quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Rumo à Reforma Previdenciária possível



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

Só um Congresso Nacional muito mal intencionado deixará de aprovar os principais pontos da Reforma da Previdência enviada ontem, pessoalmente, pelo Presidente Jair Bolsonaro. Aparentemente, não parece uma proposta ousada. Na verdade, tem caráter meramente econômico. Se não acontecer, o sistema corre risco de quebrar. Ou seja, faltará dinheiro para pagar aposentadorias e pensões, se não houver a mexida.

As principais mudanças não vão impactar negativamente, ao menos de imediato, o andar de baixo da sociedade. Porém, quem ganha mais, os aposentados potentados, terão, compulsoriamente, de pagar mais ao caixa previdenciário. Quem ganha menos pagará menos. As regras de aposentadoria e pensão permanecem as mesmas para os que já recebem os benefícios ou já cumpriram os requisitos legais.   

A mudança mais relevante é a separação no orçamento da seguridade social entre saúde, previdência e assistência. Tais contas serão mais fáceis de fiscalizar. O mais importante é que, boa ou ruim, haverá um tenso debate sobre o assunto, pois mexe no bolso das pessoas. A tendência é que a reforma aconteça, pois o rolo compressor do mercado financeiro fará isto acontecer. Os banqueiros só pensam na Capitalização...

A Reforma propõe medidas de combate ao grande devedor contumaz. Os caloteiros serão alvos de alienação judicial de bens em velocidade maior que a atual. Também está previsto um fortalecimento da cobrança da dívida ativa. O governo quer impedir parcelamentos em prazo superior a 60 meses. Outro alvo são contribuintes com grande capacidade de pagamento que utilizam benefícios fiscais para alongar o pagamento de dívidas. Tais pontos, com certeza, vão desagradar à malandragem.

A esquerda radicalóide está prontinha par ser contra a reforma, apenas por ser contra. O objetivo é fazer oposição pela mera oposição. O governo só conseguirá neutralizar tais ataques previsíveis se agir com uma máxima e nunca antes vista transparência das contas públicas. O debate sério será fundamental. O problema é se isto vai realmente acontecer. O Brasil não está acostumado com tamanha civilidade...

Assim, o País segue rumo a uma reforma da previdência possível. Só a evolução de um debate sério e transparente mostrará se a reforma será boa ou ruim – e quem será efetivamente prejudicado por ela. É fundamental ficar claro que a reforma só acontece porque o gestor público brasileiro foi historicamente irresponsável, perdulário e corrupto. O processo de discussão será um dos maiores desafios de comunicação nunca antes visto na História deste País.

A reforma passará. O problema é saber se o texto a ser aprovado terá um mínimo de racionalidade pelos políticos profissionais – que, curiosamente, até se aposentam no Brasil e serão impactados neste “direito adquirido”...

A visão de Paulo Guedes


Ministro da Economia explica a Reforma da Previdência

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Fevereiro de 2019.

3 comentários:

Anônimo disse...

nao entendo como vc pode apoiar uma farsa desta de um neo libaral, ja tem provas deste politica na europa - destroiçao da classe media!!!!!

Loumari disse...

"Marchinha do arrependimento" | Eu avisei

https://www.youtube.com/watch?v=eN6Co6hQ6-A

Não chora Bolsominion
Agora é tarde, eu avisei!
Você acreditou em fake news
Só te resta estudar o kit gay

Nos grupos do ZAP ZAP
Você en-lou-que-ceu
A Família Tradicional Brasileira
Com mentiras, o Coiso elegeu!
Eu avisei! Você é cego?
Essa culpa eu não carrego

Você sabia que a terra é plana?
Olavinho te convenceu
A Joycinha bebeu Rivotril com cachaça
E você emburreceu
Eu avisei! Você é cego?
Essa culpa eu não carrego...

Loumari disse...

OBS: Nas observâncias de olhos dos observadores internacionais, espertos em estratégia política e geopolítica, seu diagnóstico quanto a situação do Brasil a opinião é unânime: O Brasil não tem governo. O que foi criado em Brasília é um canil abarrotado de cães afectados pela patologia de origem animal caracterizado por excesso de fúria. Um canil abarrotado de cães raivosos que ensurdecem o povo com seus berros e espantam o mundo com o seu excesso de violência.
A dita direita brasileira, classe enfurecida, criou para si o que vai ser para um mundo o pior escândalo na raça humana na sociedade moderna.