domingo, 9 de dezembro de 2007

Liberou geral

Edição de Artigos de Domingo do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Por Márcio Accioly

Se cumprida a promessa do juiz pernambucano Adeildo Nunes, titular da 1ª Vara de Execuções Penais, o Presídio Aníbal Bruno (localizado no Sancho, zona oeste do Recife), será interditado nesta segunda-feira (10), deixando de receber, mensalmente, 300 detentos.

É sempre bom lembrar e repetir: ali está concentrada a maior população carcerária da América Latina. Quase quatro mil almas penadas, a maioria sem possibilidade de recuperação. Além do baixíssimo nível de escolaridade dos detentos (e da própria população), o grau de inteligência de boa parcela se aproxima da idiotia.

Depois das imagens de detidos acorrentados em colunas e grades, por falta de celas em Santa Catarina e, também, depois da barbárie paraense, iremos assistir a mais um capítulo da degradação irreversível a que o país se impõe. Já há alguns séculos, falta um plano de governo para o Brasil. Um modelo que seja.

Pernambuco, berço da atividade econômica nacional, conseguiu destilar, ao longo da mistura explosiva do trabalho escravo, capital holandês e domínio português, o subproduto da miséria e penação eterna que se alastra de forma exemplar.

Isso não seria possível sem a implantação, no Brasil colônia, de modelo corrupto e corruptor, ancorando-se na alienação da soberania, entrega tresloucada do patrimônio e tácita aprovação da roubalheira oficial. Basta fazer leitura apressada da história.

Com média de 13 assassinatos diários, Pernambuco dispõe de todas as condições para se tornar centro propagador de turismo na Região. Em vez disso, observa de forma impotente sua população refém da incúria dos que se locupletam nos cargos públicos e não propõem qualquer alternativa.

Quem desce no aeroporto da Capital pernambucana fica espantado com a suntuosidade da obra. Movimentou milhões e milhões de reais e terminou em CPI vergonhosamente monitorada, a qual impediu, inclusive, a quebra dos sigilos bancário e fiscal do então presidente da Infraero, deputado Carlos Wilson (PT-PE).

Mas saia do aeroporto e percorra as ruas que o esperam. Encontre o desespero estampado no rosto de desvalidos que vagueiam na fome e na submissão dos que tripudiam do desespero alheio.

O atual prefeito do Recife, João Paulo (PT), que exibe robustos índices de popularidade, há meses monologa na imposição de obra que pretende construir, na praia de Boa Viagem, homenageando a mãe do presidente da República: Parque Dona Lindu.

São milhões de reais canalizados para a criação de monumento (projeto de Niemeyer), sem qualquer utilidade. O valor inicial já foi aumentado em 100%! O prefeito quer prestar homenagem à “importante” mulher, segundo suas palavras, “por ter dado à luz um dos maiores homens da nação”.

Enquanto isso, todos tomam conhecimento de que os estádios brasileiros não têm condições de abrigar programada Copa Mundial de Futebol (2014), “se não forem demolidos e reconstruídos” nas principais cidades que irão sediar os jogos.

Mas não se falou mais na questão dos cartões corporativos da Presidência da República, com Dom Luiz Inácio, esposa e apaniguados torrando milhões de reais mensalmente, sem justificativa a respeito dos gastos.

Não deve ser para isso que o “governo” pretende aprovar a CPMF. Até porque, em Fortaleza, os médicos estão realizando cirurgias delicadas no chão dos hospitais públicos, por completa falta de condições. Anormalmente, passam-se oito anos até descobrir quem é quem no poder. No Brasil, há séculos que nada se enxerga.

Márcio Accioly é Jornalista.

2 comentários:

Anônimo disse...

olá Serrão,


gosto muito de sua linha de trabalho,
diria que pra mim que fico indignado
com essa roubalheira descarada, é uma pilula diária de perseverança, pois suas noticias são um alento informativo pra sociedade carente de hérois.

quero checar contigo se essa informação procede aqu do seu BLOG.

http://www.acidezmental.com/ditador.html

No final do texto acima a fonte é do seu site. Confere isso?


abraços cordiais


Rogerio Duarte


www.rogerioduarte.com.br

Anônimo disse...

Caro Márcio
Excelente matéria. Na veia.
Destaco este pequeno trecho de sua matéria, "população refém da incúria dos que se locupletam nos cargos públicos e não propõem qualquer alternativa". Não existe maior verdade que esta neste país chamado Brasil.