sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carta aberta ao coronel Paul

Edição de Documentos de Sexta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com

Por Humberto Pinto

Meu caro Cel Paúl, o que dizer para você neste momento grave por que passa a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Dos meus 70 anos de viver, observo os acontecimentos e concluo.

Você que tão brilhantemente assume a liderança dos “Barbonos”, grupo de coronéis que acordaram para restabelecer a ordem na corporação.

Por falar em ordem, devo dizer que esta é um predicado da vida. A natureza humana não prospera na desordem, como qualquer ente vivo.

Digo que a ordem interna da Polícia Militar está debilitada e desse estado patológico entendo e justifico você e os “Barbonos”, como resistência aos desmandos dos predadores.

No Rio de Janeiro a PM está acéfala, permitindo aos aventureiros de fora toda sua destruição e permanece contemplando seus mortos e feridos, mais de mil nos últimos 3 anos, tudo gerado pelo desastrado emprego operacional. E a população? Ela está sofrida com a “guerra civil” conseqüente, tendo que enterrar seus mortos pelas “balas perdidas”. Tudo isso consentido da inépcia dos atuais administradores públicos.
Para você e para a PM, a questão salarial se avulta, como a ponta do iceberg que abriga todos os fatores que degeneram a disciplina. Devo citar que este processo atinge outras instituições, como nossas próprias forças armadas, que hoje, 31jan2008, em Brasília, se manifestam em atos públicos reivindicatórios de melhorias salariais para os militares.

Onde está a diferença?

Paúl, Não se ocupe com a voz dos mistificadores.

Vocês são coronéis da ordem e regeneradores da disciplina.

Na questão da desordem, isso é claro, ela está sendo provocada pelos agentes da antipolítica que se instalam nos partidos e são conduzidos, por uma lei eleitoral permissiva, aos mais elevados níveis da administração pública. Ai nasce o verme da democracia, que corrói o Estado brasileiro.

Assim, os Barbonos são exemplo de defesa e sugerem a criação de um órgão consultivo na estrutura orgânica da Polícia Militar do Rio de Janeiro, para fazer como faz a Suprema Corte americana.

Humberto Pinto é Coronel da PM. Carta escrita e enviada em 31 de janeiro de 2008

26 comentários:

Anônimo disse...

Só quero saber quando será a próxima manifestação, em 200 anos de história a PMERJ nunca parou, deve ser por isso que somos a escória da sociedade, precisamos de educação, os professores param, precisamos de saúde, os médicos param, se parassemos por apenas um dia, a sociedade e os políticos nos dariam valor, tá ruim com agente, sem agente é muito pior!

Anônimo disse...

Só queriamos que a sociedade entendesse que não queremos ser milionarios, mas queremos ter dignidade para dar aos nossos familiares uma condição de vida melhor, apenas queremos que nossa luta seja reconhecida pelo governo,hoje ganhamos menos que qualquer policia do Brasil. Isso é justo? SGT PM ...........

Anônimo disse...

Só queriamos que a sociedade entendesse que não queremos ser milionarios, mas queremos ter dignidade para dar aos nossos familiares uma condição de vida melhor, apenas queremos que nossa luta seja reconhecida pelo governo,hoje ganhamos menos que qualquer policia do Brasil. Isso é justo? SGT PM ...........

Anônimo disse...

Nós policias somos uma força incomparavel, mas sem ordem nunca seremos ouvidos, devemos nos organizar e sermos COORPARATIVISTA, sabe pq? porque assim os politicos saberiam nos respeitar, nós temos condiçoes de ter representantes entre eles, porque nunca consiguimos isso? Falta de organização,com isso continuaremos sendo a maquina manipulada do estado, homens sem valor!

Anônimo disse...

Nós Militares das Forças Armadas, juntamente com esses valorosos Policiais do Rio de Janeiro, estamos sendo afrontados, e humilhados por essa classe política revanchista.

Mas quando estão na Merda, chamam a Polícia, e as Forças Armadas para limparem as suas cagadas.

Esse movimento dos Políciais Militares do Rio de Janeiro tem tudo para dar certo, pois está organizado de cima para baixo, tem Comando e Homens de Honra a sua frente.

Parabéns aos Coroneis, oficiais e praças dos Barbonos, sigam em frente, não baixem a cabeça. Uma Instituição centenéria como a Polícia Militar não pode se deixar Humilhar por esses policiais engravatados, que passam a vida inteira atrás de uma mesa, apenas colhendo informações, mas que na hora de subir o morro, chamam os valorosos Homens da Polícia Militar.

Nós, Militares das Forças Armadas estamos com vocês. Espero que a sociedade entenda e apoie esse movimento, que será melhor para o RJ, e servirá de exemplo para o BRASIL.

Anônimo disse...

PARABENS AO CORONEIS QUE ESTAO LUTANDO POR NOSSA INSTITUIÇAO, FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO FUI ME DESPEDIR DO CEL ESTEVES, POIS ESTE NÃO É APENAS UM CMT, MAS SIM UM PAI QUE SE FOR PRA VARANDA SERÁ UMA PERDA IRREPARÁVEL PARA A PMERJ...
NUNCA DEIXEM DE LUTAR VCS SÃO O ORGULHO DA NOSSA TROPA....

Anônimo disse...

Eu ouço a classe politica falar muito sobre a importância da liberdade de expressão.
será que nós militares, não estamos sendo obrigados a nos calar?
Isso já aconteceu no passado, hoje vivemos em um regime democrático, e não em uma ditadura.
Sgt Bombeiro....

Anônimo disse...

Parabens coronel Paul, que a sua luta, que é de todos PPMM,seja vitoriosa...

Anônimo disse...

Governador,respeite a policia militar,deixe suas ironias para os seus adiversarios politicos.nao uze a diciplina militar para para escravisar,humilhar,calar essa tropa

Anônimo disse...

Meu grande AMIGO Cel.Paúl é com muito prazer que me aloco em seu blog para simplesmente PARABENIZÁ-LO pela luta não somente dos Senhores assim como extendida as Praças e com muita garra com certeza seremos vitoriosos de alguma forma.Esperar alguma coisa dos POLÍTICOS já perdi as esperanças pelo simples fato que eles vem e vão e nos ficamos para tentar limpar a sujeira que eles deixam ao longo de seus governos.Quando entrei para a PMERJ tinha orgulho do que fazia era respeitado e assim sendo respeitava o próximo qual fosse atitude dele Hoje o sentimento mudou e não infelizmente não sei mais o que eu quero com relação a PMERJ, não sei se é indigno o que eu penso mas sei o que realmente o que minha família pensa, mudei muito de um tempo pra cá com relação familiar, o paisano pensa que é bobagem mas só quem esta dentro sabe as dificuldades que passamos no nosso dia a dia.Fiquei chocado quando aquela Sra. disse em Copacabana que a Diarista dela ganhava mais que um Sgt.é um absurdo não sei,mas o que eu sinto é perda, perda da família que não estava comigo no CARNAVAL perda de ter um convívio melhor com Esposa e Filho nos finais de semana e outras coisas que é melhor nem comentar hoje estou estabilizado tenho boa casa tenho casa de praia tenho jet-ski dois carros na garagem casas alugadas etc.mas infelizmente tudo fruto de ERANÇA erança essa que não queria ter nunca mas aconteceu, e o paisano ver certas coisas que temos e a primeira frase que ele fala pelos cotovelos é esse polícial é ladrao bandido,pilantra etc.Já escutei muito na rua está vendo não estudou agora amarga na POLÍCIA mas o que eles não sabem é que estudamos e muito para esta onde estamos e infelizmente alvo de inveja pelos paisanos nas ruas e se eles se perguntam, esse deputado tem nivél superior o vereador tem ensino médio o presidente tem boa formação ACADÊMICA duvido mas o POLICIAL tem que ser burro? e são esses POLÍTICOS que governam nossas vidas manchadas de SANGUE,SUOR E LÁGRIMAS é um absurdo mas tem que ser dito, tenho 90% da minha família no judiciário sera que o unico certo sou eu ou o único maluco, não é simplesmente o orgulho de ser POLICIAL.FORÇA MEU AMIGO JUNTOS SEMPRE SEREMOS FORTES não se incomode com a opinião pública estão divididos e não sabem o que realmente nós passamos.

Anônimo disse...

SR.CORONEL PAUL O SR. ESTA DE PARABENS POR LIDERAR ESSE MOVIMENTO EM PROL DO MERECIDO AUMENTO DOS POLICIAIS MILITARES.GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE,EU ESTOU VENDO OS OFICIAIS PARTICIPANDO,EU ACHO QUE DEVERIA CHAMAR TAMBEM OS PRAÇA PARA PARTICIPAREM.COM ISSO DARIA UM NUMERO MAIOR DE POLICIAIS PARTICIPANDO,EU ESTOU COM O SR.CORONEL PARA O QUE DER E VIER.

Anônimo disse...

Como o companheiro disse acima, é de vital importância a adesão dos Praças, assim como o cidadão que simpatize com a causa. Todos devem comparecer nas manifestações, pois é de interesse coletivo e eu já ouvi dizer que a sociedade tem a Polícia que merece... então zele pela sua! Juntos somos fortes! Cel Paul, Maj Wanderby e todos os Policiais que lideram tamanho ato de cidadania, deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos e apoio ao movimento.

Anônimo disse...

BRAVOS POLICIAS DE TODO O BRASIL


HÁ TODA POLÍCIA MILITAR DO RIO/ DE SP/ E AS DEMAIS ESTADO DA FEDERAÇÃO NOSSA FFAA, ESTÃO COM VOCÊS, QUER QUEIRA OU QUER NÃO QUEIRAM OS NOSSOS SUPOSTOS ATUAIS COMANDANTES- PORQUE NÃO O QUEREMOS MAIS COMO NOSSOS COMANDANTES, SÃO IRRESPONSÁVEIS, OMISSOS, E QUIÇA TAMBÉM NÃO SEJA TAMBÉM MEMBRO DO FORUM DE SÃO PAULO, JUNTO COM A PESTE VERMELHA.
MAS MAS FIQUEM CERTO: NÓS VAMOS VARRER ESSE PAÍS AGORA- SEM ESSA DE POLICIAL MILITAR, FFAA, NADA DISSO,TODOS NÓS TEMOS AS NOSSA RESPOSABILIDADE COM A NAÇÃO, O SOFRIMENTO DOS SENHORES É TAMBEM NOSSO, FIQUE CERTO DISSO, E HÁ PARTIR DE AGORA EM CADA MINIFESTÃO PUBLICA DOS SENHORES ESTAREMOS TAMBEM.
SOMOS IRMÃOS NA ALEGRIA E NA DOR'.
A HIERARQUIA NÃO SEPARA PESSOAS DIVIDE RESPONSABILIDADE - BRIG. EDUARDO GOMES.

RUY

E=MAIL - RUY.NICACE@TERRA.COM.BR

Anônimo disse...

Vejamos, politico neste Brasil vive de voto, seus salarios e gratificacoes sao desonestos em compara;ao ao trabalhador comum que o colocou no poder, entao so temos uma saida, exercer nossa cidadania na hora do voto, vamos nos unir numa campanha contra SERGIO CABRAL E SEU CANDIDATO A PREFEITURA DO RIO, pois politico que mente, nao pode contar com agente.

Anônimo disse...

Vamos pra luta contra melhores salarios sim, não desistam nunca só assim conseguiram desmascarar esse governador falso e hipocrita>

Anônimo disse...

Achamos este comentário muito interessante e resolvemos compartilhar a ideia do cabo Evandro com nossos leitores. Leiam o texto abaixo:

"SENHOR CORONEL PAÚL. QUER A ADESÃO EM MASSA DOS PRAÇAS? LUTE POR ELES TAMBÉM. O REESCALONAMENTO VERTICAL É INJUSTO. DIMINUA A DIFERENÇA ENTRE CORONEL E SOLDADO. SE O SENHOR GANHANDO 5.000,00 ACHA POUCO, IMAGINE UM SOLDADO GANHANDO 800,00, SE NO REESCALONAMENTO CONSTAR QUE SOLDADO VAI GANHAR 30% DO CORONEL, HOJE JÁ GANHARIA 1.500,00.PENSE NISSO CORONEL, OS CORONEIS NÃO PERDERIAM NADA, OS PRAÇAS GANHARIAM E MUITO, A DIFERENÇA É GIGANTESCA ENTRE PRAÇAS E OFICIAIS. MUDANDO A TABELA DO REESCALONAMENTO, OS PRAÇAS SABERÂO QUE OS CORONEIS GANHANDO BEM, OS PRAÇAS TAMBÉM RECEBERÂO AUMENTO, A DUVIDA DE HOJE É UMA SÓ. O QUE NÓS PRAÇAS VAMOS GANHAR DE AUMENTO? NÃO ADIANTA 100% POIS DE 800 PARA 1600 AINDA É POUCO, SOMENTO UM REESCALONAMENTO VERTICAL MAIS JUNTOS SEREMOS REALMENTO UNIDOS E FORTES. INVENCIVEIS, AI GARANTO AO SENHOR QUE OS PRAÇAS BOMBEIROS VÃO ADERIR EM MASSA.

CABO EVANDRO"

Praças da PMERJ:
Está ideia não passou pela nossa cabeça até o Evandro postar o pensamento dele, pela segunda vez, aqui em nosso blog de cabos e soldados. Achamos Evandro, que antes dos 155% que os coronéis receberam em 1999 tudo era como você quer que seja. Mas não se iluda se eles não brigaram para que os 155% fossem estendidos a todos, não vão brigar por um reescalonamento que eles não vão ganhar nada. Lembre-se não estão lutando por nós e sim por eles.

NINGUEM CONFIA EM OFICIAL, E OLHA QUE NÃO CITEI QUE MINHA PROPROSTA É 30% SOBRE O BRUTO.

CABO EVANDRO

Anônimo disse...

Srº Cel Paul, sou um Cadete da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e gostaria de dizer que o senhor é um grande exemplo para nós que estamos lá na APM-DJIV cursando o CFO. Eu particularmente procuro me espelhar em grandes Oficiais como o senhor!
FOrça nessa luta e conte sempre com a gente!

Anônimo disse...

Sempre sonhei em ser Policial Militar, sabia que a missao era ardua, mas resolvi seguir em frente pois era um sonho, aflorava dentro de mim tal desejo, amo essa Policia e espero ver dias melhores, nunca vi Policiais militares tao desmotivados como agora, precisamos resgatar nossa alta estima, nao e possivel continuarmos paradas imoveis ao que esta acontecendo, sejamos fortes como sempre fomos, em frente policial militar, lutemos por nossos direitos.

Anônimo disse...

QUE DEUS CONTINUE DANDO FORÇAS AO SR.CEL PAÚL,TEMOS QUE MOSTRAR NOSSO VALOR!CONCORDO COM O COMPANHEIRO QUE DIZ NESTE BLOG QUE OS PROFESSORES,MÉDICOS PARAM REIVINDICANDO MELHORIAS,E QUE POR ISSO NÓS SOMOS A ESCÓRIA DA SOCIEDADE,CEL.PAÚL A ÚNICA FORMA DE MOSTRARMOS NOSSO REAL VALOR É FAZENDO UMA GRANDE PARALIZAÇÃO,PM E BM AQUARTELADOS.

Anônimo disse...

QUE DEUS CONTINUE DANDO FORÇAS AO SR.CEL PAÚL,TEMOS QUE MOSTRAR NOSSO VALOR!CONCORDO COM O COMPANHEIRO QUE DIZ NESTE BLOG QUE OS PROFESSORES,MÉDICOS PARAM REIVINDICANDO MELHORIAS,E QUE POR ISSO NÓS SOMOS A ESCÓRIA DA SOCIEDADE,CEL.PAÚL A ÚNICA FORMA DE MOSTRARMOS NOSSO REAL VALOR É FAZENDO UMA GRANDE PARALIZAÇÃO,PM E BM AQUARTELADOS.

Anônimo disse...

vcs acham que com um salario ridículo desse vão conseguir acabar com a corrupção na policia?e levando em consideraçao que hoje o policial é obrigado a ter um carro,pois se andar de õnibus morre,tem que morar rasoavelmente bem,pois se for proximo a alguma favela morre,o filho do policial tem que estudar em colegio particular senão vira alvo de coleguinhas que moram em comunidade(os filhos do policial,sem sberem do risco vão contar que o pai é policial),ha uns 15 anos atras era mais tranquilo.analise todos esses fatores e veja se existe a possibilidade de viver dignamente.o policial por mais honesto que ele seja(que com certesa e a grande maioria)acaba se tornando presa fácil da corrupção

Dr. Fernandes disse...

Por tudo que foi comentado só gostaria de deixar uma reflexão:

É PRECISO MUDANÇA.

A PEC 21 propõe a reestruturação dos órgãos da segurança pública no Brasil. Pelo texto, fica criada a Polícia Estadual (que seria a união entre as polícias Civil e Militar). Ela teria a responsabilidade de cumprir o ciclo completo da atividade policial, exercendo as funções de polícia judiciária e ostensiva.

A manutenção e a organização da Polícia Estadual ficaria a cargo dos estados, o que representa a desconstitucionalização. Outra novidade proposta na PEC 21 é a criação de um banco de dados único, relativo à segurança pública, que poderá ser consultado pelos órgãos dessa área, federais, estaduais e municipais, e por eles provido com informações.

A aprovação da PEC 21 trará avanços significativos ao sistema de segurança pública do país e, conseqüentemente, aos policiais. Representará uma nova vida aos profissionais do setor garantindo-lhes dignidade, melhores condições de trabalho e a garantia do pleno serviço da atividade policial.

A Polícia Estadual terá uma formação permanente, inclusive com formação acadêmica de universidades federais e estaduais. Essa qualificação garantirá aos policiais um trabalho técnico de qualidade, levando à população mais segurança e, ao profissional, conhecimento aprofundado sobre segurança pública.

Por não haver mais distinção entre policial militar e civil, os vencimentos também serão unificados e a atual hierarquia militar será substituída por uma relação mais profissional nas atuações de comando.

Outro ganho importante. Os policiais militares, após serem integrados à Polícia Estadual, passarão a ter direito de se sindicalizar e reivindicar seus direitos sem precisar se submeter à punição vigente e ao medo imposto pela hierarquia militar. O que vai prevalecer é uma relação de direitos e deveres em relação à sociedade, distante de qualquer imposição que não tenha em vista o bem comum.

ESSA É A SOLUÇÃO!!!

Anônimo disse...

Cel Paúl, gostaria mesmo de acreditar que estão brigando por uma Policia melhor, mais equipada, mais assistida,e principalmente pelos praças desta corporação que são os burros de carga, os que vão na linha de frente,no combate a marginalidade, enquanto o oficialato fica atras das escrivaninhas em seus gabinetes inventando como chupar mais o sangue dos PP MM (praças),e como tirar proveito nmo serviço desempenhado por este nas ruas, mas hoje me encontro com 27 anos de serviços prestados, promovido por bravura, porque faço parte desses burros de linha de frente, e sempre ouvi que a Polica iria melhorar, nós somos apenas cabos eleitorais desses politicos corruptos, motivos de satisfação deles para satisfazerem a vontade de seus eleitorado,e essa sociedade hipocrita que esquece que tb fazemos parte dela, somos produtos do meio, que na hora do sufoco grita por nós, mas no momento de revolta nos discriminalizam. Qual a profissão que não tem suas ovelhas negras, mas criticar a Policia é mole, por que eles acham que são nossos patrões, porque pagam impostos, então eu posso me sentir aliviado, porque eu tb pago imposto, ou seja, eu sou o meu patrão. Finalizando quero parabenizá-lo pela iniciativa da criação dessa pagina e acreditar que teremos um policia melhor com a sua iniciativa, e conte comigo, que hoje c/09 anos de 1ºSGT ainda não fui promovido a Suboficial, por que eles não se preucupam com os burros de carga dessa valoroza Corporação.

Anônimo disse...

Cel Paúl, gostaria mesmo de acreditar que estão brigando por uma Policia melhor, mais equipada, mais assistida,e principalmente pelos praças desta corporação que são os burros de carga, os que vão na linha de frente,no combate a marginalidade, enquanto o oficialato fica atras das escrivaninhas em seus gabinetes inventando como chupar mais o sangue dos PP MM (praças),e como tirar proveito nmo serviço desempenhado por este nas ruas, mas hoje me encontro com 27 anos de serviços prestados, promovido por bravura, porque faço parte desses burros de linha de frente, e sempre ouvi que a Polica iria melhorar, nós somos apenas cabos eleitorais desses politicos corruptos, motivos de satisfação deles para satisfazerem a vontade de seus eleitorado,e essa sociedade hipocrita que esquece que tb fazemos parte dela, somos produtos do meio, que na hora do sufoco grita por nós, mas no momento de revolta nos discriminalizam. Qual a profissão que não tem suas ovelhas negras, mas criticar a Policia é mole, por que eles acham que são nossos patrões, porque pagam impostos, então eu posso me sentir aliviado, porque eu tb pago imposto, ou seja, eu sou o meu patrão. Finalizando quero parabenizá-lo pela iniciativa da criação dessa pagina e acreditar que teremos um policia melhor com a sua iniciativa, e conte comigo, que hoje c/09 anos de 1ºSGT ainda não fui promovido a Suboficial, por que eles não se preucupam com os burros de carga dessa valoroza Corporação.

Anônimo disse...

Cel Paúl, gostaria mesmo de acreditar que estão brigando por uma Policia melhor, mais equipada, mais assistida,e principalmente pelos praças desta corporação que são os burros de carga, os que vão na linha de frente,no combate a marginalidade, enquanto o oficialato fica atras das escrivaninhas em seus gabinetes inventando como chupar mais o sangue dos PP MM (praças),e como tirar proveito nmo serviço desempenhado por este nas ruas, mas hoje me encontro com 27 anos de serviços prestados, promovido por bravura, porque faço parte desses burros de linha de frente, e sempre ouvi que a Polica iria melhorar, nós somos apenas cabos eleitorais desses politicos corruptos, motivos de satisfação deles para satisfazerem a vontade de seus eleitorado,e essa sociedade hipocrita que esquece que tb fazemos parte dela, somos produtos do meio, que na hora do sufoco grita por nós, mas no momento de revolta nos discriminalizam. Qual a profissão que não tem suas ovelhas negras, mas criticar a Policia é mole, por que eles acham que são nossos patrões, porque pagam impostos, então eu posso me sentir aliviado, porque eu tb pago imposto, ou seja, eu sou o meu patrão. Finalizando quero parabenizá-lo pela iniciativa da criação dessa pagina e acreditar que teremos um policia melhor com a sua iniciativa, e conte comigo, que hoje c/09 anos de 1ºSGT ainda não fui promovido a Suboficial, por que eles não se preucupam com os burros de carga dessa valoroza Corporação.

Anônimo disse...

Quando éramos comandados pelo Exército, tudo era diferente, eu mesmo um dia disse: Porque não sermos comandados por um Coronel de polícia? E um dia isso aconteceu, e um dia o governo passou a tomar conta dessa polícia e essa polícia passou a ser uma polícia política até nos dias de hoje e infezlimente apesar da luta de muitos para mudar não se ve mudança nenhuma somos todos bonequinhos na mão dos governantes, estamos toodos fadados a fracasso enquanto a polícia for uma polícia política e se chiar vai preso.