segunda-feira, 6 de agosto de 2018

“Zeitgeist”



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por H. James Kutscka
O título deste artigo é um termo cunhado por Johann Gottfrid Herder , filósofo e poeta alemão,  cuja tradução é:  “Espirito da época” ou “Sinal dos tempos”. Zeitgeist significaa sopa cultural do mundo, numa certa época, ou as características gerais de um determinado período de tempo.
O conceito foi introduzido em 1769 e popularizado algumas décadas depois, por Georg Wilhelm Friedrich Hegel em sua obra, “Filosofia da história”.

A palavra atualmente serve de título  para uma  série de, (até o momento)  três  maravilhosos documentários, em que são análisados  temas como: economia, política, religião e  comportamento social no espírito de nosso tempo atual.

No último  deles,  Zeitgeist “ Moving  Forward” ( andando em frente), Gabor Maté, médico e autor canadense de nacionalidade húngara, especializado em traumas da mente e comportamento familiar, com especial foco no desenvolvimento  de traumas  na infância e o potencial impacto físico  e mental na vida futura, fala sobre o desenvolvimento da visão  em um ser humano.

Segundo ele, se uma criança passar  os primeiros cinco anos de sua vida em um quarto escuro, ficará cega, porque seu cérebro não desenvolveria a capacidade de interpretar a luz,  o que me leva ao ponto desse artigo.
Tomando  emprestado o conceito, compartimentando  e adaptando para o Brasil  atual, arrisco-me  a dizer que estamos vivendo  a cegueira intelectual decorrente de anos  de falta de educação básica, e constante  “Gramscização”  da maior parte da  juventude, que  assim não desenvolveu  análise critica.

O espirito  do tempo nesse país  é o da ignorância.
Isso  explicaria  uma eleição para  presidente  com os candidatos que temos.

Somente um povo que não aprendeu  a pensar, aceitaria  uma disputa política, com tais participantes,  para  ocupar o cargo mais alto da nação. Explicaria  também  O “Muar de São Bernardo”, a “Anta do Planalto”, o “Sardinha”, o “ Bagre Cego” e outros tantos espécimes  que se locupletam no lodo de um país que foi gradualmente privado da educação.

No que diz  respeito ao Brasil, o Zeitgeist no qual estamos inseridos  se resume em uma palavra: “baderna”.

Alguém por favor, acenda a luz.

H. James Kutscka é Escritor e Publicitário.

2 comentários:

Loumari disse...

Como bem disse Adolf Hitler: "Que sorte para os ditadores que os homens não pensem"


"A ignorância é a mãe de todos os males." Disse o escritor Francês François Rabelais 1494 // 1553

Anônimo disse...

Legal.