sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Crise no ar: Pires joga a toalha, mas não sai, e Aeronáutica amplia guerra de bastidores contra o Planalto

Edição de Sexta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Ouça também o podcast Alerta Total no seu computador.
http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal
Edição em áudio a partir de Meio-dia.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

A pane no sistema de computadores do Cindacta, gerada pela falta de investimentos nos governos Lula e FHC, faz decolar uma perigosa crise militar que já apavora o arrogante alto comando petista. Alvo fácil de ataques pelo caos no controle do espaço aéreo, a Aeronáutica já contra-ataca nos bastidores. O desgastado tenente-brigadeiro do ar Luiz Carlos Bueno enviou ao Senado, um documento reservado, em que critica o despreparo de seus superiores hierárquicos do Palácio do Planalto e do Ministro da Defesa, Waldir Pires, na condução da crise que afeta a qualidade e ameaça a segurança do transporte aéreo. O brigadeiro Bueno ressalta que Lula foi advertido em 2003 sobre o problema, e nada fez para resolver o problema de logística aeronáutica.

O ápice da confusão entre Lula e a FAB ocorreu na quarta-feira, a portas fechadas, no Palácio do Planalto. Waldir Pires pediu demissão ao presidente Lula, que mais uma vez hesitou em detoná-lo. Na Força Aérea, o baiano “virou piada”. Pires é chamado de o ministro “balança, mas não cai”. O Alto Comando da FAB perdeu de vez a paciência com Pires, que não convidou comandante da força para uma reunião que trataria de medidas emergenciais para conter a crise. Os militares estão irritados com as versões erradas veiculadas sobre o caos aéreo. Segundo eles, o problema não é dos “controladores” (que foram incitados a se rebelar, ferindo a hierarquia militar, por sindicalistas e pelo próprio ministro da Defesa). A culpa de tudo é dos “computadores”.

Em carta reservada ao Planalto, a FAB já advertiu que podem acontecer acidentes na proximidade do Natal, quando o tráfego aéreo aumenta. São Paulo e no norte do Brasil são as regiões de maior risco. A aeronáutica avalia que precisa de seis meses para recondicionar todos os equipamentos do Cindacta. O sistema dos computadores comete erros gritantes na localização das aeronaves. Os controladores são induzidos a erros, que podem ser fatais, como no caso do choque entre o jatinho Legacy e o avião da Gol. A falta de investimentos no controle do tráfego aéreo custou 154 vidas humanas.

Perguntas intrigantes

No documento ao Senado, a FAB adverte não pode ficar omissa pelos problemas que acontecem nos céus do Brasil.

O brigadeiro Bueno indaga onde foram parar os recursos dados para a compra de equipamentos em 2004?

Por que se emprestou dinheiro para empresas falidas, como a Varig, e não se investiu na FAB, para comprar equipamentos?

O documento assinala que a Siemens, a Alcatel e a Motorola estão interessadas em ajudar a resolver o problema, baixando os preços dos equipamentos e radares em áreas já aprovadas.

Por motivos ocultos”, a Aeronáutica adverte que os projetos não foram concluídos em 2004 e 2005, comprometendo a segurança nacional do espaço aéreo.

Enxugando gelo

Ontem, o brigadeiro Bueno e Lula tiveram mais uma desgastante reunião para “enxugar gelo”.

Eles resolveram descentralizar as atribuições do sistema de controle aéreo Cindacta 1, em Brasília, dividindo as funções com Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma falha na comunicação do Cindacta 1 gerou na terça-feira o maior número de cancelamentos e atrasos de vôo em um só dia.

Bueno informou ainda que Lula determinou que fosse duplicado o número de equipamentos em São Paulo para o caso de uma eventual pane em Brasília.

Segundo ele, também serão liberados recursos para a estrutura de comunicação e uma equipe do ITA será contratada para detectar possíveis falhas no sistema de controle aéreo.

Vergonha internacional

No processo de homologação do maior avião do mundo, o Air Bus A 380, foi proibido de cruzar os céus do Brasil, por falta de segurança.

O único lugar do mundo onde não esteve foi por aqui.

O avião já rodou duas vezes o mundo, em várias escalas.

Mas não vai descer aqui tão cedo.

Os bandidos agradecem

No texto ao Senado, a FAB reclama que não tem como localizar aeronaves nos céus da Amazônia.

Ironiza que “não se sabe por que foi cancelada a lei do abate”.

Segundo a FAB, existem empresas interessadas em esconder aeronaves que voam com contrabandos de armas e drogas.

Os principais beneficiados são as máfias que atuam no Paraguai e a Colômbia.

Barreira desabou

Como era esperado, o Supremo Tribunal Federal atendeu o apelo dos partidos pequenos e derrubou, por maioria de votos, a cláusula de barreira.

Dos 11 ministros, seis votaram a favor de duas ações diretas de inconstitucionalidade contra a norma prevista na Lei dos Partidos, que entrou em vigor nessas eleições.

A ação de inconstitucionalidade 1351, relatada pelo ministro Marco Aurélio Melo, sustenta que o princípio da liberdade e da autonomia partidária não permite que se "estabeleça limitações, ou condicionantes restritivos ao funcionamento parlamentar, à participação nos recursos do Fundo Partidário e ao acesso gratuito ao rádio e à televisão".

Espírito da regra

A cláusula de barreira limitava o acesso dos partidos que não atingiram 5% do total dos votos nacionais para Câmara Federal com pelo menos 2% dos votos distribuídos em cada um de nove estados, ao tempo de televisão, ao financiamento do fundo partidário e à participação política plena no Parlamento.

Nas últimas eleições, apenas sete de 29 partidos ultrapassaram a cláusula: PMDB, PT, PSDB, PFL, PP, PSB e PDT.

O curioso é como as regras são feitas para não serem cumpridas pela classe política brasileira.

A cláusula ameaçava a reeleição do atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo, porque o partido dele, o PC do B, foi “embarreirado”.

Juvenil Profissional

O deputado federal eleito Juvenil Alves Ferreira Filho (PT-MG) ganha o direito à liberdade.

Preso durante a operação castelhana pela Polícia Federal, Juvenil está respondendo por crime de estelionato, falsidade ideológica, sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, informação falsa em contrato de câmbio e formação de quadrilha.

De acordo com a acusação do Ministério Público Federal, o deputado estaria a oferecer seus serviços a favor de empresas interessadas em não pagar tributos.

O deputado foi solto e dias depois foi preso novamente sob a acusação de coagir testemunha.

Falta de elementos

Quem bateu o martelo para libertá-lo foi o Juiz Federal Convocado Jamil Rosa de Jesus, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que concedeu habeas corpus.

Segundo o juiz, “faltam elementos objetivos a demonstrar que o suposto culpado esteja influenciando na produção e na colheita da prova, que, no caso em questão, supõe já materializadas e preservadas, tendo em vista a anterior prisão temporária de todos os envolvidos e as buscas e apreensões já decretadas, possibilitando colher os depoimentos e documentos necessários”.

Já a doméstica...

Angélica Aparecida Souza, de 19 anos, foi condenada a quatro anos de prisão em regime semi-aberto por ter tentado roubar um pote de manteiga no dia 16 de novembro de 2005, no Jardim Maia, em São Paulo.

A moça alegou que o ato foi causado por desespero, porque ela não agüentava ver o filho de 2 anos passar fome.

Angélica entrou no mercado e foi surpreendida pelo dono, Dadiel de Aráujo, com o pote de 200 gramas de manteiga escondida no boné.

Se fosse Marcos Valério...

Angélica passou 128 dias na cadeia de Pinheiros.

Seu advogado, Nilton José de Paula, pediu liberdade provisória por quatro vezes, mas todas foram negadas.

Ele recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça, alegando que sua cliente não tinha antecedentes.

Depois de quatro meses, Angélica foi libertada.

Mas, agora, foi condenada a cumprir pena em regime semi-aberto.

Azar seu, Angélica: quem mandou não ser deputada?

O mensalão compensa

O plenário da Câmara absolveu o ex-líder do PP na Casa, deputado José Janene (PR), acusado de ter recebido R$ 4 milhões e 100 mil reais oriundos das contas do empresário Marcos Valério, apontado como operador do esquema do "mensalão".

Apesar de 210 deputados terem votado favoravelmente à cassação de Janene e apenas 128 contra a perda de seu mandato, os 257 votos exigidos para que o ex-líder do PP fosse condenado pelo plenário não foram alcançados.

Cinco dos 366 parlamentares presentes votaram em branco e 23 se abstiveram.

Janene teria recebido o dinheiro por meio do seu então assessor João Cláudio Genu.

Em junho, o Conselho de Ética da Câmara aprovou relatório sugerindo sua cassação, que só agora foi votado.

Protesto dos Carbonários

A Grande Loja Carbonária do Brasil, sediada em Curitiba, se manifestou duramente contra a absolvição do parlamentar paranaense:

A Maçonaria Carbonária lamenta profundamente que o Congresso Nacional, através de sua Câmara de Ética, tenha absolvido mais um "Larápio da Política Nacional - LPN", enterrando, de vez, as minguadas esperanças de um povo sofrido, enganado e alienado político, que é o composto de nossa Nação!

O manifesto, que circula pela Internet, é assinado por Giuseppe Garibaldi33.´.

Carvoeiros escravizados

Quarenta homens foram encontrados ontem trabalhando em condições de escravidão em cinco carvoarias do norte de Goiás, durante a execução da Operação Cristal Negro da Polícia Federal e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Só em uma carvoaria, os fiscais da DRT encontraram 20 trabalhadores sem carteira assinada e vivendo em barracões improvisados, sem energia elétrica e água encanada.

A madeira utilizada para a produção do carvão é retirada de uma área de preservação ambiental permanente e até das margens dos rios da região. As carvoarias operam sem autorização para produção e venda do carvão e há denúncia de abuso contra os direitos dos trabalhadores.

Advogado requisitado

A família da advogada Carla Cepollina, de 40 anos, aposta na experiência do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para livrá-la da condenação pela acusação de assassinato do namorado, o coronel da Polícia Militar e deputado estadual Ubiratan Guimarães.
Segunda-feira, em conversa por telefone, Carla convidou Bastos para defendê-la.

Ele não deu a resposta, mas ficou de pensar. Bastos é um grande criminalista e gostaríamos que ele aceitasse”.

A torcida é da mãe de Carla, Liliana Prinzivalli, que também é advogada e já defendeu a filha no processo.

Operações de renome

A Polícia Federal prendeu ontem 61 pessoas em quatro operações desencadeadas em seis estados.

O maior número de prisões ocorreu no Pará, durante a Operação Control+Alt+Del", que combateu crimes cibernéticos.

Em Rondônia, nove pessoas foram detidas na operação Passagem por envolvimento com uma quadrilha que cometia crimes contra o meio ambiente na região da fronteira com a Bolívia.

Em São Luís (Maranhão), o alvo da Operação Sentença, que teve 11 presos, foi uma quadrilha de fraudadores da Previdência Social.

Guerra do IPVA

A governadora Rosinha Garotinho e seu sucessor, Sérgio Cabral Filho, deram uma trégua.

Rosinha se comprometeu a reajustar o IPVA, mas manterá o projeto que concede anistia de até 70% dos juros e multas cobrados sobre as dívidas de ICMS inscritas até 31 de março deste ano.

A medida, que só vale para quem pagar as dívidas até 20 de dezembro, é um esforço para fechar o governo com as contas em dia e não infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta foi aprovada pela submissa maioria absoluta da Alerj, no início da noite de ontem.

Casal Garotinho faz escola

O presidente Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia da Silva, devem adotar uma criança nos próximos meses.

A revelação foi feita pela primeira-dama no último sábado, em entrevista à revista IstoÉ Gente.

Após participar de uma festa para crianças carentes na Esplanada dos Ministérios, dona Marisa teria revelado sua intenção à repórter.

"Estou procurando uma criança para adotar. Se souber de uma, me avise".

Lula tem três filhos com Marisa - Luiz Cláudio, Fábio e Sandro -, mas o casal possui ainda dois outros filhos de seus relacionamentos anteriores.

Leão liberando

A malha fina da Super Receita Federal pegou menos gente em 2006 que no ano passado.

Este ano ficaram retidas 746 mil e 35 declarações.

No ano de 2005, 900 mil contribuintes caíram na malha fina.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que, do total dos contribuintes presos à malha, 370 mil 728 ficaram retidos por omissão de rendimentos recebidos de pessoas jurídicas.

Grana do Leão Noel

A Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2006, ano-base 2005.

O leão vai devolver aos contribuintes no total de R$ 1 bilhão 846 milhões 397 mil 728 reais e 96 centavos.

O valor da restituição terá correção total de 9,06%, sendo 8,09% referentes a Selic acumulada de maio a novembro e 1% de dezembro.

O saque poderá ser feito a partir do dia 15 deste mês no banco informado pelo contribuinte na declaração do Imposto.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 0300-789-0300.

Festa de Natal

O Presépio Natural do Campo de Santana será inaugurado no dia 8, às 16h, com a presença de Papai Noel e a apresentação da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por mil alunos de escolas municipais.

Cerca de 45 mil mudas de plantas ornamentais foram utilizadas pela Fundação Parques e Jardins na confecção do presépio.

A festa natalina abre oficialmente a temporada de Natal na cidade.

Cinema de graça

Quem participa de ONGs no Rio de Janeiro pode assistir aos filmes exibidos gratuitamente no Ponto Cine.

Trata-se do projeto ProSocialCinema patrocinado pela Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo Fiscal quer ter você, seu grupo e sua ONG como parceiro.

O Ponto Cine, o Cinema Mais Simpático do Rio, é a Primeira Sala Popular de Cinema Digital do Brasil - no Sistema Kinocast, Rain -, e que fica na Estrada do Camboatá 2.300, Guadalupe Shopping, 1º piso, em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Para conhecer o projeto, basta ligar para o telefone (21) 3106-9995 ou entrar em contato pelo e-mail: prosocialcinema@uol.com.br

O projeto é uma grande iniciativa de Adailton Medeiros e sua equipe.

A caminho do gelo

Neste sábado, das 10h às 15 horas,será aberto à visitação pública o navio Inspector, que se prepara para mais uma viagem à Antártica.

O navio estará ancorado na Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra, em Niterói (RJ).

Quem vier do Rio de Janeiro, deve pegar a saída mais a direita da descida da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio - Niterói).

Em seguida, vá pela Avenida Feliciano Sodré.

No final do retão desta avenida, vire para direita na Barão de Jaceguay (na esquina tem um posto de gasolina e o Mercado de Peixe São Pedro).

Majestade do Funk?

O Rei Roberto Carlos, quem diria, agora corre o risco de virar majestade do funk.

O cantor repetiu, animadamente, o refrão 'ela dança, eu danço' durante a gravação do especial para a TV Globo gravado esta semana na casa de shows Claro Hall, no Rio, e que vai ao ar no dia 16.

O funkeiro MC Leozinho, em dueto com Roberto Calos, fez a platéia de 3 mil pessoas se sacudir ao som de “Ela só Pensa em Beijar”.

Viva o Arthur!

O menor bebê já nascido no Brasil, com apenas seis meses, e um dos dez menores do mundo, recebeu alta ontem no Rio de Janeiro.

Arthur nasceu dia 4 de agosto pesando apenas 385g e 23 cm.

Nas primeiras horas após o nascimento, Arthur chegou a baixar para 282 gramas.

O bebê foi para a casa dos pais, pesando mais de 2,110 kg e 40 cm.

Caso tivesse nascido de um parto normal Arthur teria hoje um mês de vida.

Vida que segue...

Novas informações a qualquer momento.
Recramasões, ilogius ou revelasões bomba para:
jorgeserrao@gbl.com.br
Faça comentários clicando no link abaixo.
Ouça as informações clicando no link da rádio (podcast) Alerta Total:
http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal/

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa história da queda do avião da Gol está mal contada. O jatinho saiu com pequenas avarias e o gigante despencou? Deve ter uma causa bem escabrosa por detrás. Fato semelhante aconteceu com a explosão do foguete espacial que seria lançado pelo Brasil. Aliás, no que deu isso? A verdade nunca vai aparecer. Neste país, o segredo de Estado só pode ser conhecido por nossos empregados; nós, os patrões, temos que nos contentar com a saliva pouco inteligente de algum burocrata.