quarta-feira, 21 de maio de 2008

Denúncia anônima de cidadão, pelo telefone, foi a base para investigações contra o cartel dos gases no Brasil

Segunda Edição de Quarta-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Acusadas de organizar um sofisticado cartel para fraudar licitações públicas e dividir clientes com prejuízos para vários setores da economia, como saúde, alimentos, bebidas e metalurgia, as transnacionais White Martins, AGA, Air Liquide, Air Products e Indústria Brasileira de Gases (IBG) serão denunciadas hoje ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Se forem punidas com a aplicação de pena máxima por formação de cartel, conforme foram denunciadas ontem pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, as empresas correm o risco de pagar 30% dos seus faturamentos.

O Cade vai decidir, brevemente, se as empresas recberão a punição máxima da Lei Antitruste (nº 8.884). O curioso dessa estória é que a denúncia de cartel no setor chegou às autoridades antitruste do Ministério da Justiça em dezembro de 2003 através de uma fonte anônima, por telefone. O cidadão denunciante informou que a White Martins, a AGA, A Air Products e a Air Liquide manipulavam lances em licitações públicas e dividiam clientes. A apuração levou a SDE a identificar um código entre as empresas. Elas se comunicavam através de um sistema de cores em planilhas. A White Martins seria verde, a Air Products usaria o amarelo, a AGA seria vermelho e a Air Liquide, azul.

As empresas são acusadas de fazer divisão do mercado consumidor de gases como oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e dióxido de carbono, manipulação ou fraudes de licitações e concorrências privadas e fixação de preços mínimos. Os técnicos da SDE definiram o cartel como "extremamente sofisticado e abrangente", com poder de afetar vários setores. Ainda segundo a SDE, as cinco empresas são responsáveis por praticamente 100% da produção desses gases no Brasil, considerados essenciais em setores como hospitais, fabricação de soldas, metalurgia, indústria química e de alimentos.

A SDE denunciou que uma das facetas do cartel era o estabelecimento de um pacto de não agressão por meio do qual as carteiras de clientes, tanto industriais como medicinais, eram mantidas intactas. O cartel até determinava como as empresas deveriam se portar diante de novas oportunidades de negócios. As empresas tentaram alegar que a troca de clientes era constante, o que seria impossível num cartel. Porém, a SDE concluiu que esta troca existia justamente para compensar eventuais infrações ao cartel. Ou seja, quando uma empresa furava as determinações do cartel, era punida com o repasse de seu cliente para outra companhia.

Leia também a reportagem de Olyntho Contente: Dilma Roussef é acusada de avalizar sociedade espúria entre Petrobras e multinacional White Martins

Novo cartel do gás

Os membros da Assembléia Nacional da Venezuela deram aprovação final ao tratado entre a Argentina, Bolívia e Venezuela para criação da organização sul-americana de países produtores de gás natural.

A nova instituição, chamada Oppegasur, é a primeira iniciativa da Venezuela para promover o cartel de gás natural na América Latina.

Hugo Chávez segue os interesses das transnacionais do petróleo que ditam as ordens diretamente dos clubes de poder comandados pela Oligarquia Financeira Transnacional.

Leia o artigo de Arlindo Montenegro: O mundo capimunista do Big Brother

Morte virtual

Se você receber um e-mail em espanhol dizendo "CHAVEZZ MURIOO! ALL FIIN OBSERVA SU TRAGICO FIN", não abra.

Trata-se de um link maligno que leva o usuário a executar um arquivo que contém o trojan "HostChange.B", cavalo de tróia que aponta para uma página falsa onde é feita uma tentativa de coletar dados bancários da vítima.

A empresa de segurança da informação Panda Security adverte que vêm circulando e-mails divulgando em espanhol a falsa notícia da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Previsão de derrota

Os radicais do desgoverno petista receberam sinais de que serão derrotados no Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da constitucionalidade do processo de homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, adiantou ontem, em reunião do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que todas as reservas indígenas já demarcadas no País estarão ameaçadas, a depender do entendimento dos 11 ministros do STF.

O burocrata prevê uma corrida ao Judiciário para que outros processos de demarcação pelo Brasil sejam revistos pela Corte.

Pacto ferido

Nas conversas informais entre os ministros do Supremo, o principal argumento contra a demarcação é o pacto federativo.

O governo de Roraima denuncia que 46% das terras do Estado são destinadas a reservas indígenas - a Raposa Serra do Sol corresponde a 7% do território de Roraima.

Como as “terras indígenas”, na verdade, passam a ser “terras da união” (pelo menos em tese), o pacto federativo fica flagrantemente ferido, já que o Estado tem seu território "expropriado" pela União.

Fake do avião

A grande mídia brasileira deu ontem um show de desinformação e precipitação em um simples incêndio, sem maior gravidade, na Zona Sul de São Paulo.

"Nós interrompemos a transmissão da CPI dos Cartões Corporativos para mostrarmos imagens ao vivo de São Paulo. Acaba de chegar a informação de que um avião da empresa aérea Pantanal caiu em cima de um prédio comercial na Zona Sul de São Paulo".

Foi assim, às 17h17 de ontem, que a emissora de TV a cabo GloboNews noticiou como acidente aéreo um incêndio, que deixou duas pessoas levemente feridas, na Casa do Tapeceiro, uma loja de colchões em Moema, localizada na Rua Araguari, nas proximidades da movimentada Avenida Santo Amaro.

Na seqüência, a BandNews (às 17h18) e a Record News (às 17h19) passaram a relatar o caso da mesma forma equivocada.

Só após desmentidos oficiais da Secretaria de Segurança Pública, do Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV), da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Pantanal que as emissoras começaram a registrar, corretamente, que se tratava de um incêndio.

Outras furadas

A Reuters e a AFP, duas das principais agências de notícias do mundo, enviaram para os assinantes um alerta de urgência sobre a suposta queda de avião.

Também com base em informações atribuídas à Rede Globo, a Rádio Buenos Aires chegou a noticiar uma tragédia.

A mesma notícia trágica foi dada por alguns dos principais sites de notícias brasileiros (como o Globo On line) - que lançaram banners e chegaram a chamar “a queda do avião” como fato principal.

Minutos depois, todo mundo foi obrigado a se desmentir, confirmando que se tratava de um incêndio.

Quem atrasou se deu bem...

A Record, no canal aberto, só entrou no ar às 17h26, já noticiando que se tratava de um incêndio - e não de uma tragédia aérea.

A Aeronáutica reclamou que não foi procurada por nenhum órgão de imprensa para confirmar o acidente.

A FAB protesta que foi apenas acionada para explicá-lo - como se o ocorrido fosse verdade.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o local onde ocorreu o incêndio não é rota de aviões de pequeno porte.

Mas Aeronaves de grande porte, no entanto, utilizam esse trajeto antes de pousar no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo.

Pânico no Poder

A comitiva do chefão Lula da Silva, que estava na Grande São Paulo lançando obras do PACo, telefonou, desesperada, para a Aeronáutica, cobrando informações.

Em Brasília, alertado por um assessor, o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) chegou a informar os colegas sobre a queda do avião durante a sessão oficial da CPI dos Cartões Corporativos.

O fake alarmou quem ouvia o depoimento do ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes.

Pau na imprensa

Além da oposição, a imprensa voltou a ser alvo de críticas ontem do poderoso e popular Lula da Silva, durante suas peregrinações do PACo, em São Paulo:

"Nem sempre a imprensa diz tudo o que está acontecendo no Brasil. Às vezes, se a gente quiser saber mais a gente lê a imprensa internacional, que fala bem. Nunca vi como a imprensa espanhola, alemã, americana, inglesa gosta tanto do Brasil. A nossa demora mais para enxergar".

Como todo político brasileiro tradicional, o presidente – que é movido pela marketagem do noticiário – detesta notícias ruins contra ele.

Jura que sai?

Sob gritos pedindo um terceiro mandato, ululados por uma bem treinada claque presente ato de início das obras de habitação do PAC, em Santo André (SP), o chefão Lula da Silva voltou a rebater críticas da oposição e, prometeu que vai deixar o governo no fim do mandato.

Lula só garantiu que, até lá, terá um nome capaz de sucedê-lo no posto.

"Eu ainda não tenho nem candidato nem candidata. Mas vou ter e vamos eleger nosso candidato para poder seguir a nossa política".

Mulher azarada

Repetindo discurso feito nas últimas semanas, Lula ironizou afirmações da oposição de que o sucesso de seu governo é resultado de sorte.

"Aqueles que achavam que nós íamos levar o Brasil para o buraco, aqueles agora inventaram o seguinte: ah, o Brasil está dando certo porque o Lula tem sorte. Esse Lula tem uma sorte danada. Agora, eu pergunto aqui, quem é a mulher que casa com o homem que não tenha sorte? Quem é o homem que vai casar com uma mulher azarada? Olha, Deus queira que daqui para frente o Brasil só eleja um presidente com muita sorte. O cara que tem azar é o cara que perde as eleições".

Lula sabe bem disso, porque perdeu uma vez para Fernando Collor e outras duas vezes para Fernando Henrique...

Salvando o Timóteo

Lula quebrou o protocolo ontem durante evento do PACo na favela de Heliópolis, na zona sul da capital paulista.

Na bagunça que marcou o evento, o cantor e vereador Agnaldo Timóteo (PR) foi impedido pelos seguranças de ficar ao lado do palco de autoridades.

Sentado ao lado do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), ao ver o bate-boca do vereador com os seguranças, Lula levantou-se e foi até o local pedir que deixassem Timóteo entrar.

Para tentar amenizar a saia-justa, Lula elogiou o vereador em seu discurso:

"Queria de público agradecer um companheiro, o Agnaldo Timóteo, que nos momentos difíceis me prestou uma solidariedade enorme".

Cada um tem a mãe que merece...

Ao lado do governador paulista, José Serra, o presidente afirmou que mesmo próximo das eleições municipais, em outubro deste ano, o país vive um momento no qual mesmo adversários políticos podem se unir em torno de projetos importantes como os do PACo.

Lula só fez uma reclamaçãozinha contra o Estado administrado pelo tucano, derrotado pelo petista nas eleições presidenciais de 2002, receberá mais de 8 bilhões de reais do programa administrado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem voltou a se referir como "mãe do PAC":

Para me imitar, o Serra até arrumou uma mãe para o PAC dele”.

Lula fez gracinha ao se referir à secretária de Saneamento e Energia paulista, Dilma Seli Pena.

Elogio merecido

Depois da solenidade presidencial, o prefeito Gilberto Kassab (candidato a reeleição) elogiou a ministra Marta Suplicy (Turismo), ex-prefeita, provavelmente candidata do PT à prefeitura e presente no local.

O prefeito bradou que a administração Serra- Kassab "soube dar continuidade a ações importantes da gestão anterior".

Kassab deve ter se referido à questionável ponte monumental de R$ 238 milhões ligando a Avenida Roberto Marinho com a Marginal Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo. Obra mais inútil, apesar da beleza arquitetônica, impossível...

Sabe tudo

Lula voltou a reclamar da burocracia governamental e na área jurídica que provoca morosidade no andamento de obras públicas.

Ao criticar os burocratas, Lula batraqueou muitos funcionários públicos deixam de aprovar projetos porque, se houver problemas com a obra, o Ministério público os processo.

E esses funcionários decidem não aprovar os projetos porque, se forem processados, eles mesmo vão ter que contratar advogados para se defender”.

Messias libera tudo

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou como novo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco.

Era ex-superintendente do órgão em Minas Gerais e atual diretor de licenciamento do Ibama nacional.

Minc pediu ao novo presidente, em prazo de um mês, procedimentos para simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental

Messias Franco substitui Bazileu Alves Margarido Neto, nomeado pela ex-ministra Marina Silva, que criava dificuldades para liberar a licença ambiental das obras...

Farra das aposentadorias

Lula encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei que permitirá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reconhecer o tempo de serviço determinado em sentenças judiciais ou acordos homologados na Justiça do Trabalho.

Com a medida, o segurado que ganhar ação na Justiça do Trabalho poderá comprovar mais facilmente seu tempo de serviço junto à Previdência.

Atualmente, o INSS só contabiliza o tempo de contribuição decorrente de ações trabalhistas se o trabalhador anexar ao processo de requerimento de benefício previdenciário documentos como Carteira de Trabalho assinada, comprovante de recebimento mensal de salários ou cópia do cartão de ponto que sirvam como início de prova material do vínculo.

Engano ou descuido

O ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires negou em depoimento na CPI do Cartão, que tenha vazado intencionalmente o dossiê com gastos do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Aparecido admitiu que a planilha com as despesas sigilosas saiu de seu computador, como já atestaram a Polícia Federal e a sindicância interna do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), da Casa Civil, mas alegou que teria enviado o e-mail bombástico "por engano":

Não tenho memória ou consciência de ter enviado esse e-mail para o André. Se anexei o arquivo, não houve dolo ou má-fé, foi por engano, foi falha humana. Como poderia, com a experiência que tenho, repassar informações reservadas para o André? Todo mundo na vida já passou um e-mail errado”.

Quem tem tem medo...

A CPI mista dos Cartões negou transformar em secreta a sessão com o assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes, que desejava revelar em sigilo possíveis fatos novos sobre o suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

André Fernandes pediu a sessão secreta para revelar fatos que, segundo ele, ofenderiam a honra de pessoas.

Por 12 votos a 7, a CPI rejeitou a sessão secreta e o depoimento do assessor do senador tucano permaneceu aberta.

Afinal, a maioria ali preferiu não se comprometer mais ainda...

Culpa da Erenice

Durante seu depoimento, André Fernandes afirmou ter considerado intimidador email recebido de José Aparecido, o que o levou a comunicá-lo ao senador Álvaro Dias.

"Eu não pedi para receber (o dossiê). Interpretei claramente como intimidação ao partido e comuniquei à autoridade superior".

André Fernandes negou ter sido o responsável pelo vazamento das informações e se considerou traído pelo "ex-amigo" José Aparecido por lhe ter jogado "no meio de uma história que eu não queria entrar".

Segundo Fernandes, José Aparecido teria admitido, em conversa entre os dois no restaurante do Clube Naval, em Brasília, que o suposto dossiê fora feito a pedido de Erenice Guerra, secretária executiva da Casa Civil.

Atrás do Maneco

O empresário Manuel Fernandes de Bastos Filho, o Maneco, apontado pela Polícia Federal como um dos cabeças da quadrilha que fraudava empréstimos junto ao BNDES, tentou movimentar R$ 1 milhão nesta semana.

A Interpol foi acionada para auxiliar na captura de Maneco que está foragido desde 24 de abril.

A PF desconfia que ele esteja em Portugal, onde mora o pai dele.

Também existe a suspeita de que Maneco esteja em uma fazenda no Uruguai.

Pega eles e elas

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro oficializou ontem a denúncia contra 12 acusados de participação no esquema de fraudes no auxílio-educação da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj).

Nove deles tiveram o pedido de prisão preventiva feito pelo procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira.

De acordo com o documento enviado pelo MP, a fraude gerava rombo de R$ 337.100,00 por mês aos cofres públicos do estado.

Ao todo, foram constatadas irregularidades em 559 auxílios concedidos a funcionários fantasmas na Assembléia.

Deputados envolvidos

A denúncia foi encaminhada para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que irá decidir se aceita ou não.

Entre os denunciados estão as ex-deputadas Jane Cozzolino (PTC) e Renata do Posto (PTB) — que foram cassadas — e outros sete acusados de atuar como aliciadores de vítimas.

Três parlamentares que escaparam de punição na Casa — Edino Fonseca (PR), João Peixoto (PSDC) e Tucalo Dias (PSC) — também foram incluídos na lista do MP.

Caso seja instaurado processo, todos os acusados irão responder pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato. Somadas, as penas para estes crimes podem chegar a oito anos de prisão.

Chefão do terror preso

A 14ª reunião do Foro de São Paulo, que começa hoje no Uruguai, terá motivos para lamentar baixas entre seus simpatizantes e parceiros internacionais.

A polícia francesa prendeu o principal comandante militar do grupo separatista basco ETA, Francisco Javier López Pena, em Bordeaux, no sudoeste da França.

O Ministério do Interior espanhol acusa López Peña, entre outros crimes, de ter sido responsável pelo atentado de 30 de dezembro de 2006, que rompeu a trégua com o governo.

O ETA é considerado responsável pela morte de pelo menos 822 pessoas em 40 anos de violência em nome da independência do País Basco, e é considerado um grupo terrorista pela União Européia e pelos Estados Unidos.

Defesa milionária

O vereador e médico-legista alagoano George Sanguinetti (PTB) aceitou o convite da defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para atuar na investigação da morte de Isabella Nardoni – que morreu em 29 de março, após ser asfixiada e jogada pela janela do apartamento do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta Anna Carolina Jatobé, no edifício London, na zona norte de São Paulo.

Sanguinetti ficou conhecido ao atuar no caso do empresário PC Farias, encontrado morto ao lado da namorada em junho de 1996. Sanguinetti se opôs ao laudo do legista Badan Palhares, que defendia a tese de homicídio seguido de suicídio. Para Sanguinetti, eles foram assassinados.

A defesa dos Nardoni quer a ajuda do perito para provar que o casal é inocente, alegando que havia uma terceira pessoa na cena do crime.

A polícia indiciou os dois por homicídio e descarta a existência de mais alguém, além da família, no apartamento na noite do crime.

Urna eletrônica insegura

O governo da Holanda proibiu o uso de urnas eletrônicas devido ao risco de fraudes.

Pesquisas indicam que não há garantias da existência de uma urna segura, que não permita espionagem dos votos. Desenvolver novos equipamentos requer grande investimento - financeiramente e em termos de organização. A administração julga que a urna eletrônica oferece menos valor do que a votação em papel”.

O Ministro de Negócios Internos holandês avisou que o país voltará a utilizar cédulas de papel.

O engenheiro Amílcar Brunazo Filho, do grupo Votoseguro.org, já cansou de advertir e demonstrar que a urna eletrônica oferece riscos ao processo eleitoral e não é segura como alega o Tribunal Superior Eleitoral.

Família desestruturada legalmente

A Câmara dos Deputados aprovou a inclusão da opção de guarda compartilhada de filhos de pais separados.

Hoje, o filho fica com a mãe ou com o pai, mas pelo texto, que vai à sanção presidencial, a guarda compartilhada poderá ser pedida pelo pai e/ou pela mãe ou ser decretada pelo Juiz.

Nesse tipo de guarda, a criança continua a viver com um dos pais, mas o ouro não precisa esperar pelo dia de visita.

Se beber não dirija o País

O Senado derrubou ontem as poucas restrições que a Câmara havia mantido na MP 415 para a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais.

O relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PR-RJ), considerou injusto que a proibição só atingisse estabelecimentos situados na zona rural, uma vez que os deputados já haviam liberado a venda no perímetro urbano.

Mais uma vez o lobby das empresas de bebidas venceu, e o caso retorna à Câmara.

Traveco indiciado

O travesti André Luiz Albertini, a Andréia, que tentou extorquir R$ 50 mil de Ronaldo “Fenômeno”, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por crime extorsão.

Pivô do escândalo envolvendo o atacante do Milan, da Itália, flagrado com três travestis no Motel Papillon, na Barra, dia 28 de abril, Andréia nega a acusação que pode lhe render quatro anos de prisão, caso seja condenada.

Andréia está em São Paulo com o travesti Junior Ribeiro da Silva, a Carla, que também participou do controverso programa.

As duas gracinhas gravam as cenas de filme pornô que estrelarão, baseado no episódio, recebendo o cachê de R$ 20 mil cada uma.

Viva os Bundões

A gracinha Thammy Gretchen seguirá, na política, os passos da mamãe Gretchen - que concorrerá à Prefeitura de Itamaracá, em Pernambuco.

Thammy, que será candidata a vereadora em São Paulo, se lança em tom de misterinho:

Não posso dar detalhes porque é contra a lei eleitoral. Mas farei o melhor pela cidade”.

Num país cheio de bundões fazendo política, pelo menos o da Gretchen sempre agradou ao povão e não causou prejuízos aos cofres públicos (ainda).

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

12 comentários:

Anônimo disse...

E como é que fica o sr. João nesta história?


PRENDAM-ME, MAS NÃO ME AMORDACEM!
http://alertatotal.blogspot.com/2007/08/prendam-me-mas-no-me-amordacem.html
Por João Batista Vinhosa 22/08/07

Acabei de ser condenado a sete meses de detenção em queixa-crime contra mim movida pela empresa White Martins, que alegou estar sendo por mim difamada. Eu havia sido absolvido em primeira instância, a White Martins recorreu, o Ministério Público e o Juiz Relator foram favoráveis à manutenção da sentença que me absolveu, mas as duas outras Juizas que compunham a Turma Recursal votaram pela minha condenação.

Texto completo no link acima

Anônimo disse...

como e posivel o prefeito de ilheus não paga o 13º a professores do projovei e fucionarios da secretaria de assistensia sossial e trabalho como pode aconterce issa não tei fiscalização para isso como pade resolver

Anônimo disse...

as condicoes do bibocas nao favoresse aos trabalhadores. por tanto denunciamos o mesmo.convivemos sobre preçoes e maus tratos. so porque pessoas das grandes sociedades frequenta ele acha que poder umilhar, ele tem influencias no mercado que cobre os seus erros.

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE TODOS OS DIAS HÁ FALTA DE DEVIDO DEVER DE CAUTELA , IMPEDIMENTO DO DIREITO DE IR E VIR , E OUTROS DIREITOS FUNDAMENTADOS NA CONSTITUIÇÃO, CODIGO CIVIL E REGULAMENTOS .... O MERCADO JOANIN DA AVENIDA MATEO BEI, 2478,TEM SEU ESTOQUE CARREGADO PELA RUA LUIS PITTA 293 ONDE IMÇPEDI NA PARTE DA MANHA ENTRE AS 10 HORAS DA MANHA E A TARDE DE SE TRANSITAR PELA CALÇADA ALEM DE TER UMA CALÇADA ESTREITA COM UM POSTO NO MEIO DA CALÇADA TOTALMENTE DESPROPORCIONAL EM FRENTE AO 295 , TEM SEU CARREGAMENTO ONDE IMPEDE O TRANSITO DE PEDESTRES PELA CALÇADA E FAZENDO QUE TODOS PASSEM LATERALMENTE NO MEIO DA RUA COMPETINDO COM ENORMES CAMINHOES DE CARGA E DESCARGA.... ALEM DE SUSTENTAR A ANOS CATADORES DE PAPELOES E ENTULHOS DO MERCADO QUE ESTOCAM SUAS COISAS NA PROPRIA CALÇADA E DOMINANDO A CALÇADA TOTALMENTE, ATE MESMO DEFICIENTES TEM QUE SE AVENTURAR A IR PELO MEIO DA RUA POIS NÃO HÁ ESPAÇO PARA TRANSITAR NA CALÇADA.....GOSTARIA QUE O MINISTERIO PUBLICO INTEREVISSE NESTA QUESTÃO E TOMASSE PROVIDENCIAS

Anônimo disse...

tom queria denunciar que aqui em itabuna há um locutor de uma radio (am) daqui cidade de itabuna bem conheçida que anda ficando com varias mulheres , sempre dizendo que nao tem dinheiro , enganando elas , leva pra moteis alegando nao ter dinheiro , e fazendo sempre as mulheres bancar , bancar varias coisas , motel comida bebidas . etc . vai enganando tirando o q pode .quando ver que a pessoa abriu o olho ele começa a sumir . isso precisa ser visto pq varias mulheres até de cidades visinhas tem cido enganadas.e roubadas pq isso é exturquiçao de mulher.mas ninquem inda teve coragem de denunciar.

Anônimo disse...

amigo Tom,haverá um queimao na sexta-feira dia 06, nas lojas mais prox. ao Itao e algumas pessoas estao colocando barras e pedras hoje(quinta)avise as autoridades por favor,fik com Deus.

Anônimo disse...

tenho um vizinho que se aposentou sem ter idade e sem tempo de contribuiçao, ele mora em jaboatao bairro de zumbi do pacheco,av bom jesus,nome verdadeira jose liberato
ele mudou o nome auterou a idade, tirou novos documento, como se ele residise na zona rural, junto com pessoas do inss do cabo de santo agastinho, conseguiram esta fraude

Anônimo disse...

oi tom quero fazer uma denuncia,umas vizinhas aqui joga um que po da coceiras e essa umas mulheres divia se tocar e nao jogar po de peba ela joga na casa da senhora todos os dias de idade e esse dilema manda ela se respeita os mais velhos ai por favor

Anônimo disse...

diz o pais esta ruim eu acho que não, sabe porque ,vamos falar das pessoa de alta escala, enquanto uma pessoa carente fica na fila dos posta de saúde,e as vezes nem consegue uma consulta,veja bem voce enquanto está pessoa carente ganha honestamente o seu dia que é de 15,00 reais por dia , a presidenta faz cabelo pagando 5,000.00 isto foi a globo quem comentou ,e a TEVE RECOR comentou que a PRESIDENTA passou uma noite no hotel pagando 26,000;00 vinte seis mil reais ,enquanto o coitado ganha só 15,00 por dia e nem medico consegue,mas só tem uma coisa as pessoa carente não sabe nem dar o troca , e depois diz agente tem que se humano , mas será que a presidenta é homilde

Anônimo disse...

PORQUE ENQUANTO A PRESIDENTA VAI NO SALÃO PARA CORTAR O CABELO PAGANDO ATÉ 5,000,00 , E PASSANDO UMA SÓ NOITE PAGANDO ATÉ 26,000,00 ELA NÃO VAI ATE OS POSTO DE SAÚDE PARA VER COMO AS PESSOAS CARENTE NÃO CONSEGUE MARCAR UMA CONSULTA , FICA DAS DUAS HORAS DA MANHÃ ATÉ AS SETE E NÃO CONSEGUE PEGAR LUGAR.E ESTAS PESSOA SÓ GANHA 15,00 POR DIA ENQUANTO O PRESIDENTA ESBANJA, E NÃO CUIDA DO NOSSO PAIS ,SÓ FICA NOS PAISES VIZINHO FAZENDO OQUE EU NÃO SEI, PORQUE NÃO SE RESOLVE NADA, E AINDA DIZ QUE A INFLAÇÃO ESTA BAIXA , TAMBEM GANHANDO OQUE ELA GANHA NÃO EXISTE TEMPO RUIM, NÃO MESMO DILMA ROUSEFF ,QUERO VER VOCE PASSAR COM UM SALARIO MINIMO POR MES AI QUE EU QUERO VER.

Anônimo disse...

Moro no vila analia tenho o vizinco q toda vez q chega bêbado não deixa ninguém domir Sandrinho vai se trata nos não quetá mais vc

Anônimo disse...

Moro no vila analia tenho o vizinco q toda vez q chega bêbado não deixa ninguém domir Sandrinho vai se trata nos não quetá mais vc