quarta-feira, 14 de março de 2018

O “sistema” quer trocar Temer por Rodrigo Maia?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Ninguém se surpreenda se Rodrigo Maia disputar a reeleição a Presidente da República – ainda nesta eleição de 2018. Tudo indica que o “Sistema” – que deseja Lula da Silva fora do jogo – também considera o Presidente Michel Temer uma “peça imediatamente descartável”. Na verdade, a situação de Temer é insustentável. “Rodrigo Maia Presidente” é uma realidade próxima, por substituição constitucional, e não pela via eleitoral.

A gravidade é tanta que o poderoso ministro Carlos Marun até ameaçou ontem deixar a Secretaria de Governo da Presidência com a ameaça de retornar ao Senado para processar e pedir o impeachment do supremo-ministro Luís Roberto Barroso. O histriônico Marun acusa Barroso de “crime de responsabilidade”, em função da pressão que exerce contra Temer. A queda dele seria  uma espécie de “contrapartida” para compensar a também inevitável detonação judicial de Luiz Inácio Lula da Silva – quase proibido de ser presidenciável porque está prestes a se tornar “presidiável”.

A ofensiva da Polícia Federal contra Temer e seus principais amigos pessoais e aliados, com plena autorização do Supremo Tribunal Federal, é a evidência viva de que existe um movimento para afastar Temer, antes do final deste mandato (que já é tampão). Assim, O presidente da Câmara assumiria o Palácio do Planalto e, como novo Presidente, o filho de César Maia poderia até disputar a reeleição presidencial pelo DEM. Por isso Rodrigo Maia já se lançou pré-candidato presidencial.

O grupo próximo de Temer corre o risco de levar uma pancada que pode ser fatal para a cúpula do MDB. Águias do mercado de energia já sabem que, por trás do escândalo de corrupção na usina de Belo Monte, está uma negociata bilionária envolvendo a exploração de ouro na região. Laranjas de dirigentes emedebistas aparecem nas investigações sigilosas que a Polícia Federal vem desenvolvendo. Tal escândalo na área da Eletrobrás (feudo estatal do MDB) será uma das estacas no peito de Temer.    

A situação do Presidente - e por extensão de seu grupo - é pra lá de temerária. Temer já teve seu sigilo bancário quebrado não só para investigar o caso de favorecimento a uma empresa no Porto de Santos, mas sim para descobrir outros negócios eventualmente feitos entre Temer e seus melhores amigos e principais aliados, parceiros ou sócios ocultos. Tudo é tão grave que o Supremo Tribunal Federal já indica até que vai liberar o acesso da defesa de Temer aos dados, assim que os bancos enviarem todo material ao Judiciário.

Michel Temer e amigos também são alvos da quebra de sigilo telemático. Semana passada, a Polícia Federal não baixou no terceiro andar do Palácio do Planalto apenas atrás dos e-mails de Rodrigo Rocha Loures. O rastreamento nos computadores pode ter atingido outros aliados próximos  de Temer, e até o próprio Presidente. Outro alvo é o Coronel João Baptista Lima – considerado o velho amigo mais próximo do Presidente.

Também faz parte da estratégia para acabar politicamente com Temer a ofensiva judicial contra o senador Romero Jucá. Também com autorização subida e surpreendente do Supremo Tribunal Federal, Romero Jucá virou réu por corrupção e lavagem de dinheiro. O principal coordenador do Orçamento Federal no Congresso é acusado de facilitar aprovação de emendas em favor do grupo Odebrecht, em troca de apoio financeiro para a campanha eleitoral de seu filho.

Imagina a instabilidade. Temer cai em condições piores que a Dilma que ele sucedeu. Rodrigo Maia assume o Palácio do Planalto. E vem candidato à reeleição presidencial – tendo a máquina na mão para dar uma ajudinha. O cenário não é de filme de ficção, mas sim de puro horror político. Assim que Lula ficar efetivamente proibido de disputar a Presidência no voto, a sucessão 2018 fica mais imprevisível do que já está...

O fato preocupante é que o alongamento de uma crise política sem fim só atrapalha, ainda mais, aquele vôo sempre adiado da “galinha” econômica. A fragilidade interessa aos controladores globalitários do Brasil – que seguem comprando, a preço de banana, nossas empresas privadas e estatais estratégicas.

A piada para tão grave situação é uma indagação familiar: Se Rodrigo Maia eventualmente assumir o lugar de Temer, será que o eterno governista Moreira Franco continuará alegando que não é “genro” dele?

Por enquanto, o ouro de Belo Monte ainda não reluz... Porém, outras picaretagens eletrizantes devem brilhar antes no manipulado noticiário tupiniquim...

Fica a torcida para que a tal “Máfia do Brasil” vá mesmo para o raio que a parta...

Leia o artigo: Sua Excelência atrapalha...






*FAÇA SUA INSCRIÇÃO!* - http://AvancaBrasil.vpeventos.com

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Março de 2018.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marum nao e senador.
Ele exerce mandato na Camara dos Deputados.

Anônimo disse...

E LÁ VOU EU DE NOVO BRASILEIRO NATU SE EU NÃO MORRO EU MATO, JÁ NÃO QUEREM NADA COM A PATRIA AMADA E ESSES FDP ENCHEM OS MEUS CULHÕES... FFAA,MAÇONARIA, JUDICIARIO E ATÉ O CAPETA,A COSA É ASSIM,TUDO COMEÇA NOS MUNICIPIOS DOS ESTADOS, ESTÃO TODOS ENVOLVIDOS DO MAIS HUMILDE FUNCIONARIO PUBLICO ATÉ O DESEMBARGADOR PREVARICADOR,O PM,O CORONEL E A MÃE DO SARAMPO, TODOS SEM VERGONHAS NA CARA, O JUDICIARO ESQUENTA AS COSTAS DO MACONHEIRINHO ATÉ OS GRANDES TRAFICANTES,BICHEIROS,CONTRABANDISTAS E TODOS OS CRIMINOSOS MANDAM OS ENVELOPES PARA OS PROMOTORES MARCA BOSTA ATRAVÉ DOS DELEGADOS MAFIOSOS,É ISTO MESMO,THEMER SÓ É UM BORRA BOTAS DA MAÇONARIA E O RESTO VAI NO VACUO...EM TODOS OS GOVERNOS O UNICO PODER QUE É BANDIDO E NUNCA CAI É O JUDICIARIO, PODRE, INCOMPETENTE, CORRUPTO, SABOTADOR,DITADOR, TORTURADOR, ASSASSINO ETC. ETC. ETC...