quarta-feira, 23 de maio de 2007

Lama e Opróbrio

Edição de Artigos de Quarta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com

Por Márcio Accioly

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), jura de pés juntos nada ter a ver com a corrupção deflagrada pela Operação Navalha. Sua excelência se diz preocupado com o “julgamento precipitado” que estaria sendo exercido por muitos, através da imprensa. A hipocrisia deve ser preservada, ora!

Na segunda-feira (21), Calheiros defendeu Silas Rondeau, então ainda ministro (Minas e Energia), utilizando o seguinte argumento: “-Eu não vi absolutamente nada que comprove o comprometimento do ministro”.

O senador tem razão. O que se viu foram imagens apresentadas pela Polícia Federal, nas quais a diretora comercial da construtora Gautama, Maria de Fátima Palmeira, sobe no elevador privativo do ministro, com um pacote que a PF diz conter cem mil reais, para entregá-lo a Ivo Almeida Costa.

Existe também uma gravação da diretora, conversando com o mesmo Ivo, o qual lhe dá instruções para subir no prédio pela portaria reservada às excelências, sem precisar ser identificada ou incomodada como mortal comum.

Ivo Costa era assessor de Silas Rondeau e o acompanha há anos. É possível que Renan Calheiros não tenha visto nada, pois, em nenhum momento a PF mostrou imagem do então ministro contando o dinheiro do envelope. Assim, como provar?

No estado de Alagoas, onde o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), é acusado de estar envolvido até a medula com o esquema ora denunciado, foram presas cinco figuras graduadas daquela administração.

A lista é composta pelo subsecretário e pelo diretor de Obras da mesma pasta (Infra-Estrutura), além do representante do governo de Alagoas em Brasília e pelo diretor do Detran e o ex-secretário de Infra-Estrutura. O governador de nada sabia.

Agora, o que deixa os incréus com a pulga atrás da orelha é a nota publicada no painel da Folha de S. Paulo, na última sexta-feira (18), sob o título “Roupa suja”. Diz o seguinte:

“A primeira insinuação pública de que haveria mais do que amizade entre Renan Calheiros e Zuleido Soares Veras, personagem central do esquema de fraudes em licitações revelado pela Operação Navalha, foi feita em 7 de março de 2001 no plenário do Senado por Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA).

Em ríspido diálogo, ACM disparou: ‘Vossa Excelência tem amigos empreiteiros com quem tem muito mais intimidade do que eu com a OAS’. Referia-se à construtora da qual seu genro é sócio. ‘Mais do que Vossa Excelência com a OAS? Ninguém tem’, retrucou Renan.

‘Vossa Excelência tem. Vossa Excelência conhece o Zuleido, não conhece? Então, com isso, já está dito’. Ontem, Renan passou o dia negando qualquer ligação com os negócios do dono da Gautama.”

O mais interessante de tudo é perceber que a maioria dos deputados e senadores não deseja formar CPI para apurar tais fatos, conforme pretendem os deputados Augusto Carvalho (PPS-DF) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).

A verdade é que a gestão Dom Luiz Inácio (PT-SP), vem sendo tecida em cima de denúncias de roubalheira sem fim, desde que tomou posse. Pensava-se que a administração anterior, FHC (1995-2003), não teria como ser superada em matéria de desvios e desmandos. Ledo engano. Sobrou muito espaço.

Quando será que o presidente do Congresso Nacional irá responder à gravíssima acusação de 2001? A devassidão brasileira se institucionalizou, sem dúvida nenhuma.

Márcio Accioly é Jornalista.

Um comentário:

Anônimo disse...

A luta constante.
Rio de janeiro 24 maio de 2007.
Carta ao Brasil

Posição Ricardo Antonio Filgueiras
Senhoras e senhores patriotas que amam a sua terra e suas famílias, nós que somos brasileiros assistimos em nosso Brasil as discrepâncias das autoridades que conduzem a ordem da moralidade e dos fatos que vem ocorrendo ate o momento de nossa historia, o bem maior que é atribuído ao cidadão é o trabalho a honestidade e o comportamento cívico respeitando o direito alheio e isto senhores não esta sendo respeitado por muitos, principalmente por grande parte das autoridades que compõe a sociedade organizada digo a vocês o que não é seu, não é seu, e sim é da NAÇÃO compreenda aqueles que discerne e o que é do seu irmão, é do seu irmão, alguns ainda não compreende a palavra humana e se enquadram na desumana esta qualidade desumana ela vem se aflorando e dando continuidade e já esta ficando insuportável para as pessoas de bem VIVEREM em suas casas cidades e nos seus bairros etc. digo a vocês, poderá brevemente acontecer terríveis processos de vandalismos e as conseqüências incalculáveis.

Os maiores motivos são as personalidades que compõem o judiciário os parlamentares e os governos dos estados e municípios aonde eles na maioria das vezes não se interessarão pela sociedade e assim dão a continuidade deixando o POVO ao seu destino, veja uns dos exemplos de autoridade não irei dar nome, pois ele chega a trocar duas vidas por vinte e milhares de cidadãos feridos pela incompetência como age contra a criminalidade e outros desfechos como na saúde moradia e trabalho não vou entrar em detalhes, pois já conhecemos, este dão os exemplos de desumanos por entender que a vida de um marginal a ser capturando vale mais que milhares de vidas dos cidadãos e os transtornos que são levados, outros fatores que ocorre nas autoridades brasileiras são os assombrosos os acontecimentos de corrupção que se enraíza nas cúpulas governamental eles se apoderam do alheio através da imunidade que os protegem são as verdadeiras quadrilhas organizadas atuando dentro dos partidos onde se elegem para a jornada de atuação criminosas praticado contra os estados brasileiros..

A ordem dos advogados e alguns desses homens letrados que fazem parte desta grandiosa instituição dão o seu manifesto a favor da (lei ) é claro mais as leis que abrangem os criminosos é errada e é nesta bagunça que a sociedade esta vivendo pois ate e ate a supra corte do magistério do superior tribunal os Juizes se manifesta a favor da podridão, não claramente e sim acobertada mente pela LEI.

Chega-se ao acumulo com as provas contundentes vindo a publico através de autoridades serias que ainda restam a tomarem a atitude certa de prender e de afastar as escorias podres de parlamentar e membros do judiciário, mais infelizmente eles ainda são premiados pela corrupção flagrada e dizem que isto faz parte da lei e dão a eles a aposentadoria e a outros os benefícios e assim permanecem também os recursos como os abeis corpos para que as quadrilhas envolvidas posam aproveitar as brechas da lei e assim aproveitam estes criminosos desfazendo de documentos que venham a incrimina-los sendo ajudados por advogados articulando-se de muitas vezes nos processos na introdução da ( MENTIRA) sendo incluídas e aceita por muito JUIZES, eu digo as autoridades e também a todo o alto escalão da justiça brasileira com os políticos e os governantes que compõe todo o governo da sociedade organizada, vocês estão levando a desgraça ao povo.

Mando um recado para os senhores que estão no poder da ordem e do progresso brasileiro onde muitos ainda brincam de governar e de julgar ou vocês se unem a favor da moralidade tirando as incoerentes leis e refazendo um JUDICIARIO a altura para o bem de todos brasileiros e assim haja a IGUALDADE SOCIAL e levando a lucidez ao PALAMENTO e a todos os GOVERNATES ou haverá a maior desordem nacional já vista em todo o Brasil.