domingo, 9 de dezembro de 2007

Em busca do Ibope perdido ou do Sarney achado

Edição de Artigos de Domingo do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com

Por Jorge Serrão

Milagres acontecem naturalmente. Aos 83 anos de idade, um especialista em medicina tradicional chinesa produziu dois, com suas técnicas milenares: dois filhos e um parto natural. Sua mulher, de 49 anos, deu à luz a gêmeos, sem casariana. O fato médico raro aconteceu dia 6 de dezembro, na cidade de Shenzhen, no sul da China. Virou notícia na bem controlada imprensa chinesa. Foi festa dos marketeiros do Capitalismo de Estado praticado por lá.

Apesar da propaganda, na China não existe Comunismo. Tal regime ainda não veio ao mundo como seus teóricos o conceberam. A propaganda chinesa não engana sequer um bebê de colo. O regime que se pratica hoje é um aborto da natureza política e econômica do capitalismo autoritário e selvagem. Mas a medicina tradicional chinesa - baseada na cura através dos pontos energéticos do corpo humano - é uma realidade objetiva. Mesmo que especialistas não a considerem medicina. O resultado dela é mais barato, eficaz e duradouro.

O pessoal da Rede Globo necessita, urgente, da ajuda de um médico naturalista chinês. O ideal é um especialista em reprodução de telespectadores. Só mesmo recorrendo a alguma técnica milagrosa para que a Vênus Platinada recupere seu velho Ibope perdido. Sobretudo no jornalismo, nos telejornais das manhãs. A coisa anda terrível. O Bom dia Brasil e o Mais Você são fragorosamente derrotados nos índices de audiência pelos telejornais locais e pelo Fala Brasil, da Rede Record.

A Globo já percebeu que seu calcanhar de Aquiles é o enfoque local do jornalismo. Tanto que criou o projeto Radar (notícias locais e serviço para suas praças). A audiência quer notícias mais próximas de si. Os jornais nacionais ficam distantes dessa expectativa do telespectador. Ainda mais um telejornal empolado, com cara de pasteurizado europeu, como o Bom Dia Brasil. A turma enjoou do lencinho no terno do Renato Machado. Quem sabe, se mudar o figurino e o formato, melhora a audiência? Melhor consultar o “médico” chinês. Breve, voltaremos a este assunto.

Os donos da Record não comemoram apenas o bom resultado no ibope televisivo. O ibope político é motivo de festa ainda maior. A cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus dá como certa a conquista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no ano que vem. Pode ser pela via indireta ou pela via direta. A prefeitura carioca seria um passo para o Palácio Guanabara, em 2010. Depois, o caminho natural seria a Presidência da República... O céu é o limite para quem tem poder, mídia e, sobretudo, estratégia.

Os dois candidatos apoiados pelo bispo Edir Macedo Bezerra lideram as pesquisas de opinião para suceder o Imperador Cesar Maia. Segundo o Ibope, se as eleições fossem hoje, o apresentador da Rede Record Wagner Montes (PDT) ficaria em primeiro com 19% das intenções de voto. O bispo licenciado da Igreja Universal e senador Marcelo Crivella viria em segundo com 18%. Ou seja, está tudo “em casa”. Ou na Igreja Universal, se preferirem.

Agora, falemos do poderoso Lula. O chefão também anda atrás do seu “ibope perdido”. Tomou um susto com a pequena queda de popularidade. Por isso, voltou a radicalizar nos discursos. Esta semana produziu uma pérola do raciocínio político: “Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, mudar de acordo como as coisas mudam. Eu não tenho a dureza do manifesto de um partido comunista ortodoxo, que diz que tudo já está escrito. Não, tem muita que não está escrita ainda”. Raul Seixas balançou no túmulo.

Lula delira por causa da CPMF. Só pensa naquilo. Alegou até que se arrependia da oposição que o PT fez ao imposto “permanente” na era FHC. Lula comentou que, no passado, quando a proposta da criação da CPMF foi à votação, ele, como dirigente petista, obrigou os deputados de seu partido a votarem contra. Lula ainda teve a cara de pau de comentar: “O partido baixou o centralismo”. Agora, no governo, o chefão jura que se arrependeu daquela atitude. Coisas de metamorfose ambulante.

Antes da novela da CPMF, Lula precisa resolver a complicada sucessão da presidência do Senado. Tudo pode acontecer. Contra e a favor do Palácio do Planalto. Os riscos políticos nunca foram tão elevados. Lula preferia José Sarney comandando a Casa. Mas a oposição rejeita, e o Zé recua seus “maribondos” do fogo do inferno. Para tudo ficar em família, o governo sugeriu o nome da querida Roseana. A oposição ameaçou surtar, também. Agora, Lula já até admite correr o risco de ter um Pedro Simon na gostosa ex-cadeira do Renan. Mônica Velloso que o diga. Vale tudo para aprovar a CPMF.

Sobre os Sarney, o maravilhoso mundo da Internet produz a mais recente piada-séria (feita para chorar, ou para a gente rir da nossa própria desgraça política). Os internautas do “Grupo Virtual Atitude” demonstram, com fina ironia, como funciona o esquema de poder dos Sarney, no Maranhão. Para nascer, Maternidade Marly Sarney. Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney.

Para estudar, existem as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney. Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney.

Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão. Ou ligue a TV na TV Mirante. Se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM. Todas pertencem ao tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário.

Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor). Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney.

Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas "maravilhosas" rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney. Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney... A vida dos maranhenses é fácil, extremamente fácil.

Por isso que o jeito é ser uma metamorfose ambulante. O chefão tem razão. O problema é que, depois de narrar tudo isto, me deu vontade de “chamar Raul”. Aí, meu fígado!

Jorge Serrão, jornalista radialista e publicitário, é Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. http://alertatotal.blogspot.com/ e http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal

10 comentários:

Anônimo disse...

ESTÁ AÍ A EXPLICAÇÃO PARA O ESTADO DO MARANHÃO SER O MAIS MISERÁVEL DO BRASIL !!!!

Anônimo disse...

Este Sarney nojento que empobreceu quase toda a população brasileira com a sua diarréia mental que concebeu o Plano Cruzado.
Esse Sarney nojento que é filho das concepções geopolíticas do Golbery para que a velha UDN nunca saísse do poder.
Esse Sarney nojento que foi um dos mentores e executores de toda a corrupção que existe nesse BRASIL.
Esse Sarney nojento que agora está junto com o Lula também nojento.
Ai que nojo mesmo. Ainda bem que não li as marimbundas de fogo.
Jorge Serrão, só a internet com blogs maravilhosos como o seu ou o da Adriana, do pep-home.blogspot.com, e outros que não conheço nos consolam desta sensação de podridão que ronda a humanidade em geral e os políticos de maneira superlativa.

Anônimo disse...

Vejam lá no
blog www.porissonaoprovoque.blogspot.com




O APEDEUTA NÃO PAGA IMCS

Anônimo disse...

Aperfeiçoando a democracia na conscientizaçaõ !
A democracia livre e responsável para o desenvolvimento da riqueza e do intelecto torna constante o equilíbrio da humanidade.

Capital livre mais responsável = capital social democrático

Tribuna estadual e seus parlamentares em cada estado o governador e seus prefeitos em harmonia em suas necessidades de desenvolvimento levado a tribuna.

Presidente da republica e seus governadores na homogeneidade das necessidades de cada estado no seu desenvolvimento podendo ser levado ao senado.

Senado e os seus senadores fiscalizando e criando leis federais e suas homogeneidade ou na divergência da presidência da republica podendo também interagir no seu estado.

Justiça e sua reformulação dada a ser mais justa no estado, juizes a serem eleitos pelo voto do povo sem sigla partidária e assim poderem ter representatividade no tribunal superior do seu pais, fazendo jus ha cadeira do poder Maximo sendo assim mais justo o cargo para a ultima estância.

E assim os poderes constituídos fazendo jus a sua nação que ela representa aprimorando cada vez mais a democracia o capital e o social interagindo três em um para o bem estar de toda a família brasileira.
Somente os simples de coração herdarão a terra e sua longitude de vida.
http://ricardoricofil.blogspot.com/

http://fotolog.terra.com.br/ricardorico_fil

Anônimo disse...

Obrigada, Bastilha, acabei de ler o blog. Hoje mesmo meus filhos me falaram para parar de pesquisar, ler e participar de blogs, porque isso não leva a nada. Mas a gente que estudou, lutou para criar os filhos, trabalhou a vida toda e única herança que tive foi levada pelos Planos Cruzado, Bresser e depois Collor, ver essa turma de volta!... De volta, não, porque mesmo quendo não estavam sempre estiveram. A gente vê claramente que somos poucos, mas pensamos de maneira semelhante e podemos fazer verão, sim (não o verão do Plano Verão).
Não escrevo blog, porque nem tenho capacidade nem fontes, nem auxiliares, mas imagino que a vida de vocês seja realmente um sacerdócio, pesquisando, interpretando, redigindo e realmente formando opiniões. Muito obrigada mesmo.

Esteban Crustille disse...

“hola,
acá nosotros perguntamos:? Cuál la razion que Hugo Chavez y Evo Morales fazen y dizen lo que quer con brazil y brasileños ainda baten las palmas para el ditadores.
Evo Morales tomou la focia petrobras de brasileños y su presidiente que es un gran covard aceitou muy calado y ainda diz que fue justo.
Hugo Chavez faz una propaganda muy ruin en mundo de proalcool brasileño y su presidiente ainda bate las palmas para el ditador Hugo Chavez con sorizo.
perdón nosa indescricion, más es muy dificil de entender porque brasileños tien tanto miedo de Hugo Chavez y Evo Morales.
la verdad es que si continuar asin Hugo Chavez y Morales conseguindo tudo de brazil la focia y con mucha facilidad, con cierteza su provincia de ACRE será también tomado la forcia y con cierteza su presidiente y brasileños van más una vez ficar caladitos y ainda bateren las palmas para el ditadores .
perdón la sinceridad y portuñol.
más acá es motivo de destaque y mucho comentario que presideinte de brazil es Nino de recado de Fidel, Chavez y Morales.
Esteban Crustille
Córdoba”

Anônimo disse...

Nome verdadeiro: José Ribamar Ferreira de Araújo Costa. A origem do "Sarney" adotado no nome é porque seu pai era conhecido como Zé do Sir Ney. Sir Ney era o proprietário de uma fazenda onde pai era um empregado. Aliás, existe algum maranhense que não se chame Ribamar?

Uma questão:

Em que se transforma um sapo barbudo após a metamorfose? (em tempo: nunca foi girino porque a mãe nasceu analfabeta).

Anônimo disse...

Anônimo (11;37 AM), não deixemos o descontentamento com o Sr. Sarney nos tornar idiotas.
O Maranhão não é o Estado mais miserável do brasil. Vai estudar um pouco mais!

Silva/SP

Anônimo disse...

Couldnt agree more with that, very attractive article

Eduardo Prado disse...

O Sr. esteban crustille é um idiota. Em primeiro lugar Brasil é com B maiúsculo; e sobre seu comentário no blog (que não tem espaço prá resposta) nossa língua portuguesa, o português é a língua oficial dos países Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Bissal, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe; é também falada em Andorra, Austrália,Curaçau, França, Japão, Jersey, Luxemburgo, Naníbia, Paraguai, Suíça, Venezuela, na África do Sul e nos Estados Unidos da América. O português é também uma das línguas oficiais da região administrativa especial chinesa de Macau e de várias organizações internacionais, como o Mercosul, Organização dos Estados Ibero-Americanos, a União de Nações Sul-Americanas, a Organização dos Estados Americanos, a União Africana e da União Europeia. O português é ensino obrigatório nos currículos escolares do Uruguai e na porra do seu país, a Argentina. Com cerca de 272,9 milhões de falantes, o português é a quinta língua mais falada no mundo e a mais falada no hemisfério sul da Terra. Então sr. esteban vá estudar português prá deixar de ser burro.