segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A mortal falta de transparência no Brasil



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Transparência Total no setor público, principalmente nas informações, contas e gastos reais, é o instrumento básico para deflagrar as mudanças estruturais necessárias e desejáveis. O Estado Capimunista tupiniquim mata de inveja a burocracia da velha União Soviética – que parece mais viva que nunca por aqui. Somos uma caixa-preta que parece indecifrável. O essencial é escondido e omitido, propositalmente, da maioria dos Cidadãos.

A sonegação de informações essenciais é imperdoável. A omissão, a postergação ou o adiamento da divulgação de verdades é um vício macabro. Nem adianta estar escrito no Artigo 37 da Constituição que a publicidade da coisa pública é uma das bases da nossa República. Geralmente, nunca vale o que está escrito neste ponto da Carta Magna. A máquina estatal tem a mania de esconder e sonegar aquilo que o cidadão deveria ou tem a obrigação de saber.

O vício se repete na eleitoragem 2018. Como é que pode que as investigações sobre a facada levada pelo Jair Bolsonaro sejam tratadas como “segredo de Estado”? Um fato tão hediondo e tão condenável politicamente deveria ser tratado com a maior transparência. Mas não é o que acontece. Só depois do resultado da eleição, a Polícia Federal pretende divulgar fatos mais concretos sobre o quase assassinato do candidato favorito na corrida ao Palácio do Planalto...     

Notícia alvissareira? Jair Bolsonaro finaliza um “Manifesto à Nação” para defender a democracia, responder a críticas de racismo e misoginia e sinalizar ao mercado que é a favor do ajuste fiscal. Bolsonaro quer rebater acusações de que o capitão da reserva não tem compromisso com a democracia e que a sua chegada ao Palácio do Planalto represente um resquício de ditadura. O candidato deseja mostrar que deseja a união do País e responder que a acusação de racista não se sustenta porque ele vem de uma instituição (o Exército) que é um extrato de toda a população brasileira.

Transparência é tudo. Bolsonaro dará um bom exemplo se deixar claro tudo que pensa e pretende fazer, se conseguir o milagre de vencer a eleição presidencial. O candidato deve “Jair” se acostumando com o compromisso acerca do choque de transparência total que o Brasil precisa tomar. 

Releia o artigo de Domingo: A Ineptocracia




Três Neurônios


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 24 de Setembro de 2018.

Nenhum comentário: