sexta-feira, 31 de agosto de 2018

TSE vai barrar Lula ou vai embromar?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

31 de agosto decisivo para Lula. A partir das 14h 30min, o Tribunal Superior Eleitoral começa a julgar se o Presodentro pode participar ou não da propaganda eleitoral gratuita, mesmo sendo um ilustre preso. Também existe a chance de o ministro Luís Roberto Barroso botar no plenário a discussão sobre o mérito do registro da candidatura. A Presidente do TSE, Rosa Weber, não quer que o caso Lula seja resolvido tão depressa. Barroso quer pressa. Edson Fachin atua de bombeiro na divergência.

A tendência no TSE é votar contra Lula. O petista condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro é alvo de 16 questionamentos sobre seu registro de candidatura. Ontem, o PSL de Jair Bolsonaro  pediu para suspender o acesso da chapa do petista a qualquer valor público disponível aos partidos da coligação, seja do fundo eleitoral ou do Fundo Partidário. Independentemente do resultado, Lula ajuda a alimentar a insegurança jurídica em uma eleição sem impressão de voto para recontar a dedada eletrônica na urna. O risco de fraude é concreto e objetivo

Se o registro de Lula for indeferido pelo TSE, a defesa do petista, por orientação do próprio ex-presidente, vai apresentar um Recurso Extraordinário com pedido de liminar ao Supremo Tribunal Federal. O PT ainda não sabe o que fazer se Lula for impedido de aparecer, previamente, na propaganda gratuita de rádio e tv para presidenciáveis. Os programas começam a ser veiculados a partir de sábado. Na primeira inserção de 30 segundos do PT, Lula solta uma frase emblemática: “O povo brasileiro não é bobo”...

A indefinição sobre Lula vai tumultuar a eleição até o final de setembro. E Lula ainda pode ficar livre, depois que José Dias Toffoli assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, no próximo dia 13. Diante de tal ameaça à Segurança Jurídica, o ministro Luís Barroso quer celeridade na decisão final sobre a candidatura do Presodentro que avacalha e desmoraliza o processo eleitoral.








Três Neurônios


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 31 de Agosto de 2018.

2 comentários:

Sandra disse...

Como paulistana, eu digo: isso aqui é muito ameaçador vindo de um candidato a presidente da república:

https://conexaopolitica.com.br/ultimas/codigo-do-pcc-aparece-em-jingle-de-alckmin-e-campanha-altera-as-pressas/

jomabastos disse...

Quer o TSE embrome ou não, vote a favor ou contra, nesta terra sem lei, ainda é o STF que irá dar o veredito final ao Lula. E até lá que mais irá acontecer?