quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Conversa do crime: Lula luta com Chávez por hegemonia no Foro de São Paulo e pede para negociar com as Farc

Edição de Quarta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Breve, a Rádio Alerta Total no seu computador.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

O poderoso Lula da Silva enxergou na derrota de Hugo Chávez no plebiscito de domingo uma boa oportunidade para ofuscá-lo e aumentar a influência no Foro de São Paulo – balaio de gato que mistura partidos ditos de esquerda com grupos revolucionários e narco-guerrilheiros na América do Sul e Caribe. Tomando o lugar de Chávez, que foi rejeitado pelos colombianos, Lula quer discutir com o presidente colombiano, Alvaro Uribe, a possibilidade de negociar a liberação de reféns com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

A Farc - guerrilha que controla quase um terço da Colômbia - faz parte do Foro de São Paulo. Logo, Lula negociaria com aliados ideológicos. A Polícia Federal brasileira tem provas de que Farc é a principal fornecedora de cocaína para os traficentes do eixo Rio-São Paulo. O comerciante de drogas Luiz Fernando da Costa é um dos principais parceiros das Farc. Fornece peças de carros e dinheiro aos colombianos, em troca da coca. Não seria mais fácil o chefão Lula negociar com Fernandinho Beira-mar, que agora se entitula presidente do "Partidão do Crime" - que comanda facções criminosas nos presídios brasileiros?

Há forte pressão para que Bogotá liberte guerrilheiros presos em troca de cerca de 50 seqüestrados pela Farc. Lula aproveita que o governo colombiano quer negociações diretas com a guerrilha para a libertação dos reféns. A oferta foi feita pelo comissário de Paz do governo colombiano. Luis Carlos Restrepo se reúne hoje com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para discutir a questão dos reféns. A mãe da ex-candidata a presidente e senadora Ingrid Betancourt, Yolanda Pulecio, pediu a intermediação de Lula. Franco-colombiana, Ingrid está há mais de cinco anos em poder das Farc.

O encontro de Lula e Uribe ocorrerá na manhã de segunda-feira, em Buenos Aires. Os dois participam da posse da presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner. O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, avaliou a oportunidade da negociação: “O Brasil tem se pautado por oferecer bons serviços para a resolução de temas humanitários na Colômbia. Faremos tudo em estritíssima observação dos princípios da não intervenção nos assuntos internos da Colômbia, sempre ouvindo as ponderações do governo colombiano”.

Modelo perigoso

O sociólogo Hélio Jaguaribe, sociólogo do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IEPES), definiu primorosamente como funciona a pretensa democracia venezuelana que o PT gostaria de replicar aqui no Brasil.

Jaguaribe definiu que Hugo Chávez pratica uma espécie de autoritarismo plebiscitário:

"Trata-se de uma forma de autoritarismo em que o titular do poder, em vez de estar no cargo por meio de um golpe de Estado, o faz por um consenso popular".

Índio com a barriga

O Chefão Lula da Silva conversou ontem com o companheiro da Bolívia, Evo Morales.

Pediu ao índio que a sua viagem àquele país seja adiada do dia 12 para o dia 17 deste mês.

O colega boliviano aceitou o pedido do presidente brasileiro, porque Lula alegou a importância de ele ficar no Brasil por causa da situação política do País – sobretudo na votação da CPMF.

A Presidência confirmou a viagem de Lula para um teretetê com Hugo Chávez, na Venezuela, para o próximo dia 13.

Ele continua senador...

Só num País como o Brasil Renan Calheiros consegue suportar e ficar bem na fita após sete meses bombardeado com denúncias de corrupção.

Não poderia ter simplesmente renunciado ao cargo de presidente do Senado.

Teria de ser cassado por quebra de decoro parlamentar no processo em que era acusado de ter adquirido veículos de comunicação em Alagoas por meio de "laranjas".

Vitória fácil

Sorte dele que o corporativismo do Senado falou mais alto, como sempre.

Em votação secreta, 48 senadores optaram pela absolvição, 29 pela cassação e 3 se abstiveram.

Faltaram 12 votos para cassar o garanhão alagoano.

Para os senadores, o importante agora é discutir a sucessão de Renan, processo que pode atrapalhar a votação da prorrogação da CPMF.

Sarney, não

O presidente interino, senador Tião Viana (PT-AC), marcou para a quarta-feira da semana que vem a eleição do sucessor de Renan.

O nome mais cotado para sucedê-lo é o do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que já teria sido aceito pelo presidente Lula.

O Palácio do Planalto quer empurrar goela abaixo, a oposição não aceita o nome de José Sarney (AP).

O inocente

Renan Calheiros classificou as denúncias de que seria proprietário oculto de empresas de comunicação em Alagoas como uma briga paroquial e local.

Negou também que tenha sido sócio do usineiro João Lyra, de quem é inimigo político atualmente.

A única fonte dessas falsas acusações é João Lyra. Não há um suposto indício apontado no parecer (do senador Jefferson Péres) que não tenha saído da denúncia desse homem à revista Veja".

Assédio televisivo

Atento ao assédio da Rede Record sobre suas retransmissoras Brasil afora, o

O SBT resolveu correr para renovar os contratos com as afiliadas, depois do assédio da Rede Record sobre suas retransmissoras.

A Record chegou a conversar com os dirigentes da TV Alterosa, mas não teve em Minas o mesmo sucesso que alcançou em Santa Catarina, onde a Rede SC troca o SBT por sua programação a partir de fevereiro.

A TV Alterosa, dos Associados Minas, assinou por mais cinco anos com a rede de Sílvio Santos.

Briga pelo Datena

O SBT quer mesmo contratar José Luiz Datena, que com o seu "Brasil Urgente", na Band, ocupa o segundo lugar no Ibope.

O contrato de Datena com a Band vai até 2011.

Advogados de Sílvio Santos tentam negociar com a Record e com a Rede TV!, emissoras em que Datena trabalhou e que estão cobrando R$ 7 milhões de multa de rescisão de contrato.

Distância da Educação

A péssima posição do Brasil no ranking internacional de aprendizado em ciências se repetiu nas provas de matemática e leitura.

Os resultados do Pisa (sigla, em inglês, para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), mostram que os alunos brasileiros obtiveram em 2006 médias que os colocam na 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56).

Os números alarmantes foram divulgados ontem pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Inguinorança

Comparando o desempenho do Brasil no exame 2003 (que já era ruim) com o de 2006, as notas pioraram em leitura, ficaram estáveis em ciências e melhoraram em matemática.

Mas a melhoria foi insuficiente para tirar o país das últimas posições.

Foi em matemática que o país se saiu pior em 2006, com médias superiores apenas às de Quirguistão, Qatar e Tunísia e semelhantes às da Colômbia.

Eleição letrada

A Academia Brasileira de Letras se reúne em sessão plenária amanhã, a partir das 16h, para eleger o novo presidente para o ano de 2008.

Até agora, a única chapa inscrita no pleito tem como presidente o jornalista Cícero Sandroni.

Depois do tradicional chazinho, a eleição acontece na de sessões da ABL, no Petit Trianon - Avenida Presidente Wilson, 203 - Castelo - Rio de Janeiro (RJ).

A posse da nova Diretoria está marcada para a quinta-feira, dia 13 dezembro, no Salão Nobre da Academia.

Festa dos integralistas

Os Núcleos Integralistas do Estado do Rio de Janeiro manda rezar nesta sexta-feira, as 18h30min, mais uma missa pela Alma de Plínio Salgado (32 Anos de Falecimento), na Igreja de Santo André, na Rua Bela, 1265 – São Cristóvão.

No sábado, a Confraternização Integralista será a partir das 13h 30min, no Restaurante Amarelinho (Cinelândia).

Apenas uma dúvida: o bar correto da confraternização não seria o “Verdinho”, que fica ao lado do Amarelinho?

Culpa do cabelo branco

O atacante Romário será suspenso preventivamente hoje pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e pode pegar até um ano de gancho, por dopping.

Foi detectada a substância finasterida, utilizada na fórmula de tônicos capilares, no exame após a partida contra o Palmeiras, realizada no dia 28 de outubro, em São Januário.

"Quem me conhece sabe que não me dopo. Por isto, fiz questão de fazer este comunicado. Gosto de enfrentar todos os meus problemas de frente. A única coisa que vai mudar na minha imagem é que vou ter menos cabelo. Minha performance caiu, mas os cabelos continuam aqui. Só se tomei um doping paraguaio, porque parei de fazer gols”.

O baixinho-velhinho admitiu que usa o remédio Propecia, contra queda de cabelos.

Quem tem medo da dedada?

O deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) apresentou no mês passado um projeto de lei que torna obrigatório o exame de próstata para os trabalhadores com idade a partir de 40 anos.

De acordo com Clodovil, é preciso “que os homens tenham acesso ao exame e sejam informados sobre a necessidade de sua realização”.

Clodovil propõe que a famosa dedada seja incluída exames previstos na legislação 3 trabalhista – admissional, demissional e periódicos –, seja também realizado o exame de próstata”, destaca.

Miss Segura

Dione Pires, 26 anos, venceu ontem a quarta edição do concurso “Garota TB” que elegeu a musa da Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Miss está presa há dois anos e oito meses por roubo de carga.

A jovem tem dois filhos, de 6 e 9 anos, e foi condenada a uma pena de 25 anos em regime fechado.

Tá feia a coisa...

O escritor argentino Gonzalo Otálora, autor do livro “O Feio”, está causando polêmica com uma campanha em que defende a cobrança de impostos das pessoas consideradas lindas.

Otálora quer compensar o "sofrimento" daqueles que supostamente foram menos favorecidos pela natureza.

O escritor, de 31 anos, ressalta que sua iniciativa tem o objetivo de provocar um debate sobre o culto à beleza na Argentina e sua influência em setores como a política, a economia e a educação.

"Eu me reconciliei comigo mesmo quando me olhei no espelho, parei de me julgar e comecei a gostar de mim mesmo. E, às dificuldades, respondi com bom humor".

Vida que segue...

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

Um comentário:

Velhinho Rabugento disse...

Bom dia, Jorge.
Ninguém nega que a vida de apenas um refém das FARC vale muito mais que a de 50 ou 500 "guerrilheiros". O triste é o caráter "humanitário" que se pretende dar a essa estória. No dia 30/11, postei as seguintes considerações:
As Farc, Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia, surgiram em 1964. Para quem quiser conhecer sua história, contada por seus representantes, as Farc mantém um site (meio pesado, mas detalhado e cheio de ideologia) na web.
Um dos links do site é "solidaridad con los presos políticos".
Note-se que seus reféns, não são presos políticos. A estes não cabe solidariedade, nem menção no site como presos políticos.
O que são os reféns para as Farc? Mera moeda de troca, para a liberdade dos "verdadeiros" presos políticos, ou seja outros revolucionários.
São 40 anos de luta armada, sem que, nem o governo da Colombia, nem as Farc tenham posto um término na disputa, ou ganhando a guerra intestina ou acordando uma paz definitiva. Não haverá acordo satisfatório porque as Farc não irão depor armas, mesmo que um dia, eventualmente, cheguem ao poder.
Uma revolução que persiste por 40 anos, se tranformou em uma guerrilha alimentada pelo narco-tráfico, com milhares de vítimas inocentes na população da Colombia.
Narco-trafico este que tem intimidade com traficantes brasileiros, como Fernandinho Beira-Mar, e que causa milhares, se não milhões, de outras vítimas seja pelo consumo da droga (que muitos querem descriminalizar), seja por balas perdidas nos confrontos de traficantes entre si ou com a polícia.
Para um processo revolucionário, está bem claro, os fins justificam os meios. Esse aforismo não vale para o inimigo, só para os revolucionários.
O crime existe para quem detêm revolucionários, que em suas origens e pelas leis de seus países, se tornaram criminosos. Mas a Farc fazem reféns pessoas que não infrigiram as leis, não é crime.
Hoje se joga com o sentimento humanitário tanto de familiares dos reféns, como de colombianos, que devem estar fartos de tanta violência, e também para a população mundial. Serve até para dar ares "democráticos" a ditadores como Chávez e Fidel e para a guerrilha do narco-tráfico das Farc.
Mas onde está o sentimento humanitário das Farc, que não dão liberdade aos seus reféns?
Estão tentando colocar outro prócere da "democracia" na jogada, nada menos que o presidente Lula.
Ora, as Farc tem cadeira cativa no Foro de São Paulo. Se existe sentimento humanitário em tal Foro, bastaria um pedido para que libertasse os reféns. Mas como libertar a moeda de troca, sem mais valia, sem ganho político ou lucro financeiro? As Farc agem, e quem os aplaudem, de maneira criminosa, seja pela leis da Colombia, seja pela violação de tratados internacionais como a Declaração dos Direitos do Homem da ONU. E nem pensar de alguma organização que defenda os direitos humanos ir em socorro dos reféns das Farc. Refém das Farc é moeda de troca, não é ser humano.
A cobrança não vale para as Farc, só para aqueles que não são "revolucionários".
Quem defende o crime, aplaude o criminoso, favorece e enaltece a criminalidade, não faz apologia ao crime? E se isso ocorrer dentro do Brasil, não caberia ação da Justiça? E se quem o faz, exerce cargo público, eletivo ou de confiança, o Ministério Público não deveria se manifestar? E se tais ações afrontam nossa Constituição, nossos parlamentares não deveriam repudiar?
O tempora, O mores...