quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Não existe milagre em Gestão Pública



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

Neste Natal, recebi um irônico e divertido texto escrito pelo psicanalista Mtnos Calil – um dos fundadores do Instituto Mãos Limpas Brasil. Calil faz uma crítica do meu artigo pré-natalino sobre os “MILAGRES” que atribuo ao Jair Bolsonaro. Faço questão que meus leitores também apreciem a análise do Calil – que se define, muito bem, como Triturador Lógico e Psicanalista Social. Retorno, lá em baixo, para uma exegese final:

--------------------------

Esta matéria foi redigida depois de um bate papo regado à caipirinha entre o Triturador Lógico e o Psicanalista Social, nossos heterônimos que não têm papas na língua*. Mas a caipirinha não terá produzido o mesmo efeito das papas? Deixo esse diagnóstico para o leitor.

*Sem rodear; dizer tudo que se sabe. Ser honesto. Papas é uma espécie de tumor que surge na língua de algumas galinhas, obstruindo o cacarejo. Quando não há papas, a língua fica livre. A partir daí surgiu essa gíria. - https://www.dicionariopopular.com/sem-papas-na-lingua/

Passo a palavra para o TL – Triturador Lógico  e o PS – Psicanalista Social
No artigo reproduzido abaixo Serrão fala sobre os 2 milagres que antecederam a posse de Bolsonaro. Mas a partir daí entra em cena o inconsciente que lhe diz o seguinte:

“Não adianta você torcer por mais milagres. Tudo na vida tem limite, inclusive os milagres. Mas como você precisa manter vivo o seu otimismo, coloque a palavra “hiper” na frente de milagre.”

O que fez o consciente do Serrão? Negociou com o super-ego e trocou a palavra hiper por super, numa tentativa semântica de não seguir rigidamente as ordens do inconsciente. (essa troca Freud chamou de “ato falho”.

A consistência do resultado é muito forte porque as 3 instâncias da mente do Serrão atuaram nesta produção mental estratégica. A decisão de manter o termo milagre vai ao encontro das expectativas dos 57.796.986 eleitores de Bolsonaro (Fernando Haddad teve 47.038.963 votos).

Porém o super-ego não deixou de atazanar o consciente milagreiro do Serrão e pôs na sua mente  estas palavras:

O sucesso de Jair Bolsonaro e seu vice Antônio Mourão depende diretamente do excelente desempenho de dois super ministros: Paulo Guedes e Sérgio Moro.

Para um super milagre só mesmo dois super ministros. Como se vê, o inconsciente continua se opondo aos milagres. A tática que usou agora foi transferir a responsabilidade do milagre.

Neste caso a fase  milagreira de Bolsonaro já teria se encerrado.

Paulo Guedes ficaria responsável pelo milagre na economia, que por sua vez depende dos “deuses” do mercado? Será que é preciso mesmo apresentar argumentos lógicos para demonstrar que “milagre econômico” no Governo Bolsonaro é matematicamente impossível? A dívida pública, o ajuste fiscal e a demoníaca desigualdade social não são fatos suficientes para inviabilizar o milagre econômico?

E Sérgio Moro, já não terá também esgotado seu potencial milagreiro? Depois da prisão de Lula, é justo se esperar mais milagres dele? Ou será que basta recorrer à metafísica da “inteligência” para enfrentar com sucesso o crime organizado? Especialistas em segurança que não acreditam em milagres têm afirmado que o processo de mexicanização do Brasil levará décadas para se encerrar – e isto se forem tomadas agora as providências necessárias, baseadas num plano estratégico.

Finalizamos essa análise lógico-psicanalítica pedindo desculpas ao emérito jornalista Jorge Serrão por termos colocado este cruel realismo em oposição ao seu otimismo milagreiro que ele mesmo colocou em xeque ao encerrar seu artigo com estas palavras: Haja milagres para o gestor Bolsonaro.

---------------------------------

Retorno para fechar a conta. Será excelente para o Brasil que a maioria dos leitores não acredite no que Calil classificou de “OTIMISMO MILAGREIRO”. Eu também não acredito... Em Gestão Pública, não existe milagre. Existe realização objetiva, certa ou errada, boa para uns, e ruim para outros. Sensacional para os puxa-sacos. E uma porcaria para os oposicionistas...

Infelizmente, a maioria do eleitorado parece que espera de Bolsonaro a operação de muitos milagres. Foi apenas isto que escrevi. Nada além disto... Bolsonaro tem chances objetivas de fazer um governo correto. Só que será cobrado por “milagres” que não cabe a ele realizar. O Alerta Total apoiou a eleição de Bolsonaro. Ganhei nada por isto em dinheiro. Aliás, perdi leitores – muito valiosos para mim...

Por isso, vamos seguir com a missão de fazer crítica estrutural ao modelo estatal brasileiro e vamos apontar caminhos para o governo e cobrar aquilo que foi prometido, objetivamente. A campanha eleitoral acabou (embora a oposição e alguns bolsonaristas finjam não perceber tal fato). Aproxima-se a hora de bem governar, de realizar promessas e planos. A cobrança será pesadíssima. Bolsonaro terá de apresentar resultados imediatos e eficazes.   


No Brasil, nas últimas décadas, contar com bons Presidentes não foi uma rotina. Quem sabe – por milagre? – Bolsonaro consegue ser uma exceção?





O Alerta Total deseja um Feliz Natal. Neste 25 de dezembro, vamos comemorar o aniversário do menino Jesus descansando. Não tem edição... Voltamos na quarta-feira. Agradecemos aos verdadeiros amigos e leitores que nos ajudaram a chegar até aqui e agora. Breve, mudanças estruturais profundas no site. Hô, hô, hô...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 26 de Dezembro de 2018.

6 comentários:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ....
PAROLAS, PAROLAS, PAROLAS E MAIS PAROLAS.
ONDE ESPERAR MILAGRES SEM FECHAR O PROSTIBULO CHAMADO SUPREMOS ELEITORAL E FEDERAL. ONDE ESPERAR MILAGRES SEM FECHAR A PUTARIA DE QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA E QUARENTA NOVOS INTERESSADOS EM MAMAR NAS TETAS DA VACA. ONDE ESPERAR MILADRE ONDE OS TRABALHADORES TRABALHAM E OS POLITICOS NOS FURUNFAM E FURUNFAM NOSSA PACIENCIA.ONDE ESPERAR MILADRE ONDE DOIS JUIZES DE CARREIRA ACABARAM COM SUAS VIDAS E AS VIDAS DE SUAS RESPECTIVAS FAMILIAS PARA PASSAR A LIMPO NOSSO PAIS E ELE CONTINUA CAGADO GRAÇAS AOS SUPREMOS VIGARISTAS DA ALTA CORTE.
ESTAMOS ESPERANDO O QUE? DESDE 2014 A MIDIA PORCA CONTINUA FAZENDO MATERIAS E MAIS MATERIAS DANDO VOZ A TUDO QUE E CAGALHAO QUE ESTA FLUTUANDO NA BAIA DE GUANABARA. SERA QUE SOMOS IDIOTAS AO PONTO DE ACHAR QUE NOSSO CAPITAO VAI ASSUMIR O BARCO E AMANHA TUDO ESTARA RESOLVIDO? E CLARO QUE NAO NAO E NAO. ENQUANTO OS JUIZES MORO E BRETAS E AS EXCELENTE VIGILANCIA DOS GAROTOS, PORQUE E ASSIM QUE O IDIOTA TRAMBIQUEIRO QUE PENSA QUE E CELEBRIDADE FALA DOS RAPAZES QUE FIZERAM SEUS CURSOS NO EXTERIOR E FAZEM DE NOSSO PAIS UM PAIS MAIS CIVILIZADO. ENQUENTO A RAÇA MEDIOCRE DE CINCO MIDIAS MORTAS QUE NAO FEDEM E NEM CHEIRAM NOS PAISES QUE FUNCIONAM CONTINUAREM COM SUAS MATRACAS ABERTA, FALANDO UM MONTE DE BESTEIRAS E PERGUNTANDO UM MONTE DE MERDA COM SEUS CURSINHOS DE MERDA FEITOS NOS MERDA EUROPA, MERDA CURSOS NA AMERDICA DO SUL CONTINUAREM COM SUAS REPORTAGENS MEIA SOLA VAMOS CONTINUAR A USAR MENOS DE UM POR CENTO DE NOSSOS NEURONIOS PARA ACOMPANHAR ESTA GROSSA MERDA QUE SE CHAMA IMPRENSA ESCRITA E FALADA. ETA PAIS DE MERDA, COM GENTE DE MERDA DE PESSIMA CATEGORIA QUE AINDA PENSAM QUE TEEM NEURONIOS. CHEGA DE DAR VOZ A IMBECILIDADE HUMANA QUE PENSA QUE AJUDA A POBRE E DAR UM BOLSA SALARIO, BOLSA MERDA, BOLSA MORADIA E BOLSA ISTO E AQUILO. O CIDADAO TEM QUE IR A LUTA E ACHAR EMPREGO, O CIDADAO TEM QUE IR A LUTA E ACHAR ESCOLA, ACHAR HOSPITAL, ACHAR SEGURANÇA E NAO ACHAR UM EMPREGUINHO MEIA BOCA NAS TETAS DA VACA CHAMADA PAIS E FICAR FAZENDO FIRULAS SEM TER A OPORTUNIDADE DE BATALHAR SEU PROPRIO PAO. ESTA POLITICA E UMA POLITICA FAJUTA CRIADA EM ANOS DE CHUMBO DE GETULIO DORNELLES VARGAS E RATIFICA PELO RATO TEMER SE SEUS CUPINCHAS NA CONSTITUIÇAO LATRINA DE 88. NOSSA COMEDIA VAI CONTINUAR O MESMO DO MESMO SE NAO ZERAR A CONTA DE QUEM ROUBOU E DEIXOU ROUBAR. SEM TRAZER OS DINHEIROS DE VOLTA E SEM CONSTITUIÇAO CIDADA. NINGUEM MAS NINGUEM MESMO ESTA ACIMA DA LEI. CONSTITUIÇAO CIDADAO. IGUAL AOS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS NADA MAIS E NADA MENOS DO QUE SIMPLIFICAR EM VEZ DE CONTINUAR A ENROLAR O MESMO BAU DE MENTIRAS E FALCATRUAS. FUNCIONARIO PUBLICO QUE PREVARICOU CADEIA NO FILHO DA PUTA E NADA DE DIREITOS ESPECIAIS PARA QUEM QUER QUE SEJA. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE. NOSSA BALA DE PRATA E UMA SO. COM A PALAVRA MARINHA, AERONAUTICA E EXERCITO. DE QUE LADO VOCES ESTAO? O RESTO E CONVERSA FIADA DE MALUCO BELEZA CUJO O RESULTADO ESTAMOS VIVENCIANDO ATE HOJE.

Anônimo disse...

O MASCATE
* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *
"PIMENTORIUM IN ANUS OUTREM REFRESCUS EST"
quarta-feira, dezembro 26, 2018

Natal em Curitiba e a patetice da militância.
Bem amigos, como diria o infame Gavião Bueiro....
O Natal com o PRESOdente Cagalhambão foi o fiasco que imaginávamos, algumas dezenas de adolescentes da terceira idade e favelados morais pagos com mortadela e tubaína passaram a véspera de Natal diante e em torno da sede da Polícia Federal em Curitiba fazendo aquela bizarrice de ficarem berrando palavras de ordem para o meliante dos nove dedos em uma forma, sei lá se atinge a demência ou simplesmente a canalhice, de dar apoio moral ao preso.
Interessante nisso tudo é que os "cabeças" do partido não participaram da festa, Crazy, Ossário, a Jumenta, Lindembergson, Andrade e Mortadela Da vila, entre outros, não se sujeitaram a ficar ao relento dividindo uma gororoba feita a base de mortaNdela, comendo em pé ou agachado feito índio tendo que dormir, mijar ou cagar na rua em nome da tal solidariedade. Afinal as eleições já passaram e buscar votos dessa maneira não surte efeito algum. Quem foi eleito foi, quem não foi se phodeu!!
Jogaram os idiotas nas ruas e partiram passar no conforto de suas famílias ou fora do país. HIPÓCRITAS!!!
Natal de rua no cu da militância é refresco, né? O que vimos foram os mendigos morais e desvalidos da intelectualidade de sempre acompanhados dos canalhas que seguram suas boquinhas na estrutura do estado a qualquer custo e alguns sindicalistas de quinto escalão fazendo o papel de tele guiados e otários. Em nome do nada e porra nenhuma. Pobres almas...
Passaram a noite e o dia cantando musiquinhas idiotas, e enchendo o fucinho de cachaça para segurar a própria vergonha.
continua....

Anônimo disse...



O MASCATE – CONTINUA II

Quando vemos os vídeos PRÉ natalinos onde os caciques do Partido do Temer cantam feito bobinhos musicas comemorativas à data com suas letras adaptadas ao momento carcerário do meliante mór da nação, percebemos os motivos que levam o Bananistão estar na merda em que se encontra. Uma boa parcela dos tontos da militância pré universitária dos anos 60 são deputados e senadores. Essa gente que se comporta feito adolescente rebeldinho sem causa e emaconhado vota leis que dirigem as nossas vidas!! Um país nunca vai dar certo quando a classe política é de uma chinelagem, canalhice, imoralidade e infantilidade sem precedentes. Essa turma do Partido do Temer parou na década de "la revolución" CUbana, não evoluíram uma vírgula, continuam vivendo no passado que acreditaram ser o melhor dos mundos. E deu nisso. Vergonha passada em rede nacional.
Ver gente chorando quando soube que o meliante não teria ceia de Natal é o máximo da insanidade. Mais de 50 milhões de Tupiniquins não tiveram ceia de Natal e ninguém ficou chocadinho, cambada de filhosdaputa!!
Passada a vergonha e fracasso da manifestação Natalina, a turma pré carcerária promete fazer uma posse simbólica do PRESOdente no dia 1 de Janeiro. O que eu adoro nesse povo é ouvi-los por décadas berrarem que são democráticos, mas quando perdem a eleição inventam tudo que é maneira de encher o saco geral e chorar a derrota sempre com o viés de que se eles não ganharam foi fraude. Simples assim.
Fazer posse simbólica de um vagabundo preso só mostra o desespero dessa quadrilha que sabe que o partido chega ao final de sua suja história, que o povo acordou e o sonho revolucionário acabou antes de começar. Perderam a mão e o bonde da história e se tornam pulhas idiotizados se agarrando ao meliante como tábua de salvação pela própria sobrevivência. O modelo exauriu, a esquerda se tornou um amontoado de bandidos, gente sem ética, amor próprio ou moral que servem de instrumento para alguns caciques da quadrilha enriquecerem sem a menor cerimônia.continua...

Anônimo disse...



O MASCATE CONTINUA III E TERMINA....

Quando vejo que esse pessoal não entende o quanto foi usado entendo que a doutrinação foi feita em tamanha escala que transformou parcela do bando em fundamentalistas fanáticos, são capazes de matar em nome do líder da quadrilha. O estrago é tão grande que os que já passaram dos 30 com tal comportamento são casos perdidos, não tem mais volta, não tem cura. Os mais novos ainda podem ser salvos das garras da idiotização em massa a que são submetidos. A doutrinação nesse nível é feroz e produz loucos e tarados ideológicos prontos para o sacrifício pessoal, ético, familiar e moral. Enterraram de vez as próprias biografias. Se é que as tinham.
Teremos quatro longos anos de luta para direcionar o país ao caminho do crescimento, mas a destruição foi de tamanha monta que precisaremos de umas duas gerações para voltarmos a ser uma nação de verdade.
Enquanto isso a esquerda com apoio da imprensa amestrada, vai fazer de tudo para sabotar o governo e o país sempre pensando no quanto pior melhor e lá na frente voltarem ao poder como salvadores da pátria. Precismos ficar atentos aos movimentos dessa quadrilha e sufocar, nem que seja na bala qualquer tentativa de tomar o poder no golpe.
E diante dessa situação toda, o país não tem descanso. Primeiro foi o Marcaralho Mella jogando para soltar o verme. E agora Temer que pode assinar o indulto de Natal e SOLTAR o verme.
O Brasil só vai ter sossego quando essa turma for para a cidade do "pé junto!"
Por enquanto....
O LULLA CONTINUA PRESO, BABACA!!!
E PHODA-SE!!!

Gedeão Barros disse...

Você pode ter perdido leitores por ter apoiado Bolsonaro. Mas, garanto, em contrapartida ganhou e continuará ganhando muitos outros leitores, de qualidade, conteúdo e caráter muito acima dos que você perdeu. Os ditos milagres são, na realidade, uma forma de tentar explicar os vários fenômenos que aconteceram. Bolsonaro não ganhou a eleição, fomos nós que ganhamos. Bolsonaro não governará o Brasil, nós governaremos o Brasil. Esse é o grande milagre, que os idiotas ainda não entenderam e continuam tentando derrubar o Bolsonaro de qualquer jeito. Não conseguirão, porque Bolsonaro somos todos nós, trabalhadores e pessoas de bem, conservadores nos costumes, cheios de fé em Deus e liberais na economia. Esquerdalha e esquerdopatas, adeus. Nunca mais vocês nos dominarão. Nova Ordem Mundial vocês também nada conseguirão.

Anônimo disse...

Houve um milagre, porque a imensa maioria do povo brasileiro estava anestesiada e encantada com o discurso vitimista malandro da esquerda, e poderíamos ter seguido ao abismo como o povo venezuelano seguiu.