quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

#RenanNão – O desafio político brasileiro


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

O Brasil que anseia por mudanças não merece a eleição de Renan Calheiros para a Presidência do Senado. No entanto, o risco de isto acontecer é gigantesco. Renan é o principal beneficiário do voto secreto, que é um mecanismo de escolha hediondo em um parlamento no qual deveria reinar a transparência. O submundo senatorial tupiniquim deseja Renan. Tragédia institucional é que alguns pragmáticos da administração Bolsonaro também preferem o triunfo do “cabeleira”.

Renan é alvo de 17 inquéritos. Pelo menos um deles é por Crime de Peculato. Porém, por suas milagrosas articulações, não é tornado réu em nenhuma ação. Por isso, consegue ficar com o nome (supostamente) limpo para disputar a Presidência do Senado. Na prática, Renan não seria atingido pela ação apresentada no Supremo pelo senador Eduardo Girão (PROS), pedindo que senadores réus fiquem impedidos de disputar o comando do Congresso Nacional.

Renan Calheiros é tão esperto que já posa até de “Bolsonarista desde criancinha”, embora todos saibam que ele foi um dos sustentáculos dos governos petistas. Renan consegue manter aliados em cargos estratégicos da administração Bolsonaro. Renan até promete, se eleito para a presidência do Senado, fazer de tudo para aprovar a reforma da Previdência: “Eu quero ajudar. Já conversei com Paulo Guedes uma noite inteira, e falei que quero ajudar na aprovação da reforma da Previdência. Combinei de, quando eu voltar a Brasília, na outra semana, voltaremos a falar”.

A habilidade em promover encontros nada transparentes com poderosos membros do governo é a vantagem que Renan leva para atingir seus objetivos.

Eis nossa tragédia; o Brasil mudou com a eleição de Bolsonaro. O Senado também teria de mudar. Só que tem um Renan no meio do caminho, com tudo pronto para uma expressiva vitória.

Se o Ministério Público e o Judiciário não caírem em cima dele, fazendo andar os inquéritos e processos a que ele responde, com denúncias efetivas que o transformem em réu, Renan continuará favorito para derrotar o Brasil.  


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Janeiro de 2019.

Nenhum comentário: