terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Presidencialismo de Resultado ou porradaria?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

A maior especulação sobre o sucesso ou não do Governo Bolsonaro passa pela tal de “governabilidade”. Alguns deusinhos do mercado financeiro manifestam preocupações com a fragilidade da articulação política do futuro Presidente. No entanto, a tendência inicial é que nada vai prejudicar o andamento de projetos “prioritários” – como a reforma da Previdência. Bolsonaro terá, pelo menos, seis meses de trégua para agir com liberdade.

O “Posto Ipiranga” Paulo Guedes aproveitou ontem uma reunião com empresários na Firjan para assegurar que a governabilidade, daqui para frente, não vai ser como antes, pois já está sendo construída. Algumas apostas de Guedes foram manifestadas em frases curtas e soltas: “A própria classe política vai se reinventar”. “Queremos dividir bancadas, por temas”.

O futuro ministro da Economia fez promessas estratégicas, também em frases soltas: “O novo eixo é o pacto federativo. Os governos vão ajudar. Temos de corrigir a hipertrofia do Governo Federal. Queremos recompor o federalismo, descentralizar recursos para estados e municípios. Vamos acelerar as privatizações. Vamos fazer a reforma da Previdência”.  

Não foi á toa que Bolsonaro encomendou um plano de metas a cada um dos seus ministros. A ideia é que os futuros integrantes do primeiro escalão apresentem ao coordenador da transição, Onyx Lorenzoni, um conjunto de ações individuais que pretendem cumprir no próximo governo. O limite é a reunião dos 22 ministros nesta quarta-feira. Justamente este plano de metas é que será debatido e negociado com a base aliada em formação.

Além de um relacionamento pragmático com o Congresso, a maior preocupação prática do grupo de Bolsonaro é com o Judiciário. Por isso, foi bem recebida a recente declaração do presidente do STF, José Dias Toffoli, definindo três prioridades do Judiciário: deixar a política retomar o protagonismo na definição de políticas públicas; garantir segurança jurídica e previsibilidade para a recuperação da economia; e rechaçar ataques aos direitos fundamentais e das minorias.

Toffoli deu outra boa notícia que interessa ao time de Bolsonaro, principalmente ao “craque” Sérgio Moro – que deve liderar um esperado ataque contra a corrupção sistêmica. Toffoli agendou para 10 de abril o julgamento do mérito de ações que tratam da possibilidade de execução provisória de pena. O plenário do STF vai analisar o mérito de ações declaratórias de constitucionalidade que tratam, principalmente, da prisão após condenação em segunda instância.

Bolsonaro paz e amor? Isto não faz parte da personalidade dele... No entanto, aliados e inimigos podem contar com a grande possibilidade de um Presidente com alta capacidade aberta e direta de negociação com todos os poderes. Bolsonaro terá de exercitar a capacidade de tomar decisões rapidamente. Se acertar, bom para todos. Se errar, deve corrigir, o mais depressa possível, o erro (ou declarações infelizes dele e de ministros).

O Presidente eleito sabe que terá de agir com prazo de validade curto. A eleição comprovou a ansiedade da população por soluções imediatas, principalmente no campo econômico. A tal “governabilidade” dependerá, essencialmente, dos resultados objetivos e imediatos.

A transição está acabando... Rapidamente, o jogo começará para valer. Ministros que não forem gestores de verdade cairão em menos de seis meses. Quem falar demais, sem realizar o prometido ao 01, terá o mesmo destino de exoneração imediata. O ritmo é de “porradaria”...

Preparemo-nos para a temporada do Presidencialismo de Resultado. Funcionou, segue adiante. Falhou? Vai tomar pau da esquerda e do próprio eleitorado como nunca antes na História... Técnico de time de futebol no Brasil sabe como esse jogo brutíssimo é jogado...

O novo Brasil tudo indica que vem aí... Já começou... Mas é bom ficar claro para todos que não se fará omelete sem, antes, quebrar muito ovo (principalmente os podres)...

Enfim, Bolsonaro terá de surfar melhor que o bicampeão Gabriel Medina, em um mar revolto cheio de tubarões e dominado pelo nosso peixe nacional - o "Roubá-lo"...






Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Dezembro de 2018.

6 comentários:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
O SUPREMO ELEITORAL E FEDERAL PARECE UM BANDO DE PUTAS QUE ADORAM APANHAR NA CARA E CONTINUA COM A MESMA MARCHA FUNEBRE DO BRASIL, SENTENDO EM CIMA DE PROCESSOS.
ATE O MUNDO MINERAL SABE QUE ESSE BANDO DE RECURSOS E CAMARAS RECURSAIS QUE O BRASIL INVENTOU E QUE NENHUM PAIS QUE REALMENTE FUNCIONE TEM E PARA ANULAR QUALQUER PEDIDO DE JUSTIÇA PARA O CIDADAO COMUM QUE TRABALHA.
O QUE VEMOS E UMA RAÇA DE FATIOTADOS QUE NUNCA TIVERAM QUE ESTUDAR E SE ESMERAR PARA SENTAR SEUS RABOS EM UM TRABALHO VITALICIO COMO E O SUPREMO FEDERAL E ELEITORAL E PRINCIPALMENTE CHEIOS DE RAPAPES QUE ELES JAMAIS MERECERAM.
ESSAS CAMARAS RECURSAIS QUE A BOCALIDADE DESTES QUEM INDICA E A BOCALIDADE DE UM SENADO E CAMARA DE DEPUTADOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL RESOLVERAM APLICAR PARA CONTINUAR DENTRO DOS ILICITOS AD AETERNUM SEM NUNCA TEREM QUE PAGAR PELO QUE FIZERAM.
NOS DEVEMOS ESTAR SOFRENDO NAS NOSSAS FACULDADES MENTAIS PARA VER QUE NOSSO PAIS ESTA TODO FORA E PRUMO E MUITO FORA DO QUE E A REALIDADE DO POVO TRABALHADOR BRASILEIRO.
UMA VAGABUNDA PISTOLEIRA, JUNTO COM SEU SEQUITO DE VAGABUNDOS DE 64 TRATADOS A VELAS DE LIBRA ENQUANTO O TRABALHADOR MORRE EM FILAS E JOGADOS NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS PUBLICOS SEM SEREM TRATADOS COMO PESSOAS HUMANAS E DIGNAS DE PIEDADE.
A VAGABUNDA VERMELHA E TODOS OS SEUS CUMPANHEIROS DE DESTRUIÇAO DE NOSSO PAIS ESTAO COM SEUS SALARIOS EM DIAS, SALARIOS ROUBADOS DO ERARIO PUBLICO. QUANDO UM AGENTE PUBLICO FAZ O QUE FOI FEITO EM NOSSO PAIS PORQUE ISTO E CLASSIFICADO COMO CRIME DE GUERRA.GENERAIS, BRIGADEIROS E ALMIRANTE TEM QUE DAR UM CHOQUE DE CIDADANIA E RESPONSA EM TODO O ZE POVAO BRASILEIRO. SERVIÇO OBRIGATORIO MILITAR PARA HOMENS E MULHERES COM IDADE DE 15, 16 ANOS. TEM QUE ASSUMIR A RESPONSA DE SER CIDADAO BRASILEIRO A EXEMPLO DAS FFAA DE ISRAEL QUE E UMA DAS NELHORES DO MUNDO. JA QUE AS MULHERES QUEREM SER IGUAIS AOS HOMENS QUE FAÇAM SUA PARTE NA DISTRIBUIÇAO DAS RESPONSAS. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE.O PAIS PRECISA DE GENTE QUE ASSUMA SUAS RESPONSABILIDADES E NAO DE GENTE QUE DA NO PE TODA A VEZ QUE VE O TRABALHO SUMINDO SEMPRE COMO O DIABO FOGE DA CRUZ. DIREITOS SOMENTE PÁRA QUEM TRABALHA TEMOS QUE FAZER QUE NEM A FORMIGA, TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR E NAO FICAR COMO A CIGARRA QUERENDO SE PENDURAR NO SACO DE QUEM TRABALHA HONRAMENTE PARA TRAZER SEU PAO PARA CASA. ESTA NA HORA DA VIRADA. CHOQUE QUE GESTAO EM CIMA DA PUTADA INCLUSIVE OS SUPREMOS BESTEIROL QUE FIZERAM DAS QUESTOES JURIDICAS SEU ETERNO GANHA PAO. ESTA NA HORA DE RECOLHER ZE DIRÇA E O VAGABUNDO VERMELHO TEMER QUE FALSIFICOU A CONSTITUIÇAO PERNETA.

JReis Reis disse...

Adultos tolos e fantasiosos e desnecessários.

Anônimo disse...

MSN NOTICIAS
A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ)© Facebook A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ)
O ex-policial militar Renato Nascimento Santos foi preso na manhã desta terça-feira por suspeita de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e seu motorista Anderson Gomes, em março.

De acordo com informações da TV Globo, o ex-PM é suspeito de integrar uma milícia e tinha dois mandados de prisão por homicídio e porte ilegal de arma.

NUTAVAEL DIZ......
A QUEM INTERESSA FICAR BATENDO MESES E MESES A FIO NO CASO DESSA MARIELLE FRANCO DO PSOL. ELA TINHA TODOS OS INGREDIENTES PARA SE DAR MAL. PRIMEIRO ESTAVA NUM DOS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA Q UE ADORAM ESTAR SEMPRE NO LADO OPOSTO DO QUE A POPULAÇAO QUER. PRIMEIRO NAO TEM INTERESSE QUE NOSSO PAIS VA PARA FRENTE. O INTERESSE DELES E CAFUNDIR. VIVEM REBATENDO, REBATENDO, REBATENDO, ENTRANDO NA JUSTIÇA QUE E A JUSTIÇA PANDEGA DO PAIS QUE PARA TUDO PARA ATENDER AMOTINADOS. REALMENTE A RAÇA PODRE POLITICA ESTA TRATANDO MAL O CIDADAO DE BEM. OS INGREDIENTES DE DA. MARIELE O QUE UMA SAPATONA ESTAVA FAZENDO DUAS HORAS DA MANHA NA LAPA APOSTO QUE NAO ESTAVA REZANDO O TERÇO.
OBVIAMENTE ELA ERA DO GRUPO DE RISCO PRINCIPALMENTE AQUI NO RIO DE JANEIRO COM TANTOS TRAFICANTES DE DROGAS. A MARIELLE COMO OUTROS TRANTOS DEPUTADOS, SENADORES, VEREADORES, FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS VIVEM AFOCINHADOS COM OS TRAFICANTES, COM OS FORA DA LEI, COM OS VAGABUNDOS QUE GOSTAM DE SE PENDURAR NO ERARIO PUBLICO. A REDE BOBO QUE E A MAIOR ACIONISTA DOS TRAFICANTES PORQUE VIVE AFOCINHADA DENTRO DAS FAVELAS PORQUE TEM VARIOS E VARIOS DEPENDENTES QUIMICOS QUE PRECISAM DOS SERVIÇOS DA MASSA AMORFICA QUE VIVE QUE NEM BICHO DE PE PENDURADOS NO ERARIO PUBLICO PARA PODER PAGAR OS SALARIOS MILIONARIOS DE REPORTERES MEIA BOCA QUE SO FALAM O QUE SEU MESTRE MANDA FALAR. ELES CONSEGUIRAM DEIXAR A PUTA PORCA DE 64 E MAIS SEU GRUPELHO ATE HOJE SEM ESTAREM FAZENDO PARCERIA COM LULA DENTRO DA PRISAO. ATE O MUNDO MINERAL SABE QUE DE GETULIO DORNELLES VARGAS PARA CA NOSSO PAIS FOI INFERNIZADO COM O DIREITOS DOS TRABALHADORES. ELES TEM TANTO DIREITO QUE ESTAO TODOS DESEMPREGADOS E JOGADOS NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS PORQUE NAO SABEM SE VIRAR E MUITO MENOS OBEDECER LEIS. OS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA JA MORRERAM E ESQUECERAM DE DEIXAR. E BOM NOSSO VICE PRESIDENTE MOURAO ABRIR OS OLHOS E NAO JOGAR O HISTORICO DELE NO LIXO APOIANDO LIXO. O POVO DEU TODO O AMPARO AOS GENERAIS, ALMIRANTES E BRIGADEIROS E NOSSO CAPITAO NAO PARA DENEGRIREM SEUS PASSADOS MAS PARA PASSAR A LIMPO A NAÇAO. SE O PARTIDO DE NOSSO VICE E PORCO TEM QUE SER ESQUADRINHADO COMO O RESTO. SE NAO FOR ASSIM ELE VAI FICAR NA MESMA POSIÇAO DE TEMER QUE PASSOU O RESTO DE MANDATO COBRINDO O RABO DOS VAGABUNDO E INCLUSIVE O PROPRIO RABO DELE QUE ESTAVA EM CAGADO., ACHO BOM COMEÇAREM A FECHAR ESTE CONGRESSO DE MERDA E DEIXAR O JUIZ MORO E BRETAS TRA BALHAR ATE LIMPAR O LIXAO O RESTO E CONVERSA FIADA DE BANDIDO BUNDA MOLE QUE NAO QUER ABANDONAR A TETA DA VACA. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE,

jomabastos disse...

Há que darmos espaço de manobra ao Bolsonaro e sua Equipe, mas nunca devemos deixar de estar atentos ao feitos da sua governação.

O Bolsonaro, não deve falar nem decidir de cabeça quente, uma vez que tem pensar com calma, estudar e aprofundar todas questões com os seus assessores antes de estabelecer uma negociação, dado que ele tem que ter em conta todos os prós e contras antes de encetar qualquer acordo.
Tomar uma decisão sem ser devidamente pensada e estudada, pode resultar em atrasos ou a danos irrecuperáveis.

jomabastos disse...

Todos nós sabemos que a atual Constituição está demasiado deturpada e alterada, para que um governo liberal como o de Bolsonaro possa produzir o necessário e o suficiente para conduzir o país ao seu modo de desenvolvimento.

Ao trabalhar sob a atual Constituição, o Moro terá muitas dificuldades no seu Ministério.

Unknown disse...

Realmente a situação do novo Governo é muito complicada, mas fácil de resolver se for usada a austeridade "com moral".
Digo difícil porque certamente como os brasileiros estão conectados direto, estarão de olho no que irá ser feito e cobrarão sobre tudo, principalmente a parte mais difícil de todas será o achatamento dos salários de ministros do STF, que implicará no achatamento dos demais juízes e desembargadores espalhados pelo País. Se não fizer isso o Brasil todo cairá de pau em cima dele, bem como acabar, também, com a farra de todo o Congresso Nacional, achatando também os proventos de todos os membros como acabando com as benesses dos grandes vagabundos travestidos de autoridade lá em Brasília.
Fazendo isso também irá mexer nas Câmaras Estaduais em relação a salários.
Passando por isso, o resto, que também preocupa, vem por osmose, mas o início tem de ser por aí para mostrar que o novo Presidente, que se diz "amigo do Brasil" ou um "nacionalista" terá que fazer.