sábado, 1 de dezembro de 2018

Águias, Pombos e ratazanas – quem vencerá?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

Naturalmente, o novo Governo Federal carrega a esperança das reformas, das mudanças (estruturais) para melhor. Mas não bastarão idéias novas e diferentes. É fundamental que elas sejam corretas, baseadas na realidade, e possíveis de serem realizadas na prática. Boa intenção é bacana, porém o inferno daqui já está superlotado dela. O Governo de Bolsonaro e Mourão tem de embarcar na evolução tecnológica, principalmente na Educação e na Infraestrutura – bases de tudo.

A UOL Tecnologia produziu uma reportagem em que o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) defende que o Brasil precisa escolher entre a conexão de ponta para poucos ou serviço de meia bocas para todos. Leonardo Euler de Moraes chama atenção para o fato de que, em alguns meses, o Brasil fará o leilão das faixas de freqüência usadas pela quinta geração de Internet móvel. Só que a China e os Estados Unidos já estão na frente desta revolução 5G com velocidade gigantesca entre máquinas “inteligentes”.

O dilema apresentado por Leonardo Euler, da Anatel, é: Escolher entre um modelo que favoreça a competição entre as maiores operadoras no Brasil e um outro que permita às empresas vencedoras explorar o que o 5G promete. A opção errada pode mergulhar o Brasil em um atraso que será irreversível. Se os dirigentes e estrategistas brasileiros não se ligarem na importância da “Internet das Coisas” (Internet of Things – IoT), estaremos ferrados como Nação que sonha em se desenvolver. Carros autônomos, telemedicina e agricultura inteligente são realidades próximas que não podemos perder de vista.

O Brasil terá de abrir o setor de telecomunicações para uma concorrência desregulamentada. Também precisará rever os variados impostos que incidem sobre o setor e que, no final das contas, acabam doendo no bolso do consumidor – aquele otário que tem uma Internet e uma telefonia de décimo-terceiro mundo. Aliás, é fundamental uma revisão geral das agências criadas na Era FHC e suas privatarias que criaram cartéis e cartórios. Não dá mais para aceitar agências que se limitam a defender monopólios contra os cidadãos e empresas.

Bolsonaro e Mourão terão o desafio de liderar o processo de mudanças de paradigmas. Têm de focar em conceitos corretos. Um amplo debate sobre assuntos estratégicos precisa ganhar corpo, popularizando o máximo que for possível, apesar da ignorância e da incapacidade de análise da maioria da população. A Elite não pode continuar formada por uma parcela gigantesca de idiotas que só olham para o próprio umbigo, tirando onda de primeiro mundo no terceiro.

Bolsonaro e Mourão terão de liderar militares inteligentes e bem intencionados junto com tecnocratas que se dividem entre os que desejam ganhar mais dinheiro e aqueles que compreendem que o Brasil só vai mudar com mudanças estruturais e conceituais. Se os dois grupos saírem na porrada, por vaidades ou interesses inconfessáveis, o Brasil fracassará e a esquerda retornará a todo vapor.

O jogo será difícil. Por isso, é preciso ficar muito atento àquela advertência do Carlos Bolsonaro, um dos filhos do Presidente eleito, no dia 28 de novembri, via Twitter: “A morte de Jair Bolsonaro não interessa somente aos inimigos declarados, mas também aos que estão muito perto. Principalmente após sua posse! É fácil mapear uma pessoa transparente e voluntariosa. Sempre fiz minha parte esaustivamente. Pensem e entendam todo o enredo diário”.

Bolsonaro e Mourão, que Deus lhes dê sabedoria para diferenciar quem é águia, pombo ou ratazana disfarçada de ramister... Que Deus também não permita que os Chicago Oldies façam chicagadas... O Presodentro $talinácio torce por isso...

Deus Acima de Todos – o curta


Belíssima produção da turma do portal Terça Livre.

Mudança de Valores


Formatura de policiais militares de São Paulo. Observe a quantidade de gente na arquibancada e a emoção dos novos policias! Os valores estão mudando! 

Releia o artigo do João Vinhosa: Como combater a dificuldade de aprender matemática


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1º de Dezembro de 2018.

Nenhum comentário: