quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Cartório da produção e comercialização de Gás Natural Liquefeito é mais uma bomba para o Planalto e a Petrobras

Edição de Quinta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Ouça também o podcast Alerta Total no seu computador.
http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal
Edição em áudio a partir de Meio-dia.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

O “cartório” da produção e comercialização de Gás Natural Liquefeito (GNL) será mais uma dor de cabeça para o governo Lula da Silva. O cidadão brasileiro João Batista Pereira Vinhosa, um dos maiores adversários deste cartel, enviou ontem uma carta à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, cobrando documentos que revelem detalhes da sociedade entre a Petrobrás e o grupo norte-americano Praxair, que é o controlador da White Martins.

Vinhosa denuncia que o governo brasileiro privilegiou a Praxair/White Martins com a concessão de todos os serviços relativos à produção e comercialização de GNL. Vinhosa denuncia que o negócio é lesivo ao patrimônio público e à Petrobrás porque a White Martins venderá todos os serviços de liquefação, armazenamento e transporte do Gás Natural Liquefeito que for consumido no País para uma empresa chamada GNL-Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda, com o capital social de apenas R$ 10.000,00 (dez mil reais).. Na Gemini, a White Martins é sócia majoritária com 60%. A outra fatia, de 40% pertence à Petrobras Gás S.A. – Gaspetro (empresa do sistema Petrobras).

Vinhosa protesta porque a empresa Gemini contratou a sócia majoritária White Martins para a totalidade dos serviços necessários a alcançar seu objetivo social. A Gemini presta os serviços discriminados no item 3.2 do Acordo de Quotistas: “logística do fornecimento de gás natural liquefeito aos clientes da Sociedade, desde a planta de liquefação de propriedade da White Martins, na qual será produzido o gás natural liquefeito a ser comercializado pela Sociedade, até o ponto de entrega aos clientes, incluindo o transporte, o controle de estoques dos clientes, a definição e otimização das rotas de entrega, manutenção das carretas e tanques criogênicos e dos equipamentos utilizados na prestação dos serviços aqui contemplados”.

João Vinhosa ressalta que as acusações segundo as quais a sociedade “Petrobras + White Martins” é altamente lesiva ao interesse público foram levadas ao conhecimento das mais diversas autoridades por instituições respeitáveis como o Ministério Público Federal, a OAB e o Sindipetro. Entre as autoridades que receberam tais acusações, encontram-se o Presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, o Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, a Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) Elizabeth Farina, a Ouvidora Geral da União Eliana Pinto e até o Presidente Lula da Silva.

Mas, para variar, o Gabinete Pessoal da Presidência da República tirou o corpo fora. O Planalto informou que o Presidente Lula não interferia no funcionamento de empresas e órgãos vinculados ao governo federal. João Vinhosa lembra ainda que, em 17/11/05, encaminhou à Ouvidora-Geral da União, Eliana Pinto, a correspondência complementando a denúncia por ele feita contra a sociedade Praxair/White Martins/Petrobras.

Vinhosa recorda que enviou todos os detalhes da vergonhosa armação na anexa carta encaminhada ao Presidente da Diretoria Executiva da Petrobras José Sérgio Gabrielli em 27/11/06. Agora, alémd e cobrar o retorno não dado por Gabrielli, o cidadão pede novamente a Dilma Rousseff para ter acesso aos documentos licitatórios (editais, mapas de preços, etc.) correspondentes às aquisições dos gases Oxigênio, Acetileno, Nitrogênio, Óxido Nitroso, Gás Carbônico e Ar Comprimido, demandados pela Petrobras na cidade do Rio de Janeiro e vizinhança nos anos de 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001.

Contrato prorrogado

A Petrobras, que tem orçamento de R$ 250 milhões para a publicidade, prorrogou o contrato com a Duda Propaganda, a F/ Nazca e a Quê Comunicação.

A medida foi tomada porque a empresa ainda não conseguiu lançar o edital de concorrência para contratação das agências que a atenderão no próximo ano.

O edital ainda está sob análise da Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República (Secom).

Como os atuais contratos venceram no dia 4 de dezembro, a Petrobras teve que prorrogá-los para não ficar sem agência.

Irmãos siameses

Tucanos e petistas têm mesmo muito em comum: são ruins de aprovação de contas eleitorais.
A área técnica do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo pediu a rejeição das contas do comitê financeiro do governador eleito do Estado, José Serra (PSDB).

E foi pelo mesmo levantado pelos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral para questionar as contas da campanha do presidente Lula da Silva: doações de empresas que mantêm concessões públicas.

O relatório ainda será apreciado pelos desembargadores do TRE, em plenário, até segunda-feira.

PF para deputados

Mais cinco candidatos a deputado estadual que fizeram dobradinha com o deputado federal eleito Juvenil Alves, do PT, estão na mira da Polícia Federal.

Todos são suspeitos de terem se beneficiado por recursos de caixa 2.

As contas de Juvenil, que se dizia parceiro comercial de José Dirceu, também não batem.

Outra devassa

A Polícia Federal prendeu ontem, em Belo Horizonte, 11 empresários de laboratórios farmacêuticos, representantes comerciais e doleiros, acusados de integrar uma quadrilha responsável por fraudes em licitações de compra de medicamentos e evasão de divisas.

Foram cumpridos 16 mandatos de busca e apreensão de documentos em escritórios, lojas e residências dos envolvidos.

Outros dois empresários suspeitos de participação foram presos em São Paulo e Toledo (PR).

Globo ganha a Copa

A Fifa anunciou ontem, em reunião do Comitê Executivo da entidade, em Zurique, na Suíça, que a Rede Globo assegurou os direitos de transmissão por TV aberta das duas próximas Copas do Mundo, em 2010, na África do Sul, e em 2014, que pode ser realizada no Brasil.

Segundo a entidade, a proposta da Globo foi considerada melhor do que a da Record, que tentava quebrar a exclusividade obtida pela emissora carioca nos últimos dois mundiais, no Japão e na Alemanha.

Mas a Fátima Bernardes advertiu aos perdedores, no final do Jornal Nacional, que a Globo pretende procurar outras emissoras para formar uma parceria pela transmissão.

Brasil ameaçado

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, mandou ontem um recado direto para o Brasil.

Se o País quiser mesmo sediar a Copa de 2014, terá de apresentar um plano consistente.
Blatter ameaça levar o Mundial para a América do Norte, onde o Canará já aparece como favorito.

Como a Fifa antecipou em seis meses os prazos para a competição, o País sede de 2014 deve ser anunciado como local do Mundial no dia 7 de novembro de 2007.

Band versus Veja

Acusada de Calúnia e difamação pela Rede Bandeirantes, a Editora Abril foi condenada a publicar, na edição de Veja que chega às bancas neste final de semana, na página ao lado da coluna de Diogo Mainardi, um direito de resposta da Rede 21.

Quem bateu o martelo foi o juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Fórum de Pinheiros, em São Paulo.

Segundo a Band, desde a estréia da PlayTV, a Abril tem mantido uma campanha para atingir o grupo.

A PlayTV é concorrente da MTV, canal pertencente ao Grupo Abril.

Motivo da batalha

A guerra foi gerada por mais um irônico texto do capitão Diogo.

No texto “Lula entende de Matisse”, Mainardi afirma que a publicidade oficial na Bandeirantes aumentou consideravelmente depois que a Gamecorp, empresa que tem como um dos acionistas Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Lula, passou a prover conteúdo para a PlayTV – novo nome de fantasia da Rede 21.

Mainardi escreveu: “Lula dá cada vez mais dinheiro à agência Matisse [que cuida da publicidade da Presidência da República], que dá cada vez mais dinheiro à Bandeirantes, que deu um canal ao filho de Lula”.

O Direito de Matar

Foi adiado para a próxima quarta-feira, dia 13, o julgamento da apelação da defesa do jornalista Antônio Marcos de Pimenta Neves, na10ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Pimenta Neves, ex-diretor de redação do Estado de S. Paulo, foi condenado a 19 anos de prisão pelo assassinado de Sandra Gomide, sua ex-namorada e ex-editora de economia do jornal.

O pedido de anulação da sentença feito pela defesa é baseado no argumento que a mulher de Pimenta Neves, Carole Neves, não foi ouvida no julgamento realizado em Ibiúna, local do crime, em maio de 2006.

A defesa espera provar com o depoimento de Carole que Pimenta Neves não é um homem violento e que matou Sandra motivado por forte emoção, o que desqualificaria o caso como crime por motivo torpe.

Aliás, Pimenta Neves é tão bom que continua solto, em mais uma prova de que os ricos e poderosos têm o direito de matar – e ficar impunes – no Brasil.

Justiça implacável com pobre

A babá Érica Oliveira, acusada de torturar uma criança de um ano e nove meses portadora de Síndrome de Down, em Minas Gerais, foi condenada a dois anos e seis meses de prisão em regime fechado.

A babá – por ser pobre e nunca ter dirigido um grande jornal em sua vida - está presa desde 4 de outubro.

A babá foi flagrada por uma câmera escondida instalada pelos pais da menina que ela cuidava, em Uberlândia, Minas Gerais.

Crime imperdoável

O casal instalou o equipamento depois que ouviram vizinhos comentarem que o bebê chorava muito durante o dia.

As imagens mostraram a babá balançando a criança de um lado para o outro, dando tapas e batendo nela com uma mamadeira.

Os pais juntaram as provas contra Érica e encaminharam o material ao Ministério Público.

Os promotores enviaram à Justiça um pedido de prisão e foram atendidos, já que a Babá ignorante é pobre.

Se fosse rica, além de não ser babá, jamais faria o papel de babaca de ser presa, mesmo que condenada.

Maldade reeditada

Aliás, o caso injustificável de violência praticado pela babá Érica foi o segundo caso de agressão praticada por uma babá e filmada pelos pais, em pouco mais de um ano e meio, em Uberlândia.

Em fevereiro de 2005, uma mulher foi presa nas mesmas circunstâncias.

Em abril deste ano, a agressora foi julgada e condenada a três anos e quatro meses de prisão.

Por falar em Mineiro...

E por que ninguém até agora pediu a prisão do publicitário Marcos Valério?

Desculpem. É só mais uma perguntinha idiota para encher o saco já lotado do leitor.

Sindicato do Crime

O jornalista Percival de Souza lança hoje, a partir das 19 horas, em São Paulo seu novo livro.

“O Sindicato do Crime – PCC e outros grupos”, publicado pela Ediouro.

Será na livraria Cultura do Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, 2.073.

Sem pescoço

A Ministra do Meio Ambiente, “Marina da Selva”, está cada vez mais enfraquecida pelas pancadas que vem levando da ministra chefe da Casa Civil, guerrilheira aposentada Dilma Rousseff.

Marina, que é manipulada pelo pessoal do Ibama, se notabilizou em atrasar licenças ambientais para obras de infra-estrutura – que agora interessam ao governo, ávido por sustentação do grande empresariado nacional e internacional.

Apesar dos ataques, Marina Silva já avisou que não mudará a sua gestão para ficar no governo:

"Perco o pescoço, mas não perco o juízo".

Na verdade, vai mesmo é perder o cargo...

A culpa é do governo

Por inteira irresponsabilidade dos governos Lula e FHC, que cortaram investimentos para as Forças Armadas, a aviação brasileira enfrentou ontem mais um dia de caos, com passageiros dormindo nos aeroportos e ensaiando protestos.

Pelo segundo dia consecutivo, os passageiros tiveram de aguardar horas por vôos.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 28,2% das decolagens de todo o País tiveram atrasos de mais de uma hora e 5% foram canceladas.

Caso dramático

Há três meses na fila por um transplante de fígado, Gabriel Barbosa Machado, de 1 ano, conseguiu na terça-feira o órgão compatível com seu tipo sanguíneo.

O Hospital do Câncer estava pronto para fazer o transplante às 13h30 de ontem, quando o órgão doado chegaria a São Paulo.

Mas o caos nos aeroportos não permitiu a cirurgia.

O vôo atrasou cinco horas e Gabriel ficou sem o transplante.

Seria uma boa razão para a família dele entrar com uma ação contra a União e pedir o impeachment do presidente Lula pelo descaso oficial.

Perdidos no ar

O técnico Lula da Silva escalou sua atacante e fiel guerrilheira Dilma Rousseff como a auxiliar técnica que irá comandar a equipe encarregada de acabar com o “apagão aéreo” – que, na verdade, reflete um apagão dos governos Lula e FHC.

Ontem de manhã, Dilma se reuniu com o presidente e, depois, com ministros de diversas áreas para preparar medidas de combate à crise.

A ação de Dilma já é encarada como uma intervenção até que sejam formalmente trocados o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix.

Para Lula, os três seriam os culpados de tudo, pois teriam perdido o controle da situação.

CPIs do Apagão?

O Senado e a Câmara formaram ontem comissões para acompanhar a crise do setor aéreo nacional e cobrar explicações do governo federal sobre o caos nos aeroportos.

Integrantes da oposição no Congresso, principalmente o bondoso Antônio Carlos Magalhães, cobraram ainda a saída do ministro baiano Waldir Pires - pelas “baianadas” que ele tem feito na pasta da Defesa.

Até o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que foi o relator do projeto que criou a imcompetente Anac (Agência de Aviação Civil) , criticou a "descoordenação" na aviação.

Que Providência?

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), garantiu que o governo está tomando providências para reverter o caos aéreo.

Tomara que não seja a mesma “Providência” que era tomada pelo lendário político mineiro e grande apreciador da “boa pinga”, Benedito Valadares.

Sempre que era pressionado por algum problema, conta a lenda, Benedito avisava:
“Vou tomar uma Providência e uma Atitude”.

E tomava: abria seu armário no gabinete, e tomava um gole das famosas caninhas mineiras “Providência” e “Atitude”.

Me tira dessa

O presidente Lula da Silva vai vetar dois dispositivos de um projeto de lei, aprovado pelo Senado, que permitem as penhoras de imóvel considerado bem de família, de valor superior a mil salários mínimos (R$ 350 mil).

Também quer vetar o dispositivo que permite a penhora de até 40% do salário que exceder 20 salários mínimos (R$ 7.000) para o pagamento de dívidas.

O pretenso projeto contra os caloteiros foi aprovado no Senado, graças ao lobby dos bancos, que foram generosos financiadores das campanhas eleitorais passadas, inclusive a de Lula, cujas contas não batem.

Lula não quer saber de assinar qualquer medida que pareça impopular.

Perdendo mais uma

A coalizão do governo Lula, que parece mesmo um titanic, sofreu a primeira derrota no Congresso.

Enquanto sofre na busca por um nome de consenso para a presidência da Câmara, a base aliada viu seu candidato à vaga de ministro do TCU, o deputado Paulo Delgado (PT-MG), ser derrotado em suas pretensões.

O indicado para o TCU deve ser o oposicionista do baixo clero Aroldo Cedraz (PFL-BA).

Vão trabalhar, magistrados

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu ontem, por meio de liminar, uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que autorizava os juízes a tirarem férias em janeiro e julho.

Relatora da ação, a ministra Cármen Lúcia concluiu que o restabelecimento dessas férias, canceladas pela recente reforma do Judiciário, contrariava a Constituição.

O voto de Cármen foi acompanhado por quase todo o plenário do Supremo.

Rota de colisão

Só quem não aprovou foi a ministra Ellen Gracie, que é presidente do STF e também do CNJ, porque não estava presente à sessão.

O episódio colocou o Supremo em rota de colisão com o Conselho.

Para botar ainda mais fogo na lenha das vaidades, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio Mello, enviou ofício em tom ríspido a Ellen Gracie contestando a competência do CNJ "para atuar em substituição aos presidentes de tribunais superiores".

Pressão pelo mínimo

Cerca de mil trabalhadores de diversas categorias, entre agricultores, metalúrgicos e bancários, além de aposentados promoveram ontem a 3ª Marcha Nacional pela Valorização do Salário Mínimo, que pede reajuste de 20% para o salário e correção de 7,7% na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física.

Com isso, o salário mínimo passaria dos atuais R$ 350 para R$ 420 e diminuiria o imposto pago pelo trabalhador.

As centrais sindicais também reivindicam a implementação de uma política de Estado de valorização permanente do salário mínimo, que o eleve, nos próximos anos, aos valores preconizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que mede o índice do custo de vida no País.

Além da Contag, assinam a reivindicação os representantes da Central Únicas dos Trabalhadores (CUT), da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e da Central Autônoma de Trabalhadores (CAT).

Receita liberando

Nesta quinta-feira, às 11 horas, na Sala de Entrevistas do Comitê de Imprensa do MF (térreo – edifício-sede do MF, Brasília), o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, vai anunciar os números do sétimo e último lote de restituições do calendário normal do IRPF 2006, ano-base 2005.

O supervisor fornecerá ainda dados e prestará informações sobre malha fina, cuja divulgação está atrasada, sobre o Imposto de Renda do ano passado.

Mas a Receita esclarece que as declarações retidas em malha começam a ser liberadas a partir de janeiro, nos chamados lotes residuais.

Tudo como dantes no quartel do Cabral

O governador eleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, decidiu voltar atrás na proposta de incorporar a Secretaria de Administração Penitenciária à Secretaria de Segurança Pública.

Cabral chegou a um acordo com o futuro secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para manter a estrutura da pasta.

E já convidou o atual secretário, Astério Pereira dos Santos, para permanecer no cargo.

Cúpula da segurança

Cabral confirmou ontem os nomes dos futuros chefe da Polícia Civil e comandante-geral da Polícia Militar.

Serão o atual titular da Delegacia de Roubo e Furto de Automóveis, Gilberto da Cruz Ribeiro, e o ex-comandante do 23º BPM (Leblon), Ubiratan de Oliveira Ângelo.

O delegado Beltrame foi o responsável pela escolha de Ribeiro e Ângelo, depois de conversar com vários delegados e oficiais da PM.

Erro histórico

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, defende que seja reeditado o livro ‘João Cândido, o Almirante Negro’.

A publicação foi lançada pelo Museu da Imagem e do Som, em 1999, com a foto errada de João Cândido.

O pesquisador e juiz João Batista Damasceno alertou que a foto da capa da obra não mostra o líder da Revolta da Chibata, mas o imediato de outro navio, no movimento de 1910.

Sócio do Aprendiz

A Record estréia em abril de 2007 a nova versão do reality show O Aprendiz, que terá novamente como apresentador o CEO do grupo Newcomm e presidente da agência de publicidade Young & Rubicam, Roberto Justus.

Intitulado Aprendiz 4 - O Sócio, o programa traz como grande inovação o prêmio a ser conquistado.

Em vez de um bom emprego com salário polpudo, como nas três edições anteriores, o vencedor leva R$ 1 milhão e se torna sócio de Justus num novo negócio.

Os produtores esperam um número recorde de inscrições, que serão abertas a partir deste sábado, apenas pela internet.

Alto patrocínio

A expectativa da Record é de que o faturamento do Aprendiz 4 passe a casa dos R$ 100 milhões.

A Record está vendendo quatro cotas de patrocínio (nas edições anteriores eram duas), no valor de tabela de R$ 17 milhões cada, além da cota de apoio.

Também serão oferecidas cotas locais (com preço a ser definido) e "patrocínio" das tarefas, no valor de R$ 1 milhão e 900 mil cada.

O Aprendiz 4 volta a ser exibida às terças e quintas, às 22h30.

O retorno

Os cerca de 850 militares do Exército que estavam em Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti começarão a voltar ao Brasil a partir de hoje até 20 de dezembro.

Os militares desembarcarão na Base Aérea do Recife e depois seguirão para seus Estados de origem.

Antes de manter contato com as famílias, os militares ficarão quatro dias em unidades do Exército, submetendo-se a exames médicos e psicológicos.

O envio de forças militares internacionais ao Haiti foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU desde 2004 após a renúncia do presidente Jean Bertrand Aristide, que deixou o país em meio a uma rebelião.

Vida que segue...

Novas informações a qualquer momento.
Recramasões, ilogius ou revelasões bomba para:
jorgeserrao@gbl.com.br
Faça comentários clicando no link abaixo.
Ouça as informações clicando no link da rádio (podcast) Alerta Total:
http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal/

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Jorge,
a bem da verdade os apagões que têm acontecido de uns anos para cá e que continuarão a acontecer em diversas áreas, devem-se ao fato de que quase toda a infraestrutura existente no país (infraero e seus principais aeroportos, eletrobrás e seus sistemas, portobrás e sistemas, rodovias e pontes, telefonia e etc, etc.) ser herdada da administração da malfalada e escorraçada "ditadura militar", pois nesses 22 anos de esquerda no poder, pouco ou nada foi investido para o progresso do país. Os "democratas" continuam surfando nos feitos dos milicos mas sem parar de perseguí-los. Um dia o povo percebe.

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ UM LOUCO OU LOUCA OU AS DUAS COISAS , PUBLICAM UMA BESTEIRA SEM TAMANHO NA LOUCA INTERNET, HOJE RECEBI UM ANEXO COM ESTA SANDICE E SÓ TENHO A LAMENTAR QUE HÁ MENTES SENDO USADAS PARA TAL FIM , DEGRADANTE POR FAVOR RETIRE ESTA PORCARIA DO AR SEU MERDA, COMO DIZ O MAIA EM COMENTÁRIO ANTERIOR AINDA POR CIMA UMA "ESTRANHA" MERDA VINDA SABE LA DE QUE LUGAR ...