quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Acredite se quiser: BC e Procons prometem apertar o cerco contra péssimo atendimento dos bancos no País

Edição de Quinta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Breve, a Rádio Alerta Total no seu computador.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

Acredite quem quiser. No Brasil da impunidade, o Banco Central promete apertar o cerco na fiscalização ao péssimo atendimento dos bancos. Só em julho, foram registradas 3.140 reclamações. Houve um aumento de 53% nas queixas, em comparação com junho de 2006, quando foram registradas as queixas de 2.053 clientes de bancos com mais de 1 milhão de correntistas. A fim de combater os abusos cometidos por alguns bancos contra os consumidores, os Procons passarão a fiscalizar as instituições financeiras.

Temendo que a situação saia de controle, a própria Federação Brasileira dos Bancos se antecipa com a criação de um serviço que pode ajudar no trabalho de fiscalização dos consumidores. A partir da próxima terça-feira, dia 18, o site da Febraban vai disponibilizar informações sobre o preço das 46 principais tarifas bancárias cobradas atualmente. Os clientes poderão avaliar, numa primeira fase, as tarifas de 10 bancos: Bradesco, Citibank, Banco do Brasil, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC e Unibanco. O próximo passo é que os demais 150 bancos entrem na lista.

O Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros da Febraban (STAR), como foi denominado, terá as cobranças máximas para determinados serviços. O STAR promete apresentar uma padronização da nomenclatura dos serviços. Os nomes das tarifas variam de banco para banco. O sistema terá sete subdivisões: cadastros, contas-correntes, movimentação de recursos, cheques, cartões, extratos, empréstimos e financiamentos.

As tarifas bancárias – muitas salgadas e ocultas - são responsáveis pelos crescentes recordes de lucros dos bancos no Brasil.

Joguinho de cena

Após ajudar Renan Calheiros a salvar seu mandato, o Palácio do Planalto espera que ele se licencie da presidência do Senado.

Esse foi o acordo secreto negociado para sua salvação ontem.

A proposta é deixar o cargo para o petista Tião Viana.

O sonho de Lula é que José Sarney pudesse suceder Renan.

Mas Sarney anda fazendo charminho e alegando que não tem interesse em assumir o posto agora, porque não poderia disputar a reeleição no início de 2009.

Rindo da nossa cara

Depois de ser absolvido ontem por 46 seandores – 40 que votaram a seu favor e mais seis que se omitiram e o beneficiaram -, Renan Calheiros produziu uma pérola de cinismo e esquizofrenia política, que retrata bem como a classe política se desqualificou para o trato da coisa pública no Brasil.

"O resultado da votação é uma vitória da democracia, mas é também o momento de refletir sobre as perdas que esse processo político provocou”.

Foi o que Renan mandou escreveram na nota distribuída à imprensa.

Renan Calheiros, foi absolvido pelos colegas da acusação de quebra de decoro parlamentar por ter tido contas pessoais pagas por um lobista de empreiteira.

Mais deboche

Falando como um grande estadista, Renan Calheiros avisou que vai procurar os líderes e presidentes nacionais de partidos para prosseguir na agenda legislativa de interesse do País.

"Não guardo mágoas, nem ressentimentos. O único sentimento que me move é o do entendimento e do diálogo. Esse processo se encerra com a reafirmação do mútuo respeito e da serenidade que sempre caracterizaram a convivência política nesta Casa".

O presidente do Congresso disse ainda ser preciso "acreditar nas instituições, fortalecê-las e não perder a confiança de que a verdade sempre prevalecerá".

Oportunidade perdida

Ao não cassar Renan Calheiros, o Senado perdeu uma oportunidade de instalar um novo nível de ética na política brasileira.

A crítica partiu do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Rodrigo Collaço lamentou a sessão e a votação secretas, mas observou que, nos próximos dois processos a serem respondidos por Renan, a opinião pública e as condições de trabalho no Senado terão grande influência:

"Se 35 senadores votaram contra ele, fica claro que a casa está dividida".

Senadores Venusianos

O diretor da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, comentou que os senadores que votaram pró-Renan sequer deram bola para o desgaste da imagem do parlamento:

"Eles não ligam, fazem tudo do jeito que os convém. Os senadores vivem em um mundo que não é nosso, muito distantes do eleitor, e a sessão secreta deixou isso claro. Eles se esconderam atrás do regimento interno porque têm vergonha do que fizeram".

Abramo não acredita que a pressão popular possa reverter o resultado nos próximos dois processos, pois a mobilização da sociedade foi muito pequena.

Saco divino

Ao deixar o plenário, após a sessão ultra-secreta, Renan foi lacônico:

Vou para a igreja rezar, vou para a igreja rezar".

Como lembra um famoso pagode: “Tudo que se faz na terra, se coloca Deus no meio... Deus já deve estar de saco cheio”...

Igreja condena

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Dimas Lara Barbosa, considerou que a absolvição de Renan Calheiros causará um desgaste para o Senado "numa hora em que a classe política já não goza de boa reputação".

O bispo acha que a absolvição de Renan poderá ter como conseqüência uma sensação de apatia perigosa para a democracia:

"Será lamentável, se isso vier a ocorrer, porque existem bons parlamentares que colocam o mandato a serviço das boas causas. Tenho a esperança de que os eleitores se manifestem de maneira criativa, nas próximas eleições, eliminando da vida pública os candidatos que não merecem voto."

Pecados múltiplos

O taxista Dante vai encontrar sua mulher Clarice em um quarto de motel com Pedro.

Com raiva, ele se recusa a ouvir as explicações da doceira e pede a separação.

Tudo armação da malvada Beatriz que deseja ficar com Pedrão.

Ainda bem que esses aí não são personagens do Senado.

“Sete Pecados” viraria uma novela interminável, mas sempre com final politicamente feliz, em nome da impunidade.

Novela nojenta

A boazinha Paula vai ser presa.

Ela será acusada de envenenar Olavo – que seria um excelente candidato para presidir nosso Congresso Nacional..

Bem feito, Paula: Se você fosse presidente do senado de Paraíso Tropical, seria sempre inocente.

Mundo do suborno

A democracia ao redor do mundo está sob ameaça devido ao número crescente de subornos, estimados em US$ 1 trilhão por ano.

Mas apenas uma minoria das propinas é paga em países em desenvolvimento:

"A grande maioria dos subornos acontece em países ricos" em que a tomada de decisões está "mais vulnerável a vastas quantidades de dinheiro".

O alerta consta de um estudo do Projeto do Milênio, coordenado pela organização não-governamental internacional World Federation of UN Associations.

O relatório "Estado do Futuro" faz uma avaliação da situação mundial e das tendências para o futuro em diversos temas, como saúde, política, segurança e meio ambiente.

Ameaça global

Os autores da pesquisa enfatizam que o crime organizado é outra ameaça global que movimenta US$ 2 trilhões por ano, superando dos orçamentos militares de todos os países do mundo combinados.

O estudo alerta ainda para o fato de que os 15 milhões de órfãos da Aids constituem uma enorme base de recrutamento para os criminosos.

O Projeto do Milênio, responsável pelo documento, conta com 2.500 mil analistas, acadêmicos, cientistas e políticos de mais de 50 países trabalhando para estudar as mudanças no mundo e as perspectivas para a humanidade.

Planeta dos escravos

O "Estado do Futuro" revela que existem mais escravos hoje em dia que no auge no período do comércio de escravos vindos da África.

As estimativas variam entre 12,3 e 27 milhões de pessoas trabalhando em condição de escravidão atualmente.

A maioria escravizada é composta por mulheres asiáticas.

Mulheres vítimas

O relatório também chama atenção para a violência sofrida pelas mulheres.

Uma em cada cinco será vítima de estupro ou de uma tentativa de estupro durante a vida.

"A violência de homens contra mulheres continua a causar mais mortes que as guerras hoje em dia".

Desigualdades flagrantes

O balanço geral feito pelo estudo indica que o mundo está se tornando um lugar mais saudável, rico e pacífico, mas ao mesmo tempo mais corrupto, quente e perigoso.

O estudo constata que 40% da população mundial vivem na pinimba.

Enquanto a economia mundial cresceu 5,4% em 2006, as 225 pessoas mais ricas do mundo têm a mesma quantidade de dinheiro que os 2 bilhões e 700 milhões de pessoas mais pobres.

Poder indigesto da Nestlé

A prefeitura de São Paulo, na gestão Gilberto Kassab (DEM), diminuiu a quantidade de carne, frango e verdura exigida na sopa depois de um apelo feito pela multinacional Nestlé. durante uma consulta pública para a compra do produto.

A previsão das nutricionistas do município era que uma das sopas tivesse 7 kg de carne, 2 kg de cenoura e 3 kg de "outras" hortaliças (por 100 kg de sopa desidratada a ser distribuída).

Com a mudança feita a pedido da Nestlé, a mesma sopa deverá ter só 0,5 kg de carne, 0,8 kg de cenoura e 1 kg de "outras" hortaliças.

O motivo

A prefeitura paulistana quer comprar 750 toneladas de sopa desidratada por mês, para o programa “Sábado na Escola” - previsto para começar no final de semana.

Mas o Tribunal de Contas do Município suspendeu o pregão que definiria a fornecedora do produto.

O TCM suspeitou de direcionamento do edital da licitação, pois era exigido que a sopa, com embalagem personalizada, começasse a ser entregue a partir de sábado, três dias depois do resultado da licitação.

O “tribunal” desconfiou que a condição só poderia ser atendida por alguém que já tivesse pronta toda a infra-estrutura para distribuição.

EB investigado

O Ministério Público Militar (MPM) já está investigando a suspeita de superfaturamento na licitação de compra de alimentos para unidades do Exército no Rio.

A empresa alvo de investigação é a Comercial Milano, fornecedora dos alimentos.

O MPM quer saber por que houve variação média de 55% nos preços obtidos no pregão de julho em relação à cotação dos últimos seis meses.

R$ 86 mil em compras

Ao todo, 387 itens foram licitados pelo 1º Depósito de Suprimentos do Comando Militar do Leste, com uma previsão de gasto total de R$ 86 milhões.

Na compra de janeiro, que teve 251 produtos, o gasto foi de R$ 34 milhões.

A licitação de guloseimas para 60 unidades militares inclui queijadinhas, bombas, sonhos, cocadas, mariolas, mil folhas, sorvetes e caldas para cobertura.

Comendo Lula

A licitação do Exército também contemplou frutos do mar.

O polvo saiu a R$ 18,50 o quilo.

O Camarão pequeno foi comprado a R$ 9,35, o quilo.

Os mexilhões foram cotados ao preço de R$ 13,30 o quilo.

E a tão cobiçada carne de lula, a R$ 13,20.

Tropa de Elite

Depois de assistir a uma cópia pirata de Tropa de Elite, a juíza da 1ª Vara Cível do Rio, Flávia de Almeida Viveiros de Castro, negou pedido feito por policiais do Batalhão de Operações Policiais (Bope) com o intuito de impedir a exibição do filme, sob a alegação de ataques ao Bope e à PM..

Na visão da juíza, "a narrativa do filme demonstra que ninguém é inocente nas largas avenidas ou nas vielas e becos da cidade do Rio de Janeiro. Vive-se em estado de guerra, de violência extrema e de corrupção, mas também de determinação, garra e coragem."

A juíza considerou que "as críticas feitas são ao sistema. E não há conceito mais aberto, mais indeterminado do que este".

Recorrendo

Os PMs consideram que o longa - que ainda não foi lançado, mas foi pirateado e assistido por milhares de pessoas - mancha a imagem da unidade, a mais bem treinada da PM.

O advogado dos policiais, Rodrigo Roca, vai recorrer da decisão.

"Tropa de Elite", primeiro longa do diretor José Padilha, do documentário Ônibus 174, mostra policiais torturando e matando desafetos.

Filme mais leve que esse só a sessão secreta de ontem do Senado.

Viva a mulher na ADESG!

Uma mulher tem tudo para vencer a próxima eleição para a presidência da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) Nacional.

A professora Ignez Campos Cabral encabeça a chapa “Brasil Acima de Tudo”, que tem como 1º vice o General Durval A.M.P. de Andrade Nery, 2º vice o Brigadeiro Ércio Braga e 3º vice o Almirante Sérgio Tasso.

A ADESG nacional tem 86.000 afiliados (28 delegacias e 88 representações)

Dia D na Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo se reúne hoje em Paris para uma delicada definição..

A FIA vai avaliar uma nova prova recebida na semana passada que reacendeu o caso de espionagem da McLaren sobre a Ferrari.

Se for considerada culpada de ter feito uso das informações obtidas da equipe rival, o que não foi provado na primeira audiência, em julho, a McLaren pode ser excluída dos campeonatos deste ano e do próximo.

Dirigentes da Ferrari só esperam que o caboclo Calheiros não baixe hoje nos velhinhos da FIA.

Milagres acontecem...

Jogando com três cabeças-de-área contra o vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo superou o Cruzeiro, dono do melhor ataque da competição.

O Mengão jogou muito mais que o Cruzeiro e mereceu a vitória por 3 a 1.

Se Renan Calheiros estivesse ontem em campo, de centroavante, o Mengão ganharia com mais facilidade ainda.

Que pena que Renan estava em Brasília, rezando, na hora do jogo...

Vida que segue...

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

RENAN CALHORDA, tú teve a sorte e azar nosso de ter nascido no Brasil. Caso fosse em algum país sério, de primeiro mundo, tú já estarias na cadeia, seu grande FILHO DA PUTA, MALDITO.