sábado, 13 de abril de 2019

A Petrobrás tem de acertar suas contas



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Rentistas, façam beicinho... Mas o Presidente Jair Bolsonaro agiu com a correção de um estadista ao cobrar explicações oficiais da Petrobrás sobre os critérios para o reajuste de 5,7% no preço do óleo diesel. O aumento impacta, negativamente, as despesas dos caminhoneiros e os custos dos fretes. Bolsonaro deixou claro que, se for convencido pela direção da estatal na terça-feira que vem, autoriza a mexida no preço do combustível. Todos queremos preço justo para o combustível.

A decisão de Bolsonaro mexeu com o humor dos investidores. A cotação da ação da petrolífera despencou na Bolsa B3. O Presidente foi xingado e achincalhado pela “elite” financeira nas redes sociais. Oportunistas chegaram a fazer um meme, em gif, do Bolsonaro se transmutando na Dilma – que manipulou os reajustes dos combustíveis da Petrobrás, gerando prejuízos bilionários aos acionistas da empresa, incluindo o maior deles, a União Federal. Terça-feira, a parada se resolve... Tomara que para o bem do bolso do brasileiro e dos transportadores de carga.

A polêmica é excelente. Já passou da hora de o Brasil discutir, com seriedade, seu modelo Capimunista Rentista. “Empresa Estatal”, de economia mista, é coisa de regime socialista/comunista. O Estado-Ladrão-interventor está na berlinda desde a eclosão da Lava Jato. A Petrobrás foi forçada a indenizar investidores lesados nos EUA. Terá de fazer o mesmo no Brasil, por força das Arbitragens movidas contra a empresa. É hora de o Governo Bolsonaro – eleito com o compromisso de promover privatizações – definir se cumprirá a promessa ou se manterá a mamata estatizante.

A discussão precisa ser muito ampla. Básico é responder à pergunta: Por que os brasileiros pagam tão caro pelos combustíveis? A resposta mais próxima da verdade se refere ao monopólio do refino – que deveria ser quebrado. Por que não? Também é preciso mexer nos esquemas cartelizantes por trás da distribuição do combustível. Fundamental também é mexer na exagerada incidência de impostos sobre o álcool, a gasolina, o diesel e o gás – que só detona o bolso do consumidor, pessoa física ou empresa. Isto só para começar a discussão benéfica para a implantação de um Capitalismo de mercado, democrático, no Brasil.

Já passou da hora de discutirmos, com seriedade econômica e sem viadagem ideológica, o modelo estatal tupiniquim. Muito oportunista espertalhão (perdão pela redundância) faturou alto com a compra de ações da Petrobrás na súbita abaixada desta sexta-feira. Semana que vem, tudo volta ao normal, e quem ganhou se deu bem. Quem perdeu é o “minorotário” de sempre... Por isso é preciso que o Governo seja pressionado a tomar uma decisão. Ou estatiza totalmente a Petrobrás (e outras estatais) recomprando as ações, ou abre o capital da companhia na bolsa de valores. Tal debate é inadiável.

A vida real demonstra que “estatal” (empresa de economia mista) dificilmente terá transparência e governança corporativa de verdade. O problema é se o viciado regime econômico brasileiro, baseado em corrupção, especulação e cartelização, vai se transformar, na prática, em um livre mercado, com regras claras e segurança jurídica para quem investe.

Fundado em uma Constituição anacrônica, prolixa e com regulamentação conflitante, o Governo de um Estado Ladrão e Interventor tem extrema dificuldade em ser liberal na economia. Por tal razão, causaram tanto espanto os telefonemas de Bolsonaro para o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e para o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, pedindo para segurar o reajuste do diesel, até a explicação mais detalhada na terça-feira que vem.

Os inimigos de Bolsonaro fizeram festinha. Mas os faniquitos não terão durabilidade. Bolsonaro terá de sentar com seu ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar clara qual será a política econômica do governo em relação a tanta empresa “estatal” que interfere na saúde econômica dos brasileiros, desde o pobre assalariado até ao rico investidor em nosso pífio mercado de capitais.

A cessão onerosa do pré sal está praticamente resolvida. Agora é hora de Bolsonaro aproveitar a reunião da semana que vem para determinar que a Petrobrás acerte as contas com os investidores lesados pela roubalheira e incompetência da Era Petralha, resolvendo as arbitragens em andamento. O passo final é definir se haverá privatização de verdade ou se vamos partir para mais uma privataria híbrida que só vai beneficiar bandidos.

Qualquer outra falsa polêmica, gerada por oportunistas, idiotas ou canalhas, não serve ao Brasil. Cabe a Bolsonaro colocar ordem no galinheiro econômico. A decisão sobre o diesel foi retrocesso? Então vamos debater, aberta e livremente, para avançar... 

Precisamos de um Brasil Capitalista de verdade. O negócio é criticar o sistema, fazer pressão e apontar soluções viáveis.    

A novela continua?


A Rede Globo continua na ciranda depois da guerra contra o Prefeito do 
Rio de Janeiro... Novos capítulos de "imparcialidade"...







Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. Membro do Movimento Avança Brasil.
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Abril de 2019.

9 comentários:

Loumari disse...

Bolivia Ofrece a Inversores en Dubái 4 Megaproyectos: Bioceánico, Hidrovía, Litio y Hub

https://www.youtube.com/watch?v=KJX9JBZt-yo&t=40s

Bolivia ha ofertado este lunes a los principales inversionistas del planeta cuatro proyectos estratégicos: el tren bioceánico, el plan de acceso al Atlántico a través de un puerto en la Hidrovía Paraguay-Paraná, la industrialización del litio y el hub aeroportuario de Viru Viru. En ese marco, destacó que su modelo económico ha resistido los shock más extremos de la economía mundial.

El encargado de hacerlo fue el propio presidente Evo Morales, quien viajó hasta Dubái, ciudad de Emiratos Árabes Unidos, para participar de la novena Reunión Anual de Inversión 2019 (AI, por sus siglas en inglés), una de las más importantes del orbe en esta materia. Fue el único mandatario invitado a la cita.

Destacó la relevante cualidad geopolítica de Bolivia, nación que “se constituye en una gran plataforma logística para conectar el océano Atlántico con el océano Pacífico” por su ubicación en el centro de Sudamérica.

8 de Abril del 2019

Mauro Moreira disse...

É só privatizar essa joça, abrir o mercado totalmente. Esse papo de que a empresa é estratégica é conversa fiada. Esse mastodonte foi o responsável pela maior crise de corrupção, desonestidade, que o abalou nosso terrivelmente. Lá só tem marajás, com altíssimos salários, um antro de sindicalistas comunistas na tal FUP, comandada pelo PT, PSP, PSTU e demais partidos socialistas e comunistas. Privatização já! Governo não em que ser dono de empresas, tem é que cuidar de saúde, educação, segurança, inclusive segurança de nossas fronteiras, verdadeiras peneiras, por onde entre tudo de ruim que existe em nossos países vizinhos. Chega! Essa Petrossauro já está enchendo nosso saco.

Anônimo disse...


Vindo dos Pampas
sábado, 13 de abril de 2019

PGR nega que Toffoli seria o ‘amigo do amigo’ e site Antagonista mantém informação negada pela PGR

A PGR publicou uma nota em seu site dizendo o seguinte:

“Ao contrário do que afirma o site O Antagonista, a Procuradoria-Geral da República (PGR) não recebeu nem da Força-Tarefa Lava Jato no Paraná e nem do delegado que preside o inquérito 1365/2015 qualquer informação que teria sido entregue pelo colaborador Marcelo Odebrecht em que ele afirma que a descrição ‘amigo do amigo de meu pai’ refere-se ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.”

O que isso significa? Pra quem sabe ler, um pingo é letra.

A PGR pode estar tentando ‘abafar’ a situação de Toffoli, mas o Antagonista (provavelmente) possui documentos que comprovam a denúncia contra o presidente do STF.

Amanda Nunes Bruckner
NUTAVAEL DIZ...
ATE O MUNDO VEGETAL SABE QUE OS VEGETAIS SE AJUDAM ENTRE SI. A PGR E E SEMPRE FOI SELETIVA. ELA SO BOTA EM BAILA O QUE INTERESSA A ELA MESMA. IGUALZINHA A SEU ANTECESSOR QUE FAZIA A MESMA COISA.
ALIVIARAM E ALIVIAM O QUE INTERESSA PARA QUE CONTINUEM DANDO AS CARTAS.
PARA NOSSO PRESIDENTE E NOSSO JUIZ MORO, CONTINUO CHAMANDO O NOSSO MINISTRO DA JUSTIÇA DE JUIZ, PORQUE ELE ADQUIRIU ESTE TITULO ENTRANDO NAS PORTAS DO JUDICIARIO POR SEUS PROPRIOS MERITOS E POR CONCURSO E NAO POR INDICAÇAO OU INFLUENCIA JUNTO AO PODER E NAO INTERESSA TAMBEM AO JUIZ BRETAS QUE UMA PESSOA SENTADA DENTRO DA PGR E QUE AMARRE E DISTRIBUA OS PROCESSOS NAO POR CHEGADA AS SUAS MAOS MAS SIM POR INTERESSES DOS PARTIDOS A QUE SERVEM. ISTO E O QUE VEM ACONTECENDO COM O PGR ELES ESTAO SE COMPORTANDO DA MESMA FORMA DOS SUPREMOS CUMPLICES DA CRIMINALIDADE DO PAIS.
ESSE ATA E ESCONDE DE PGR E DOS MINISTROS DO SUPREMO ELEITORAL E FEDERAL FORAM OS RESPONSAVEIS PELA NOSSA DESMORALIZAÇAO MUNDIAL.
SOMOS UM PAIS QUE NAO OFERECE MEIOS PARA QUE O CIDADAO COMUM SE COMPORTE DENTRO DOS LIMITES QUE A BOA EDUCAÇAO FAÇA ACONTECER NA VIDA COTIDIANA DO TRABALHADOR.
ESSES PSEUDO JURISTAS DE MERDA SE RESPALDAM NUMA CONSTITUIÇAO FRAUDULENTA E DE UMA ONU QUE NAO SERVE DE REFERENCIA PARA NADA NEM PARA NINGUEM DE CONTINUAR MARTELANDO NO CEREBRO DO CIDADAO COMUM QUE E FACIL COMETER CRIMES CONTRA A NAÇAO DESDE QUE O CIDADAO TENHA POSSES PARA ENGANAR NA JUSTIÇA ATRAVEZ DE DIREITOS E MAIS DIREITOS QUE NAO EXISTEM EM NENHUM PAIS DO MUNDO E QUE AQUI SAO MAGNIFICAMENTE ORQUESTRADOS POR UMA VERDADEIRA PARAFERNALIA DE REPLICAS, TREPLICAS ATE O DIA DO JUIZO FINAL. NOSSO PAIS E POBRE EM TODOS OS SENTIDOS, MORAL, RELIGIOSO E DE CONVIVENCIA PORQUE AS PESSOAS RESOLVERAM TIRAR SUAS ROUPAS INTIMAS E DEFINIR SUAS PREDILEÇOES EM PUBLICO ASSIM COM AGREDIR A TODA UMA SOCIEDADE COM SUAS ESCOLHAS ESPUREAS. BASTA DE TANTA PUTARIA. ESSA MERDIA PORCA AINDA OUVE O EX BBBOSTA DO JEAN WILLY E UMA MARIA DO ROSARIO QUE NAO SAO REFERENCIA EM NADA DE BOM, BELO E JUSTO PARA O POVO BRASILEIRO. ABAIXO ESSA DISTRIBUIÇAO DE PUBLICIDADE GRATUITA A TUDO QUE AGRIDE NOSSA NAÇAO, OS BONS COSTUMES E AS RELIGIOES QUE HA MUITO DEIXARAM DE TOMAR CONTA DE SEU PROPRIO GADO. ESTAMOS NO FIM DO TUNEL. OU AGARRAMOS A OPORTUNIDADE DE SAIR OU VAMOS CONTINUAR PRIVILEGIANDO ESTES FUNCIONARIOS PUBLICOS DE MERDA QUE DENEGRINARAO NOSSA SAUDE SE AVILTANDO COM CONTRATOS E ASSOCIAÇOES EXPUREAS COM PARTIDOS E PAISES PIORES DO QUE O NOSSO EM NOME DE UMA SUPREMACIA SUBALTERNA QUE NAO NOS ENALTECE MAS SIM NOS HUMILHA E TRAZ SOMENTE A DISCORDIA E A PUTARIA QUE EM VEZ DE CONSTRUIR DISTROI NOSSA NAÇAO. ESTA NA HORA DE COLOCAR O TREM NOS TRILHOS E NAO DE CONTINUAR A ENALTECER A PODRIDAO DOS TRES PODERES DE MERDA E DA CONSTITUIÇAO PERNETA QUE NOS COLOCOU NO VALAO. FFAA ESTA NA HORA E MAIS DO QUE NA HORA DE DAR UM CHOQUE DE CIVILIZAÇAO E EDUCAÇAO NA PUTADA BRASILEIRA, PRINCIPALMENTE A JUVENTUDE QUE JA NASCEU COM COMPLEXO DE VIRALATAS. MORARAO OU QUEREM QUE SE DESENHE?

jomabastos disse...

Quanto a críticas e acusações politizadas e outras sem fundamento e sem sentido, à Globo e à Mídia em geral, infelizmente é algo que segue acontecendo neste país. É porque ainda não amadurecemos democraticamente. Aconteceu com os Lulistas demonizarem parte da Mídia, agora acontece com os Bolsonaristas a mesma situação.
Em uma democracia, existe a justiça para condenar oficialmente aqueles que produzem notícias falsas ou menos corretas.

Os Bolsonaristas, estão a portar-se como os Petistas, mas com a cor política trocada… nem mais nem menos.
Como chacais ou hienas famintas, aqueles se consideram "puro sangue bolsonarista", atacam os analistas independentes e demonizam aqueloutros cujo futuro não depende em nada de bajular o presidente, pra preservar ou conseguir cargos públicos.

jomabastos disse...

O Bolsonaro não tem inimigos. Ele tem é uma pretensa oposição que deseja vê-lo falhar. E o Bolsonaro, se tiver capacidade, não pode nem deve falhar. Mas por vezes, o Bolsonaro dá valentes caneladas em si próprio.

Há que privatizar a Petrobrás a 100% e abrir as portas para refinarias. O preço do petróleo será o de uma commoditie. Mas o estado brasileiro não pode pesar, com impostos elevados, o preço de venda da gasolina e do gasóleo ao consumidor.

Rodrigo Almeida disse...

Privatização da Petrobras.... mas devagar, fatiando a empresa.....

Anônimo disse...

Eu trabalhei na Petrobras, acho que os senhores não sabem muito bem do que estão falando, até a mídia fala várias bobagens sobre o assunto.

Não existe mais monopólio do petróleo neste país minha gente! Desde o período do FHC. Vocês nunca ouviram falar da refinaria de Manguinhos no RJ? Totalmente privada. O problema é que ela quebrou, a produção do petróleo deve ser verticalizada, "do poço ao posto", senão fica pra traz. É muito capital envolvido.

Porque os gringos não montam refinarias no Brasil? Não sei dizer, e também não sei dizer porque nossas refinarias estão ociosas no momento, ah já sei, é por causa do liberalismo maravilhoso que prefere importar o produto refinado e exportar petróleo bruto.

Agora os bolsonaristas falam em entregar a Petrobras pros gringos a preço de banana, óbvio, baseados em falsas premissas do suposto monopólio do petróleo, inexistente. Cheguei à conclusão que os bolsonaristas são tão idiotas quanto os petistas, se não for pior...

Anônimo disse...

Cleonice I Ferreira:

Porque os gringos não montam refinarias no Brasil? Simples. Os EUA está investindo em energia solar, no Estado da Florida, há sol quase o ano todo. Quem produz as placas? CHINA.
A China está investindo em seu País a mesma energia. Até mesmo os automóveis deixarão de ser movido por petróleo em futuro muito próximo. É só pesquisar.
NO governo do Sr.Barak Obama foi noticiado a descoberta de uma das maiores reservas de TERRAS RARAS na Groelândia que estavam sendo negociado com a China. O Governo do Sr. Barak na época mostrou interesse em concorrer na disputa de aquisição das Terras Raras.
Estamos na era da Energia Solar Fotovoltaica.
"Pensar sem aprender nos torna ineficientes e aprender sem pensar é um desastre."Filósofo e sábio chinês Confucio.

Paulo Helmich disse...

Bonito foi ver Petistas e outros bichos da esquerda FULOS com a "intromissão indevida" do Presidente na estatal, numa defesa intransigente dos coitados aplicadores da Bolsa de Valores!

Na verdade, Gleisi et caterva JÁ ESFREGAVAM AS MÃOZINHAS SUJAS com a perspectiva de implantação do CAOS no País, em função da quase certa greve dos caminhoneiros!

Bolsonaro TIROU A ESCADA dos vagabundos, que não possuem compromisso algum com a Ordem e o Progresso do Brasil!!!