sexta-feira, 6 de julho de 2018

Brasil foi para a casa do Canário (Belga)



2ª Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net


O futebol brasileiro está igual ao País: precisa ser reinventado. Novamente, pecamos nos fundamentos. Muito passe errado. Time não chuta a gol com eficiência. Igual a nossos times, não há toque de bola objetivo para atingir a máxima meta futebolística: o gol. O negócio é bola na rede. O resto é firula, papo furado de torcedor derrotado. A vida é cruel e pragmática: quem não entrega resultado fracassa. Simples (e duro) assim...

Sacanear pos outros em derrota é muito fácil. Por isso, só vale fazer uma análise histórica, cultural e tática. Temos uma gestão medíocre do esporte futebol, embora ele seja o mais popular do País. Taticamente, paramos no tempo. Nossos times tocam muito a bola, dão muitos dribles inúteis, dão muito passe de lado e chutam pouco ao gol. O brasileiro precisa rever o modo de jogar bola.

Mas, principalmente, temos de criar as condições econômicas para termos uma gestão esportiva poderosa. Formar seleção com jovens craques vendidos ao exterior é um risco de fracasso. O subdesenvolvimento econômico e cultural nos condena a ser um País mero exportador de riquezas, inclusive as futebolísticas. Fabricamos craques. Porém não conseguimos mantê-los no Brasil. Assim, ingleses, espanhóis e alemães seguirão faturando alto com a gestão futebolística.

Vencer ou perder faz parte do jogo. O problema é sair derrotado por erros do passado que se repetem, previsivelmente, no futuro próximo. Não aprendemos a lição dos 7 a 1  para a Alemanha. Hoje, contra a Bélgica, não teve vexame. Mas o resultado foi uma droga. Nossas equipes, em resultados desfavoráveis, se desesperam muito facilmente. Mais uma vez, faltou força psicológica para a Seleção vencer. Neste quesito, a Seleção é um retrato do que acontece na Política, Economia e na vida institucional do Brasil.

Nada custa lembrar que a empresa CBF é uma empresa pressionada por denúncias comprovadas de corrupção. É um microretrato de uma Nação sob regime de corrupção sistêmica sob domínio do Crime Institucionalizado. A política do futebol consegue a façanha de ser pior que a politicagem habitual do Brasil. Fracassos são previsíveis nesta conjuntura de coisas erradas.

A Seleção do Adenor Tite foi apenas uma ilusão. Mesmo assim, ele merece ser mantido no cargo. É preciso fazer Justiça. Nunca se fez um trabalho tão organizado quanto o do Tite para uma Copa do Mundo. Nosso problema foi dentro do campo de futebol. Isoladamente, nossos jogadores são craques maravilhosos, muito valiosos e maravilhosamente remunerados. Acontece que não formam uma equipe vencedora porque falham feio nos fundamentos básicos e não conseguem demonstrar força coletiva.

De novo, fomos para a “casa do canário”... Desta vez, o Belga... Mas não esqueçamos o alemão, com aquela camisa que parecia a do Flamengo, nos 7 a 1 do Mineirão em 2014... A Bélgica, de vermelho, foi igual ao PT: acabou com o Brasil!

Agora, voltamos à ilusão ludopédica local. O Mengão é líder do Brasileirão... Até quando? Até que ponto as perdas do Vinicius Júnior (tomado pelo Real Madrid) e do Filipe Vizeu (para a Udinese da Itália) prejudicarão o time?

O Canarinho Pistola sifu... Agora a crise econômica e a campanha eleitoral de previsível baixaria vão tomar conta do cenário de filme de terror. Preparem-se que 2019 será infernal...

Pobre Rede Globo... Não conquistamos a sexta estrela na camisa da Seleção... O consolo é que a estrela incompetente e corrupta do PT também não ganhará a eleição de 2018...

Sacanagem é que perdemos a folga programada para terça-feira que vem... Assassinaram a churrascada com cervejada e cachaçada... PT da vida, anunciou que torcerei pelo time do Putin... 

Releia a primeira edição: O que vem depois da churrascada e da cachaçada?



Enganadores do Povo...




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 6 de Julho de 2018.

3 comentários:

Zé disse...

O problema é dentro de campo e fora. Time de futebol no braziu é uma organização criminosa.
Como tudo nesse país, é um tremendo faz de conta.
Governo, justiça, esportes, setor privado, etc, faz de conta que funciona.
A única coisa real é a roubalheira, falta de educação e um povo analfabeto funcional.
Daqui a 10, 20, 30 anos essa raça primitiva terá chegado aos 300 milhões.
Se já não sabem o que fazer agora, imagina até lá..................

Anônimo disse...

QUANDO VENCEMOS NA VIDA OU NO ESPORTE, NÃO NECESSITAMOS DE JUSTIFICATIVAS, MAS QUANDO PERDEMOS SEJA LÁ NO QUE FOR, APRESENTAMOS VÁRIAS JUSTIFICATIVAS, TENTANDO ENGANAR A NÓS MESMOS, PORQUE NÃO TEMOS A HUMILDADE DE PARABENIZAR OS VENCEDORES, PORQUE FORAM MELHORES DO QUE NÓS. ESSA COPA TEVE MAIS ZEBRAS DO QUE NO CONTINENTE AFRICANO, MOSTRANDO QUE AS EQUIPES CONSIDERADAS INFERIORES, NOS DERAM UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E HUMILDADE MANDANDO PRA CASA EQUIPES QUE SE CONSIDERAVAM AS MELHORES DO MUNDO. ( BRASIL ARGENTINA ALEMANHA E URUGUAI ) MAS A COPA AINDA NÃO TERMINOU, HOJE DIA 7 DE JULHO AINDA PODEREMOS TER MAIS ZEBRAS E SURPRESAS.

ALMANAKUT BRASIL disse...

Em 2014, na Copa mais ladra das copas, mesmo perdendo de 7 x 1 na semifinal, ficou em 4º lugar!

Ultraje a Rigor - Puta que Pariu, Brasil

Ultraje

https://www.youtube.com/watch?v=PdbylQIuEts