sábado, 9 de março de 2019

O Círculo Técno-Militar na berlinda



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

Definitivamente, a rede social da Internet não é o espaço ideal para resolver conflitos pessoais, matrimoniais e governamentais. Os colaboradores mais próximos de Jair Bolsonaro deveriam saber disto para não se transformarem em sabotadores da administração federal. Fuxicos, intrigas e vaidades prestam um desserviço à gestão e à governabilidade. È hora de o Presidente proclamar: “Parem com esta viadagem, porra!”...

Uma boa Gestão demanda conteúdo e inteligência. A ação de bem governar exige domínio da razão. O governante não pode ficar refém da mera emoção. Precisa ser humano, porém deve tomar cuidado permanente com o autoengano. É imprescindível uma leitura estratégica da realidade. Deve focar em soluções prévias, antecipando-se a problemas previsíveis. Os surpreendentes demandam criatividade e velocidade certeira de decisão.

Um bom governo depende mais de integração, e o mínimo possível de intriga, conflito e confusão. É fundamental um staff profissional e, de preferência, com vivência no mundo da administração pública. Amadorismo é imperdoável. Assessores simplórios não servem. Puxa-sacos são uma tragédia. Futriqueiros precisam ser mantidos longe. Quem faz elogios fáceis, também. Desagregadores, idem. Vaidosos, neutralizados. Carreiristas, eliminados sumariamente. Traidores vão aparecer no meio do caminho...

Todo governo tem de estar preparado para apanhar da mídia. Este fenômeno faz parte do jogo. Não adianta reclamar. Se a mídia é canalha, o governante não pode ser burro. Seus assessores diretos, menos ainda. O conselho vale, mais ainda, para os militares – doutrinariamente os garantidores da ordem democrática e da liberdade, em harmonia com os indivíduos de bem. Em qualquer País, a suposta democracia é mera concessão do poder armado.

Desde o regime dos Presidentes militares (1964/1985), os ideólogos de esquerda na mídia sempre associaram as Forças Armadas brasileiras ao autoritarismo, ao abuso de poder e aos abusos aos direitos humanos. Muitas vezes, conseguiram transformar os militares em sinônimos de ditadura e tortura. Felizmente, a evolução dos livres debates (e embates) nas redes sociais da Internet permitem o acesso a informações objetivas e verdadeiras que neutralizam e desmentem as mentiras ideológicas.  

Insatisfeitos no e com o governo, mas que ajudaram a eleger Jair Messias Bolsonaro e Antônio Hamilton Mourão, partem para as redes sociais para “denunciar” uma quase hegemonia, do que estão chamando de “Círculo Técno-Militar”. Tal segmento exerceria uma influência muito grande, praticamente decisiva, sobre o Presidente Bolsonaro e a maioria de seus ministros. Já há mais de uma centena de militares da ativa, na reserva e até reforma em cargos comissionados da administração direta e nas empresas estatais. A quantidade deve crescer. As “tretas”, também...

Quem lidera o tal “Círculo Técno-Militar”? O Presidente? Seu vice? Algum dos Oficiais Generais no Palácio do Planalto, nos ministérios ou nas estatais? O Ministro da Defesa? Os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica? Os Clubes militares? A ONU (para quem vários militares no governo cumpriram missões internacionais)?

Até agora, não existe uma resposta concreta. Isto coloca até em dúvida a existência do tal “Círculo” – que só tem ares corporativos na livre opinião dos críticos internos e externos da administração Bolsonaro – um Capitão Reformado e Político Profissional há quase três décadas que emprega os militares em sua gestão por confiar na capacidade institucional e disciplina de trabalho deles.

Sem resposta correta e precisa, ao menos floresce uma constatação. O Governo Bolsonaro está repleto de divisões. Tal fato é normal. Faz parte da realidade de qualquer administração – inclusive no mundo corporativo privado. O que não pode acontecer é que as diferentes divisões, tendências e grupos organizados interfiram, negativamente, no resultado da “obra” a ser executada pelo Presidente.

Por isso, o ex-parlamentar e militar reformado Jair Bolsonaro tem a missão imediata de comprovar sua capacidade de gestão de pessoas. Precisa deixar claro que consegue ter liderança efetiva sobre assessores, incluindo seus filhos. Urgentemente, tem de unificar as diferentes forças no “Condomínio do Poder Federal”. Deve ser um competente Comandante-em-chefe das Forças Armadas, porém, lembrando que, acima de tudo, é Presidente da República.

É evidente um desentrosamento na gestão ministerial. Bolsonaro deve saber que tem muita gente boa – inclusive no tal círculo técno-militar, prontinha para desembarcar do governo. O Presidente não pode deixar que joguem gasolina para apagar o fogo das vaidades, intrigas e invejas entre os variados grupos. O Presidente tem de cobrar os planos de metas – que até agora, em vários ministérios, parecem de araque... Só existem no papel e, ainda assim, formulados sem consistência e competência. Basta de improvisos... Não se governa assim...

01 não pode se iludir... Será fundamental uma depuração dos grupos, porque, senão, a máquina não anda. Bolsonaro terá de dispensar seu pessoal mais ideológico, que vive em um permanente combate nas redes sociais, mas não cuida devidamente da gestão da coisa pública. Não tem outro jeito. O Brasil tem de andar para frente. Atrás? Já estamos...

Se ele realmente existe, a mesma responsabilidade cabe ao tal “Círculo Técno-Militar”. Se o Governo do Bolsonaro e do Mourão falhar, são o Brasil e os brasileiros quem vão se danar... Não há espaço para erros banais e infantis motivados por alguns dos bem conhecidos 7 pecados capitais. Muito cuidado com as ilusões do poder... Tudo é transitório... E os erros são imperdoáveis...

01, por favor, repita o delicado recado 17 vezes:

- “Parem com a viadagem, porra!”...      

O Mecanismo do Crime Institucionalizado e suas forças do mal continuam operando a pleno vapor... Te cuida, Bolsonaro! Cuida da comunicação e da gestão das pessoas que o “circundam”...







Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 9 de Março de 2019.

11 comentários:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ....
PARE DE FICAR ENFEITANDO A PORRA DA SITUAÇAO. ATE O MUNDO MINERAL SABE QUE NAO PODEMOS ADMINISTRAR COM CINQUENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA E MAIS CINQUENTA QUERENDO ENTRAR PARA FAZER CONFUSAO DENTRO DOS TRES PODERES DE MERDA.
A QUEM INTERESSA MELAR O JOGO E FALAR ISTO E AQUILO. INTERESSA AOS PENDURADOS NO ERARIO PUBLICO. FUNDAÇAO ROBERTO MARINHO E FUNDAÇAO GETULIO VARGAS. ESSES DOIS LOCAIS ENGENDRAM TODA A VAGABUNDAGEM QUE ESTA SE ETERNIZANDO EM NOSSO PAIS.
A FGV COMEÇOU APENAS COM ADMINISTRAÇAO PUBLICA. ERA UM PEQUENO EDIFICIO NA PRAIA DE BOTAFOCO COM UMA AMENDOEIRA NO CENTRO. E A GLOBO TODOS SABEM A HISTORIA DELA A PASSADA E PRINCIPALMENTE A RECENTE.
O CAPITAO BOLSONARO NAO E MAGICO. ELE NAO PODE SOZINHO ENFRENTAR ESTE GRANDE OBSTACULO DE MIDIA DE MERDA E MAIS INTERESSADOS EM MANTER SEUS STATUS QUO. OS VAGABUNDOS DA ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS DE SAO PAULO E QUE FICARAM TRAFICANDO INFLUENCIA DENTRO DE TODOS OS GOVERNOS.
VAO PARA OS ESTADOS UNIDOS VIVEM DE BOLSAS E ALGUM DINHEIRO QUE FACAM DE CURSOS RELAMPAGOS DE DOIS ANOS PARA TIRAR O MASTER DEGREE. VOLTAM DE LA ARROTANDO O QUE NAO SABEM E PENSAM QUE SABEM.
A CINCO DECADAS TEMOS VISTO NOSSA NAÇAO VIRAR ESTE LIXAO. AGORA QUE ESTAMOS NA IMINENCIA DE TALVEZ, TALVEZ ACERTAR O JOGO. JA TEM VAGABUNDO INTERESSADO EM MELAR O JOGO.
O CAPITAO BOLSONARO AINDA NEM ASSUMIU E VIVEM COBRANDO, COBRANDO, COBRANDO. ELE NAO PRECISA DE CONSELHOS ELE TEM QUE SER O QUE E.
SEMPRE FOI O CAMPEAO DE VOTAÇAO NO RIO DE JANEIRO E PASSOU TINTA ANOS DENTRO DO CHIQUEIRO PORTANTO ELE CONHECE BEM OS PORCOS QUE ESTA LIDANDO O MESMO PARA AS FFAA. OS VAGABUNDO QUE NAO SAO DAS FFAA ESTAO COM MEDINHO DO QUE VAI ACONTECER. PUDERA SEU CHICO QUEM DEVE TEM QUE TEMER. E QUANTO AOS NOVOS EM VEZ DE FICAR COM MI, MI, MI DE EMPONDERAMENTO DA MULHER CAÇAMBA TEM QUE TOMAR CONTA DO PAIS. A MULHER SEMPRE QUIS SER HOMEM, AGORA AGUENTA. VAI APRENDER A SE DEFENDER QUE NEM HOMEM E PARA O MI,MI, MI DE MERDA. FECHA A BOCA E AS PERNAS E COMEÇA A TRABALHAR PARA OCUPAR O ESPAÇO QUE DIZEM QUE TEM CAPACIDADE PARA DESENVOLVER. DE CONVERSA FIADA MORREU CARAMBOLA. A QUEM INTERESSA O FRACASSO. SOMENTE AOS VAGABUNDOS PENDURADOS NO ERARIO. TEM MUITA COISA PARA SER DITA DOS VAGABUNDOS DOS TRES PODERES DE MERDA, PRINCIPALMENTE O SUPREMO FEDERAL E ELEITORAL QUE ADORAM ETERNIZAR OS PROBLEMAS PORQUE ENCHEM O C................U DE DINHEIRO. ANTES DE ATACAR VEJA BEM O QUE ESTAMOS FAZENDO TEMOS QUE CONTINUAR A BATALHA DE BOTAR OS BANDIDOS DE TODOS OS PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE ROUBARAM NA CADEIA. O LULA PASSOU 16 ANOS TRAFICANDO INFLUENCIA COM OS TRAMBIQUEIROS DO MERDA SUL, MERDAEUROPÁ E MERDA AFRICA E NINGUEM COBRA NADA DO VAGABUNDO. CONTINUA INFERNIZANDO O PARANA COM SEUS CAPRICHOS DE MERDA. ELE ARROTOU QUE TINHA PAGO A DIVIDA EXTERNA E ESTAMOS VENDO O TIPO DE PAGAMENTO QUE FEZ. ALEM DE ANALFABETO E DOIDO E TODOS AINDA DIZEM AMEM A MALUQUICE DO VAGABUNDO VERMELHO NOVE DEDOS QUE DEU DINHEIRO AS PENCAS PARA O EXTERIOR E AINDA RECEBEU UM BOCADO POR PALESTRAS QUE JAMAIS ALGUEM VIU UMA UNICA LAUDA. DEIXEM DE SER IDIOTAS TRAFICANTES DE MERDA E PAREM DE MI,MI,MI O BRASIL PRECISA DE TODOS NOS E NAO DE FANFARROES DE MERDA QUE MAL SAIRAM DE SEUS COEIROS. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE.CONSTITUIÇAO NOVA. BOLSONARO DEVERIA TIRAR TUDO QUANTO E CIVIL DE SEU GOVERNO ATE QUE O JUIZ MORO E BRETAS CONCLUA SEU TRABALHO. AINDA TEM MUITA MERDA PARA SER VENTILADA. AFASTE OS TRANCA RUAS DO SUPREMO FEDERAL E ELEITORAL. O BRASIL AGRADECE.

Gedeão Barros disse...

Não concordo com essa opinião. Mesmo criando um grupo de experts em comunicação, a mídia tradicional vai martelar todos os dias. Não é questão técnica. O Presidente tem que se comunicar sim através das redes sociais. Assim, ele fala direto com o povo, sem fuxicos, sem intermediários. Bolsonaro foi eleito por causa disso. Não deve parar nunca. Aliás, ele está dando um olé na mídia, que é esquerdopata em sua maioria. Está uma beleza. Nós, da direita, estamos dando gargalhadas diariamente ao vermos esses petralhas e psolistas dando cabeçadas uns nos outros e defendendo até o moralismo, coisa que eles praticam ao contrário. Vamos continuar dando um banho dourado nesses esquerdopatas, até eles desaparecerem definitivamente.

Anônimo disse...

Bolsonaro ainda age e discursa como na Campanha!!! Alerta Presidente!!! O que não faltam são ladrões e problemas a resolver. Adote uma meta de resolver um problema por dia. Ignore a comunalha e midia diversionistas. Militares são estrategistas natos e darao voltas e mais voltas nesses trouxós!!!

H. James Kutscka disse...

Brilhante amigo!

jomabastos disse...

É tempo do Governo governar... com o Presidente Bolsonaro como chefe do Governo e não como ministro polivalente.

jomabastos disse...

O presidente tem que mentalizar-se que já não é aquele deputado que durante sete mandatos, poucos Projetos Lei propôs para o país.
Agora tem que fazer muito, mas mesmo muito mais pelo país.

jomabastos disse...

"Todo governo tem de estar preparado para apanhar da mídia."
Isso! E não desculpar-se dos seus erros, culpando a mídia de tudo e de todos os problemas q surgem no país.
A mídia liberal não é parceira do governo, mas sim informadora da sociedade. Aqueles que têm dúvidas da credibilidade das notícias, consulte-as em algumas publicações de jornais diferentes.
É bem claro que existe mídia que quer ver a atual governação ser afastada, mas é o governo que tem a obrigação de demonstrar que está a fazer um trabalho positivo para o eleitor e para o país. E esta situação acontece em todo mundo verdadeiramente democrático.

jomabastos disse...

As Forças Armadas sempre estiveram ligadas e em muitos países continuam ligadas a sistema políticos ditatoriais de esquerda e de direita.
O Presidente tem que saber que este gênero de discursos, só trarão problemas ao investimento internacional e a outros setores necessários para o desenvolvimento do país.
O Bolsonaro tem que medir e pensar muito bem e com antecedência, como Presidente que é, nas palavras, frases e discursos que diz e escreve.

jomabastos disse...

O Presidente não pode esquecer-se que fez promessa em campanha de que iria lutar fortemente contra a corrupção.
Está na altura de começar a exonerar todos aqueles que tenham contas a prestar com a justiça.
O Bolsonaro tem que mentalizar-se que no Brasil existem muitas e muitas pessoas profissionalmente capazes e simultaneamente limpas com a justiça, para tomar posse de qualquer cargo ministerial.

ALMANAKUT BRASIL disse...

Não errem mais, MILITARES!

Lembrem-se de que os PEÇONHENTOS que o Regime Militar, o brando, deixou como herança maldita estão "vivinhos" da silva e ainda ameaçam o Brasil.

LUIZ SILVEIRA disse...

“Parem com a viadagem, porra!”...
CONCORD O COM O SERRAO!
VOTEI EM JAIR M. BOLSONARO. JA ESTOU FICANDO INCÔMODO, INSATISFEITO, PREOCUPADO ATÉ!!!
PQP, QUANDO SERÁ Q O PRESIDENTE OCUPARÁ O HORÁRIO NACIONAL, EM REDE RADIO-TELEVISIVA, COMEÇANDO POR DAR UM MURRO NA MESA APOS O "BOA NOITE BRASILEIROS"?
QUANDO SERÁ Q O MESMO MOSTRARÁ AS ATRIBUICOES DO PRESIDENTE NA CONSTITUIÇÃO "CIDADÃ "?
E O COMENTARIO De um JURISTA em 1988, QUANDO TRATAVSM DA NOVA CONSTITUIÇÃO, QUE DECLAROU NA EPOCA: "O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SERÁ COMO APENAS UMA RAINHA DA INGLATERRA"?
ACABEMOS COM A FARSA!
O PRESIDENTE QUE PENSAMOS TER OU SER, É UM PRESIDENTE PARA REGIME PARLAMENTARISTA!
ELE APENAS PODE ORIENTAR O CONGRESSO NACIONAL!
A DECISÃO SOBRE O QUE SER FEITO É TUDO COM O CONGRESSO!
O RESTO É BOBAGEM!!!!