segunda-feira, 12 de março de 2018

Picanha temperada com autocensura é indigesta



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Capitalismo de Estado é mole, não... Capimunismo – como o praticado no Brasil – é pior ainda. A China aprovou uma emenda à Constituição permitindo reeleições sem limites do Presidente Xi Jinping - craque em perseguir opositores e censurar a mídia e a Internet, enquanto posa de amante do futebol. Aqui em Bruzundanga, o chinês nem teria trabalho. Nossa mídia nem precisa ser censurada. Seus patrões preferem praticar a covarde autocensura...

A autocensura praticada pelos veículos de comunicação é muito pior do que a censura oficial, imposta pelos governos arbitrários ou pelos poderosos de plantão. Hoje de madrugada, a direção de jornalismo de algumas emissoras de televisão deixaram ordens expressas para que não fossem veiculados nos principais telejornais vários vídeos mostrando o recém-libertado empresário Joesley Batista sendo hostilizado e impedido de almoçar com a família no luxuoso Barbacoa – churrascaria famosa na Zona Sul de São Paulo. O mais engraçado da estória é que os revoltados confundiram a vítima: era o Wesley, irmão dele, quem estava lá... Tudo em família...

Autocensura é algo burro na era das redes sociais. Não adianta o editor-chefe-censor tentar omitir imagens que viralizam sobre um fato lamentável, porém sintomático. Os brasileiros, de todas as classes, estão enfurecidos com os acusados ou suspeitos de praticar corrupção com o dinheiro público. Políticos e empresários envolvidos em escândalos não conseguem escapar da fúria dos indignados nos locais públicos. Eles sabem do alto risco de tomarem vaias nos restaurantes, aeroportos e dentro das aeronaves – com filmagens indiscretas dos smartphones, divulgadas quase em tempo real.

A Polícia Militar chegou a ser acionada para ajudar Joesley e sua família a saírem do restaurante, sob vaias e xingamentos de quem não aguenta mais o Brasil do jeitinho que está (ou como sempre teve). A manobra burra de “censurar” imagens é um fenômeno que merece ser analisado junto com a agressão ao Joesley. Será que a ordem foi dada para poupar o poderoso da J&F (JBS/Friboi), que agora anda por baixo da carne seca? Ou a censura é para não macular a imagem do estabelecimento onde a cúpula do veículo de comunicação costuma comer, no famoso formato de “jabá”, aquela carninha (que pode ser até fornecida pelas marcas do Joesley)?

A zelite jornalística tupiniquim tem comportamentos deploráveis, do ponto de vista moral e ético. Não é à toa que o lendário Gato Angorá (quando era Prefeito de Niterói no final dos anos 70) costumava se vangloriar que comprava a imprensa local com duas caixas de cerveja. Atualmente, parece que bastam dois bifinhos de picanha e alguns milhões de reais em publicidade oficial. É por isso que a carne dos autocensores é tão fraca...

Ainda bem que logo mais o técnico Tite convoca a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da Rússia. Xi estará de olhos bem abertos. Lula, que também adora futebol, está mais preocupado com o dia 26. Não param de dizer que ele será preso nesta data. Na verdade, nós é que continuamos prisioneiros da corrupção, da canalhice, da violência e da insegurança (principalmente a jurídica).



    

Releia o artigo de domingo: “É inconstitucional investigar juiz”? Jura?







*FAÇA SUA INSCRIÇÃO!* - http://AvancaBrasil.vpeventos.com

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 12 de Março de 2018.

Nenhum comentário: