terça-feira, 28 de agosto de 2018

Dicas para Bolsonaro no Jornal Nacional



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O “mito” Jair Bolsonaro deve proporcionar uma das maiores audiências deste ano ao Jornal Nacional da Rede Globo. A previsão óbvia é que o candidato do nanico PSL seja massacrado pelos entrevistadores. Ontem, Ciro Gomes experimentou a língua afiada e tepeêmica de William Bonner e Renata Vasconcellos. Ciro conseguiu manter o controle. Bolsonaro terá de fazer o mesmo. Serão 20 minutos de pressão intensa logo no começo do programa que – gostem ou não – é assistido em 40 milhões de lares.

Aparentemente, Bolsonaro já está bem treinado em massacres midiáticos. Sobreviveu e tirou vantagem das participações no Roda Viva e na Globonews. Tem tudo para sair bem na Globo. Deve focar no assunto Segurança. Bolsonaro se transformou em um fenômeno eleitoral porque consegue unificar e centralizar a revolta da maioria da população em torno de três problemas: a impunidade contra o crime organizado, a corrupção sistêmica e a violência descontrolada.

Já que a TV Globo certamente insistirá em evocar o passado do candidato, seria interessante Bolsonaro lembrar a campanha sórdida que a então “organizações Globo” e o PT promoveram contra as escolas de horário integral mal gerenciadas por Leonel Brizola e Dardy Ribeiro, na década de 80. Se os “Cieps” (Centros Integrados de Educação Pública) tivessem funcionado, sem sabotagem midiática global e petralha, certamente o Rio de Janeiro teria uma quantidade infinitamente menor de bandidos do que ostenta hoje em dia.

Bolsonaro não pode cair na armadilha de ficar na defensiva, refém de um tom agressivo para responder pegadinhas sobre seu passado. O candidato deve ser mais propositivo. Aliás, Bolsonaro tem o dever de apresentar e debater seu próprio programa de governo. Até agora, o candidato não apresentou soluções práticas para resolver a mais assustadora crise econômica da nossa História. O presidenciável precisa indicar os caminhos para soluções, em vez de só ficar chovendo no molhado de problemas que todos nós conhecemos – e estamos de saco cheio deles.

Bolsonaro também deve destacar a reconhecida competência de seu candidato a vice, Hamilton Mourão, um General de Exército, na reserva desde fevereiro deste ano. Mourão não conhece apenas a Arte da Guerra. È, também, um conhecedor das Finanças Públicas e do Orçamento Federal. No eleitorado jovem, interconectado via redes sociais, o General é tão ou mais popular que o próprio Bolsonaro. O candidato também deve expor, mais claramente, seu compromisso com um modelo estatal mais liberal e menos interventor – contradição que o casal global do JN vai explorar. Bolsonaro precisa ir além do seu “Posto Ipiranga” – o economista Paulo Guedes – que agora é atacado, porém, até outro dia, era um dos queridinhos dos Irmãos Marinho, donos do Grupo Globo...  

Na campanha via Internet e nas grandes manifestações de rua, Bolsonaro insiste no messianismo de que dá para desbancar o sistema que nos afunda. No discurso, a crença-promessa é bonitinha. Na prática, vai depender de muita estratégia e definição de qual Brasil queremos para o futuro. A Globo soltou a pergunta para as pessoas comuns produzirem vídeos. Algumas pessoas deram respostas simples, porém realistas. O próximo governo terá de promover um inédito e amplo diálogo nacional.

A entrevista desta terça-feira à noite, ao vivo, na Rede Globo, pode ser decisiva. Se Bolsonaro se sair bem, tem tudo para consolidar a posição de favoritismo para chegar na frente neste primeiro turno eleitoral. Logicamente, a pauta da Globo fará de tudo para que Bolsonaro seja pressionado, ridicularizado, e provocado, a fim de terminar na lona. Bolsonaro precisa manter a calma (difícil...) e a sinceridade combinada com bom humor (mais fácil para ele...).  

Bolsonaro está bem cotado para sentar no trono autoritário do Palácio do Planalto. Até pode vencer no primeiro turno, em função dos votos válidos. Bolsonaro pode atingir até 30% da votação. Nulos, brancos e abstenção podem atingir outros 30% (ou mais). Os 40% restantes tendem a se dispersar entre os outros 12 candidatos a Presidente.

Todos só precisam levar em conta o detalhe fundamental. O próximo Presidente (não importa que sem seja) terá de se preparar mais conversar do que para sair na porrada contra bandidos, inclusive e principalmente os que infestam a política. O desafio é arriscado e gigantesco porque a oposição promete ser intensa e irracional.




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Agosto de 2018.

5 comentários:

Loumari disse...

JÁ CHEGA! PELO BEM DO PAÍS, MONOPÓLIO DA GLOBO TEM QUE ACABAR A PARTIR DE 2019

https://www.youtube.com/watch?v=PbW-GDCfuNI

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
E BOM TUDO QUANTO E DONO DE MERDIA, DE PAGINAS NA INTERNETE AND SO ON PARAREM DE FICAR APOSTANDO NO QUANTO PIOR MELHOR.
DESDE QUE O MUNDO E MUNDO OS FRACASSADOS, OS QUE VIVEM DE MIGALHAS DO GOVERNO, OS QUE QUEREM BOA VIDA SEM TRABALHAR SEMPRE SE ASSENHORARAM DA PALAVRA SOMENTE PARA FAZER FIRULAS E MAIS FIRULAS.
O CAMINHO TEM QUE SER UM SO, NAO ADIANTA MEIAS PALAVRAS, MEIAS EXPLICAÇOES, E MEIA VERDADE.
ESTA SEMPRE PARECENDO A HISTORIA DA MOÇA QUE DIZ SO NA PORTINHA. SERA QUE SOMOS TODOS IDIOTAS E PARVOS.
A NOSSA REALIDADE E CRIME DE GUERRA. A HISTORINHA DA CAROCHINHA QUE APELANDO PARA OS CEUS VAI ACONTECER.
A HISTORINHA DA CAROCHINHA DE DIZER QUE DEVE FAZER ISTO E AQUILO. ISTO TUDO E CONVERSA FIADA PARA BOI DORMIR.
QUAL E A GRANDE CATEGORIA QUE TEM A REDE GLOBO QUE TODOS SABEMOS DE CABO A RABO NO BRASIL E QUE OS GLOBETES VIVEM FAZENDO SELFIE DELES MESMOS MAS NAO VALEM UM TOSTAO FURADO.
A ENERGIA DA REDE BOBO E A ENERGIA DOS TRAFICANTES DE DROGAS QUE SAO AS PERSONALIDADES E CARTILHAS QUE ELES SEGUEM PARA ISSO VIVEM ENFIADOS DENTRO DAS FAVELAS E TRAZENDO PARA A REDE GLOBO PARA PARTICIPAR EM SUAS TRINCHEIRAS OS TRAFICANTES DE MERDA PORQUE SEMPRE FORAM ALINHADOS A ELES.
BASTA VERIFICAR A REGINA CASE O QUE FAZ E COMO FAZ E OUTROS TANTOS QUE SAO OS LEVA E TRAZ DOS MANOS.
VIVEM FAZENDO PACTOS COM O DIABO. DAO UM OLAS PARA DEUS DE VEZ EM QUANTO E BASTANTE AO DIABO COM SUAS NOVELAS DANTESCAS QUE SO SERVEM PARA DENEGRIR O POVO BRASILEIRO.
NOSSO POVO E BURRO E ESTA IDIOTIZADO PELA REDE BOBO.
INFELIZMENTE AS IGREJAS SEJA EM QUE RITO ESTIVEREM FUNCIONANDO A MUIDO DEIXARAM DE MOSTRAR OS CAMINHOS DE DEUS E PRINCIPALMENTE TEMOS MUITA ENTIDADES QUE EDUCAM AS PESSOAS DE MANEIRA INFERNAL SEM QUE SE TENHA IDEIA DO QUE SE FAZ EM MATERIA DE LAVAGEM CEREBRAL NO INDIVIDUO.
VAMOS ACABAR COM ESSE DESMONTE DE NOSSA CIDADANIA, ESTE DESMONTE DE NOSSA VERGONHA NA CARA, ESSE DESMONTE DE NOSSAS MULHERES QUE PARASSARAM A SER UMA MERDA NO CAMINHO DOS HOMENS. ELAS PEDEM TANTOS DIREITOS E TANTOS DIREITOS QUANDO NA REALIDADE O QUE QUEREM E PURA E SEMPLESMENTE SE DAR BEM SEM SE INTERESSAREM PELOS FILHOS, MARIDOS E SO SE INTERESSAREM POR SE FIXAR NO PANORAMA MUNDIAL. O ERRO DO BRASILEIRO E ACHAR QUE DEVE TER VANTAGEM SEM TRABALHAR.
A REDE GLOBO NAO TEM CACIFE, NAO TEM NOME NO EXTERIOR NAS NAÇOES EM QUE COLOCOU BANDIDOS LA. DIFICILMENTE SE VE UM REPORTER DA GLOBO FALANDO NOS ESTADOS UNIDOS COM AMERICANOS ELES FALAM COM BRASILEIROS, VENEZUELANOS PORQUE NAO TEM CACIFE E NAO SABEM NADA PARA ENTREVISTAR AMERICANOS, INGLESES, E OUTRAS POTENCIAS MUNDIAIS ELES SAO SOMENTE PAPAGAIOS DE PIRATAS. SAO PIRATAS DENTRO DAS NAÇOES FORTES QUE VIVEM CHUPINZANDO OS PAISES SEM TRAZER NADA DE UTIL DE VOLTA. A REDE BOBO PRESTA DISSERVIÇO A NAÇAO ASSIM COMO OS TRES PODERES DE MERDA. ESTAMOS NO VALAO E CONTINUAREMOS NELE SE DEPENDER DE ELEIÇOS DE POLITICOS MORTOS. OS WALKING DEAD QUEREM CONTINUAR NO MESMO DO MESMO. E A MERDIA QUE ACORDE HOJE SOMOS NOS QUE ESTAMOS NA ROTA DO TRAFEGO DE DROGAS E AMANHA SERAO ELES E AS FAMILIAS DELES QUE ESTARAO NA ROTA DA BALA. ESTE E O DISSERVIÇO QUE ESTAO PRESTANDO A NAÇAO EM VEZ DE FALAREM BESTEIRAS QUERENDO MOSTRAR UMA SAPIENCIA QUE NAO TEM DEVEM DAR OPORTUNIDADE AO BOLSONARO DE FALAR SEM ATALHAR O QUE ELE DIZ A TODO MOMENTO QUERENDO BANCAR UM INQUISIDOR DE MERDA QUE NUNCA FALA A VERDADE SO PARA IMPORTUNAR O CANDIDATO. ISTO E O SEGREDO DA REDE BOBO. CONSEGUE SEMPRE DEFECAR PELA BOCA SEM FAZER AS PERGUNTAS QUE INTERESSAM. MOROU OU QUER QUE SE DESENHE. CHEGA DE FAZER BABA OVO EM CIMA DA REDE BOBO AMIGA DOS TRAFICANTES DE MERDA DAS FAVELAS DE MERDA. PORQUE NAO ASSENTAM TODOS NO MINHA CASA MEU PINICO?

jomabastos disse...

O candidato Bolsonaro certamente que vencerá o primeiro turno das presidenciais.

Pra conseguir vencer o segundo turno destas eleições, Bolsonaro terá que se aproximar e conquistar muitos votos dos eleitores da oposição e dos que votaram em branco no primeiro turno. Mas Bolsonaro continua mantendo uma barreira entre ele e vário eleitorado que deseja ver a corrupção e comunismo fora da governação e sem peso de maior no poder legislativo deste país.

Bolsonaro infelizmente não teve força e apoio suficiente para fundar um seu partido político, que simbolizasse novos e firmes alicerces políticos com poder para refundar o Brasil.
Sem apoio legislativo, um presidente e seus ministros dificilmente poderão governar.

Continuo a opinar que necessitamos de uma Intervenção Constitucional para reedificar o Brasil e embarcá-lo definitivamente no navio do desenvolvimento.

Loumari disse...

Esta gentinha do povinho brasileiro, sabe mesmo o que quer de verdade dizer Mito? O que esta palavra realmente significa? Mito é o abreviado de Mitómano.
Do Francês Mytho. Palavra utilizada para classificar pessoa que usa da mentira. Um manipulador. Uma pessoa que deforma a realidade de maneira fantasista e mentirosa. Mytho também é usado para classificar uma pessoa que fala de projectos imaginários; um efabulador; pessoa que usa de ideias preestabelecidas; breve, a pessoa que só usa a mania de copiar ideias de outros e colar nos seus discursos. MITO - MITÓMANO.
No Dicionário de língua Portuguesa - Porto Editora a palavra "Mito" também quer dizer: Narrativa fabulosa de origem popular susceptível de dar uma explicação do real satisfatória para espírito primitivo; elaboração do espírito essencialmente ou puramente imaginária; alegoria; representação falsa, por simplista, mas geralmente admitida por todos os membros de um grupo; representação de uma coisa inteiramente irreal; exposição de uma ideia ou de uma doutrina sob forma voluntariamente poética e quase religiosa; lenda. (Do gr. Mythos no grego, "palavra expressa" (e do "Latim Mythu" fábula; ficção; quimera)

Quimera o que significa: Monstro lendário; Criação absurda de imaginação; fantasia; absurdo; ilusão; utopia;

Utopia: palavra idealizada como nome de um país imaginário; Projecto de governo que, a ser exequível, asseguraria a felicidade geral; projecto imaginário, irreal.

OBS: O povo brasileiro é como escuma do mar que é levado por qualquer vento que soprar na sua atmosfera. Um povo sem instrução básico bem fundando. Povo sem o mínimo básico académico. Qualquer pessoa astuta e sagaz tem aqui para si milhões de idiotas para aceitar, consentir e aplaudir as suas tolices. E vão ver como a massa de tolos reage e como se enfurece quando se trata de criticar o seu ídolo!
Uma pergunta: Quantos destes que são efervescentes discípulos do Mito já leram o livro intitulado: "O CAPITAL", (Das Kapital, em seu título original, em alemão) escrito por Karl Marx?

Anônimo disse...

Na boa quem é que vota na Marina? PQP!

Júnior