quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Simples razões para o Efeito Bolsonaro



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Fácil explicar por que o fenômeno político Jair Bolsonaro tem chances reais de vencer a eleição presidencial no primeiro turno, domingo que vem. Bolsonaro concentrou a vontade eleitoral antipetista e usou com maestria as redes sociais da Internet para se comunicar com o eleitorado, sem a mídia tradicional como intermediária. Além disso, Bolsonaro simboliza o desejo de mudança – que precisa ser estrutural na máquina estatal brasileira.

O “#Elenão” que a imprensa decadente difundiu transformou-se, prontamente, em “#Elesim”. Era previsível... As manifestações a favor de Bolsonaro foram visivelmente muito mais expressivas. A mídia manipuladora não teve como censurar a verdade objetiva sobre o crescimento de Bolsonaro. No meio político, foi aberta a temporada de “traições”. Políticos saltam correndo de candidaturas inviáveis e tentam colar no Bolsonaro.

Um caso chamou atenção porque ocorreu ao vivo, na televisão. José Ronaldo, candidato ao governo da Bahia pelo Democratas, escancarou a temporada pragmática de traição, ao final do debate de ontem na Rede Bahia: “Domingo, eu vou votar para derrotar o PT. E eu estou vendo nas ruas do Brasil um desejo de mudança, e esse desejo de mudança, o povo está, pela Bahia toda e pelo Brasil todo, dizendo que o desejo de mudança é Bolsonaro. Portanto, o voto domingo é o voto útil para a gente derrotar o PT domingo em Brasília e na Bahia. Vamos colocar o PT para fora".

O prefeito de Salvador, ACM Neto, foi forçado a admitir, na madrugada, que foi surpreendido com a posição de José Ronaldo, que defendeu o voto útil em Jair Bolsonaro. Um dos principais líderes nacionais do Democratas, o neto de ACM teve dificuldades para “justificar” a “traição”: “Quero deixar registrado que esta não é a minha posição e nem a do Democratas. Seguimos trabalhando firme, como acontece desde o início da campanha, para eleger Geraldo Alckmin presidente do Brasil”.

Além de ser alavancado pela reação conservadora e antipetista, os articuladores de Bolsonaro vêm recebendo a adesão veloz de vários políticos das bancadas evangélica, agrária e da Segurança. Mas o grande fator de crescimento do Bolsonaro é a onda “#PTnão” - que parece ser tsunâmica. Um dos principais articuladores de Bolsonaro, o gaúcho Ônix Lorenzoni (DEM-RS), faz a previsão que viraliza nas redes sociais do Bolsonaro: “Ganhamos no Domingo”.  

Os “deuses”do mercado também estão fechados com Bolsonaro. Ainda mais depois que Paulo Guedes, apontado como eventual ministro da Fazenda de Bolsonaro, conseguiu derrubar a fake news sobre um eventual retorno da CPMF.  Nas redes sociais, é divulgada a verdadeira proposta de reduzir a carga tributária:

“Não é a CPMF. A primeira diferença é que a CPMF é um imposto a mais. A nossa proposta seria um imposto único. Não é aumento de imposto de jeito nenhum, é uma simplificação (tributária) brutal. Estamos examinando pegar quatro, cinco, seis impostos e criar um imposto único federal. Não faz o menor sentido aumentar impostos, criar uma CPMF. Não foi isso que foi falado”.

Tudo que o Brasil precisa é reduzir imposto e diminuir, sem dó, os gastos inúteis da máquina estatal. O negócio é possível de fazer, junto com o combate à corrupção. Basta vontade política. O futuro Presidente só precisa adotar um modelo de transparência total na arrecadação e, principalmente, nas despesas públicas, para que as mudanças comecem. Eventualmente eleito, Bolsonaro só precisa adotar tais medidas para entrar para a História.



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 3 de Outubro de 2018.

Nenhum comentário: