domingo, 5 de maio de 2019

Novamente, Mais Brasil e menos Brasília



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O SBT anuncia, em chamada: “Silvio Santos está rindo à toa, porque neste domingo acontecerá uma surpresa em seu programa (a partir das 20 horas)”. O Homem do Baú da Felicidade e da Jequiti gravou uma participação especial do Presidente Jair Bolsonaro. Previsão que a audiência vai bombar. Bolsonaro falará de reforma da Previdência e outros assuntos com o Mestre dos programas de auditório e mais antigo investidor no sistema popular de Capitalização (jóia da coroa nas mudanças previdenciárias).

Vida que segue... Os defensores do Presidente Jair Bolsonaro deveriam acompanhar, mais detalhadamente, o trabalho do Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização. Um dos maiores avanços do atual governo foi o lançamento da Medida Provisória da Liberdade Econômica - que retira intervenções inúteis da máquina estatal sobre o cidadão.

Não há outro caminho, senão a Reforma do Estado brasileiro, até que atinjamos maturidade para formular e promover mudanças estruturais profundas. É fundamental valorizar o cidadão que trabalha, estuda, empreende e, efetivamente, produz e distribui riqueza de verdade. O Presidente deveria focar seus esforços e discursos nesta direção e sentido. O resto será conseqüência.

Bolsonaro e sua equipe precisam repetir um mantra, sem parar: “Mais Brasil e menos Brasília”. Ou seja, as ações de governo precisam priorizar o cidadão, e não a máquina estatal, cujo Mecanismo é autoreferente, corrupto, perdulário. Por isso é fundamental dar todo apoio a medidas oficiais que apóiem o crédito solidário por cooperativas e jovens empreendedores associados.

O Brasil tem de valorizar medidas que prevejam concorrência real a meia-dúzia de “grandes” bancos que só sabem lucrar com juros altos, taxas e tarifas abusivas. Precisamos entrar, de verdade, na Era do Open Banking. É fundamental reduzir a concentração dos megabancos. As empresas de tecnologia que prestam serviços financeiros (Fintechs) deverão substituir, naturalmente, os bancos tradicionais. O processo é uma tendência de mercado que parece irreversível.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, promete uma seqüência de medidas fortes e positivas: choque de energia barata, novo pacto federativo, redução e simplificação de impostos, além das privatizações (que precisam ser debatidas com mais seriedade pela sociedade brasileira, para não se tornarem negociatas e privatarias e tucanagens iguais às mal feitas na Era FHC).

Outro assunto que merece amplo e livre debate é a proposta de unificação de tributos para criar uma espécie de imposto federal único e (justo). Até o Presidente Bolsonaro precisa estudar mais essa idéia sempre repetida pelo economista Marcos Cintra (atual Secretário da Receita Federal) – que acaba sempre criticado por inimigos e por quem não entende o que ele propõe (inclua-se, neste segundo caso, o próprio Bolsonaro que recentemente deu uma “canelada” injusta no homem do Leão da Receita).

A ideia de unificar vários impostos atualmente cobrados do consumidor (criando uma espécie de Imposto de Valor Agregado Federal) passa por estudos na base de vários tributos como a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), o Imposto sobre Produtos Indistrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Mais Brasil e Menos Brasília” precisa ser a prioridade de Bolsonaro. A Liberdade Econômica, a Desburocratização, e o novo Pacto Federativo (redefinindo como os recursos públicos serão distribuídos entre a União Federal, Estados e Municípios), além do enxugamento legal para o efetivo combate à corrupção na estrutura estatal, são a missão a qual Bolsonaro tem de dedicar atenção máxima. Por isso, o Presidente não pode perder tempo com “abobrinhas”, factóides & Faketóides.

Vale sempre lembrar que, no discurso de posse na Presidência da República, em 1º de Janeiro, Bolsonaro prometeu: “Pretendo partilhar o poder, de forma progressiva, responsável e consciente, de Brasília para o Brasil, do Poder Central para estados e municípios”. Quase seis meses depois, é preciso acelerar a bagaça, Presidente, sobretudo em suas atitudes diárias.

Mais Brasil e Menos Brasília”! Se Bolsonaro fizer esse dever de casa, será bem sucedido em seu “governo de transição”. A partir do sucesso econômico, será possível cuidar da “pauta conservadora”. Sem sucesso econômico, o governo, o governante e o Brasil vão para o saco de lixo da História. Simples, assim...

Releia o artigo: Bolsonaro deixará Bandidos ampliarem espaços?


Recebemos da leitora Renata Serdeira um texto que comenta o artigo de sábado do Alerta Total (link acima). Toda avaliação é relevante neste momento crítico da vida brasileira:

Será que o momento que Bolsonaro está atravessando está realmente sendo analisado corretamente?

Maia é uma víbora que faz de conta que apoia (nesse momento), um apoio pífio, em contra-partida às palavras que usa contra Bolsonaro, como falar em “Guerra”. (Venezuela).  Está fazendo um jogo duplo contra Moro e contra Bolsonaro. Ninguém vê o que está acontecendo e só falam por metáforas?

Em verdade, me pergunto porque permitiram que Maia seguisse sendo o presidente da Câmara, sendo que tem o rabo preso. Esperavam algo de bom dele?
Estão atrasando todas as medidas que poderiam ajudar o País. Bolsonaro fala demais, porque não tem quase o que falar. Estão todos aguardando a postura da Câmara. Enquanto isso, o tempo urge, e nada acontece. Mas não é culpa do Bolsonaro. Nem do Guedes, nem do Moro.

Por que em vez de só criticar, não encontramos um caminho para ajudar Bolsonaro, Moro e quem mais precisa de ajuda nesse Governo?

O único aspecto que penso que Bolsonaro não tem mostrado mais força é em acabar com a briga familiar contra o Vice. São situações difíceis para o Presidente.  Ele não se dá conta que é provocado a dar respostas impulsivas. Ocorre que o Vice aparece mesmo sem querer, sem fazer força, pois , gostando ou não gostando, é mais culto e tem mais postura que Bolsonaro. Bolsonaro, eu eu sou admiradora dele, votei nele, votaria novamente, mas temos que reconhecer que é tosco, em condutas e palavras. Sugiro para ele um bom psicanalista, rápido e ágil, que possa ajudá-lo a entender o jogo que estão fazendo contra ele, e o ajude a encontrar brechas estratégicas nesse jogo demoníaco.

Desculpa o desabafo. Temos que ajudar e não só criticar. Quem sabe encontramos pontos positivos para comentar e fazer um contraponto às críticas negativas sutis que ele tem recebido, e coisas que não dependem dele?  Idéias sutis e negativas que estão postando contra ele e Moro ...

Vamos deixar o País afundar?

Temos que criticar menos e ajudar mais, nem que seja com reforços que pareçam vazios, mas valorizando os pontos positivos de Bolsonaro.

Também leio o Antagonista. Também assino Crusoé, que leio menos ainda, e às vezes, não sei bem para que veio. Apresenta fatos manjados.  Não com a assiduidade que gostaria. Mas as manchetes são muitas vezes, perversamente construídas para dar ao leitor a imagem negativa, ou para ficar “em cima do muro”!
Precisamos menos críticas e mais fatos positivos, nos quais focar. Procuremos! Os “do contra” são um tanto broncos, vão ficar com medo, se começarem a ver que Bolsonaro recebe apoio por comentários positivos. Temos que fazer força. É o que temos.

Leia, também, o artigo de Carlos Henrique Abrão e Laércio Laurelli: Reforma do Estado, Urgente!


Show do Porta-Voz


Faz muito sucesso no Youtube uma compilação dos melhores momentos do Porta-voz do Presidente Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, respondendo jornalistas em diferentes coletivas no Palácio do Planalto. Divirtam-se... Porém, observem e aproveitem para refletir sobre como atua a mídia tradicional. Com certeza faz sentido a dica do Presidente Bolsonaro sobre o acesso à informação através de mídias alternativas.






© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Maio de 2019.

5 comentários:

Rodrigo Almeida disse...

O comentário da leitora é muito interessante e mostra o óbvio: está todo mundo torcendo pra dar certo, exceto os 20% de petistas ideológicos. A ideia do psicanalista é ótima, mas tem uma pessoa muito pouco falada e que poderia ajudar: sua esposa.

Anônimo disse...

ESSA FALACIA,FALACIA E FALACIA EM CIMA DA SUPERIORIDADE DO MOURAO EM CIMA DO BOLSONARO E CONVERSA DE FRAUDULENTOS EM CIMA DO NADA, NADA, NADA.
O MOURAO E UM GENERAL QUE ESTA FORA DE TODA E QUALQUER ROTA DE HONORABILIDADE EXISTENTE NO PAIS. NO MOMENTO ELE ESTA SERVINDO SOMENTE AOS COMUNISTAS, AOD DESAGREGADORES, AOS FRAUDULENTOS, AOS VAGABUNDOS VERMELHOS DA LEI ROUNET QUE SE ACOSTUMARAO A VIVER NA BOA VIDA SEM FAZER QUALQUER ESFORÇO.
ESTA FALACIA SO REPERCUTO NO ESPIRITO DA GENTALHA QUE ESTA DEVENDO E MUNDO AO BRASIL POR SEUS CRIMES DE GUERRA.
NOSSAS FFAA SERVIRAO DE PANO DE CHAO PARA GENTALHA VERMELHA SO TIVERAM SEUS CAMINHOS DE VOLTA AO PODER PORQUE O BOLSONARO TROUXE ELES DE VOLTA CASO CONTRARIO AINDA ESTARIAM LAVANDO A LATRINA DOS VAGABUNDOS VERMELHOS QUE FOI O QUE FIZERAM DE 64 PARA CA ABRINDO AS PERNAS PARA A MARGINALIDADE E ABRINDO AS PERNAS PARA TODO VAGABUNDO VERMELHOS DOS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA.
O VAGABUNDO VERMELHO QUE NUNCA ESTUDOU E SO FALOU MERDAS, MERDAS E MAIS MERDAS NO PAIS CHAMADO LULA DA SILVA QUE COMETEU CRIME DE GUERRA CONTRA A NAÇAO QUE DESDE QUE SE INTROMETEU EM POLITINA E EM SINDICATOS E TRANSFORMOU NOSSO PAIS NESTE PESADELO ATE HOJE COM O ANALVABETISMO GRITANTE DELE, CONTINUA SENDO OUVIDO PELA MIDIA DE MERDA QUE VEM EXPLORANDO O POVO BRASILEIRO COM SUAS FUNDAÇOES QUE AFUNDARAO NOSSO PAIS. ESSAS FUNDAÇOES QUE ATE HOJE CONTINUAM MAMANDO NAS TETAS DA VAGA VELHA E MAGRA CHAMADA PAIS CONTINUA ALIMENTANDO A CORJA. ESSA MERMA CORJA MIDIA DE MERDA E FUNDAÇAO GETULIO VARGAS NAS DUAS AREAS NA PUBLICA E NA PRIVADA E QUE PERTENCEM A ESSE MALDITO FORUM DE MEU GLORIOSO SUM PAULO. QUEM ESTA INTERESSADO PELA INTELECTUALIDADE MEIA BOCA QUE NUNCA FOI USADA PELO MOURAO PARA TRAZER NOSSO PAIS AOS TRILHOS E AGORA ESTA QUERENDO CONFRONTAR COM O NOSSO CAPITAO PORQUE NAO TEM A MINIMA NOÇAO DE LEALDADE A PATRIA, AO PAIS E MAIS UM INTERLOCTOR DE MERDA QUE NAO FEZ NADA DE 64 PARA CA, SE CALOU E SERVIU DE ESGOTO PARA TODO O PAIS MESMO SENDO DO NOSSO GLORIOSO EXERCITO QUE JA ESTA SUBJUGADO A MAFIA MAÇON. OS MAÇOES ESCRAVURAZARN IS HYDEYS POR MUITOS ANOS NO EGITO E AGORA QUEREM ESCRAVIZAR O MUNDO NOS ASSOCIANDO A TUDO QUANTO E MERDA TERRESTRE. SO UM IDIOTA NAO VE A MAQUINAÇAO DESTE MAÇON DE BOSTA. QUANDO O POVO BRASILEIRO TIVER QUE DIVIDIR SEU PINICO, COM OS VAGABUNDOS DO MERDA SUL MERDA EUROPA E MERDA AFRICA. QUANDO TIVER QUE DIVIDIR SEU PINICO COM TODO O MAMBEMBE COMUNISTA QUE NAO TRABALHA AI E QUE VAI CAIR A FICHA DOS IDIOTAS QUE NAO ESTAO VENDO QUE ESTAO SENDO MANIPULADOS POR ALGUNS GENERAIS, ALGUNS MAÇONS DE MERDA, ALGUMS SEBENTOS BANDIDOS QUE AINDA ESTAO INFILTRADOS, NA SUPREMA CORTE QUE NAO FOI INDICADA POR NOS E PIOR AINDA VARIOS SENADORES, DEPUTADOS INCLUSIVE DENTRO DOS NEOFITOS QUE JA ESTAO INFLUENCIADOS PELOS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA CHULES E O PIOR DE TUDO POR ENTIDADES ESPIRITUAIS QUE DEVERIAM CONSERTAR MAS QUEREM CONSERVAR SEUS PROPOSITOS RIDICULOS DE PODER PELO PODER. COIDADO DO BOLSONARO ESTA ACREDITANDO DEMAIS NESTES TRES PODERES MEIA BOCA E NA CONSTITUIÇAO DE MA FE FEITA PELO VAGABUNDO TEMER E SUAS GANGUE. MORARAO OU QUEREM QUE SE DESENHE. O QUE ESTA DESENHADO AI E CRIME DE GUERRA OS QUE DISSERAM QUE IRIAM AOPIAR QUEREM TIRAR O PODER DE QUEM GANHOU PARA GARANTIR PRIVILEGIOS E MORDOMIAS QUE NAO ESISTEM EM PAISES QUE REALMENTE TRABALHAM E TEM JUSTIÇA QUE REALMENTE FUNCIONE E NAO PREVARICADORES DA NAÇAO. FALEI.

jomabastos disse...

A Mídia tradicional atuará com o seu modo tradicional crítico, quer o Governo, o Congresso e os Supremos tribunais estejam ótimos, quer estejam péssimos. Ou será que esperam uma mídia tradicional adulando todos os políticos? Nunca leram a mídia que está espalhada pelo mundo desenvolvido?

O Governo que faça o seu trabalho o melhor possível e deixe de criticar o trabalho da mídia. Ou será que não existe liberdade de imprensa, para esta criticar o que quer que seja ou quem quer que seja? Hein?

Se os políticos que têm acusações pendentes em tribunais e tivessem vergonha na cara, pediam demissão de seus cargos políticos e de cargos de servidores públicos superiores e demitiam-se de imediato, para que a Nação brasileira fosse respeitada. Ou será que têm medo de deixar a guarda do foro privilegiado? E alguns desses políticos estão incluídos no atual governo.

Os juros que os bancos e os rentistas usufruem com os juros pagos pelo Títulos do Tesouro, matam a economia de qualquer país, pois todo o dinheiro que depositamos no Banco, estes bancos aplicam nesses Títulos do Tesouro altamente rentáveis e extremamente seguros. E quem paga esta desordem do Banco Central? A Economia do Brasil.

Para os micro, pequenos e médios empresários, os juros para os seus empréstimos são altíssimos. Com burocracia ou sem burocracia, a alta dos juros é uma das principais razões porque a economia está estagnada ou mesmo piorando, por falta dos pequenos investimentos que fazem girar a economia.

Todos os Bancos Centrais dos países desenvolvidos têm os juros baixíssimos ou nulos, por essa ser a principal razão para que a economia esteja sempre ativada com investimentos. A economia do Brasil está funcionando ao contrário, pois está com os juros hiper altos para as pequenas empresas e para os privados.

As grandes empresas, as dos super empresários, geralmente não necessitam dinheiro da Banca.

Loumari disse...

Eu acuso.LULA É CULPADO!

O Brasil precisa conhecer a verdade!

https://www.youtube.com/watch?v=dJtmLJUrfzw

Anônimo disse...

Não é recomendável colocar a esposa do presidente nesse caminho. Pelo que afirmou o presidente, Bolsonaro se separou de sua companheira anterior porque ela, como parlamentar apoiada e eleita por ele, estava sendo manipulada pela esquerda contra ele. Logo, não é o tosco que acreditam ser.