada pelo blog, não passa de um sonho de uma noite de verão. As quadrilhas organizadas infiltradas e comandando o executivo o legislativo e o judiciário, jamais concordarão com uma nova constituição honesta e decente criada pelo povo consciente e esclarecido, que acabaria de vez com os privilégios absurdos de que gosam os politicos corruptos que vivem nababescamente como se fossem árabes donos de poços de petroleo do oriente médio.Somente uma intervenção constitucional mais dura do que a de 1964, com o fechamento desse congresso abjeto, com a extinção do judiciário notadamente o abominavel STF e os tribunais superiores com salários astronomicos permanecendo somente as primeira e segunda instancias, excepcionalmente. Mas para que isso ocorra, necessitamos de um presidente patriota e com coragem, para substituir os comandos militares das FFAA e determinar imediatamente uma intervenção civica constitucional. Pelo atual quadro politico das novas eleições, continuaremos a eleger presidentes calhordas e comprometidos com o crime organizado como nos últimos anos a partir da era FHC. Quem viver, verá.!!!

J. Clovis Lemes disse...

"Detalhe fundamental: Essa nova CF tem de ser escrita por nós, brasileiros, sem o dedo dos atuais congressistas. A nova carta deve passar pelo *referendum* da população (sob grande mobilização popular)."

Acha que esse povinho besta que vota em PTralhas (e portanto é conivente com essa sujeira toda), pode fazer uma constituição decente? Não acredito...