segunda-feira, 2 de abril de 2018

Além dos amigos de Temer, PF também investiga se Cunha, preso, usa esposa para receber “presentinhos”



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Não são apenas Michel Temer e seus amigos os grandes alvos da Operação Skala. A Força Tarefa da Lava Jato vai aprofundar nas investigações sobre as ligações entre o ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba, sua esposa Claudia Cruz e os dirigentes do grupo Libra, em eventual recebimento disfarçado de propinas em troca de favorecimentos no “Decreto dos Portos”. A PF investiga a suspeita de que Cunha, na cadeia, estaria usando a mulher para receber “presentinhos” em eventos sociais aos quais, por coincidência, também comparecem membros da tradicional família Torrealba (controladores do grupo Libra.

Até agora, tal suspeita não surgiu no noticiário. O foco foi apenas em Michel Temer, seus amigos e a empresa Rodrimar. No entanto, na PF, há quem defenda que Eduardo Cunha, Claudia Cruz e os dirigentes do Grupo Libra recebam mais atenção. Os investigadores também devem mergulhar sobre os números da Libra (que negociou, via arbitragem, uma dívida de R$ 2 bilhões com o governo). Também devem ser analisadas as atas de reuniões do Conselho de Administração da empresa, no ano passado, além das relações pessoais dos dirigentes com a família Cunha.     

Quatro dirigentes do Grupo Libra não depuseram na Operação Skala. Eles não foram localizados pela Polícia Federal. Estavam fora do Brasil. Todos foram beneficiados pelo relaxamento da prisão provisória determinada pelo supremo ministro Luis Barroso, atendendo a pedido da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. No entanto, na ordem de soltura, emitida em 1º de Abril, Barroso determina que, no imediato retorno e desembarque no Brasil, a Polícia Federal tome os depoimentos de Rodrigo Borges Torrealba, Ana Carolina Torrealba Affonso e Gonçalo Borges Torrealba, todos ligados ao Grupo Libra.

Ontem, o grupo Libra divulgou uma nota de imprensa sobre a prisão e soltura de uma de suas dirigentes: "O Grupo Libra informa que já está prestando todos os esclarecimentos à Justiça, e que uma de suas acionistas (Celina Torrealba, presa e solta) já depôs à Polícia Federal. Maiores informações serão dadas após integral acesso aos documentos da investigação, o que, até o momento, não foi disponibilizado aos advogados da empresa." Nada se falou sobre Eduardo Cunha, até porque o assunto não foi veiculado, publicamente, pela PF...

Até agora, o zum-zum-zum da Skala foi em torno de Michel Temer. Ontem, aproveitando o Dia da Mentira, aliados temerários venderam a versão de que o Presidente está tranqüilo. Na saída de uma reunião (nada pascoalina) no Palácio do Jaburu, o líder do governo no Senado e presidente do MDB, Romero Jucá, contou sua estorinha do boi tatá: “O presidente está tranquilo. Sabe que não há nenhum tipo de veracidade nas questões. O presidente está preocupado em governar e é isso que nós estamos fazendo. “O governo não está focado em 3ª denúncia. O governo está focado em trabalhar muito, em ter várias medidas de desburocratização, de melhoria da economia, de crescimento do país. Portanto, não está na pauta essa discussão”.

O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) também descartou a possibilidade da aventual 3ª denúncia contra Temer. “A Constituição é clara. Não há como se tentar responsabilizar o presidente por fatos e atos referentes a questões anteriores ao mandato. Nós seguimos governando e não trabalhamos com essa hipótese”. Romero Jucá é defensor de Temer no ataque: “Eu acho que qualquer ilação não deve postergar a condição do presidente ter o que dizer, ter o que mostrar e condição de defender o nosso legado: tudo que fizemos em tão pouco tempo, que mudou a realidade do país. O presidente está focado nessa questão e vai tocar em frente o projeto”.

Por enquanto pré-candidato não-declarado à reeleição, Temer avalia que, no final, será poupado judicialmente no caso dos Portos. Se a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinar uma nova representação, Temer precisará de apenas 171 votos na Câmara dos Deputados para escapar de ser processado pelo Supremo Tribunal Federal. Na primeira denúncia se salvou com votos de 263 deputados. Na segunda, acabou poupado por 251. O mínimo para salvação é 171 votos – sacanagem este número...

O duro de toda essa estória é ouvir dirigentes do MDB reclamando do que chamam de “Partido da Justiça”. Os temerários defensores criticam que membros do Judiciário trabalham para tirar Lula e Temer da disputa presidencial de 2018. Escutar isso impunemente? Melhor é ser surdo (ou deficiente auditivo, como recomenda o “politicamente correto”...

Leia, também, o artigo de Jorge Béja: Operação Skala: Dodge e Barroso devem explicações ao povo brasileiro


1º de Abril no STF


Movimentos aproveitaram o 1º de abril para protestar com uma faixa em frente ao prédio do Supremo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Releia o artigo de domingo: Saídas para Michel Temer







Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 2 de Abril de 2018.

2 comentários:

ARS disse...

- Não comam mosca, vejam esse vídeo instrutivo:

https://www.youtube.com/watch?v=sIHFzyMLtgc

Anônimo disse...

VOLTEMOS NÓS EM MASSA PARA AS RUAS...
SENÃO, OS MAFIOSOS SERPENTE LULA E SEU LACAIO STF ESTARÁ A POSTOS PARA REABILITÁ-LO E DAR-LHE CHANCE, POIS GOLPISTAS SE ENTENDEM!
QUEM APOIA O REGIME MARTELO E FOICE, GENOCIDA E MALFEITOR, COMPARTILHA DESSA PESTÍFERA E SATÂNICA IDEOLOGIA!
Viram o discursinho peçonhento, politicamente correto de Cármen Lucia ontem?
Falou, falou mas nada disse de concreto, "é hora de serenidade, equilibrio e trabalho", coisas assim, bordão comunista do desgoverno lá de MG, lavagem cerebral, pois nessas horas os comunistas e forças auxiliares apreciam muito essas chantagens para enganarem e esfriar os adversarios para voltarem ainda mais fortes para darem o golpe fatal!
Conosco não, "seus" anarquistas, predadores e marginais!