quinta-feira, 17 de maio de 2018

STM e Exército terão coragem abrir IPM contra Globo?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Em pleno alegado “regime democrático da Nova República de 1985”, o Grupo Globo pode ser alvo de um Inquérito Policial Militar. Tudo vai depender da decisão do Superior Tribunal Militar em acatar ou não um pedido de “Mandado de Segurança com Pedido de Liminar” para que o Comandante Militar do Leste abra um IPM para investigar as circunstâncias e veracidade do suposto “Dossiê da CIA” que denuncia os ex-Generais-Presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo (já falecidos) de terem ordenado o assassinato de 104 “inimigos do regime militar”.

A ação foi movida segunda-feira passada (dia 14 de maio) pelo advogado Ricardo Bellido – que é Capitão-de-Mar-e-Guerra na Reserva da Marinha, onde atuou por 30 anos. Bellido justifica sua ação com base no Código Penal Militar (Decreto Lei nº 1.001 de 21 de outubro de 1969, ainda em vigor) – que tipifica como crime a ofensa às Forças Armadas, em seu artigo 219. O caso agora será avaliado pelo presidente do STM, ministro José Coelho Ferreira, que deve escalar um relator entre os 15 membros da Corte. A Procuradoria Militar terá de ser ouvida.

O advogado ressalta que o dispositivo legal é bem claro: “Art. 219. Propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das forças (sic) armadas ou a confiança que estas merecem do público: Pena - detenção, de seis meses a um ano. Parágrafo único. A pena será aumentada de um terço (sic), se o crime é cometido pela imprensa, rádio ou televisão”.

Ricardo Bellido se mostra indignado com o caso: “Apenas concebo ser meu dever, como cidadão fardado e brasileiro, reagir à altura da ofensa oriunda das Organizações Globo. É de total domínio público que as Organizações Globo, domiciliadas na cidade do Rio de Janeiro, através do seu jornal diário (impresso e eletrônico) e transmissões por vídeo nas diversas mídias televisivas de comunicação em massa, vêm deliberadamente ofendendo a honra das Forças Armadas brasileiras. Dizer que antigos Chefes, já falecidos, foram cruéis assassinos é uma afronta imperdoável à Família Militar. Mormente quando dito sem provas e com intenções ocultas e inconfessáveis”.

Bellindo lista a séria de reportagens dos produtos do Grupo Globo que agrediram os militares. A primeira matéria publicada no jornal O Globo ocorreu em 11/05/2018. Já na capa e em imensas letras dizia a gazeta que: “Documento da CIA indica que Geisel autorizou execuções” e que “Memorando da agência americana para Kissinger diz que assassinato de opositores era política de Estado”.

Bellindo prossegue: “Segundo o jornal, um documento de um ex-diretor da CIA para o então secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger, de 11 de abril de 1974, afirma que o então presidente Ernesto Geisel sabia da execução de 104 opositores da ditadura militar durante o governo Médici. Mais ainda, que o general Médici teria autorizado que as execuções continuassem, como política de Estado, com apoio do general João Figueiredo, então chefe do SNI”.

O advogado acrescenta: “O suposto memorando teria sido encontrado pelo pesquisador Matias Spektor, da Fundação Getúlio Vargas, que o classificou como “o documento mais perturbador” que leu em 20 anos de pesquisa.
Ora, a versão do jornal é completamente absurda. Por primeiro, fez a divulgação de um “memorando” sem apresentá-lo. A própria matéria já nos mostra que o acesso ao fantasioso memorando foi parcial, pois a cártula está em poder da CIA e há parágrafos não divulgados”.

Ricardo Bellindo segue atacando: “Outra incongruência na narrativa é o fato de um agente da CIA ter acesso ao que foi discutido em uma reunião secreta com vários generais. Isso não faz o menor sentido! O tal “relatório” (cujo original não apareceu), datado de 1974, está escrito no processador de texto do Microsoft Word, criado somente em 1983. Bom que se esclareça, que há circulando pelas redes sociais um “memorando” digitalizado, típico da nossa era, ou seja a era da tecnologia da informação. Ora, o documento apontado pela Globo, se existe, deve estar datilografada nos moldes da velha “máquina de escrever” e que, no máximo, poderia estar “escaneado”. Nunca algo em forma digital do ano 2018”.

O advogado aponta outra incongruência: “Salta também aos olhos o número 104. Ora, se há um número tão preciso de pessoas executadas é porque existe uma relação nominal computável. E alguém contou: 1, 2, 3...104. Quem contou? Esse rol precisa ser apresentado!”

O advogado argumenta que, “por outro lado, mesmo que as Organizações Globo consigam demonstrar a existência do memorando, o que é extremamente improvável, vale lembrar que os fatos narrados estariam cobertos pela Lei de Anistia, em vigor e já homologada pelo Supremo Tribunal Federal. E, ainda nesse caso, estaria O Globo incidindo no crime de difamação”.

O Alerta Total dá parabéns ao advogado e militar na reserva da Marinha pela coragem em mover a ação. No entanto, dificilmente, o STM determinará que um IPM seja instaurado contra o poderoso Grupo Globo.

“Invasão militar” no Congresso?

Relato de um militar estagiário da Escola Superior de Guerra que participou das visitas ao Senado (no dia 14) e ao Supremo Tribunal Federal (ontem):

“Vou relatar um fato que aconteceu no dia de ontem para vocês observarem como a nossa mídia é amadora e sensacionalista. O curso que estou realizando (CAEPE, da ESG) encontra-se em viagem de estudos em Brasília. No contesto desta viagem, está a visita a determinados órgãos, com a respectiva palestra de um tema relevante por um membro do órgão visitado. No dia de ontem, 15/05/18, estivemos no STF e no Congresso. No primeiro tivemos a palestra com o Ministro Gilmar Mendes e no segundo com o Deputado Federal Nilson Pinto. Durante a visita no Senado Federal, nos foi permitido assistir à uma sessão (durante aproximadamente 5 minutos apenas) onde, naquele momento estava discursando a Senadora Vanessa Grazziotin (detalhe: discursando para dois senadores, além do presidente e um secretário, embora no painel estavam presentes 32 senadores, por mim contados. Pois bem, a notícia dada, conforme consta abaixo, foi que o congresso passará a ser fiscalizado a partir daquela data. Realmente, com uma mídia assim o Brasil não precisa de inimigo”.

O problema nem é a mídia, mas sim a interpretação que alguns idiotas de esquerda fizeram do caso, uma simples visita, que acontece todo ano, feita por civis e militares que fazem o CAEPE - Curso de Altos Estudos Em Política e Estratégia da ESG.

Definitivamente, o “Poder Fardado” tem provocado medinho em muita gente que anda devendo nos três outros poderes da Republiqueta de Bruzundanga...

Releia a segunda edição de ontem: Militares "ameaçam" visitar o STF...


Juros de mentirinha...

É absolutamente falso informar que o mercado recebeu com surpresa a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil de manter os juros básicos da economia em 6,5%.

Na verdade, os bancos já “precificam” juros de 10% a partir de janeiro de 2019.

Portanto, nos próximos meses, por causa da aceleração da economia norte-americana e do dólar em alta que pode alimentar nossa inflaçãozinha, o BC do B deve retomar sua política de subir juros...

Dilma nos Três Neurônios


Até a Presidenta tem uma aparição inesperada no 12º programa dos Três Neurônios. Como dizem que ela só tem dois, você pode rir com 5 neurônios, já que um dos nossos não conta. Entendeu? Não... Então, vá ensacar vento e comer mandioca. Porém, antes, assista ao vídeo. Clique no link e viralize: https://youtu.be/tLElU1oWtcg





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 17 de Maio de 2018.

2 comentários:

Jayme Guedes disse...

O "poder" do Grupo Globo tem sua origem na ignorância do povo brasuca. A qualidade da sociedade pauta a qualidade de todos com quem ela se relaciona. Uma greve na audiência seria uma bela advertência mas tal sacrifício seria esperar demais do povo brasuca. Já o apontado "medinho" de militares na verdade pode ser outra coisa. O principal ativo da esquerda é o vitimismo. A esquerda só sobrevive graças ao papel de vitima que usa para atrair a simpatia dos ignorantes. Ah, o exército está fiscalizando o Congresso. Se considerarmos a roubalheira oriunda desse Congresso, qualquer fiscalização, militar ou civil, deveria ser aplaudida.Meus cumprimentos ao advogado que decidiu confrontar a atitude irresponsável da Globo.A propósito, numa guerra em que os terroristas matavam o adversário também tem o dever de matar. Ou o grupo que pretendia implantar o comunismo no Brasil não matou? O que diz a Globo?

Anônimo disse...

O MEDINHO DA MAFIA QUE OS MERCENARIOS DE FARDA SEMPRE PROTEGERAM DEVERIA SER DE TODOS... ATÉ HOJE AS FORÇAS ARMADAS APENAS COMBATERAM O SEU PRÓPRIO POVO... CAPACHOS DA MAÇONARIA,JÁ ESCRAVIZARAM, ASSASSINARAM,TORTURARAM,IMPLANTARAM O NARCOTRAFICO, CONTRABANDO E JOGOS ILEGAIS,SABOTADORES E BORRAS BOTAS IGUALMENTE AO JUDICIARIO SÃO UM PODER PARALELO, INCOMPETENTE E CORRUPTO E LEVARAM O POVO A MESÉRIA EM TODOS OS REGIMES E GOVERNOS, SALARIOS E PREVILÉGIOS MILIONARIOS E UM BANDO DE FDPS BABANDO NO OVO DESSA MAFIA... PARA QUEM NÃO SABE A GLOBO FOI ROUBADA E DOADA PARA O RM PELOS GENERAIS ASSASSINOS,A CLT FOI CONCEDIDA PELOS AMERICANOS, AMERICANOS QUE FIZERAM OS GENERAIS E O GETULIO CAGAREM NAS CALÇAS DE MEDO, POIS AO ESCRAVIZAREM O POVO NOS TEARES INGLESES AJUDARAM A INGLATERRA A PASSAR A PERNA NO TIO SAM... O FORTE DE COPACABANA ATÉ HOJE AINDA ABASTECE OS MORROS CARIOCAS E PROTEGEM COM UNHAS E DENTES O CV... A TRANZA AMAZONICA É UM LIXO IGUALMENTE A PONTE DA AMIZADE,PROJETADAS PARA OS MILICOS E A MAÇONARIA LAVAREM A ÉGUA... COMUNISTAS NATU AS FFAA COMUNGAM COM O JUDICIARIO E A MAÇONARIA PARA A DEGRADAÇÃO DE UM POVO HONRADO E NÃO O LIXO QUE SÃO ESSES ABUTRES...JAYME GUEDES DEVE SER A BONECA DE ALGUM MILITAR, MAS NADA QUE UMA BALA NÃO RESOLVA... DISSO EU AINDA NÃO ME ESQUECI...