segunda-feira, 2 de julho de 2018

Cave Canem



“País Canalha é o que não paga precatórios”

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Um amável leitor reclamou sobre uma “verdadeira obsessão” deste pobre escriba em fazer trocadilhos com a palavra Cão.

Há uma explicaCão.

O país vive uma grande Cãofusão. Já foi dito que, no momento, o poste mija no cachorro. O significado das palavras tem sido mudado, intencionalmente, para pior.

Por exemplo : cachorro significa filhote recém nascido.
Vejam :”A Wikipédia em Português chegou a 1.000.000 de artigos em 26 de junho de 2018. ..... Diante disso, o vocábulo cachorro, proveniente do basco, indicava qualquer tipo de filhote, e, por um processo de restrição de significado linguístico,... “hoje é sinônimo de Cão.
"O cão, no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano .”

É, por isso, considerado o melhor amigo do homem (por ser humano). Uma vez disse, debochando, um famoso: “O melhor amigo do homem é o whisky ; é o cachorro engarrafado !”.

Mas, como os homens, os há de diferentes índoles. Os bonzinhos e os malvados.

A expressão Um dia de Cão é usada para significar um momento em que tudo dá errado; como na Pindorama atual.

O executivo é um cão de fila. Bravo (méchant) [em francês tudo é mais suave !], incômodo (pelo tamanho) e feio.

O legislativo é o cão egresso (provavelmente do inferno).

E, o judas ciário é o verdadeiro vira-lata do complexo pátrio.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

3 comentários:

Loumari disse...

Caro Libretista, para ir no teu sentido, passa que quando escrevo no meu estado de indignação para dar um qualificativo os ímpios que tomaram por assalto o país que se chama Moçambique, começo por exonerar o pobre cão preservando a sua distinção com o homem malvado e criminoso, com dizer que estes (homens ímpios) comparados ao cão o cão consegue ter uma mais excelente postura. Pois, respeito muito este lindo e nobre animal. E para não assimilar os ímpios com o nobre animal que afectuosamente chamamos de cão, que é um animal que ama incondicionalmente ao ser humano, tenho classificado os ímpios do governo de Moçambique empregando um termo mais pejorativo que pode ser empregado para desqualificar o homem degradante. Uso este termo: PERRO. Lhes trato de perros. É um termo dos mais pejorativos para desqualificar o homem desonrado. Este substantivo masculino Perro, é empregado como denominação ignominiosa para qualificar homem vil; gente que não funciona, cujas engrenagens deslizam para o mal; homem mau.

Loumari disse...

MEXICANOS, MARADONA E CANTONA SE IRRITAM COM AS SIMULAÇÕES DE NEYMAR

O árbitro italiano, Gianluca Rocchi, vai ter uma grande pressão sobre os ombros nesta segunda-feira à tarde, na oitava final da Copa do Mundo. Porque cabe a ele gerenciar o caso Neymar. Cujas múltiplas simulações exasperam o mundo do futebol. Desde o início da competição, a estrela da Selecção brasileira é, em verdade, alvo de muitos erros no jogo. Ele é o jogador a que foi constatado muitos erros em todos grupos nas competições: 17 erros (actos simulacros) em três jogos, 4 a mais que Ronaldo. Ele acrescenta suas simulações revirando-se com prazer nos gramados russos.

Afirma Eric Cantona ex futebolista num tom irónico: Neymar, você é um óptimo jogador sim... mas, também excelente actor. Mas cuidado com erros lógicos. Quando você é tocado no ombro do lado direito, você não pode gritar de dor segurando a bochecha do lado esquerdo! ", Ironiza o rei ex futebolista.

Diego Maradona também se indigna e faz um comentário amargoso: "Neymar precisa saber que, no momento, o mergulho é um cartão amarelo com o VAR. Ele já recebeu um contra a Costa Rica e agora deveria encontrar um jeito de se acalmar ", afirmou a lenda argentina no Marca. Depois de usar o vídeo, o árbitro cancelou uma penalidade contra a Costa Rica...

"Neymar tem o costume de exagerar muito nos seus gestos e na sua forma de cair" Diz Guardado, o capitão do México"

Cientes do risco, os mexicanos também procuraram sensibilizar o corpo da arbitragem. "Todos nós o conhecemos. Não cabe a mim julgar, mas os árbitros, e a FIFA, disse Andrés Guardado, capitão do México. Com o VAR, eles são forçados a ver sua maneira de jogar e o árbitro terá que agir em consequência da situação. Neymar costuma exagerar e muito nos seus gestos e na sua forma de cair. É o seu estilo de jogo. Aqueles que têm que punir esse comportamento, impedi-lo e lhe sensibilizar a não adicionar, são os árbitros. "A pressão é, portanto, sobre o Sr. Rocchi. E em Neymar...


http://sport24.lefigaro.fr/football/coupe-du-monde/russie-2018/actualites/les-mexicains-maradona-et-cantona-s-irritent-des-simulations-de-neymar-915960

Loumari disse...

Numa chirurgic, cinch cirurgiões discutiam sobre quais os melhores pacientes numa sala de operações.

> Dizia o primeiro:

> - Gosto de operar contabilistas porque, quando se abrem, todos os órgãos estão numerados e ordenados.

> O segundo retorquiu:

> - Sim, mas melhor são os electricistas porque todos os órgãos estão codificados por cores. Não há qualquer risco de engano.

> Ao que respondeu o terceiro:

> - Que nada!!! Os melhores são os bibliotecários. Dentro deles tudo está ordenado alfabeticamente.

> O quarto cirurgião opinou:

> - Não há como os mecânicos. Eles até já transportam uma reserva dos órgãos que são necessários substituir.

> Finalmente, disse o quinto:

> - Deixem-me discordar de todos vocês, meus caros companheiros mas, em minha opinião, os melhores pacientes para operar são os políticos. Não têm coração, não têm estômago nem tomates... Além disso podemos trocar o cérebro pelo cú que não dão conta de nada...