domingo, 30 de setembro de 2018

Quem merece seu voto útil?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Ernesto Caruso

Quem ainda é petista, a despeito de toda comprovação de corrupção, condenação e prisão de vários correligionários da cúpula do partido, de Vaccari Neto a Lula da Silva, vota em Haddad e na Manuela do PCdoB.

Quem ainda é petista, por concordar com a roubalheira, desmonte e prejuízo (R$ 42 bilhões) ao patrimônio da Petrobrás que o povo brasileiro está repondo fruto de suor e lágrima ao abastecer os seus veículos próprios, do transporte público e de carga e, pagando extorsivos reajustes nos preços dos combustíveis, vota em Haddad e na Manuela do partido comunista.

Quem ainda é petista apesar dos bilhões de dólares sugados através o BNDES, envolvendo empreiteiras para obras e criação de empregos em países dos comparsas corruptos em detrimento do povo brasileiro que tem 14 milhões de desempregados, vota na aliança PT/PCdoB.

Quem ainda é petista por admiração à primorosa administração da “presidenta” Dilma, responsável por uma das maiores recessões do país e devoto do Lula Livre, vota na aliança PT/PCdoB.

Quem ainda é petista e torce para Lula ser indultado, vota da dupla vermelha.

Quem ainda é petista por apoiar o kit gay distribuído às crianças nas escolas, a ideologia de gênero, que homem gay possa frequentar banheiro feminino, vota no programa vermelho.

Na pesquisa divulgada no dia 18/09, Haddad vem de abocanhar a segunda colocação na corrida presidencial, com votos dos ainda petistas lembrados acima. Bolsonaro liderando e bem à frente dos demais.

Próximo à aliança PT/PCdoB, na intenção de voto, está o candidato Ciro do PDT de Carlos Lupi. Ciro em vídeo recente declara que devotou fidelidade ao PT por 16 anos. Ou seja, Ciro e Haddad têm a mesma identidade. Votar em um ou outro é o retorno do PT ao poder.

Depreende-se que a manutenção consentida do Lula como candidato e, presente nas pesquisas, sem possibilidade de participar do pleito, com índice inflado ao que parece de forma exagerada não transferiu para Haddad a totalidade dos votos de possíveis eleitores do Lula. Mas, com a ameaça do retorno petista ao governo, tem servido de argumento para o voto útil no candidato Alckmin (PSDB-FHC-Aécio).

Embora, as pesquisas sejam desacreditadas pelos desencontros havidos em pleitos anteriores, são bem exploradas pelos órgãos de imprensa, de um modo geral, de acordo com pauta única que a todos orienta.

Na pesquisa acima citada, Bolsonaro cresceu 2%, atingindo 28%, Haddad está com 19%, Ciro 11%; Alckmin e Marina decresceram, empatados tecnicamente em torno de 7%, bem como Álvaro Dias, Amoedo e Meirelles em torno de 2%.   

Dois aspectos conflitantes nas candidaturas de Bolsonaro e Alckmin, primeiro, devido à expressiva diferença de tempo disponível na televisão; Alckmin dispõe de 332 segundos e 434 inserções e Bolsonaro, com 8 segundos e 11 inserções; segundo, Bolsonaro mantém ascensão, Alckmin se mantém mais ou menos estagnado (queda de 9 para 7%).

A demonstrar que a propaganda agressivamente feita contra Bolsonaro nas várias inserções com partes dos pronunciamentos do oponente não estão surtindo efeito. Talvez pela maneira como as expressões são expostas (truncadas) e o conhecimento na íntegra das pendengas fartamente publicadas nas redes sociais favoráveis à credibilidade em Bolsonaro. Claro, que o cidadão está atento e não perdoa o artifício empregado na propaganda do Centrão. Alckmin não tem atraído o voto útil.

A pesquisa IBOPE (19/09) reforça que a candidatura Alckmin em São Paulo não vai bem. Isso no Estado onde foi governador por quatro vezes, que com ufanismo exclama na sua propaganda farta em minutos. E diz que tem experiência e que está pronto. Mas, o eleitor não lhe credita esse reconhecimento.

Alckmin tem 13% na intenção de votos, empatado com Haddad, que perdeu na tentativa de se reeleger prefeito no primeiro turno. Ambos não estão bem, pois que Bolsonaro está no patamar de 30% na intenção de votos do mesmo eleitor paulista.

No Rio de Janeiro, Bolsonaro lidera com 30,4% enquanto Alckmin tem 4,1%.

Os demais, Amoedo, Álvaro e Meirelles em termos nacionais permanecem no entorno de 2%.

O eleitor de Bolsonaro está mais próximo de Alckmin, Amoedo e Álvaro que rejeitam Lula e o petismo pelos desastres sobejamente conhecidos nas suas administrações.

Ao que parece, o perfil dos eleitores de Alckmin, Amoedo e Álvaro está mais próximo da candidatura Bolsonaro do que de Ciro e Haddad/Lula.

Assim, o eleitor vai analisar os dados expostos pelas pesquisas e despejar o voto útil naquele que tem a vantagem de sacramentar a vitória no primeiro turno e não arriscar a disputa no segundo turno com a possibilidade de retorno do PT/PCdoB.

Ernesto Caruso é Coronel de Artilharia e Estado-Maior reformado.

Um comentário:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
GRAÇAS A FAJUTICE DOS SUPREMOS VAGABUNDOS VERMELHOS DO QUEM INDICA, SEM SABER JURIDICO ALGUM E FALANDO JURISDIQUES TEREMOS UMA ELEIÇAO DO FAZ DE CONTAS EM QUE AS MAQUINHAS FAJUTAS FARAO SEU DEVER DE CASA.
SOMENTE OS IDIOTAS, DESAJUSTADOS, BENEFICIADOS COM O SISTEMA FAJUTO DE NOSSA JUSTIÇAO DOS QUEM INDICA QUE DIZ QUE A MAQUININHA E BOA EM DETRIMENTO DO QUE DIZ O MUNDO EM VOLTA VAMOS CAMINHANDO OUTRA VEZ PARA A POLITICA CORRUPTA.
SOMENTE NUM PAIS IGUAL AO NOSSO EM QUE ESTAMOS ALINHADOS COM MERDA SUL, MERDA EUROPA E MERDA AFRICA, PAISES FAJUTOS QUE QUEREM AGREGAR NOSSA AMAZONIA A ELES E QUE TEM O BENEPLACITO DOS PINGUINS DE GELADEIRA VEREMOS NOSSO PAIS VIRAR A PROXIMA VENEZUELA, CUBA E ASSEMELHADOS.
NOSSO PAIS E IDIOTA FORMADO DE MEMBROS IDIOTAS DE UMA SUPREMA CORTE QUE NAO SE RESPEITA, NAO RESPEITA A ABJETA CONSTITUIÇAO PERNETA.
TEMOS QUE CONTINUAR COM A FARSA DE PAIS DE LIBERDADE. LIBERDADE PARA QUEM? SO OS BOCOS VAO VOTAR EM INDIVIDUOS FICHA SUJA QUE ESTAO TODOS CONTAMINADOS COM A POLITICA FAJUTA DE ZE DIRÇA E ASSEMELHADOS.
ESTAMOS CAMINHANDO PARA NOS VENEZUELARMOS E DAQUI A POUCO VAO NOS DESAPROPRIAR DE NOSSAS RESIDENCIAS QUE TEREMOS DE DIVIDIR COM OS BANDIDOS QUE SAO FARTAMENTE AJUDADOS POR PLIM PLIM QUE E O MAIOR ACIONISTA DOS BANDIDOS QUE VIVEM NOS MORROS.
PLIM PLIM DESDE 64 PARA CA VEM SE PERFILANDO COM TUDO QUE E BANDIDO HIPOCRITA DE SUA ESCROTA ESCORIA ARTISTICA QUE PREFERE CONTINUAR A MORAR E MANSOES E APARTAMENTOES SO TRABALHANDO DOIS MINUTOS POR DIA MAL SABE ELES QUE BREVE TERAO QUE DIVIDIR O QUE GANHAM TAMBEM COM A MARGINALIDADE ELES VAO SE TOCAR QUANDO FOREM AS PROXIMAS VITIMAS, QUANDO SAIREM DOS PEDESTAL ONDE SE COLOCARAM MAS NAO VAO SE SUSTENTAR DENTRO DELE NA PROXIMA ELEIÇAO COM AS MAQUININHAS FAJUTAS E MAIS OS AMIGOS DOS ILICITOS LEVANDOVISKI, TOFOLIS, GILMAR FEDES E CIA LIMITADA QUE CONTINUAM ANDANDO NA CONTRA MAO DA CONSTITUIÇAO PERNETA. SO OS IDIOTAS PENSA QUE UMA ELEIÇAO RECHEADAS DE BANDIDOS QUE SUAS EXCRESCENCIAS MANTIVERAM NO LUGAR QUE ESTAO VAO ACHAR QUE HAVERA LIZURA NO VOTO E QUE SERA COMPUTADO DA MANEIRA DE DEVERIA SER. SO NUM PAIS E MERDA COM UMA SUPREMA CORTE DE MERDA VAI ACONTECER O SUICIDIO DO PAIS O PROPRIO POVO DEIXANDO ACONTECER PORQUE NAO TEM GARRA DE CORTAR AS AMARRAS COM OS MALDITOS COMUNISTAS DO MERDA SUL, MERDA EUROPA E MERDA AFRICA QUE QUEREM A AMAZONIA PARA ABASTECER SUAS ABSTINENCIAS. OH. POVO IDIOTA, MAL AGRADECIDO E QUE NAO SE DEFENDE E MUITO MENOS DEFENDE SEU PAIS. FALEI. CONTINUEM COM A ROTA DE MERDA INDO ATRAZ DO NADA. SO OS BANDIDOS ESTAO ENFEITANDO A CORRIDA PRESIDENCIAR PARA SENTAR O RABO LA E NOS ENTREGAR DE BANDEJA PARA OS VAGABUNDOS QUE NAO FIZERAM SEUS DEVERES DE CASA INCLUSIVE A ONU E SEUS MERDAS QUE SO BENEFICIAM OS DITADORES DO MUNDO.